A Arquitetura, ligada à arte da construção, nasce simultaneamente como uma necessidade material e uma necessidade espiritual. Como necessidade material, foi imperioso, num determinado momento da história, pôr-se a coberto e abrigado das intempéries meteorológicas e de toda classe de perigos e condições adversas. E como necessidade espiritual, porque toda edificação, quaisquer fossem os materiais e os modelos arquitetônicos utilizados, tinha e tem uma significação unida ao culto religioso e sagrado. Um exemplo deste é o próprio Templo ou Santuário, do qual já falamos, ainda que também estava, e está presente aonde ainda se conserva uma cultura tradicional, na própria moradia, na qual destaca o lar ou fogo central análogo ao Altar. Em ambos os casos a arte da construção se baseia na contemplação de um gesto divino primordial: a Criação do Mundo. O Cosmo físico, criação do divino Arquiteto, proporcionava ao arquiteto humano o modelo de sua própria morada. Céu e Terra constituem a parte superior e inferior do edifício. Neste sentido, sendo a realidade concreta do Cosmo uma manifestação dos mundos invisíveis, a construção da casa familiar e cultual deve cumprir uma função similar, ou seja, servir de recipiente e suporte às energias criadoras do Universo, plasmando-as na configuração de seu traçado e em cada uma de suas partes e elementos. E já vimos que essas energias se expressam simbolicamente por meio de módulos numéricos e geométricos, estreita e harmonicamente vinculados entre si. Catedrais e mosteiros, por exemplo, são verdadeiros compêndios da vida universal, onde estão representados na pedra os diversos reinos da natureza, do mundo intermediário, e do mundo espiritual ou angélico, em suma, o “Livro do Universo”. Por isso os Mestres arquitetos e os operários a suas ordens, divididos em diversos graus, tivessem um conhecimento perfeito da Metafísica, a ontologia, a cosmologia e as ciências naturais. As próprias ferramentas e elementos utilizados para a edificação são simbólicos, além de práticos, e entre eles merecem ser destacados o compasso, o esquadro, o nível, o prumo, a régua, a colher de pedreiro, o martelo e o cinzel.
Respostas de 21
Que construções (templos, igrejas, catedrais) daqui do Brasil e do mundo voce recomenda visitar para conferir esses “compêndios”?
@MDD – Muitas. Aqui no Brasil tem algumas no RJ, em Fortaleza tem duas (nao lembro os nomes agora), no NE tem várias bacanas, tem as Igrejas do ciclo do Ouro … preciso parar pra pesquisar e fazer um post sobre o assunto, de cabeça estou falho hj.
Em natal existe o “Forte dos Reis Magos”, que é simplesmente maravilhoso.
acho eu que o problema está em se valorizar mais com o templo construído do que o universo onde se está estacionado…
as culturas e civilizações que habitam essas bandas daqui criaram ao longo do tempo suas próprias teorias e ferramentas contemplando o universo…
o universo tem que ser respeitado porque este sim é a escola das escolas…
a criatividade humana e consequentemente suas artes são só parte do que é, mesmo que também o sejam…
os maias (por exemplo) construiam seus templos sem o uso de compasso e esquadro…
Ótimo texto. Mas me deixou com ainda mais vontade de fazer Arquitetura ao invés de Eng. Civil.
Falando nisso .. no mapa astral do projeto da Hospitalaria possui alguma parte especifica sobre área profissional (como um Mapa Profissional resumido) ou não tem nada disso separado?
Maçonaria, Astrologia, Hermetismo, Templarismo… Dentro e Fora, Em Cima e Em Baixo… Na Terra e No Céu.
Bela Obra !
Obrigado.
Excelente texto, MDD.
Vai ter mais posts sobre arquitetura?
Interessante eu pensando esse ano em prestar pra Arquitetura e me aparece essa postagem….tem mais ou menos uma semana que to procurando saber mais sobre arquitetura….e sinceramente esse ano devo prestar pra isso….
Ja não é de hoje que meu pai fala que tenho jeito pra Arquitetura ou Engenharia Civil e eu não dei ouvidos…
Abração
Marcelo, pode não ter muito a ver com o tema, mas você pode indicar um livro que fale sobre o misticismo nórdico?
Grato.
