Os Arcanos Maiores possuem 22 símbolos arquetípicos, e representam os 22 Caminhos que conectam as Esferas na Árvore da Vida. Nos links abaixo estão estudos sobre cada um deles, sua posição na Árvore da Vida e um pequeno texto sobre eles:
00 – O Louco
01 – O Mago
02 – A Sacerdotisa / A Papisa
03 – A Imperatriz
04 – O Imperador
05 – O Hierofante / O Papa
06 – Os Enamorados / O Enamorado / A Escolha
07 – O Carro
08 – A Força / A Luxúria
09 – O Eremita / O Ermitão
10 – A Roda da Fortuna
11 – A Justiça / Ajuste
12 – O Enforcado / O Pendurado
13 – A Morte
14 – A Temperança
15 – O Diabo
16 – A Torre / A Casa de Deus
17 – A Estrela
18 – A Lua
19 – O Sol
20 – O Julgamento / O Aeon
21 – O Mundo / O Universo
Respostas de 21
Salve DD,
Ficou muito (mas muito mesmo) bom !
Show !
Sei que deu trabalho, mas parabéns !!!
Um forte abraço,
Nhá… quando via a fotos dos decks no Twitpic imaginei algo assim !
Como sugeir inclusões ou correções na WIKI?
@MDD – Pode escrever pro meu email marcelo@daemon.com.br que eu te passo um login e senha pra vc ajudar, se for o seu desejo.
O nível de “fodacidade” está tão alto que eu nem sei como expressar em palavras. Estava a olhar os Arcanos Menores; e nunca vi nada assim em português. Parabéns XD
Hey Tio,
Haverá a descrição dos Túneis de Set na wiki?
Caro Frater Del Debbio,
Desculpe por sair do assunto do tópico,
Mas encontrei essa maneira de entrar em contato.
Venho por meio deste comentário pedir ajuda a você e aos irmãos e aos leitores do blog e dos projetos que o irmão desenvolve nos campos do Esoterismo, Ocultismo e da Magia.
O Rio de Janeiro vive uma situação de Caos e venho pedir auxilio para começarmos uma corrente gigantesca de Orações/Pensamentos Positivos e Rituais visando a paz no Rio de Janeiro e dar força as tropas que lutam nesse momento contra criminosos. Tentarmos ao máximo expulsarmos as energias ruins do RJ e trazer boas energias.
Sozinhos podemos poucos, mas juntos seremos um gigante e a energia e a forma pensamento gerada visando a paz no rio será capaz de coisas incríveis.
Já contactei algumas ordens que faço parte e alguns irmãos.
Peço ajuda para levar essa corrente adiante.
Sem mais,
Fr.’. Samekh
Non Nobis Domine, Non Nobis, Sed Nomine Tuo Ad Gloriam.
Ô, camarada Fr.’. Samekh:
Acho que ia ficar difícil pras energias saberem quem são os criminosos, viu? Dar força às tropas na LUTA é completamente avesso a cessar a questão! Já não bastam as balas disparadas contra os ‘criminosos’ do ‘morro’ e vindas dos ‘criminosos’ do ‘morro’?
Nessa dicotomia sem empatia, que forças vão lhe corroborar?
Que as energias acabem com a dicotomia e terminem com a superficial marginalização de muitos.
Muito bom para estudo.
A mente que gera seus filhos pensamentos = conexão de idéias levando ao interior do ser para chegar a Unidade.
Não consigo entender a Foça como arcano VIII e a Justiça como arcano XI.
@MDD – é necessário ter um conhecimento sobre Kabbalah e Astrologia para entender melhor. O arcano VIII é equivalente à Teth, conectando as sephiroth Geburah (5 – Marte) e Chesed (4 – Júpiter) e correspondente astrológico ao signo de Leão; o Arcano XI é correspondente à letra Lamed, conectando as sephiroth Geburah (5 – Marte) a Tiferet (6 – Sol); com correspondência astrológica ao signo de Libra.
o Arcano XI corresponde no Caminho da Serpente ao Iluminado que alcançou sua plenitude encarnado (Tiferet) mas que opta por permanecer entre as pessoas sofrendo provações (Rigor-Geburah), em contrapartida ao arcano IX, que liga Tiferet a Chesed (arcano do EREMITA) que corresponde ao Iluminado abandonando o mundo mortal em direção ao Olimpo, buscando o Santo Graal.
O arquétipo correspondente ao Arcano XI é o rei Salomão, Grande Iniciado e que reinou até o fim de seus dias. Também é relacionado aos conselheiros, aos “velhos reis sábios” e aos juízes (daí a correlação energética com o signo de Libra).
Já o Arcano VIII lida com egrégoras… ele faz a ponte entre a expansão (4 – Chesed) e o restrição (5 – Geburah). a Misericórdia e o Rigor. Ele representa o equilíbrio entre o avançar e o proteger dentro de padrões acima de Tiferet (ou seja, lida direto com egrégoras, com símbolos manifestos… pense em uma relig~ião ou um time de futebol na qual a IDÉIA expande mas ao mesmo tempo é limitado pela bandeira/vestuário/ritualística). Assim sendo, está diretamente relacionado à IMAGEM projetada desta expansão/restrição em Tiferet (O sol, as grandes personalidades dentro de uma egrégora, os grandes nomes religiosos, as grandes marcas de um time). O arcano VIII representa a FORÇA de uma idéia, sabendo usar o poder da expansão e ao mesmo tempo o rigor de uma ritualística. O Leão é o signo que lida diretamente com o controle da IMAGEM (publicidade, criatividade, atores, modelos…) e ao mesmo tempo dominação do EGO por meio do Espírito (por maior que seja um jogador de futebol, ele nunca é maior que o time; por maior que seja Jesus, ele não é maior que o cristianismo, e assim por diante – representado pela dama com a lemniscata regendo seus pensamentos, dominando o leão que representa o seu ego).
Daí temos na própria imagética das cartas estas correspondências (Leão/Força e Libra/Justiça) até mesmo no de Marselha, que é a base da maioria dos tarólogos do Brasil (por conta do tarot distribuído na revista Planeta na década de 80), que cometem incessantemente esse erro porque não estudam e não pesquisam nada além de “decorar o que as cartas significam porque vieram escritas no livrinho de regras”.
Obrigado pela luz, MDD! Sempre foi superficial a minha compreensão destes dois arcanos. Não apenas a dificuldade de invertê-los da forma que estudei, e refleti, pela primeira vez… mas na totalidade. Me deu uma baita clareada!!!
@MDD – Disponha. O problema dos esquisotéricos (especialmente os textos disponívis em português) e suas “tradições” é que não enxergam o tarot e astrologia como devem ser: CIÊNCIAS. Ficar preso a interpretações do tarot de Marselha é como ficar achando que genética é estudada com ervilhas, ignorando qualquer texto que tenha saído depois de Mendel…
Salve MDD, o suicidio seriu uma inversão de que caminho, da Malkut a geburah?
@MDD – Nenhum. Suicidio é pular fora do caminho da evolução, não faz parte da Árvore.
Acho que não me expressei bem, deve ser coisas da arvore quiptoica, correto?
Quem se interessar por tarot, recomendo ler Promethea XII (todo o resto é recomendado para que gosta de ocultismo em geral). Mas o Alan Moore faz a inversão entre Justiça e Força e muda alguns nomes de cartas para se adequar melhor ao contexto, apesar que penso que elas não perdem sua essência.
De qualquer forma, vale a pena a viagem.
@MDD – o Alan Moore apenas segue a nomenclatura e sequencia do Baralho de Toth, visto que a história paralela segue a respeito do Crowley.
É importante refrisar que essa colocação dos arcanos na arvore da vida aqui publicado leva em conta que o louco estaria relacionado a letra aleph, primeira letra do alfabeto hebraico. Esta correlação vem da linha hermética da Gonden Down. Aquela do Aleister Crowley. É uma visão dentro do hermetismo… Há outras….
@MDD – sim, mas de todas, a da GD é a mais consistente, pois relaciona o Arcano não apenas à letra, mas sim à sua POSIÇÂO dentro de cada Caminho na Árvore. Todas as outras versões que eu estudei ficam completamente deslocadas, com erros grosseiros em alguns arcanos, com incongruências em outros, etc. A associação da GD não leva em conta apenas a letra, mas o de que maneira aquela energia está fundamentada. O Louco é o alef não porque ele se associa àquela letra, mas porque o Louco é o arquétipo que une Kether a Hochma e traz dentro de si todas estas implicações. Removê-lo de lá para jogá-lo em Shin implicaria nele ser a união de Malkuth e Hod, o que não faz sentido algum, pois nem nas melhores enrolações se conseguiria associar o Louco à esfera dos céticos/pensadores, e assim por diante.
Existem ainda 3 outras arvores da vida dentro da escola judaica que relacionam as letras hebraicas em posições bem diferentes. Ficou faltando essa colocação. Pessoalmente pra mim a correlação do louco com aleph é um equivoco. Porque ele tira a grandiosidade do oroboros simbolico presente tirando o “feixe” onde a “cabeça” da “serpente” morde a propria “cauda”. O inicio, o fim e meio!!! Louco, Mundo e Mago. Posição dos arcanos na posição mais classica da cabala hermética de Papus, Eliphas Levi e G.O. Mebes.
