Alquimia Taoísta

Assim como possuíamos a Alquimia no Ocidente, há também a Alquimia no Oriente, mais conhecida como Alquimia Taoísta. Nesta, a procura simbólica é pelo elixir da imortalidade, enquanto naquela a procura é pela fórmula da transformação do “chumbo em ouro”. Simbolismos diferentes para designar a mesma busca.


A Alquimia Chinesa é baseada nos princípios inicialmente expostos nos textos Taoístas sobre a relação do Tao e das Dez Mil Coisas (o Diagrama do Grande Princípio Primordial), ou o Absoluto e o Relativo. Seus ensinamentos e práticas se concentram na ideia do elixir, geralmente referido como o Elixir Dourado (jindan).

Em suas práticas, a elaboração do elixir possui dois significados principais. No primeiro, o elixir é obtido atraves do aquecimento de seus ingredientes em um cadinho. Essa prática, bem como o ramo da alquimia ao qual ela está associada se chama “waidan“, ou a “alquimia externa“, que envolve o cultivo e a ingestação de ervas e de minerais medicinais.

No segundo, os ingredientes do elixir são os principais componentes do cosmo e do ser humano, e todo o processo alquímico ocorre dentro do indivíduo. Essa segunda prática – que se utiliza de alguns métodos de meditação taoísta e das técnicas fisiológicas de auto-conservação -, bem como o seu ramo alquímico correspondente, chama-se “neidan“, ou a “alquimia interna“, e envolve o cultivo e a circulação dos Três Tesouros da Vida: Jing, Qi e Shen.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 2

  1. Ohaio, Kuwan.
    Ainda não consigo dedicar mais que meia horinha na internet devido aos afazeres do dia a dia. Aprendo muito com o TdC, mas alguns textos muito longos eu deixo de aproveitar simplismente porque são muito grandes.
    Adorei seu formato de post. Simples, direto e fácil leitura. Gostei mesmo, assim aproveito mais.
    Luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas