Artes e Artesanatos


Para uma sociedade arcaica, tradicional, arte é tudo aquilo que o homem cria com suas mãos partindo do modelo arquetípico que contém em seu interior, e que pode observar nas leis sutis que regem as produções da natureza, manifestação da própria harmonia e da ordem universal. Esse modelo não é outra coisa que a idéia de Beleza considerada como a mais alta expressão da própria Arte do Criador, de quem se diz que a tudo fez “em número, peso e medida”. Por isso todo ato criativo, quando é conforme a esse modelo, imita o rito original da criação do mundo a partir da substância amorfa e caótica, ainda que essa atividade se trate de arquitetura, de artes visuais (escultura e pintura), de artesanatos em madeira ou outros materiais, de ourivesaria, da cerâmica, da cestaria e da tecelagem, da ebanisteria, de costura, de tapeçaria, etc.
Alguns destes artesanatos ainda se conservam vivos em bastantes lugares, e neles se mantêm seus segredos de ofício, os que são transmitidos por meio de uma iniciação, tomando-se, portanto, como suportes da realização interior, pois é a esta, em definitivo, que esses segredos se referem, já que são os próprios da Cosmogonia em sua permanente recriação na alma humana. Este é o sentido profundo dos símbolos e dos ritos próprios de cada ofício, e que fazem deles uma atividade sagrada. Na realidade, todo homem é um artista, e é sua própria vida a que constitui aquela substância amorfa, ou pedra bruta, que tem de ser “trabalhada” pacientemente mediante a permanente atualização dos ensinos recebidos pela Tradição, exercendo o rito da memória e da concentração, até acabar integrado plenamente na harmonia da Grande Obra Universal.
Nas antigas corporações de construtores medievais, o conhecimento do ofício se dividia normalmente em três etapas ou graus de iniciação, que correspondiam ao aprendiz, ao companheiro (oficial) e ao mestre, dando assim uma idéia do desenvolvimento gradual de tal conhecimento. Há que se dizer que aquelas corporações (estreitamente ligadas à Tradição Hermética) deram lugar, durante o curso do tempo, à atual Maçonaria, que continua conservando a mesma estrutura iniciática de seus longínquos predecessores.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 6

  1. tio…
    totalmente fora do contexto do topico mas…
    posso fazer o exercicio da vela deitado olhando pra lua???
    sei que o exercicio da vela é o exercicio da VELA mas o fato de focar em um ponto luminoso praticamente estático e com a coluna alinhada e tal.
    vale ou naum vale?
    é que moro em uma kitnet e o melhor lugar com baixa luminosidade onde ninguem vai me incomodar eh a eh topo da casinha da caixa dagua da kitnet ond quase ninguem tem acesso…
    a lua nem sempre tah lah mas hj por exemplo tah num otimo angulo e 100% cheia
    tava “brincando” de fazer o exercicio com ela agora pouco…
    vale ou naum?
    @MDD – Vale.

  2. A Lua é mesmo um satélite natural da terra, ou não passa de uma teoria sem noção negar isso? Interessante também a sincronia da rotação dela, além disso tem a história do “outro lado da lua”… O que mais eles foram fuçar na lua?

  3. oi, eu sei que não é relacionado ao topico… mas eu ando com uma dúvida e gostaria da sua opnião.
    Eu comecei a tomar a pouco tempo alguns remedios como clonazepam – utilizado pra transtorno bipolar e sindrome do panico -… E me pergunto, ja que eles mechem muito na nossa quimica e percepção creio eu… se ele acaba sendo prejudicial pra fazer um ritual por exemplo.
    @MDD – Infelizmente sim. A recomendação, inclusive de alguns colegas que são magos e médicos/psiquiatras é que quem tem transtorno bipolar NÃO deve mexer com rituais, enteógenos, invocações ou nada do gênero até que consiga controlar 100% o transtorno. O maior perigo para você (ou alguém com este transtorno) é que, ao acessar Yesod, o problema pode ser voltar para Malkuth (é o que a medicina ortodoxa chama de esquizofrenia)… Recomendo que você comece com meditação e yoga, para primeiro eliminarmos o transtorno bipolar.

  4. DD
    Cirurgia seria também arte/artesanato? Um cirurgião passa por um aprendizado (não só científico, mas oral/tradicional também), cria uma “obra” com as mãos, partindo de um modelo arquetípico (a reconstituição da função e da anatomia ideais), passa por uma iniciação com um juramento, e imprime criatividade em sua obra, uma vez que nenhuma cirurgia é igual a outra, e temos muitas vezes que “inventar” manobras para o resultado final ser bom.
    O q acha?

  5. eu tava pensando aqui… essa Beleza é imutável? lembrei das estatuas antigas que retratam as mulheres mais gordas (sei que não precisa ir tão longe, é só ver como o padrão de beleza muda em questão de décadas) ou Ela vai mudando junto com o inconsciente coletivo?(é certo utilizar esse termo quando falamos de arquetipos?).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas