As Religiões e o Aquecimento Global

Durante alguns anos temos acompanhado um grande debate que cativa defensores e polariza grupos de pessoas em diversas partes do mundo, com defensores famosos e fervorosos em ambos os lados, e você também certamente já ouviu falar sobre o Aquecimento Global.

Dentre os que estudam a causa, existem diversas teorias que justificam o aumento da temperatura dos oceanos e superfície da terra, a maioria delas, colocando nós “Terrículas” (tomando emprestado um termo muito usado por Ramatis), como os principais causadores destas “mazelas” ao nosso globo.

Meu intuito aqui não é entrar no cerne da questão, muito menos apontar responsáveis, mas a algum tempo, e principalmente com o avanço nos estudos espiritualistas, há um ponto que vem habitando minha mente com relação a esse assunto: Qual o papel das religiões e da espiritualidade neste processo?

Leia o restante do texto aqui.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 6

  1. Já li muita coisa boa aqui no portal mas esse artigo me deixou de boca aberta, nunca vi algo tão preconceituoso e sem embasamento! Pra começar que se refere de certa forma a teoria de Gaia que faz pouco tempo foi refutada por seu autor e maior defensor.

    Agora, dizer que o catolicismo é culpado pelo aquecimento global é a mesma coisa que dizer que a matemática é culpada pelos problemas de estresse dos dias de hoje.

    Não existe nenhuma mensagem no catecismo católico que dê a entender que a preservação da natureza está em segundo lugar. Muito pelo contrário! A mensagem de humildade e amor a vida semeada pelo catolicismo permitiu ao homem respeitar ao seu próximo e pensar nos dias que virão.

    Acho risível essa infantilidade de dizer que as religiões pagãs eram o “must” em preservação da natureza. Elas viviam integradas a natureza? Sim! Mas da mesma forma como as abadias viviam e ainda vivem em harmonia com o meio ambiente.

    Ah Totonho! Mas os caras pregava a harmonia, dançavam na mata…. ELES NÃO TINHAM DESENVOLVIMENTO SOCIAL E URBANO. Quem vive em casebre de madeira não polui! Vamos renegar todo o desenvolvimento urbanista então?

    Falar que as religiões pagãs amavam a natureza é esquecer que estas religiões não amavam nem os seres humanos. O paganismo perseguiu e matou milhares de cristãos, o paganismo não possuia o conceito de amor ao próximo e também não reconhecia o homem como um ser espiritual importante.

    Respeito Magik, respeito umbanda, respeito Wiccans modernos, respeito judaísmo. Não respeito mentira! Não respeito quem cria sua versão da história.

    A mensagem universalista de Francisco de Assis? Ele esqueceu! As centenas de árvores destruídas com a passagem do paganismo romano. Também esqueceu!

    1. Os romanos acabaram com a natureza tanto quanto todos os outros, até agora houve poucos atos isolados voltados a sustentatablidade (ou qualquer coisa do gênero).
      No geral independente da religião, ninguém conseguiu resolver essa questão, tanto é que até hoje ela se arrasta

      Me dê um povo que eu te dou um exemplo de exploração de recursos…

      1. Concordo com você. Realmente a exploração de recursos para desenvolvimento é um paradigma ainda sem solução.

        Em minha opinião essa solução não vai ser encontrada. A exploração de recursos é inevitável, o correto é saber ponderar esta utilização e criar formas de “repor” estes recursos.

        Acho válido também informar que até o momento não existem suficientes comprovações da responsabilidade da ação humana no aquecimento, do contrário, existe comprovação suficiente de que o fenômeno é natural e cíclico.

  2. Eu diria q o culpado seria o capitalismo exagerado, a ganância de crescimento rapido de empresas exploradoras e falta de politicas ambientalistas. No ponto de vista espiritual, acredito q a natureza é a combinação de todos os elementos contando com os seres viventes na natureza, e ela é essencial para a manutenção da vida, é o que Deus nos deu para vivermos harmonicamente, e com retribuição… dar para receber ou seja, cuidar para ter, o que comer, o que beber, onde morar, tudo é a natureza, nós somos natureza, fazemos parte dela e destruindo-a estamos nos destruindo. Mas religião na minha opinião não tem nada a ver com o aquecimento global.

  3. Que tema…esdrúxulo. A única associação consistente entre religião e aquecimento global que eu consigo vislumbrar são os “escândalos apocalípticos” que as religiões adoram pregar para assustar e recrutar mais fiéis.

    O aquecimento global é um fenômeno absolutamente natural! Ou foi porque nossos ancestrais deixaram de bater o atabaque ao “Deus Sol” no passado que eles encararam uma Era Glacial? Hm…. pensando bem, deviam ter rezado mais mesmo.

    A questão é que o desmatamento afeta tão somente o microclima de tereminada região… Camada de ozônio? Não existe… o problema é que a indústria está montada (literalmente) em alegações alarmantes para vender determinados produtos e é conveniente empurrar essa hipótese goela abaixo das pessoas.

    Assistam essa entrevista, quem tiver curiosidade:

    http://www.youtube.com/watch?v=WQrEFj56Xfw&feature=related

    E quem quiser mesmo, vá procurar as provas apontadas por esse professor, elas estão lá.

    Vamos abrir os olhos, galerinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas