Falaremos da palavra magia e de seus possíveis equívocos. A vida inteira, que se está manifestando em todas as ordens neste mesmo momento, é desta forma uma função permanente de magia, ou seja, que a realidade na qual vivemos é mágica. Nesse mesmo sentido nossa atuação nela também o é, de modo natural, e a participação do homem neste processo é parte integrante do próprio processo. A vida e nossa existência se estão fazendo permanentemente e nós podemos participar ou influenciar nela de acordo a determinadas pautas, relacionadas com certos ritos especiais. Pois no caso do rito sucede o mesmo que com o símbolo: conquanto toda manifestação é simbólica e igualmente a vida um perpétuo rito, no entanto existem certos símbolos e ritos particulares que em forma mágica atuam sobre nós, sempre que o sujeito que pratique determinados exercícios se encontre no estado adequado para os realizar e sejam sensatas e sãs suas intenções. A Tradição Hermética trabalha constantemente com símbolos e também utiliza determinadas “cerimônias”, para vivificar esses símbolos trazendo-os assim ao plano da ação. Determinados “métodos”, gestos ou formas de trabalho, capazes de promover em nós, e em nosso meio, determinadas situações e energias aptas para serem moldadas por uma vontade lúcida e retamente ordenada na triunidade Verdade-Beleza-Bem.
Respostas de 9
muito legal o texto!
Caro Del Debbio,
Este texto foi escrito por você?!
Pergunto, pois ele difere muito do seu tipo de linguagem característica.
Mesmo concordando com a idéia principal do texto, tenho que falar que ele esta confuso e um tanto estranho para mim que sou leitor contínuo de seus textos.
Era isso…
@MDD – Não… neste blog a maioria dos textos são de amigos e conhecidos meus, meus posts costumam sair primeiro no Sedentário. Ás vezes, quando é algum post mais “advanced teoria da conspiração” eu prefiro postar aqui mesmo.
Marcelo,gostaria de saber se como há pessoas q conseguem ver e ouvir mais doq os ditos “normais”,não poderiam a ajudar na comprovação da existência ?Nas ordens,há um desenvolvimento de habilidades?Há ligação disso com a ciência é nula?Abçs.
@MDD – Há um tempo atrás, o Chico Xavier fez uma demonstração de materialização com ectoplasma para um repórter, na maior inocência; o fulano divulgou que era tudo charlatanice, uma fraude, que non ecziste, etc, causando um grande problema para os kardecistas naquele período. Muitos anos depois o repórter confessou que as aparições realmente aconteceram e que ele havia mentido, mas desde esta época, a posição oficial dos centros kardecistas/espiritualistas é a de que não precisam provar nada pra ninguém. Os médiuns com mediunidade material (aporte, levitação, telecinesia) mantém estas habilidades totalmente secretas, pois não querem fazer parte do circo de aberrações da mídia. Por outro lado, os cirntistas e céticos não fazem a menor idéia do que estão lidando (o Kentaro, por exemplo, nunca colocou os pés em um terreiro de Umbanda) e acabam generalizando por conta dos ÍNÚMEROS charlatões e fraudes que usam truques para tentar arrancar dinheiro do povo, e assim alimenta o círculo vicioso, afastando os médiuns reais dos cientistas e os cientistas dos estudos sérios.
O mesmo princípio pode ser aplicado à Astrologia. Graças aos retardados dos jornais, todo mundo acha que Astrologia é aquela coisa tosca de 12 signos que não funciona e não tem lógica nenhuma, então pessoas inteligentes que poderiam estar ajudando a estudar e desenvolvê-la nem chegam perto dela, com um preconceito; os que conhecem preferem usá-la em ganho próprio do que se queimarem querendo mostrar pra ciência como ela funciona, e fica este abismo… nem preciso dizer que os cientistas não fazem a MENOR IDÉIA do que seja astrologia; todos os experimentos que eu já vi na net foram feitos de maneira errada, usando só os 12 signos solares nas pesquisas. Os que foram feitos corretamente (do Gauquelin, por exemplo) funcionaram.
O que vc acha sobre a popularização da magia?
@MDD – a Magia verdadeira nunca vai ser popular… Uma porcentagem MUITO pequena do povo tem capacidade de realizá-la de maneira correta, o restante não tem nem a vontade/thelema necessária para começar a primeira ordália, que dirá se tornarem magistas…
Marcelo, gostaria de saber se caetano veloso e amigos tinham algum ensinamento ou contato com alguam ordem ou grupo de misterios.. suas canções sao muito fortes e de conteudo revelador.
@MDD – Até onde eu sei, não… aqui no Brasil, tem o Raul seixas, Rita Lee e Zé Rodrix, mas com certeza têm mais autores com conhecimento… é que não sou muito fã de música brasileira, então acabo não prestando muita atenção nelas. Me falaram que as músicas do Jorge Benjor têm alguma coisa esotérica (é dele a Tábua Esmeralda, ou Hermes trimegistrus, ne?) e tem também um outro esotérico que canta o “segundo sol” que faz parte de alguma fraternidade (já viu que sou péssimo pra lembrar nomes de cantores, hehehe).
“A vida inteira, que se está manifestando em todas as ordens neste mesmo momento, é desta forma uma função permanente de magia, ou seja, que a realidade na qual vivemos é mágica.”
O Calvin (dos quadrinhos mesmo) já dizia: “O Mundo é Mágico!”
ps. compilei 3 anos dos (melhores) posts do meu blog em um PDF: http://textosparareflexao.blogspot.com/2009/10/livro-evolucao-desconhecida-e-outras.html
Olá Marcelo. Eu estou interessado na confecção do meu mapa astral, participando da hospitalaria, porém tenho uma dúvida.
Em minha certidão de nascimento, a hora do meu nascimento está as 7:20, porém creio que nasci em horário de verão. Isso interfere na confecção do mapa astral certo?
@MDD – Sim, tem de encontrar a hora real, mas fica tranquilo que eu faço isso pra você. Me passe o horário que estava marcando no relógio que a gente faz o resto.
Conhece alguma Ordem Iniciática que realize um estudo e prática de Hermetismo baseado no Neoplatonismo tardio?
grande MDD,entre idas e vindas nessa coisa de magia,muitas maneiras de descreve-las são nos dada,até pq,a verdade é incomunicável na linguagem da razão,já vi você dizer,que a magia é realmente fazer as coisas e as senti-las,e os não iniciados,acordam,tomam café,vão trabalhar,chegam em casa,assiste faustão,fazem sexo,e dormem de novo,porém tudo isso no automático,e o mago sente cada processo…essa semana conversei com uma entidade de ogum,que me disse que eu estava completamente errado na minha loucura de correr atras da verdadeira vontade,subjulgando as regras pré estabelecidas do universo (foi a maneira como eu o entendi) então no caso,devemos fazer todas essas coisas que as pessoas fazem no automatico,só que sabendo que o pq de fazer elas,no caso,a magia é uma especie de entender seu roteiro na vida,e a partir disso executa-lo da melhor maneira possível????então,independente de querer se tornar um heremita,precisamos voltar de onde fugimos,para o profano,só que desta vez fazendo a coisa certa conscientemente,mesmo que sejam coisas como assistir o faustão com seu pai,mesmo querendo estar meditando naquele momento,mas simplesmente pq a minha missão ta ali com ele de alguma forma,a missão de trazer amor pro coração dele e inclusive as pessoas que não gostam mais de mim,pois plantei dor,mas tenho que recuperar o karma,preciso simplesmente voltar e colher apenas para ficar quites???isso seria também um resumo das ordálias????pq parece que eu não tenho o direito de mudar as regras que regem o universo,mas sim seguir conforme a força dele???e dai,onde fica o teatrinho da magia cerimonial nesse contexto de lei e ordem que é o universo????é tipo reafirmando a lei e a ordem????