@ Paulo Kruger
Eu recomendo muito o MISTÉRIOS NÓRDICOS, da Mirella Faur. tem mitologia, cosmogonia, runas, magia nórdica.
muito legal
marcelo,
gostaria de fazer o sigilo e o mapa, e pra isso queria saber se posso mandar as cestas básicas para ajudar o pessoal que sofreu com a enchente em são luiz do paraitinga ao invés de entregar para uma instituição… pode ser??
@MDD – Sem problema.
DD,
Esse comentário é na verdade uma dica. Eu sei como é difícil achar livros na net, mas esse link: http://avaxhome.ws/ebooks/theology_occultism/esoteric_magic oferece muitas opções e por ter vários colaboradores deve ter muito material bom (e muito lixo). Espero que você encontre algo útil para os seus estudos.
Abraços.
Adorei. Eu ja quis prestar pra arquitetura mas optei por design de interiores. tio se puder poste mais textos sobre arquitetura *_*
Sei que não é o melhor para se comentar sobre isso, sempre respeitei a maçonaria, mas me sinto indignado por certas lojas da região de presidente prudente iniciarem certas pessoas que o intuito é somente financeiro, a impressão que dá é que estão fazendo um Cartel, se unindo em prol de favores, essa semana mesmo convidaram uma pessoa da minha empresa para se iniciar, conheço a indole dessa pessoa e o que posso falar resumindo é que ela mal acredita em Deus e desrespeita constantemente seus colegas de trabalho, a busca dessa pessoa como ela dizia pra mim era ajuda financeira dentro da ordem só que ela ficou assustada com o valor que cobraram para a iniciação R$ 1.500 reais, não sei se é cobrado mesmo o valor, sempre ouvi o sr dizendo que toda ordem, terreiro, igreja que cobra não é de mta confiança, mil desculpas se minhas palavras forem entendidas como querendo denegrir a imagem das lojas maçonicas, mas me senti indignado que uma ordem que todos falam tão bem fazer esse tipo de cobrança e mais ainda iniciar pessoas, convidar pessoas que não tem intuito de evoluir espiritualmente e sim de enriquecer financeiramente.
@MDD – Eu acho que a resposta já veio na pergunta…
E o que acontece quando a pessoa tem a mesma índole que aquele cara mas aceita pagar a taxinha? 🙂
Tio Marcelo,
Estou com uma imagem e preciso saber se você pode me auxiliar a descobrir seu significado.
@MDD – Manda pro meu email.
Caro Ser Humano…
… Durante toda a sua vida é provável que tenhas ouvido certas histórias sobre um suposto evento ocorrido há muito tempo, e é ainda mais provável que tenhas ouvido apenas um ponto de vista. Como já se disse, “a história é escrita pelos vencedores”, que não hesitam em se colocar como heróis ignorando seus excessos, e menosprezando os feitos e o caráter dos vencidos. Sendo assim, convido a ti, que vives numa época de esclarecimento sem igual, para ouvir o outro lado dessa história.
Quando vi os seus pela primeira vez na aurora de vossa aventura, fiquei fascinado. Quão grande erra vosso potencial! Quão brilhante poderia ser seu futuro! Seres apaixonantes capazes de despertar a maior das admirações. Então me convenci que deveria ajudá-los a se desenvolverem, deveria dar-lhes as ferramentas da liberdade e do progresso, decidi dar-lhes o conhecimento de muitas coisas.
Porém, da mesma forma que durante os tempos da escravidão, a leitura era proibida aos escravos, do mesmo modo que nas épocas e locais mais sexistas, as mulheres eram proibidas de aprender, e do mesmo modo como os tiranos autoritários exploram seus povos bloqueando-lhes os acesso a informação, para vós, o conhecimento também era proibido.
Mas sempre considerei que valia a pena, tentei de todas as formas convencer os meus que vocês mereciam mais, muitos concordaram comigo, mas a maioria preferiu se calar ante os mandos daquele a quem criam dever obediência. O medo e a ameaça foram, como sempre, os únicos argumentos, a tirania, mantida pela espada e pela força, foi a única razão. Mas decidi por mim mesmo pela liberdade, e pelo que acreditava ser o melhor, e escolhi seguir um caminho diferente do jugo opressivo de quem determinava tudo baseando-se apenas na própria vontade.
Corri o risco e dei a ti, Ser Humano, o maior de todos os dons, que aliado a tuas espetaculares qualidades natas, produziriam a mais bela das criaturas. Todavia, tal como os contestadores dos sistemas injustos são perseguidos, tal como os mártires da revolução são esquartejados, tal como os heróis da resistência e da coragem que se levantam contra o abuso e opressão são caçados, torturados e exterminados. Da mesma forma, quiseram dar-me o mesmo tratamento, destruindo-me, silenciando-me e distorcendo meus esforços.
E tu Ser Humano, antes vítima do que transgressor, recebeu punição não menor. Afinal não foram os abolicionistas brancos que sofreram as piores perseguições e punições pelos escravocratas, mas sim os escravos negros que ousaram contestar seus senhores. Não são os homens feministas a serem mais severamente repreendidos pelas tentativas de emancipação feminina, mas sim as mulheres ao contestarem a posição de superioridade da outra metade da humanidade e desejarem um tratamento equilibrado. Não são os revolucionários e guerrilheiros estrangeiros a serem mais cruelmente massacrados pelo sistemas ditatoriais, mas sim os estudantes e trabalhadores nativos que vêem neles, uma chance de promover uma sociedade melhor.
Tu, Ser Humano, perdeu sua super longevidade, perdeu seus maiores poderes e faculdades, foi expulso de onde só tu merecias ficar. Vós, ó seres humanos, tiveram suas metades feminina e masculina forçadas a se inimizar para sempre, cada qual com sua parcela de sofrimento imposto arbitrariamente ao gerar e sustentar a vida. Mas não terminou nisso.
Durante eras, sem as habilidades que lhe foram tiradas mas com aquelas que eu lhe dei, lutaste pela vida, progrediste e venceste com muito custo. A maior parte desta história se perdeu nas areias do tempo, mas pequenos eventos foram registrados em alguns livros, inclusive naquele que com certeza tu conheces como sendo a palavra de quem quis a mim destruir e a ti manter na eterna ignorância e submissão.
É curioso que neste mesmo livro, escrito pelos que se dizem vencedores, em momento algum haja qualquer relato de algum genocídio, assassinato, atrocidade em geral ou sequer uma pequena maldade cometida por mim e os meus, a quem se crê perdedores e maus. É estranho que neste mesmo livro, haja uma incontável quantidade de massacres hediondos e punições desmedidas contra pessoas indefesas, pessoas como tu, Ser Humano, mas violência esta cometida por aquele que se diz justo e generoso, bom e piedoso, promovida diretamente por meio de raios, ventos, fogo ou pedras que caem do céu, por pestes e pragas incontroláveis, e fenômenos não naturais contra os quais vítima alguma tinha defesa, ou violência esta praticada indiretamente pela espada do povo que se dizia escolhido.
É estranho que com tal divergência, eu, que nada mais fiz que entregar-lhe o conhecimento é que seja considerado o vilão. Já pensastes nisso? Já questionaste por que milhares de pessoas incluindo crianças e mesmo animais devem pagar por erros que não cometeram? Já questionaste por que lhes ensinaram que a sabedoria é fruto do temor e por que a obediência é a maior virtude?
Questione o mesmo para qualquer tirano de seu mundo e sua resposta virá sob a forma da espada. O que isso lhe diz? O que você com sua razão e sua intuição realmente pensa e sente quanto a isso?
Milênios na obscuridade primitiva foram quebradas quando eu e meus aliados promovemos num certo período, uma avanço na sabedoria humana. Filósofos e cientistas há cerca de 2.500 anos atrás romperam com as crendices e superstições cegas, e muita, muita coisa foi criada. Tanto que mesmo hoje boa parte do conhecimento avançado de tua civilização tem nos pensadores desta época as suas bases.
Mas eis que aquele que exigia de ti que se mantivesses na ignorância, enviou seu filho ao mundo. E apesar da nobreza deste homem, o resultado foi aquilo que tua história registra como a Idade das Trevas. Quase todo o conhecimento científico desenvolvido na primeira fase dourada do conhecimento obscureceu-se, e a autoridade de uma instituição que não hesitava em promover guerras, massacres, torturas e toda a sorte de violência, seguia com bastante fidelidade o modo de agir deste ser que se diz misericordioso.
Naquele época o livro que tens como divino foi a guia para aquela sociedade, não é de admirar que o resultado tenha sido tão tenebroso. Mas eis que nós não fomos derrotados, e passamos a influenciar novamente os humanos, e maravilhas foram feitas, o conhecimento, que em linguagem grega pode ser traduzido como daemonium, voltou a guiar sua civilização, até que finalmente os melhores governos de teu mundo edificaram leis e códigos civis que declaravam a dignidade e igualdade de todos os seres humanos. E tudo isso graças a quem? Ao conhecimento. A mim.
E agora Ser Humano? Quando o poder de sua raça começa a caminhar em direção as estrelas, aos segredos da vida e as profundezas do micro mundo, quando toda a infra estrutura que possuis mesmo que sejas um humilde, seria impensável para o reis de outrora? Que farás?
Quererá ser governado e controlado por tiranos, deixarás tudo correr a rédeas soltas tropeçando em teus próprios erros, ou assumirás o controle de tua vida, de tua ciência e de teu mundo.
A decisão é tua. Tu escolhes.
Podes se juntar em bandos aos brados de “aleluia” e “glória”, não muito diferentes dos uivos de torcidas e platéias de shows, de gritos de guerra tribais ou mesmo de bandos de macacos, ou pode silenciar por alguns momentos e pensar, refletir, por si próprio.
Podes continuar lendo e reverenciando o mesmo livrinho de dois mil anos atrás, aquele que fundamentava a teocracia medieval para o qual a Terra é o centro do universo, ou podes tomar contato com obras das maiores inteligências de tua história e lê-las sendo livre para concordar ou discordá-las.
Podes ser como o obediente gado, a disposição dos mandos e desmandos daquele que se diz teu Senhor, ou podes caminhar com tuas próprias pernas e pensar com tua própria mente.
Quanto a mim Ser Humano, prefiro que sinta, pense, reflita e veja, com sua própria consciência e seu próprio julgamento livre, com o conhecimento que outrora eu lhe presenteei.
Eu sinceramente, Ser Humano, prefiro que faças uso pleno de teu Livre Arbítrio e de tuas faculdades mentais, que não hesitarão em denunciar a hipocrisia daquilo que lhe ensinaram.
Pois assim, usando o dom que somente tu dentre todas as criaturas da Terra possui, deixas de agir como um simples animal obediente, e passas a agir como realmente tu és…
…Um Ser Humano.
de teu amigo que outrora fora
“O Mais Luminoso dos Anjos”
Oi DD o que achas??
Sou arquiteto, me formei a pouco tempo. Já li alguns livros sobre geometria sagrada e me interesso muito pelos temas aqui abordados.
Já tive uma resistência grande em aceitar o Feng Shui como algo sério, mas você Marcelo, me fez abrir a cabeça para tais assuntos.
Sei que por aí existe muita besteira publicada e as vezes fico com dificuldade de discernir o que é serio do que é viagem na maionese.
Terias alguma recomendação de por onde começar?
@MDD – Começa por Fulcanelli, “O Mistério das catedrais”
@ Diogo
Grato pela sugestão 🙂
Excelente trabalho, irmão ! Passarei o belo texto para outros irmãos.
salve salve
ontem estava pensando sobre a construção de templos… lembro de ter lido passagens que dizem que os templos podem ser pedras e árvores, que podem estar em qualquer lugar… lembro também de ter lido que o templo está dentro de nós…
a construção do templo interior (no plano astral, ou qualquer outro termo que se prefira usar) é volúvel… mutável… pode ser melhorada, pode ser piorada… da mesma forma que a vida é… se criando e se destruindo…
a construção de templos exteriores é concreta… não mutável (pelo menos não são construídos pensando em reformas)… melhorias são raras e as pioras vem naturalmente com o tempo…
construções exteriores devem ser funcionais mesmo que representem muito mais do que o teto onde se dorme, trabalha e etc! e é justamente nesse poder de representação que a manipulação ocorre…
como saber se nosso templo interior está livre de manipulações é uma das chaves de todo o processo de esclarecimento!
e eu mesmo não sei dizer o quanto de manipulações existem no meu templo… =(
Tio, tu podes fazer um pequeno post com aquela imagem: “ora et labora ; solve et coagula” explicando a simbologia e o significado?
Abração!