A Tríade

A forma geométrica do triângulo eqüilátero também pode simbolizar o dito anteriormente sobre a Alquimia e a Árvore Sefirótica, pois toda idéia manifestada pelo símbolo pode ser expressada não só pelas figuras geométricas e pelos números, mas também por um ritmo, um gesto ou um som. Os Princípios Universais, representados pela tríade superior da Árvore, estão sintetizados também pela figura do triângulo eqüilátero, pois ela mostra instantaneamente as energias-força contidas na Idéia, revelando-nos assim seu conhecimento e as indefinidas sugestões a que dá lugar.

Este triângulo pode igualmente ser transposto aos conceitos de Criação, Conservação e Destruição (ou melhor, Transformação), presentes em todas as cosmogonias tradicionais, por exemplo, na tradição hindu, onde esses Princípios conformam a Trimûrti, manifestada por Brahmâ, Vishnu e Shiva.

Também no símbolo da roda encontramos uma triunidade1 de conceitos, expressados da seguinte maneira:

Este mesmo pantáculo (ou “pequeno todo”) manifesta, localiza e valida o homem na criação, como intermediário e vínculo das energias cósmicas:

Referente diretamente à Árvore da Vida, damos este outro diagrama, que de um só golpe de vista nos mostra a irradiação do Princípio no seio da criação, ou seja, a das energias que a Árvore Sefirótica simboliza, adotando o Centro, ou ponto virtual do círculo, como o imanifestado, e a circunferência, ou periferia, como sua manifestação:

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 19

  1. A Alma “leva” o Espírito ao Corpo? O Homem “leva” o Céu à Terra? E por que os raios no círculo tem graus diferentes? Ou não é relevante? Você está escrevendo estes textos MDD?

  2. Eu tava esperando um posto sobre astrologia, mas já que não veio vou perguntar aqui mesmo.
    Marcelo, o que tu me diz sobre esse video aqui?
    http://www.youtube.com/xxxxx
    É de um mentalista famoso na Inglaterra, chamado Derren Brown, fazendo mapas astrais de várias pessoas diferentes.
    Isso não faz a astrologia parece mais um truque de mágica do que algo real mesmo?

    @MDD – Esse é mais um dos experimentos picaretas que os pseudo-céticos fazem para tentar desprovar a Astrologia. Desde quando alguém tem de desenhar sua mão no papel ou dar objetos pessoais para uma análise astrológica? Me pareceu bem óbvio que as pessoas entrevistadas não possuíam NENHUM conhecimento sobre astrologia. E nesse tipo de pessoa impressionável, é muito fácil passar qualquer tipo de golpe. Isso admitindo-se que não foi combinado.
    Gostaria muito de saber exatamente O QUE está escrito nos papéis que ele entrega. Que tipo de informações ele coloca ali? Aposto que são generalidades como as escritas nos horóscopos de metrô ou da revista Capricho, que se adaptam a qualquer pessoa.
    Aguarde mais alguns dias, estou terminando um experimento darwinista sobre astrologia que demonstra estatisticamente alguns aspectos interessantes sobre “seleção natural” envolvendo signos.

  3. Tio, algumas perguntas não relaciondas ao post.. mas se puder responder …. 🙂

    1- Você é um medium? Se não é, pratica exercícios para aflora-la?

    @MDD – Não do tipo que eu gostaria, embora conheça muitos médiuns.

    2- Qual a leitura que recomenda logo após o “”Livros do Espiritos, “Livro dos Mediuns” e “O Céu e o Inferno”? Estou no final do segundo mas ja queria ir me preparando.

    @MDD – Em seguida vamos passar para Franz Bardon e Eliphas Levi. Leia em seguida “Dogma e Ritual da Alta Magia” e “An Iniciation into Hermetics”, Ä Key to true Kabbalah”e “Frabatto” (se alguém souber o nome em portugues destas 3 obras coloca nos comentários, please) do Franz Bardon.

    3- Você realizada reunioes espiritas (sem relação com a religião, focando em fazer contato com eles mesmo) . Você recomenda a prática desta em nossas casas?

    @MDD – Sim, eu participo de alguns grupos de estudo com entidades não-terrenas. Não recomendo nem desrecomendo… a idéia é fazer com que vocês mesmos consigam diferenciar o que é um grupo de estudos sérios de um grupo picareta e tomem suas próprias decisões.

    4- Mesmo sem eu ser um medium, você recomenda que tente fazer contato? E refiro-me ao trabalho com seriedade. Não brincadeiras de copo vulgares, e sim um reunião seria, com objetivo de adquirir informações para um vida mais relevante e “direita” além de poder ajudar uma entidade que precise..

    @MDD – Se vc tiver acesso a estas coisas…

    Muito obrigado Tio. Vc é o unico a quem posso recorrer (encarnado pelo menos..rsrs)

    Forte abraço,

    1. Os livros de Franz Bardon são:

      “O Caminho do Verdadeiro Adepto”;
      “A Prática da Evocação Mágica”;
      “A Chave para a Verdadeira Quabbalah”;
      também há o livro “Frabato, O Mago”, que é, segundo alguns, auto-biográfico.

      Os três primeiros livros citados são uma trilogia, e teoricamente completá-los equivale a uma auto-iniciação.

      Recomendo muita seriedade no estudo das teorias e na prática dos exercícios dos livros; também não recomendo simplesmente lê-los, encare-os como disciplinas a serem desenvolvidas; não passe a ler o próximo capítulo antes de realmente ter dominado os exercícios anteriores; as partes teóricas podem e devem ser re-lidas porque sempre se aprende algo novo à medida que sua percepção daquilo que está escrito passa a ser cada vez mais prática e vivenciada, e menos teórica.

  4. Oi Del debbio, eu queria saber se tu conhece (deve conhecer) uma lenda chinesa sobre o “Yi e os 10 sóis”, queria saber se tem alguma relação com a árvore Sephirótica

  5. E ai tio!
    Só por curiosidade, o senhor não se cansa? como e que ta sua saúde?
    Ainda não fui a nenhum centro espírita ou algo do tipo, mas conversando com uma amiga e ela dizendo que os centro espíritas daqui não são essas coisas todas, parece mais uma casa pra pessoas riquinhas e com um grau aquisitivo elevado satisfazerem seu ego, ai eu e ela gostaríamos de montar um grupo de estudo seguindo o mesmo pensamento do Fernando Martin, com seriedade. O senhor pode dar um norte pra gente?
    Grande abraço!
    =)

  6. O “Initiation into hermetics” se chama “Magia Pratica: O Caminho do Adepto” em português. Os outros dois não possuem tradução, mas podem ser encontrados na internet em inglês.

    Quanto ao Eliphas Levi, sempre hesitei em comprar o “Dogma e Ritual da Alta Magia” (não achei o livro nem na internet nem em bibliotecas) porque ele associa O Mago com Aleph, enquanto que, pela Cabala, o correto seria Beth, errando, assim, toda a sequência dos arcanos maiores (por sinal, meu primeiro baralho de tarot era baseado nas obras dele e eu sempre tive uma dificuldade enorme na interpretação. Depois que eu mudei para o de Waite, meus problemas diminuíram consideravelmente). Haveria mais alguma restrição à obra dele ou posso investir meu dinheiro sem receio?

  7. “se alguém souber o nome em portugues destas 3 obras coloca nos comentários, please”. Eu abri um tópico sobre a prática do sistema Bardon no fórum, para compartilhar informações e dúvidas. Falo um pouco sobre os livros de Bardon, inclusive que só o primeiro livro tem edição em português.
    Atentem para o comentário sobre traduções. hehe
    Os livros editados em vida foram:
    “Iniciation Into Hermetics”; Em português “Magia prática – O camino do adepto”
    “The Practice of Magical Evocation”;
    “Key to the True Cabbalah”.

  8. Isso da tríade me lembrou os acordes musicais (“acorde” que lembra “acordo) onde três notas simples formam um acorde. As notas se harmonizam entre si.

  9. DD no post “as 3 colunas ou pilares” o positivo ficou a esquerda e o negativo a direita..
    não seria o mesmo aqui no triângulo?

    Abraços

  10. Labarre, uma vez eu estava lendo o livro Cabala Draconiana no ônibus, quando sentou uma Evangélica do meu lado, sem pensar duas vezes eu ja estava rindo, mas fiquei na minha. Quando ela viu o livro, ela ligou o Mp3/4/5/6/ ou outro e começou a ouvir aqueles Hinos de Louvor etc… no volume máximo do aparelho. Foi um dia muito engraçado.

  11. Marcelo,
    non triângulo fica invertido os sinais de (+) e (-) em relação com as 3 colunas. Neste caso importa o lado, ou apenas a representação de dualidade?

    Abraços

  12. Ah tbém vi seu coments sobre “um experimento darwinista sobre astrologia”. Acho fastástica abordagens deste tipo. Como gostaria de ter conhecimento aprofundado p/ ajudar e trabalhar em projetos como estes. Um dia chego lá.

    Abraços

  13. Luis Henrique (se ainda estiver aí), sempre é engraçado incomodar quadradões cristõis.

    CLIFÔ FTW.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas