A Pirâmide do Faraó Del Debbio I

f15b.jpg

Eu tinha deixado este post em standby há uns meses, desde que fiz estes posts AQUI, AQUI, AQUI e AQUI sobre pirâmides, porque achei que era mais do que óbvio que a alegação de que dezenas de milhares de escravos seminús empurrando blocos de pedra de 70 toneladas na areia escaldante do deserto e ajustando-os com precisão milimétrica através de rampas miraculosas durante 3 meses por ano em menos de 20 anos fosse risível.
Hoje, o Tio Marcelo se autoproclama Faraó Del Debbio I e decide que vamos construir uma pirâmide aqui no Brasil, com tecnologia de 2008.


Este post será uma homenagem ao amigo Kentaro. Ele sempre traz informações técnicas muito interessantes desmistificando enigmas e ilusões, então hoje serei eu o cético e usarei apenas da matemática e da engenharia, sem nada de ocultismo, para estudar um dos maiores mitos da história.
Vamos deixar claro que eu não estou dizendo uma palavra a respeito de QUEM, COMO, QUANDO ou POR QUE elas foram construídas. Este post vai demonstrar apenas a titulo de curiosidade como se construiriam as piramides com tecnologia de 2008. E quanto tempo demoraria, ok?

Uma das vantagens de se estar ligado a tantas Ordens Iniciáticas é que o tio Marcelo consegue acesso fácil e rápido a praticamente qualquer empresa grande no Brasil e até mesmo em outros países com apenas alguns telefonemas e recebe carta branca para ficar fuçando e perguntando o que quiser lá dentro. Então poderemos pegar alguns orçamentos que normalmente o público não tem acesso. Outra facilidade é o fato de eu ser arquiteto, então estou acostumado com canteiros de obras e sei que tipo de questionamentos são relevantes para uma obra deste porte.

egypt_quarry_map.jpg

Em primeiro lugar, vamos às nossas hipóteses. A pirâmide de Gizé possui 230m de lado e 146m de altura quando foi construída. Suas paredes possuem inclinações precisas de 51º 51´14”. Seus blocos de pedra são encaixados milimetricamente, sem espaço para passar um mero pedaço de papel. Possuem câmaras e túneis de acesso que não foram escavados, mas sim deixados vazios durante o processo de construção (ou seja, foram planejados antes da construção) e que são elaborados com precisão absoluta. Sabe-se que as pirâmides foram construídas utilizando-se aproximadamente 80% de pedras de calcário rochoso, de pedreiras distantes cerca de 60-80km do Cairo, e que 20% de sua estrutura foi composta de pedras nobres, em especial o Alabastro e o Mármore Negro, trazidas da pedreira de Assuã, localizadas a cerca de 725km de Gizé, através do Nilo.

Cálculos Iniciais
Usando a fórmula do volume de uma pirâmide, temos (B x H )/3 = 2.556.850 m3 de pedra. Não estou levando em consideração as câmaras e túneis dentro da pirâmide, apenas o volume “bruto” dela para fins de orçamento aproximado. A maior parte do volume da pirâmide é construído com blocos inteiros de Calcário Rochoso. O calcário possui densidade 2,8, portanto, temos que o peso estimado de uma pirâmide é 7.159.150 toneladas, dos quais 1.431.830 toneladas (revestimentos e pedras nobres) vieram de Assuã de barco e 5.727.320 toneladas vieram de pedreiras próximas, localizadas a até 80km de distância. Destes blocos de calcário, cerca de 6% em peso é constituído de blocos de 70 toneladas (aproximadamente 5.000 blocos) e teremos de pensar em uma maneira de extraí-los e transportá-los da pedreira até nossa obra.

quarry01.jpg

A primeira coisa que precisamos verificar são as pedreiras de calcário rochoso. Analisando algumas das maiores pedreiras de calcário do Brasil, consegui as seguintes informações: De acordo com a ABRACAL (Associação Brasileira de Produtores de Calcário), uma pedreira de 6 hectares produz cerca de 14.000 toneladas de blocos no tamanho adequado por ano.
Com dois telefonemas para alguns amigos que trabalham no Cairo, consegui a informação que as pedreiras que os “egípcios” utilizaram para obter os blocos (Toura e Maadi) não tinham mais do que 28 hectares somadas (e isso são pedreiras grandes, relativamente falando). Fazendo uma regra de 3 básica, temos uma produção de 65.000 toneladas por ano de blocos.
De posse destes dados, temos que apenas para extrair todas as pedras para montar a Pirâmide, utilizando-se de equipamentos de 2008, levaríamos 82 anos. Uma conta simples que já destrói completamente qualquer hipótese das pirâmides terem sido construídas em 20 anos…

Mas o faraó Del Debbio I tem pressa !!! Queremos construir a pirâmide no mesmo período de tempo alegado pelas lendas. Se um bando de egípcios seminús de 4.000 AC conseguiu, nós vamos conseguir também!

Procurando minas de calcário
Em 2000, a produção total de calcário no estado de São Paulo foi de 3.230.000 toneladas, dos quais apenas 16% nos tamanhos adequados para a construção dos blocos de 2,5 ton mínimos (pouco mais de 516.800 toneladas por ano). Vamos usar TODA a produção de calcário do estado de São Paulo para a construção da minha tumba.

Com TODA a produção de blocos de calcário do estado de São Paulo (que corresponde a cerca de 21% da produção total do Brasil) nas mãos do Faraó Del Debbio I, vamos recalcular o tempo para a construção da Pirâmide:
Com 1.416 toneladas de blocos por dia de produção, precisaremos de 11 anos (4.045 dias) para extrair tudo. Dane-se o estado de São Paulo, o Faraó Del Debbio tem pressa. Temos apenas 20 anos para construir as pirâmides!

caminhao30ton.jpg

Para nossas operações terrestres, usaremos o caminhão 31260E da Volkswagen, o maior e mais poderoso caminhão da linha comercial 2008, que é um dos mais modernos da frota brasileira, capaz de carregar até 31 toneladas por vez. Utilizando-se de guindastes mecanizados do tipo GR 9.000 da Rodomaq, conseguimos colocar um bloco de pedra de 2,5 toneladas dentro do caminhão e ajustá-lo em cerca de 10 minutos, de acordo com o engenheiro responsável.

Um caminhão 31260E carrega até 12 blocos de 2,5 toneladas de cada vez, o que demoraria 120 min para carregá-lo. Supondo uma estrada bem asfaltada, em uma velocidade segura, faríamos o trecho de 80 km em 1h30. Descarregando o caminhão no local da obra e retornando em segurança, todo o processo de ida e volta demoraria 7 horas.

Ao todo, teríamos de carregar 5.383.681 toneladas de pedras em blocos de até 12 toneladas usando nossos caminhões Volkswagen.
Fazendo a divisão de 5.383.681 toneladas por 30 toneladas, temos 179.456 viagens. Levando em conta nossa produção de 1.416 ton por dia, demoraríamos 3.802 dias para fazer todas as viagens (ou 10,5 anos). Para tanto, utilizaríamos uma frota de 30 caminhões (que trabalhariam 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem feriados ou pausas). Não há razão para usarmos mais caminhões, pois estes já estariam trabalhando no limite, já considerados 20% extras para eventuais falhas mecânicas (obrigado pessoal da Brasspress e RodoJumbo pelas informações).
Alguns engenheiros alegaram que estes caminhões trabalhando desta maneira selvagem não durariam 10 anos, então um deles pediu para que ficasse constando que a frota ideal total seria de cerca de 50-60 caminhões, sendo substituída ao longo do tempo.

Os outros 343.640 toneladas em blocos de 70 toneladas seriam um problema. A Granero e outras companhias de transporte que pesquisei carregam até no máximo 60 toneladas indivisíveis em seus veículos e os maiores caminhões da Volvo e Scania carregam apenas 50 toneladas… então teríamos de ir buscar outros caminhões especiais para isso.

Encontramos esta carreta, capaz de carregar até 470 toneladas, mas não achei o nome dela. Para sustentar essa estrutura, a carreta tem 266 pneus, além de outros 30 dos cavalos mecânicos. O veículo tem 93 metros de extensão, 8,70 metros de altura e anda a 5 km/h. Precisamos de uma autorização especial AET e cada viagem pode chegar a custar até R$ 100.000,00

http://www.youtube.com/watch?v=P89oZeuV1qU

Para carregá-la com os blocos de 70 toneladas (cabem 6 blocos por vez), demoramos cerca de 2h por bloco, ou seja, 12 horas para carregá-la, 16 horas para viajar (totalizando 56 horas por trajeto ida e volta) levando 420 toneladas. Para transportar 343.639 toneladas, precisaremos de 818 viagens, ou seja, 45.808 horas (5,2 anos).

Sabemos que as pedras maiores estão na base da pirâmide, então pelo menos os 5 primeiros anos serão destinados para as pedras de 70 toneladas, então talvez consigamos fazer um “estoque” de pedras de 12 toneladas e 2,5 toneladas para usar no futuro, aumentando assim nossa frota de caminhões 31260E nos primeiros anos e economizando pelo menos uns 3 anos do projeto. Por outro lado, não adianta carregarmos as pedras menores para a pirâmide pois isto atrapalharia o desembarque das supercarretas.

O preço dos materiais, pelas tabelas de 2007, são de aproximadamente 100,00 por tonelada de blocos de calcário e entre 250,00 a 400,00 a tonelada de mármore nobre e alabastro. Mas acho que por ser irmão maçom, eu teria direito a algum desconto. O total estimado, em material apenas, sairia na faixa de 4 bilhões de reais (1% do PIB do Brasil de 2007). Mas isto não inclui nem transporte e nem mão de obra!

Outro dos problemas é como fazer a terraplanagem do terreno. Consultei algumas das empresas de topografia de irmãos e descobri que conseguir um platô que fique PERFEITAMENTE NIVELADO sobre a areia de um deserto é uma tarefa impossível. Pior ainda se planejamos “empurrar” os blocos… o mero deslocamento das pedras já desnivelaria TODO o trabalho executado, e a areia deslocada nunca permitiria um encaixe tão perfeito dos blocos. Ao contrário do que as otoridades querem que vocês acreditem, não basta ir empilhando blocos de pedra sobre a areia, pois com o tempo, a areia cede e toda a estrutura afunda (por exemplo, a torre de Pisa, que nem em areia foi construída). Para se construir em cidades como Santos ou Las Vegas, é necessário consultar engenheiros navais e de estruturas, para indicar as compensações necessárias a serem feitas para se edificar sobre solo tão precário (e estou falando de prédios de 10, 12 andares… a pirâmide tem o equivalente a 49 andares). Em outras palavras, é necessário uma FUNDAÇÂO para manter toda esta estrutura firme (ainda mais que ela não se deslocou um milímetro em 12.500 anos… ops… 6.000 anos).

Muitos teóricos da conspiração (e eu não estou entre eles) afirmam que há uma pirâmide enterrada abaixo da pirâmide, de mesmo tamanho e voltada para baixo, formando um octaedro, para servir como fundação. Isso resolveria nosso problema, mas destruiria de uma vez por todas as teorias de tumba do Faraó e escravos egípcios empurrando blocos… pena que o governo egípcio proíbe qualquer tipo de pesquisa neste sentido, então nunca saberemos a verdade.

De qualquer maneira, os trabalhos de terraplanagem de uma área deste tamanho teriam de ser executados por alguma empresa do porte da Engepar especializada em barragens. O tempo estimado para deixar o terreno preparado para receber a pirâmide girou em torno de 6 meses a 1,5 anos, mas não tive garantias de inclinação de zero graus como na pirâmide. Eu deveria esperar algo em torno de 0,5º a 1,5º de inclinação.

Transporte por rios
Para nossas operações marítimas, vamos usar um dos maiores navios em operações aqui no Brasil, da Hamburg-Süd, chamado “Aliança Brasil PPSO”, com capacidade máxima de 1850 Teus (Teu é uma unidade de medida que representa containers com 20 pés, neste caso, carregados com 14 toneladas), que é um navio com 200m de comprimento, possui mais de 28.000 toneladas de deslocamento e velocidade de 20 nós. Este navio é tão grande que existem apenas 5 em operação neste volume no Porto de Santos (para ter uma idéia de comparação, as caravelas de Cabral carregavam 250 toneladas cada)

As docas do porto de Santos, o maior porto do Brasil, são capazes de carregar em média, 40 containers por hora (ao custo de 70 dolares por container). Um navio do porte do Aliança Brasil demoraria, então, 46 horas para carregar e 20 horas para viajar (em um total de 132 horas entre carregar, viajar, descarregar e voltar). Isso, claro, contando que tivessemos dois portos do tamanho de Santos à nossa disposição.

Carregar 1.431.830 toneladas usando este navio demoraria 55 viagens, ou aproximadamente 310 dias. Menos de um ano. Esta seria a parte mais fácil do projeto.

Faltou um último detalhe. Os blocos das pedreiras são escavados com erro de até 3% em tamanho. Os blocos das pirâmides são PERFEITOS em suas medidas. Eu reclamei com o engenheiro chefe e ele me disse que é possível contratar especialistas para recortar no canteiro da obra com precisão milimétrica, mas este trabalho poderia demorar até cerca de 3 a 12 horas por bloco, para ficar da maneira 100% perfeita que as pirâmides exigem.
Contas rápidas levam ao nosso conhecimento que, para lapidar os cerca de 260.000 blocos das paredes externas, câmaras e túneis, seriam necessários aproximadamente 2.600.000 horas. Com uma equipe de 500 especialistas (ou seja, praticamente todos os especialistas brasileiros), conseguiríamos fazer todo este trabalho em cerca de um ano inteiro. Certamente o faraó Queops tinha especialistas muito melhores que os formados pelo SENAC.

Resolvida a logística de escavações e transporte, vamos colocar os blocos uns sobre os outros:

Precisamos levar todos estes blocos de 70 toneladas, 12 toneladas e 2,5 toneladas até a sua posição na Pirâmide. Sabemos que ela possuía 146m de altura. A hipótese de rampas é ridícula, pois não podemos construir rampas com inclinação maior do que 10%, o que significa que as rampas quando estivéssemos no topo da pirâmide teriam 1,5 quilômetros de comprimento… Uma rampa destas teria 5m x 145m x 1.450m, ou seja, 525.625 metros cúbicos de areia, suficiente para encher 6 maracanãs até a boca de areia. Algum de vocês já foi a um estádio de futebol para ter uma noção de quanta areia é isso?

A maior escavadeira do mundo, a Bagger 288, consegue movimentar 76.445 m3 por dia. Este monstro demoraria uma SEMANA para construir uma rampa como a descrita acima. Supondo, claro, que milagrosamente toda a terra movimentada chegasse ao formato desejado da rampa em um passe de mágica.

Vamos usar guindastes e gruas!
Podemos construir rampas de acesso metálicas para caminhões nos primeiros estágios da pirâmide. Mas com o tempo, eles se tornariam complicados. No primeiro andar, teríamos algo em torno de 53.000 m2 (230×230) para manobrar os caminhões e guindastes GR 9.000, mas certamente precisaríamos usar guindastes para posicionar os blocos da base.
Para posicionar os blocos gigantes de 70 toneladas, usaremos guindastes da Demac ou Lorain (aluguel de 250,00 por hora). Posicionar um bloco de 70 toneladas em um canteiro de obras demora cerca de 2 horas, mas o engenheiro me disse que há erro de até 5% da maneira que escolhi. Podemos medir com sensores de laser (semelhante ao que usam no metrô para alinhar os túneis) mas que mesmo assim o balanço dos guindastes poderia tirar os blocos do prumo. Sugerimos empurrar com um trator, mas a maioria dos tratores empurra até 30 ou 40 toneladas no máximo. Sugeri usarmos nossos peões de obra para empurrar. “Se o faraó conseguiu, eu também consigo” – pensei. E o engenheiro riu na minha cara. Totalmente impraticável.
Pessoas empurrando blocos de pedra na areia fariam no máximo com que elas mesmas afundassem quando começassem a puxar ou empurrar os blocos, sem que ele se movimente. Se usarem troncos para “rolar” as pedras, precisariam pensar em uma maneira de RETIRAR estes troncos debaixo das pedras (embora nenhum botânico que eu contatei conseguisse me indicar uma palmeira que agüentasse 70 toneladas de pressão).

Só para não parecer que eu estou exagerando… 70 toneladas é o peso de 70 fuscas, compactados em um bloco de aproximadamente 2 x 2,5 x 5 m. Se imaginarmos escravos MUITO fortes e marombados, capazes de puxar 200kg cada um, precisaríamos de 350 escravos para puxar cada um destes 5.000 blocos. E estamos falando de PUXAR, porque empurrar é impossível… vamos empilhar 350 homens uns sobre os outros… a última vez que eu verifiquei, dois corpos não ocupavam o mesmo lugar no Plano Material. Então como ajustar a posição milimétrica dos blocos sem empurrá-los?

O segundo problema de empurrar é que isso poderia arrebentar o piso e a terraplanagem. Decidi não me preocupar com estes problemas mundanos e ignorar isto. Concretando o primeiro andar da pirâmide, teríamos uma base forte (desde que ela não cedesse) para continuar subindo.

Resolvido as primeiras etapas da pirâmide, usaremos, então, o modelo de guindaste MC310K12, um dos maiores guindastes em uso aqui no Brasil, para elevar os blocos de 12 e 2,5 toneladas. Ele eleva 12 ton a uma altura de 57,50m, com uma lança de 70m. Com ele, conseguiremos construir até cerca de 50m de altura… só faltam 100m para chegar ao topo.

Neste ponto do percurso, temos um problema, chamado Câmara dos Reis. Há dentro dela uma pedra única de 50 toneladas, de mármore negro vindo de Assuã. Como nenhum guindaste chegaria até a posição onde ela está e as rampas de areia são impraticáveis, optamos por usar um helicóptero militar, mas infelizmente, o maior helicóptero brasileiro, o Baikal, carrega miseráveis 4 toneladas. Mesmo o Mi-26, o maior helicóptero de carga russo, segundo a WFF, carrega apenas 20 toneladas. O maior helicóptero americano carrega 9 toneladas (confesso que isso foi uma surpresa, eu achava que helicopteros carregassem mais peso). Então abandonamos os helicópteros… e aquela história das Pipas do Kentaro levando 11 toneladas me parece cada vez mais história para cético dormir…

Sem helicópteros, tivemos de construir uma rampa, usando estruturas metálicas extra-resistentes combinada com um guindaste na ponta para içar a pedra. Tempo estimado de operação: duas semanas.
Espero que dessa vez eu lembre de colocar um sarcófago DO TAMANHO CERTO, já que o de Quéops é menor do que deveria ser… faraó burro!

Também descobri que existe uma grua nova na Espanha chamada Potain MD1400, a maior grua em atividade na Europa, capaz de elevar pesos a até 200m de altura, flecha de 50m e 30 toneladas de carga. Deve dar, embora a flecha desta grua não é suficiente para chegar no centro da pirâmide, o que força nossos homens a montarem esquemas de cordas para direcionar e posicionar as pedras do Topo.

Pyramidion
Fica faltando uma última pedra, uma réplica da pirâmide com 9m de altura esculpida em uma única peça de mármore negro, chamada Pyramidion, pesando entre 6 e 7 toneladas. Com a grua espanhola, podemos fazer este trabalho sem grandes complicações de engenharia.

Claro que os prazos que eu forneci nesta coluna são para cada uma das etapas separadamente. Quando construirmos a pirâmide, estas etapas terão de entrar dentro de um cronograma de logística: enquanto as pedras são cortadas e transportadas, outros engenheiros e peões estarão responsáveis pela colocação delas no canteiro de obras. Trabalhando sem parar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem feriados nem descansos (segundo os textos usados como base, os “egipcios” trabalhavam apenas 3 meses por ano), estimamos a construção da Pirâmide com tecnologia de 2008 em cerca de 13 a 14 anos (tabalhando sem parar 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano), a um custo que pode chegar fácil a 18 bilhões de reais. E, como eu sou uma das dez pessoas mais modestas do Planeta (e a modéstia me impede de dizer em qual posição eu estou), terei todo este trabalho e NÃO VOU COLOCAR O MEU NOME EM LUGAR NENHUM da pirâmide.

Faltou lembrar que todo este trabalho é para apenas UMA pirâmide, quando na verdade, o conjunto possui TRÊS pirâmides (então teríamos de multiplicar todo este trabalho por três… ). Eu sempre soube que a história de escravos empurrando pedras era ridícula, mas agradeço ao Mori pelo texto dele das pipas, que me fez ir atrás de empresas de engenharia para ver o quanto, na verdade, é IMPRATICAVEL a teoria dos escravos da tumba do faraó. As pessoas acreditam nela simplesmente porque as otoridades disseram e porque nunca ninguém foi atrás de ver as dimensões envolvidas. De qualquer maneira, fica demonstrado a impossibilidade de cumprir estas metas no prazo e condições descritas pelas otoridades.

Agora… quem construiu as pirâmides e como, ninguém sabe ao certo… mas definitivamente não foram escravos seminús arrastando blocos de pedras rampa acima no deserto ou empinando pipas.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 44

  1. Eu fiquei o fim de semana inteiro lendo esse post com todos os comments do Sedentário, e também as colunas do Mori sobre as Pirâmides.
    Nuh! o.O

  2. Caraca, Tio… esse post é um dos tops melhores que eu já li na net, na minha vida inteira! Eu me lembro que começei a acompanhar a coluna por causa dele e nunca me canso de reler. Um grande abraço!

  3. DD muito bom seu texto….Aliás, acho que eles deveriam ser mostrados para as crianças nas escolas….

    Abraços.

  4. haha este post está uma leitura deliciosa…

    sem dúvida não são só as pirâmides, mas muitas outras construções antigas, técnicas de mumificação, observatórios e calendários, etc., que continuam a ser um mistério mesmo para os maiores especialistas no assunto.

    daí vem o “cético” e inventa uma teoria escabrosa para resolver o problema e dizer: “ok, foi assim, não nos preocupemos mais com isso!” – e ainda tem a coragem de se dizer cético…

  5. tem uma pirâmide perto de Cancun no México, que eu visitei pessoalmente em 97.

    nos equinócitos de primavera e outono, EXATAMENTE, ela recebe o raio de Sol de uma forma peculiar com a qual a sombra do “parapeito” de suas escadas forma uma “serpente”, sendo que a cabeça da serpente está esculpida no início da escada.

    além disso, se você bate palma forte em uma angulação específica em relação a pirâmide, ela retorna um som específico que lembra o pio de uma ave, e que pode ser verificado por qualquer turista que saiba exatamente onde bater palma.

    mas essa pirâmide do México pelo menos é pequena, não demoraria tanto para carregar as pedras… a questão seria calcular esses detalhes acima…

    http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/chichen-itza/

  6. Tio Marcelão, fiquei interessado e até pensei em abrir um capitulo do
    Collegium ad Lux et Nox : http://www.collegium.org.br/ aqui no no ES

    e queria saber de vc, q conhece muito, se é uma boa opção, de acordo com a grade curricular do Collegium. Tem algum erro, ou vale a pena ?

    Abração”

  7. raph em 2008 também visitei essa impressionante pirâmide !

    quanto ao post, acho que devia ser traduzido e divulgado o máximo possível pelo mundo !!

    ficou incrível

  8. opa, pergunta à parte.
    treino manipulação de energias há anos. de uns tempos pra cá eu começo a tremer muito qdo treino. como faço pra assimilar isso e parar de tremer?

    @MDD – Em qual exercício? me passa mais detalhes…

  9. Muito bom esse texto!

    Aliás tenho quase certeza que eu já o tinha lido esse ano no S&H. Mas não importa, li outra vez e continua ótimo! rsrs.

    Ainda continuo me perguntando por que os faraós se deram ao trabalho de construir as pirâmides. Por capricho tenho certeza que não foi, para servir de túmulo acho pouco provável.

    No outro texto Marcelo você citou as medidas da arca da aliança, se não me engano. O que teria de tão importante nela para justificar todo esse trabalho?
    Me desculpe a ignorância, mas é que nunca ouvi falar nela até ler o texto.

  10. Estimado Marcelo, sei que este post não é o lugar para eu dizer isto, mais procurei pelo site inteiro e não achei nada que tenha um contato ou algo parecido. A muito tempo acompanho o blog, mais sempre a “oculta” não comentando nada, mais lendo com muito gosto tudo que se é publicado! Ao mesmo tempo que agradeço por tanto material maravilhoso que você coloca a disposição, venho pedir um “socorro” para ti, pois a muito comecei de um modo errado a aprender certas coisas e queria seguir certo esse caminho! se possivel, eu deixei meu e-mail ai, por favor me retorne algo, quero muito aprender sobre kabbalah, tenho alguns materias explicando algumas coisas, mais queria muito seguir o caminho certo. Desculpe se disse algo errado ou se pareço errado ao fazer isso.

  11. Para mim só tem uma explicação: extra-terrestres! Não existe outra possibilidade! A perfeição do corte dos blocos, coisas que só seriam possíveis, ao meu ver, com raio laser! As pirâmides são UM dos pontos de entrada de energia no planeta por isso foram construídas com tamanha maestria.

    Abraço

  12. E pra que realmente servem essas belezinhas !?
    São câmaras iniciáticas? São ruínas de civilizações anitgas? São… o que exatamente?

  13. DD, você acredita que elas estavam lá há mais tempo do que é dito? Antes da civilização egípicia?

  14. Certamente estavam providos de uma força estranha aos humanos(por enquanto).
    E terem herdado tal conhecimento de uma outra civilização também desconhecida de nossa história, embora os mitos racionais de nosso tempo trave o pensamento humano, achando tal comentário, no mínimo, soar como ridículo.

    Paz e conhecimento a todos.

  15. muito bacana toda a calculeira!

    aceitar sem questionar… se era para ser assim pra que teríamos todo essa capacidade intelectual??

    e quando dizem que você só usa 10% de cérebro e você acredita… bam! você só usa 10% mesmo!

    marcelo… você queria dizer técnicos melhores que os formados pelo senai… que são os caras escolados em ferramentaria, mecânica e tals??

    de qualquer forma… a visão de toda a construção que o seu texto proporcionou foi dahora! =)

    boa!

  16. Esse post é muito legal. Eu indiquei ele pra todos os nossos irmãos e acabou virando tema do Tempo de Estudos lá na nossa lojinha, rsrsrs… O mistério da construção tem muitas teorias, nós rosacruzes temos as nossas. Abaixo segue um link de um cidadão que diz que sabia como, utilizando-se do magnetismo inerente a todos os objetos sólidos e as propriedades de inversão dos pólos, inclusive construindo um castelo com pedras de várias toneladas sozinho! Bastante interessante, não sei se você já tinha ouvido falar nessa teoria especifica e se ela é ou não real.
    http://www.geocities.com/tioisma2002/magnetismo.htm

    Paz Profunda a todos

  17. Muito bom!!!

    li o comentário do Pablo e vi o que esta ocorrendo com ele tbm esta acontecendo comigo.
    todas vez que eu termino de fazer os exercícios de chi kung (tipo aqueles que vc ja passo) minhas perna fica tremendo.
    isso é normal?

  18. E ai Marcelo,
    Esse post ficou excelente, muito intrigante assunto!!!Alem do post ja aproveitei e li os outros tres outros posts que vc colocou com o AQUI, só nao consegui ler o ultimo pois deve estar com algum probleminha, se possivel de uma olhada pois fiquei muito curioso para terminar a leitura!!!
    Parabens pelo Blog é muito bom msm, entro diariamente nele e sempre acabo aprendendo algo novo!!!

  19. Marcelo, você conhece o Eng. Marcos Geribello? Egiptólogo, Diretor de empresa de Engenharia, formado na Poli (USP) em 66. Vai dar uma palestra amanha 14/10 às 8 da noite na USP – São Carlos com o nome ” A Civilização Egípcia e suas grandes obras de Engenharia”. Interessante…. hehe

  20. Fala Marcelo, primeira vez escrevendo aqui.

    Acho que talvez você se interesse por uma construção de Miami chamada “Castelo de Coral”, feita nos anos 40 por um imigrante nos EUA, chamado Edward Leedskalnin.
    E ele disse que sabia o segredo da construção das pirâmides, mas nunca explicou, ao invés, construiu esse castelo feito com pedras de coral de até 30 toneladas sem usar ferramentas modernas, e foi tudo na verdade feito no mais absoluto segredo e mistério.
    Um link em portugues que explica mais ou menos: (se quiser procura no google)
    http://evelyntorrence.com/byme/castle/index.html
    Abraço

  21. Nem sei se vc vai chegar a ler isso… mas tem uma teoria de um geologo muito interresante. De que os egipcios moeram as pedras fazendo um po de calcario e quando chegaram ao destino simplesmente acresentaram agua formando os blocos. A teoria e plausivel, ate onde sei ele ja colheu algumas amostras mas devido o intemperismo nao se deu pra chegar a nada conclusivo ainda. PS: teclado com defeito, não deu pra colocar os acentos.

  22. Oi Marcelo, parabéns pela matéria, muito boa e principalmente tudo que diz de maneira minuciosa.
    Já leu livros sobre a Piramide ? Eu li um que se chama” A grande Piramide Revela seu segredo” excelente livro.
    Um abraço
    🙂

  23. Por apesar de especulações nunca avistei um extra terrestre não que você diga que são extra terrestre mais se não foram eles e nem os deuses ou o próprio Deus cujo
    o nome é JEOVA não faço a minima ideia de quem seja .
    Se poder responder, meu endereço de e mai esta colocado ai l agradeceria .
    E obrigado pela pesquisa que só tem o intuito de esclarecimento e ter de uma
    pessoa da área é muito legal .
    Obrigdo!!!

  24. Eu gosto muito da teoria dos geopolimeros!

    Se estas “pedras” foram moldadas em seus devidos lugares como é feito hj em dia com cimento, torna tudo muito mais simples!

  25. Muito bem esclarecido, as pessoas realmente acham que somos os humanos mais avançados da história, e acho q tivemos um grande avanço de ignorância até hoje.

  26. Talvez você se interesse pelo livro Akhenaton – A Revolução Espiritual do Antigo Egito.
    Recomendo!

  27. Existem várias pirâmides abandonadas no deserto do Egito. Algumas desabaram, outras ficaram deformadas, e outras sequer foram terminadas devido a erros de projeto. As três maiores, são frutos de muitas gerações da mesma dinastia, que se aperfeiçoaram e não queriam passar isso para as próximas dinastias, para que fosse uma assinatura única. Ao invés de fazer o orçamento de apenas uma pirâmide hoje no Brasil, deveríamos iniciar a construção da primeira, quem sabe daqui alguns séculos, depois de erros e acertos, tenhamos 3 grandes pirâmides que deram certo, várias que deram errado, e muitas técnicas novas, e então diríamos, ah, foi assim que eles fizeram! Querer entender como foram feitas as do Egito, apenas estudando esse ‘produto final’ aperfeiçoado (Quéops), chega a ser grosseiro.

  28. Sobre a simulação da construção da pirâmide e dos implementos e tecnologia dos dias de hoje….
    Ainda que não tivesse sido levado de caminhões e sim de TREM(o que seria muito mais rápido..e tivesse sido usado as cremalheiras para pegar e elevar os blocos até seus devidos lugares(seria possível)…AINDA SIM….seria uma doidera…IMPOSSÍVEL de ser realizado hoje..sequer nos tempos farônicos.
    Fica claro(MAIS UMA VEZ>>affffhh)que se trata de tecnologia ET…parceria com Seres de outros Mundos..o eletro – magnetismo e a Energia Taquiônica…

  29. Irm.´. Marcelo,
    Teu texto é gostoso de ler, flui muito bem… As pontadas de ironia sao espetaculares e emprestam leveza à leitura. Parabéns.
    Moro no Peru há tres anos, e tive a oportunidade de conhecer Valle Sagrado, Macchu Picchu, Chan Chan, Huacas del Sol y de la Luna, Paracas… Também conheco Chichen Itza e XCaret no México. Tenho concluído em todos estes lugares que qualquer explicacao que se busque, sempre soará simplista demais.
    Desde os “escravos empurrando pedras” até às “naves alienígenas” que alteraram o DNA do homus erectus. Creio que nunca sairemos do terreno da especulacao. E realmente, nao importa.
    O que sim importa, e que me deleito com teus textos, é tua provocacao para que usemos cada vez mais os “filtros”, buscandoa verdade, nao aceitando os dogmas ou as verdades pré-concebidas.
    Tu faz pensar. E isso por si só, já é uma grande vitoria.
    Tríplice quebra-costelas…

  30. Adorei todo o texot. muito bem conseguido. Parabens pelo todo trabalho, pesquisa e dedicaçao.
    sendo verdade ou nao o auxilio de forças exteriores (ET´s) tb numca creditei que fossem puxadas ou empurradas tais pedras.

    tal como acredito que nos nao estamos sozinhos. nao somos unicos….. qui ça????

    Apesar de ser importante perservar as piramides enao so, o Governo Egipcio devia deixar investigar corretamente a historia das piramides e dizer a verdade nua e crua a td gente

    mts parabens pelo trabalho

  31. Dizem que a Esfinge mantém o segredo da humanidade. Coisa que ouvi de um estudante da Eubiose. Tem algum post dedicado somente à ela? Vou procurar

  32. DelDebbio,

    Tem publicação de texto seu sem as devidas apresentação das fontes. Tentei denunciar mas não consegui.

    xxxxxxxxxxxxx

    @MDD – ao longo de 8 anos, eu ja perdi a conta de quanta gente copiou/plagiou ou repostou sem créditos os meus textos; depois do facebook entao.. e com o whatsapp… ja era… Cada post deve ter sido copiado umas 50-60 vezes no minimo, mas eu prefiro pensar “pelo menos a informação está certa; melhor do que o maluco ficar falando besteiras no site lá…” pelo menos a informação espalha e facilita a vida do Sagrado Anjo de voces em encontrar os textos…

  33. Deixe dar-me os parabéns por este excelente texto e principalmente pelo seu trabalho de pesquisa.
    Conseguiu fazer mudar a minha forma de encarar esta questão das pirâmides. A sua exposição levanta questões pertinentes pela forma “gráfica” com que expôs exaustivamente cada uma das (principais) fases da construção de uma pirâmide e de tudo o que isso implica.

    Muitos parabéns pelo excelente trabalho…
    (vou guardar o seu texto. Ele é valioso)

  34. Fantástico texto, um dos mais lógicos e inteligentes que já li a respeitos das piramides egipcias. Gostaria apenas de fazer uma pequena correção em um dado talvez irrelevante para a maioria dos leitores, mas tendo eu conhecimento na área, farei.
    O helicóptero mencionado no texto MI-26, o maior do mundo, não é americano e sim russo. Já o maior helicóptero americano é o Sikorsky CH-53E Super Stallion, com capacidade de payload de meras 9 toneladas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas