As verdades eternas, conhecidas unanimemente e expressadas por sábios de todos os tempos e lugares, plasmaram-se no Ocidente no pensamento de culturas estreitamente inter-relacionadas, que em distintos momentos floresceram em regiões localizadas entre o Oriente Médio e a Europa, durante esta quarta e última parte do ciclo, à qual se chamou Kali Yuga ou Idade do Ferro, e que sempre se vinculou com o Oeste.
Antiqüíssimos conhecimentos, patrimônio da Tradição Unânime, foram revelados aos sábios egípcios, persas e caldeus. Eles se valeram da mitologia e do rito, do estudo da harmonia musical, dos astros, da matemática e geometria sagradas, e de diversos veículos iniciáticos que permitem acessar os Mistérios para recriar a Filosofia Perene, desenhando e construindo um corpus de idéias, que foi o gérmen do pensamento metafísico do Ocidente, conhecido com o nome de Tradição Hermética, ramo ocidental da Tradição Primordial. Hermes Trismegisto, o Três Vezes Grande, dá nome a esta tradição. Na verdade, Hermes é o nome grego de um ser arquetípico invisível que todos os povos conheceram e que foi nomeado de distintas maneiras. Trata-se de um espírito intermediário entre os deuses e os homens, de uma deidade instrutora e educadora, de um curandeiro divino que revela suas mensagens a todo verdadeiro iniciado: o que passou pela morte e a venceu.
Os egípcios chamaram Thot a esta entidade iniciadora, que transmitiu os ensinos eternos a seus hierofantes, alquimistas, matemáticos e construtores que, com o auxílio de complexos rituais cosmogônicos, empreenderam a aventura de atravessar as águas que conduzem à pátria dos imortais.
Autores Herméticos relacionaram Hermes com Enoch e Elias, que seriam, para os hebreus, a encarnação humana desta entidade supra-humana que identificam com Rafael, o arcanjo, também guia, sanador e revelador. Esta tradição judaica, que se considerou sempre como integrante da Tradição Hermética, conviveu com a egípcia antes e durante a cativeiro (Moisés é fruto desta convivência) e em tempos dos reis David e Salomão durante a construção do Templo de Jerusalém; faz ao redor de três mil anos, estes pensamentos se consolidaram numa arquitetura revelada que permitiu, uma vez mais, a criação de um espaço vazio ou arca interior capaz de albergar em seu seio a divindade.
No século VI antes de Cristo, que é o mesmo século da destruição do Templo de Jerusalém, e contemporânea de Lao Tsé na China, de Buddha Gautama na Índia e do profeta Daniel na Babilônia, nasce a escola de Pitágoras que, também herdeira dos antigos mistérios revelados por Hermes, alumiará posteriormente à cultura grega, tanto aos pré-socráticos como a Sócrates e Platão. Este pensamento hermético exerceu sua influência notavelmente na cultura romana, nos primeiros cristãos e gnósticos alexandrinos, nos cavaleiros, construtores e alquimistas da Europa medieval e nos filósofos e artistas renascentistas, nutrindo-se ao mesmo tempo dos conhecimentos cabalísticos e do esoterismo islâmico.
Logo florescem estas idéias hermético-iniciáticas no movimento rosa-cruz, que se desenvolve na Alemanha e na Inglaterra da época Elisabetana, tendo sido depositados estes antigos ensinos, posteriormente, na Franco-Maçonaria. Esta Ordem, que em sua aparência exotérica não pôde escapar à degradação e dissolução promovidas pela humanidade atual, conserva, no entanto, em seus ritos e símbolos esse gérmen revelado e revelador, ativo no seio de umas poucas lojas que conseguiram se subtrair às modas inovadoras que ameaçam a Ocidente com sucumbir, e mantêm esse vínculo regenerador com o eixo invisível da Tradição que se dirige sempre para o verdadeiro Norte, origem e destino da humanidade, do qual esta tradição nunca se separou.
Hermes e a Tradição Hermética vivem atualmente. Sua presença é eterna.
Respostas de 17
Salve Hermes Trismegisto
Hermes Trismegisto Escreveu
Composição: Jorge Ben Jor
Há 2.000 anos, antes de Cristo
O Faraó Hermes Trismegisto escreveu
O maravilhoso tratado hermético
Com uma ponta de diamante
E uma lâmina de esmeralda
Que foi encontrado vários séculos depois
Pelos soldados de Alexandre, o Grande
Na famosa pirâmide de “Kinzer”
Salve Hermes Trismegisto que tem as três partes
Da Filosofia Universal
É verdade, é mentira, certo, muito verdadeiro
A tábua de esmeralda
Foi Hermes Trismegisto quem escreveu
Com uma ponta de diamante
E uma lâmina de esmeralda, ele escreveu
O que está em baixo
É como que está no alto
O que está no alto
É como que está em baixo, ele escreveu
Hermes
Trismegisto
Massa
Salve Hermes Trismegisto
e salve Tio DD!!
Literatura Recomendada: O CAIBALION
Paz e Luz a todos!!
O tio gosta do Toht hein hehehehehe….´´otimo texto DD, mas são tantas Augustas assim que perderam seu verdadeiro valor?
eu brinquei com os sete princípios herméticos aqui:
http://anoitan.wordpress.com/author/luramos/
o primeiro post descreve o encontro de Hermes com Poimandres, o Senhor Absoluto de Tudo. Mais para o fim da página eu livremente associei os princípios com sensações, foi divertido.
Queria compartilhar!
Também agradecer publicamente pelo conhecimento que você me transferiu no seu curso, foi muuuito bom!
Luiza
Realmente O CAIBALION é recomendadíssimo, assim como o Livro de Enoch e Corpus Hermeticum.
Uma pena que a Franco-Maçonaria tenha se degradado assim, um amigo meu se negou a entrar em uma loja por este motivo.
Sou Frater da Antiga e Mística Ordem Rosacruz – AMORC, e me sinto muito bem fazendo parte dessa Ordem.
Frater MDD, gostaria de pedir se posso colocar alguns de seus textos em meu blog, evidentemente colocando que são seus e link para seu blog.
Paz Profunda!
@MDD – Fique à vontade, frater.
MDD, pode me tirar uma dúvida ainda relativa sigilos (de Spare)?
Eu tive êxito com a técnica da “Tela Mental” para realização de objetivos. Isso quer dizer que por um momento os entraves conscientes foram dominados (driblados) mesmo sem o artifício dos sigilos?
O que explica isso, será que se pode carregar um desejo, em plena consciência do mesmo? Não é contraditório?
Fato é que as “verdades eternas”, ocultas ou não, sempre estiveram presentes no mundo, em todos os tempos, e não poderia ser diferente: cada um está preparado para ver o que pode ver, e compreender o que pode compreender, mas é mister que todos um dia cheguem a tais conhecimentos, porisso devemos “entrar no céu de mãos dadas”, e porisso que todo sábio se faz sábio antes de mais nada por sua doação de conhecimento (o que é bem diferente de imposição ou “evangelização”).
Boa DD,
Agora tenho uma curiosidade além do assunto em pauta, responde please…
Estou curioso sobre os reis e famílias sagradas oriundas da linhagem de Yeshua e consequentemente de Salomão, o que teriam de tão especial – fora o conhecimento místico/ocultista – Visto que Jesus bíblico foi inventado p/ ser um Jesus-Apolo (um deus solar), sendo assim uma pessoa muito evoluída, mas um homem. E Salomão possuia seu trono devido seu pai, David, que herdou de Saul, que implantou o sistema monárquico entre os hebreus. Vindo esse sistema monárquico “implantado pelo deus” dos hebreus considerado um demiurgo orgulhoso e agressivo como podemos ver através dos seus atos.
Como podemos então de toda essa história “negra” valorizarmos os Grail-Kings? O que eles tem que deveríamos concordar que possuem o direito ao trono?
abraços
Grande Del Debbio,
Vai parecer meio estranho, e eu preferia contar isso de forma mais pessoal, mas como não tenho seu mail (já que é algo pessoal, e não acho de bom tom ter algo pessoal de alguém sem que a pessoa o permita), vou apenas pincelar, e, se eu estiver errado, agradeço se me corrigir.
Um dia destes tirei o dia pra reler TODAS as colunas do TdC no Sedentário, algo que ainda venho fazendo, e nesse dia, reli muita coisa. Muita mesmo. E, não sei por que, a idéia de viagem astral ficou muito firme na minha cabeça.
Então, fui dormir. Durante esse sono, fiquei em um estado que muitos, acho eu, chamam de transe, porque era como se eu estivesse “dormindo acordado”, ou seja, apesar de estar dormindo, estava plenamente consciente, lúcido, vívido. Participei de uma espécie de festa, em que todos me saudavam por eu ter entrado nesse estado, e haviam também seres que parecem com o que costumam chamar de elfos, e eles eram meus “guias” ali.
Em dado momento, participei de algo como uma “ciranda”, e, bem… você era um dos participante. Ou, pelo menos, e essa é a impressão que tive ao “sair do transe”, acordando em seguida, era alguém, ou algo, se passando por você.
Isso se deu na madrugada deste último domingo para segunda-feira, 29/30 de março.
Espero que me ajude a entender o que se passou realmente. Desde esse dia, meus sonhos estão muito lívidos, embora eu não tive mais nenhum tão intenso quanto esse. Se conveniente achar, tem toda liberdade para dispor do meu e-mail aqui postado, ou então, o seguinte: birimbeto-at-gmail.com.
(Desculpa o palavreado, mas passo o dia fazendo pareceres do Ministério Público, onde trabalho, e acho que até minha cabeça já tá funcionando assim, hehehehe!)
Abraços.
Amigos, vejam o que este Bispo tem a dizer sobre a Maçonaria:
http://igrejadedeusjpa.blogspot.com/2008/08/reverendo-bill-watson-e-famla-em.html
@MDD – hehehe a gente ganha pouco mas se diverte. Não sei quem é mais triste, se é esse figura ou o pessoal que leva ele a sério.
Ainda bem que um Maçom – o Tio – nos falara primeiramente…
Quanto aos livros recomendados (Caibalion, Clavícula de Salomão, Livro de Enoch e Corpus Hermeticum – muito bons), deixo minha indicação/contribuição:
“QUEM SOMOS NÓS?”, de ARNTZ, WILLIAM, sobre o ponto de vista de diversos PHD´s acerca da Teoria Quântica e sobre a interconexão entre todas as coisas existentes.
É muito legal ver a comunidade científica internacioanal – e renomada – falando e TESTANDO através de experimentos certificados a possibilidade de existência de um Ser Cósmico Universal, dizendo que a realidade na verdade é criada pela mente e PHD´s falando sobre Gaia como se fosse uma máxima científica. Sensacional mesmo.
Questiones aos amigos fraters:
1) Somente se é membro da AMORC pagando?
@MDD – Sim, a AMORC envia trimestralmente muito material de pesquisa e monografias, além de uma revista e um manual com textos diversos, e tudo isto tem um custo. Como eles não tem emissoras de TV nem rádios nem jornais, nem cobram dizimos ou vendem água do rio Nilo ou pedras da pirâmide, eles precisam de uma maneira de cobrir os custos operacionais. Da última vez que eu vi, era algo como 22,00 por mês, você gastaria mais que isso em uma ida no cinema.
Aos Tio DD:
Quando virás ao Rio de Janeiro novamente? E quanto ao sigilo, posso depositar o valor das cestas?
@MDD – Pode sim. tem as instruções na página dos “Mapas e Sigilos”
Muito axé a todos, e que Ogum nos proteja sempre.
ALM.
Eu sei que o link abaixo não tem nada a ver com o post, mas se vc quiser publicar até onde vai a burrice humana:
http://odia.terra.com.br/portal/mundo/html/2009/4/bebe_morre_sem_receber_alimento_porque_nao_dizia_amem_3593.html
Mdd, o CAIBALLION divulgado pela net bate com o original? Sei que vc pesquisa bastante e talvez já deva ter tido a oportunidade de ter visto isso…
abçs
@ALM
A AMORC cobra R$ 69,00 a cada 3 meses, que dá 23,00 por mês. Arrisque pagar 1 trimensalidade e experimente – vc não vai se arrepender.
A maioria das pessoas paga mais por mês no McDonald’s. experimente comparar com os gastos mensais que você tem – eu fiz isso e a escolha foi mais que óbvia, só me arrependo de não ter me filiado antes.
abs
Marcelo, é bom saber que existem pessoas com o seu conhecimento, dispostas a partilhá-los sem almejar nada em troca. Parabéns!!!
Muito bom estes textos sobre Hermetismo DD.
básicos e atuais, como o que fala da maçonaria por exemplo, essa degradação..
Os maços que conheço leva a maçonaria mais nesse sentido “status social”,
e acho que a grande maioria o fazem também, infelizmente.
Qual a autoria dessa serie de textos Herméticos?
Forte Abraço
Gostaria de indicar a nova edição do Livro de Enoque em língua portuguesa, a primeira edição crítica, traduzida da obra Pseudepígrafos do Antigo Testamento publicada pelo Professor James H. Charlesworth, de Princeton.
https://www.facebook.com/livrodeenoque