FECHE OS LIVROS, PARE DE DAR DESCULPAS E COMECE !
– Grant Morrisson, Pop Magick
Os magos em geral são pessoas que acreditam muito pouco em magia, me explico, você já ouviu algum praticante da arte dizer com certo encantamento na fala e brilho nos olhos: “-Eu fiz o sigilo, carreguei e funcionou !!! Sério !! “ Creio que sim, eu já. No entanto acredito que você nunca ouviu um químico dizer: “Você não acredita ! Eu coloquei o ácido e ele derreteu o objeto !!” O ponto é que magia funciona, sempre. Se ela não funcionou você tem que mudar alguma coisa. E talvez você possa começar dando maior atenção a sua própria descrença em relação a Grande Arte.
A magia tem método, que em geral começa de forma simples e vai se tornando mais complexa até um ponto onde ela se torna simples de novo. Havendo método ele deve ser seguido e os experimentos anotados. Uma das coisas que diferencia a magia da ciência na observação dos fenômenos é que o cientista analisa criteriosamente o mundo externo, e nada mais. O mago olha ao mesmo tempo para dentro e para fora em todas as suas experiências, observando os fatos da natureza e suas próprias sensações e percepções.
Os paradigmas de magia são muitos, as formas de explicar como a magia funciona são inúmeras, essa informações deve servir para potencializar o resultado de uma operação e não para miná-la. O mago não precisa necessariamente entender todo o processo energético envolvido na materialização do resultado, saber ajuda muito, mas acreditar ajudar muito mais.
No paradigma caoísta crer é poder e isso é muito sério, o estudo deve servir a um proposito, que é aumentar sua confiança nos resultados, potencializando sua vontade para atingir um fim, daí a suma importância do postulado hermético “Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto.” todas as verdades são meias verdades, portanto não se preocupe em procurar a verdade absoluta por trás da magia, ela é incogniscível em nosso estado de consciência, procure encontrar a explicação que lhe reverbera, que lhe da confiança, onde você pode construir uma base sólida para um bom trabalho, e quando essa não mais servir, troque-a sem pudor, mas baseado única e exclusivamente na sua crença, no seu poder.
Se tornar um mago é trazer a consciência que estamos fazendo magia o tempo todo, essa consciência pode vir a se transformar na percepção de que não se faz magia, se é magia. Daí a importância do controle de pensamentos e da disciplina. A medida em que se aumenta sua capacidade de manifestação e transformação da realidade a sua volta nossa responsabilidade aumenta, e muito. Fazer um ritual complexo envolvendo espíritos planetários para aumentar sua renda financeira e passar o resto da semana reclamando das suas dívidas e de como o dinheiro está faltando é magia, só que ao contrário !
É de suma importância seu estado mental/emocional em relação ao resultado, não é possível dizer qual a forma perfeita mas existem algumas que podem ser consideradas mais positivas e outras negativas, vejamos: o esquecimento total do intento, sendo reprimido até que exploda em manifestação, esse é bem complexo e exige bastante prática. O desejo é uma forma negativa que vai de encontro ao esquecimento e traz consigo um série de outras emoções nocivas a realização, como a expectativa e a ansiedade que estão fadadas a frustração.
É muito fácil entender se colocarmos nessa balança o medo e a esperança, em geral o medo SEMPRE vai vencer a esperança por isso fazemos de tudo para evitá-lo nesse processo, não trazendo a tona esses desejos. Esse fato é um dos que reforçam a ideia inicial de que os magos acreditam muito pouco em magia, tem muito medo de que ela falhe e isso leva a a) não fazer nenhuma por medo do fracasso b) fazer magia e fracassar materializando suas inseguranças.
O medo gera um volume de movimentação energética enorme que a esperança em geral não consegue combater, portanto ao realizar uma magia e duvidar de si mesmo, você está abrindo a porta para o medo, que como um estouro de manada vai entrar arrebentando tudo sem você nem perceber, a dúvida já se instalou e a tensão energética necessária para manifestar seu intento foi destruída pelo medo, se expressando na forma de dúvida e descrença.
Esse comportamento de felicidade quando uma magia funciona só reforça essa ideia. A magia funciona oras ! Caso não funcionasse você não estaria lendo esse texto, estaria vendo um filme ou fazendo outra coisa sem qualquer relação com um blog de ocultismo, muito dessa descrença é projetada na magia quando sua origem e objeto é o próprio mago que não confia em si mesmo.
Daí a importância de praticar sempre o tempo todo, se tornar mago/magia olhar o tempo todo para dentro e para fora, anotar resultados, buscar sucessos, descobrir sobre si mesmo o tempo todo. Se encontrar com outros praticantes, discutir conversar se mobilizar para realizar atividades em conjunto, torná-las magicas. Não existe nada tão cruel quanto a realidade e não existe nada tão maravilhoso quanto a realidade.
Portanto conhecer outras pessoas vão destruir muitos dos seus conceitos e vai permitir a construção de novos e melhores. Vai fazer você aprender muito, desenvolver-se muito. O ocultismo no Brasil vem crescendo a passos largos, vamos fazer nossa parte em torná-lo sério, vamos nos agregar a quem está fazendo um trabalho no qual confiamos ou ao menos queremos conhecer melhor. Vamos nos conectar, temos diversas redes e mecanismos para isso, existe uma revolução no horizonte, vamos fazer com que seja a nossa revolução.
Chay ! Nos vemos no comentários !
Respostas de 23
Frater Alef, nos vemos no simpósio!!!!
Se Magia funciona?! Basta testar, oras… Só tenho um porém a dizer com relação a magia prática: cuidado com os dois pólos, pois as vezes vem os dois lados da moeda e não só o programado. O problema da magia é que ela funciona até demais e voce pode se ver em situações embaraçosas, como “Mickey, Aprendiz de Feiticeiro”, rs. Acho que a preocupação com a magia deve ser maior com relação as situações adversas acompanhantes do que a falta de resultado em si. O equilíbrio, a Arte de equilibrar todos os fragmentos,todos os elementos externos e internos para a verdadeira expressão da essencia divina e pessoal, esta Arte é realmente dificílima e é ela a Arte maior, que leva ao Sol… Parabéns pelos posts, Frater Alef, virei leitor assíduo! Voce transmite um equilíbrio nos textos, equilíbrio que tem me faltado… é ler e tentar mudar, transcender, fazer Arte…
@Frater Alef – Salve Silva, muito boa sua colocação. É muito importante saber o que se esta pedindo, pois voce vai conseguir ! Verdade é Harmonia, Harmonia é Equilibrio. Obrigado pelo comentário irmão !
Parabéns pelo texto!
Uma coisa que tenho dúvida, é se podemos realizar magia, evocações e invocações sem o uso da kaballah. Sou “novato” ainda na senda.
Posso colocar no baú a cabala.
Agradeço!
@Frater Alef – Salve Gustavo, não, de fato a kabbalah não é estritamente necessária para a magia, no entanto, grande parte da magia ocidental, a cerimonial em especial, é em maior ou menor grau ligada a ela, seja como linguagem, seja como mapa do macrocosmo e microcosmo, ou por vários outros motivos. O fato de muita gente usar torna os trabalhos mais universalmente acessíveis, mas existem muitas, MUITAS formas de magia muito eficientes que não precisam de absolutamente nada de Cabala. Mãos a obra !
Muito bom, esse texto. gostaria de compartilhar algumas coisas .
Aqui uma coisa que me ajudou muito no caminho.
Quais são as qualidades de ser um estudante está pronto?
Coração puro sem nenhuma preocupação com si mesmo, mas a virtude, domina a sua mente.
Devoção e dedicação a auto-descoberta, o que leva uma alteração quantitativa de mudança qualitativa.
Determinação. Um não vai desistir de seu esforço até que o destino foi atingido.
Tendo sido treinados em disciplinas espirituais.
É fácil ter uma faísca na vida, mas apenas para ter uma faísca para assumir uma jornada espiritual não é suficiente. Faíscas são como uma estrela cintilante, rápido brilhante, mas fugaz, mesmo que transitória emoção, bravura e anseios.
Se alguém não tem uma base sólida para a busca espiritual, mesmo a situação de menor problema, ele caíra como uma estrela em decadência.
Para saber quem você é, o que você quer e selecionando um caminho adequado é fundamental. Muitas pessoas pensam que são praticantes espirituais e sabem o que querem. Ironicamente, eles não têm idéia do que eles realmente querem, porque se prestar muita atenção para o que eles querem, logo eles vão descobrir o que eles querem sempre mudando, e seus desejos estão crescendo mais rápido do que eles podem satisfazê-los. Eles pensam que são praticantes espirituais por julgar seu esforço de fazer a sua meditação diária ou exercícios físicos rotineiramente, mas eles não entendem que a auto-descoberta é o resultado de um esforço generalizado na diminuição de auto-ego, o que significa praticar o desapego é a direção, todos dia, . Deixando de esta individualidade é deixar ir de auto-desejo, auto-poder, auto-lucro e auto de tudo. A espiritualidade não é ganhar o que você está desejando, riquezas, fama, poder ou conhecimento para satisfazer o ego, e assim por diante, mas para alcançar a vida a mais alta realização pode ser. Que é totalmente despertando.
Muitas pessoas acreditam que eles estão prontos para o treinamento. Normalmente eles não sabem que o treinamento é sobre. Eles estão torcendo para a maior conquista, mas não querem renúncias de desejos próprios. Eles querem tudo. Por uma questão de fato, muitas vezes, suas ações falam sua impureza e não prontidão em tudo.
Como se sabe se uma pessoa é de fazer qualquer progresso no caminho? Verifique se as suas necessidades pessoais são cada vez menos; seus retornos de vida do estilo para a simplicidade, sua mente tem o desejo não mais sobre seus hábitos, o seu sentimento é menos radical, torna-se fácil deixar ir de qualquer coisa, você gosta de praticar a generosidade, que julga menos os outros e têm a capacidade de ver suas próprias falhas, você é honesto consigo mesmo e com os outros, e mais do que tudo que você tem menos ego.
Complemento interessante, valew por expor
😉
Seu corpo humano é um milagre do universo, com os grandes mistérios alojados dentro dele. Você é o universo. Você é a essência da luz viva, desacelerou para a manifestação física da luz congelada.
Obrigado, texto certo na hora certa , estava tendo problemas com auto confiança e preguiça , sinto que não estava levando o ocultismo a serio de uns tempos pra cá , até parei de ler o livro do Eliphas que tava lendo , obrigado de verdade.
@Frater Alef – Salve Leonardo, é um processo dinâmico, eu escrevo vocês respondem, ajuda-mos uns aos outros e vamos dinamizando a energia para a obra. Boa Leitura e boas práticas.
p.s.: O RMP está escondido nesse livro ! Vale a pena encontrá-lo por motivos históricos.
É mesmo, a invocação dos quatro hehehe. É estranho, pois muitos dizem que o RMP “nasceu” na golden dawn, mas acho que só a forma que o temos hoje é que nasceu lá, mas já existia banimentos muito antigos e muito semelhantes.
Nossa Frater que tapa na cara que eu levei agora! Tá doendo, viu?! rs
“Esse fato é um dos que reforçam a ideia inicial de que os magos acreditam muito pouco em magia, tem muito medo de que ela falhe e isso leva a a) não fazer nenhuma por medo do fracasso b) fazer magia e fracassar materializando suas inseguranças.” Essa sou eu TOTAL! Bjs
@Frater Alef – Salve Pacha Mama, a intenção não era um tapa, era só um chacoalhão mesmo. MAS, agora você já tem um motivo pra fazer magia, se curar do tapa !
Chay !
Olá Frater!
Adorei o texto. Realmente o medo faz as pessoas travarem no meio de um processo, admito que no começo eu travei muito. Mas percebi que a magia é tão simples quanto respirar, que não exige muito das pessoas. Só o simples fato de perceber as mudanças e “coincidências” já nos liga a magia.
Outra coisa: às vezes percebo que já tinha aprendido boa parte do que aprendo por aqui, talvez em outra vida,e ao ver a Àrvore da Vida e começar a estudá-la percebi que não há nada de sobrenatural nela, mas sim MUITO natural.
Parabéns pelos posts! 😀
@Frater Alef – Salve Daniela, como você mesmo percebeu, todo ato de vontade é um ato mágico, a consciência desse fato aumenta a eficiência do processo.
O que você percebeu Daniela é que as ordens não existem para ensinar, elas existem para nos relembrar e nos mantermos firmes no propósito que estabelecemos para nós mesmos. Agradeço o comentário.
Como o Silva disse anteriormente, vc tem que se precaver para os dois lados da moeda. Os resultados de um ritual são apenas um reflexo do seu interior. Então fiquem SEMPRE de olho nos pensamentos e sentimentos, sempre…
Eu já tive resultados adversos justamente por estar com os pensamentos e sentimentos confusos. Resultado, a magia funcionou? Sim. Do jeito que eu queria? Não. Isso porque não fui atenta o suficiente.
Mas em outras situações deu certo com perfeição.
Ótimo texto como sempre Frater!
@Frater Alef -O RMP está escondido nesse livro ! Vale a pena encontrá-lo por motivos históricos.
Então o livro do Eliphas é utilizado mais para motivos históricos e entender a tradição?
ou existe algo a mais escondido?
@Frater Alef – Salve irmao, existe algo mais.
É incrível como esse texto apareceu pra mim na melhor hora, quando estou me preparando para os rituais práticos da Arkanun Arkanorum, do Frater Toth (Del Debbio) [quando é que eu vou aprender que “a coisa certa na hora certa” nunca é uma coincidência?]
Ainda como neófito, com certeza estou cheio de medos, preconceitos, dúvidas… Mas estou muito interessado e motivado! E textos como o seu, Frater Alef, me dão o incentivo que eu preciso para seguir o meu caminho!
Uma coisa que vc disse: “procure encontrar a explicação que lhe reverbera, que lhe da confiança, onde você pode construir uma base sólida para um bom trabalho”. Pra mim, que chego agora numa crença totalmente nova, eu me apóio justamente em ver pessoas sérias como os Fraters Alef e Toth falando da magia com toda essa convicção e serenidade. Ou seja: se funciona pra vocês, vai funcionar pra mim!
Paz e Luz a todos!
Seria bom se existisse algum Enciclopédia de magia, falando cada passo dos sistemas que existem.
Dicionários de magia seria bom rsss..
Também, livros mais didáticos e menos complexos. Para o iniciado não sair comprando vários livros e perder tempo/$.
Creio que tem alguém preparando já isso atualmente.
PAX!
@Frater Alef – Salve Gustavo, a tarefa de garimpar esse conhecimento faz parte do caminho. Através dela você vai permitir que a medida que você se desenvolva você vai se direcionando a uma determinado area do esoterismo, juntar tudo num lugar só ia deixar ainda mais fácil e multiplicar muito mais os estudiosos não praticantes, os magos de cabeceira.
Salve!
Esse post foi mesmo encomendado: não fosse por ele eu teria perdido o curso de hoje. Achava que seria na Vergueiro e só ontem à noite, em cima da hora, descobri que seria no templo ao ler o final do post.
No final das contas, um curso fantástico e ainda conheci o AyaSofia.
Grato!
@Frater Alef – Salve Ronaldo, que feliz sincronicidade ! Foi um prazer recebe-lo, espero que nos encontremos mais vezes e com maior tempo para conversarmos, fixo muito feliz que gostou do curso. Boas práticas!
Se forem gravar ou escrever algum artigo sobre o que vai rolar, seria muito grato se compartilhasse.
Moro em Pernambuco e me encontro incapacitado de ir para SP.
eduardorockstar@gmail.com
Salve Frater!
Mais uma vez parabéns ao Marcelo, a você e a todos que estão colaborando para a construção do Templo AyaSofia!
O curso foi sensacional, a receptividade foi muito fraternal e a estrutura do templo surpreendeu!
Espero retornar em breve para novos eventos.
E obrigado pelo empréstimo do chuveiro! rs
Grande abraço!
Bem gostaria só de gradecer,vc me relembro o que eu estava tentando ou melhor induzido a ñ pensar de certa forma…erros sempre acontecem…mas só são degraus da escada,agora é ter forças para aquentar as consequências…então vamos lá de novo..srsr
Até que enfim encontrei alguem que sabe do que esta falando! Sou praticante de magia há muito tempo, e já estuo cansado desses papos estranhos da net. gostaria de parabenizá- lo pelo texto que ficou muito bom. E para aqueles que estão interesados en ser praticantes de magia, saibam que a vontade e a fé em sí mesmos, são os instrumentos mais poderosos de um adepto da magia. Magia é axecusão do ato de causar mudanças através da vontade. fica dica!
Saudações, Frater. O que você indicaria/recomendaria para quem quer se iniciar na magia? O material é vasto na internet, mas as fontes podem nem sempre ser confiáveis. O CVA de Bardon é um bom começo? O que se pode (ou deve) fazer/estudar concomitantemente?
O seu post chegou em momento muito oportuno. Agradeço.
Realmente, usar a própria força de vontade num feitiço é extremamente dificil, pra quem nao é acostumado. E eu ainda estou me acostumando. kkkk
Gostaria muito de aprender sobre magia. Estou me sentindo meio perdido…
Frater, gratidão pelo texto, realmente foi muito útil para mim. Tenho trabalhado com um pantáculo de Júpiter e tem funcionado e, realmente, funciona melhor quando eu não espero resultado dele, só acredito e deixo rolar… Eu havia feito uma consagração dele e funcionou demais, mas em determinado momento eu perdi a minha carteira. Consegui acha-la, mas acabei desistindo de trabalhar com ele e o joguei fora. Esses dias resolvi voltar a trabalhar com ele novamente e consagrei outro, mas do mesmo. No dia seguinte perdi ela de novo, mas o pantáculo está funcionando. Perguntei a um querido Frater e ele disse que talvez eu não esteja preparado para trabalhar com os espíritos de Júpiter. O que pensa a respeito deste relato?