@MDD – Não consigo entender que raios de associação você fez: O Louco como Alef é JUSTAMENTE o Ourobouros, conectando o Universo (Kether) ao caos de Infinitas Possibilidades (Hochma). É ele quem traz a conexão entre o Mundo (Tav, a ligação entre Yesod e Malkuth) para a próxima árvore em um novo Ciclo, iniciando este ciclo.
Marcelo, eu estudei tarot durante alguns anos, mas sempre na mesma vertente, a do tarot egípcio que foi o que eu tive primeiro contato, agora estou interessado em voltar a estudar a fundo porém quero analisar uma nova vertente e estou em dúvida entre o tarot de do Crowley e o de Marselha, qual deles você indicaria e por qual motivo?
Ps. Também achei muito interessante sua explicação sobre o o arcano 11 como justiça ao invés de persuasão, e do arcano 8 lidando com idéia de egrégora.
@MDD – Se puder opinar, recomendo o Rider Waite. Na wikipedia de Ocultismo (www.daemon.com.br/wiki) eu coloquei 15 descrições de cada Arcano por 15 diferentes autores, assim voce pode estudá-los em paralelo se preferir.
Muito obrigado. Estava considerando comprar o tarô Mitologico no lugar dos dois que eu já havia citado (principalmente depois de ver referência a ele na bibliografia do TdC), mas o Rider Waite me chamou atenção pela simbologia do ocultismo clássico ao qual estou familiarizado.
Parabéns pelo site.
1)Por que no livro ‘A Cabala Desvendada’ da AMORC é feita uma crítica ao cabalista que se utiliza dos 22 caminhos, letras e simbolismo do tarot, para “estruturar” a árvore?
2)São feitas críticas inclusive ao estudo dos caminhos.É uma falta de abertura, ou é para impossibilitar más interpretações? Por que difere tanto da visão da G.D. por exemplo?
3)Diz-se também (ou me pareceu ao menos) que não é possível uma relação entre tarot e letras hebraicas, segundo o livro. Porque?
Entendo que se trate de Kabbalah Dogmática, mas isso não ficou muito claro.
@MDD – Ah, eu já desisti de perder meu tempo com coisas que digam “só o meu caminho é que é o certo, os outros estao todos infieis”… esses mimimi de autores me parece briguinha de criança (“voce é da golden dawn, entao os 22 caminhos estao errados, só o meu que usa 22 letras é que esta certo”). Outro dia vi uma palestra de um rabino que na escola que ele estudou em Israel não se usa a Árvore pra nada, só meditação nas letras… ai voce vai ver, é a MESMA COISA, só que sem o recurso visual e com outra estrutura de organização pra MESMA COISA. É como se ficassem discutindo se é melhor medir a temperatura da água em celsius ou farenheit ao invés de se preocuparem em usar a água para algo útil.
Estava andando na rua e achei jogada no chão a carta de tarot: “o carro”.
A carta está em péssimas condições mas é possível ver todos os símbolos descritos no texo.
Fiz uma pesquisa sobre a carta mas os textos mesmo dizem que é uma das cartas mais abrangentes do tarot e pode ter inúmeras interpretações.
Apesar de gostar de ler sobre isso não entendo muito do assunto nem sou seguidor de nenhuma doutrina (na realidade apenas acompanho esse blog).
Esse acontecimento tem algum significado especial ou as cartas só tem significado se forem “jogadas” por alguém?
Abraço.
“O Louco como Alef é JUSTAMENTE o Ourobouros, conectando o Universo (Kether) ao caos de Infinitas Possibilidades (Hochma).”
Beleza. Até aí tudo bem.
“É ele quem traz a conexão entre o Mundo (Tav, a ligação entre Yesod e Malkuth) para a próxima árvore em um novo Ciclo, iniciando este ciclo.”
Perae. Ele conecta Tav à próxima árvore? Mas ele não conecta Kether a Hochma? Como ele conectaria um caminho a uma esfera? Agora eu fiquei confuso.
@MDD – Ele faz a conexão entre Tav e Beit (O Mundo e o Mago).
Tio, e o Tarot da Aurum Solis…conhece ? Recomenda? Os rituais que acompanham (vem um livro junto) são realmente efetivos?
MDD, sendo o universo mental, a leitura das lâminas do tarot podem funcionar mais ou menos como uma sigilação, no sentido de inserir arquivos mentais no subconsciente e, desta forma, fazer a pessoa seguir/conseguir/atrair aquilo que foi lido no jogo?
Desta forma, a mancia não seria exatamente “adivinhação”, mas sim uma forma de “inspiração” incitada pela tentativa de contato com o Ente Superior?