A Origem dos Símbolos do Natal

Embora quase todas as pessoas vêem o Natal como um feriado cristão, a maioria dos símbolos e ícones que nós associamos com celebrações de Natal realmente são derivados das tradições xamânicas, dos Povos Tribais da Europa Setentrional. A ICAR, no seu rolo compressor cultural, foi absorvendo e modificando estas tradições para se adequarem aos seus mitos e o resultado é uma festa cheia de símbolos os quais não temos a menor idéia do que representam.
O Natal sempre marca o solstício de inverno (hemisfério norte). É nesse período que os xamãs, até hoje, realizam rituais de passagem para um novo ciclo anual.

Rituais que incluiam o consumo de um cogumelo sagrado para essas pessoas, um cogumelo branco e vermelho conhecido como Amanita Muscaria. Estes cogumelos geralmente são vistos em livros de contos de fada, associados com magia, duendes e elementais. Isto é porque contêm compostos enteógenos potentes, semelhantes aos do Chá de Santo Daime, e foram usados na antiguidade pelos xamãs para introspecção e experiências transcendentais. A maioria dos elementos importantes da celebração moderna de Natal, tal como Papai Noel, Árvores de Natal, Rena Mágica e o dar de presentes, originalmente são baseados sobre as tradições cercando a colheita e consumo destes cogumelos bem sagrados.
Os cogumelos de amanita muscaria crescem apenas sob certos tipos de árvores, principalmente abetos e sempre-verdes. Os bonés de cogumelo são a fruta do mycelium. Os celtas chamavam estes cogumelos de “a fruta da árvore.”

Estas Pessoas ficavam surpreendidas em como estes cogumelos mágicos saltavam da terra sem qualquer semente visível. Consideraram isto “nascimento da virgem” ter sido o resultado do orvalho da manhã, que foi visto como o sêmen da divindade. O ouropel de prata (ou em sua versão mais moderna, aquelas correntes de lâmpadas) que nós cobrimos sobre nossa árvore de Natal moderna representa este fluido divino (o “fio de luz” que desce dos céus até a terra para gerar a vida).

As Renas
Existia uma tribo na antiga Sibéria chamada O Povo das Renas.
As renas eram para os siberianos o que o búfalo representa para os nativos americanos; forneciam alimento, protegendo, vestindo entre outras necessidades eram também consideradas a manifestação do Grande Espírito Rena, invocado pelos xamãs para resolver os problemas do povo. Nas suas jornadas xamânicas, ele viajava, em transe, em um trenó de renas voadoras, tal qual os Egípcios realizavam suas projeções Astrais sobre o Barco de Ísis.

A Viagem do papai Noel
Quando era tempo de sair e de colher os cogumelos mágicos, os xamanes antigos vestiriam-se muito como Papai Noel, usando casacos pele-aparados, brancos e castanhos e botas pretas longas
A aparência, a vestimenta, maneirismos do Papai Noel é como o conhecemos hoje vem da coca-Cola. Falarei sobre isso mais adiante.

Os Cogumelos e as Meias na Lareira
O cogumelo de amanita necessita ser seco antes de consumir; o processo de secagem reduz a toxicidade do cogumelo enquanto aumenta sua potência. Sabendo que estes cogumelos devem ser desidratados antes da ingestão cerimonial, seria bom secá-los antes de levá-los para casa. Conforme eles colhiam mais, eles selecionavam uma árvore na região central, e usavam seus galhos para colocar os cogumelos frescos, secando-os ao Sol.
E os cogumelos vermelhos e brancos são os enfeites de Natal mais antigos que se pode encontrar. Mais tarde, o xaman guiaria o grupo para colocar os cogumelos pendurados ao redor do lareira para o fogo secar. Esta tradição é ecoada no moderno enfeite de meias e outros itens pendurados sobre a lareira, onde são colocados presentes dentro.

Estas pessoas viveram em moradias feito de vidoeiro e couro de rena, chamado “yurts.” Algo semelhante a um teepee, a chaminé central do yurt freqüentemente também era usada como uma entrada, pois o acúmulo de neve impedia abertura de portas. Depois de reunir os cogumelos de sob as árvores sagradas onde apareceram, os xamans enchiam seus sacos e retornavam para casa. Desciam pelas chaminé-entradas e compartilhavam com os presentes os cogumelos recolhidos.
A primeira imagem do Papai-Noel associada à chaminés foi pintada em 1666 por Jan Steen, no quadro “Het Sint Nicolaasfeest” (A festa de São Nicolau).

São Nicolau e a Coca-Cola
São Nicolau é uma figura lendária que supostamente viveu durante o quarto Século. Sua seita expandiu rapidamente e Nicholas tornou-se o padroeiro de muitos grupos variados, incluindo juizes, penhoristas, criminosos, comerciantes, marinheiros, padeiros, viajantes, os pobres, e crianças.
Historiadores bem religiosos concordam que São Nicholas/Nicolau realmente não existiu como uma pessoa real, e era em vez disso uma versão Cristianizada de deuses Pagães anteriores. As lendas de Nicolau foram criadas principalmente após histórias sobre o deus teutônico chamado Segura Nickar. Este deus poderoso de mar foi visto a galope pelo céu durante o solstício de inverno, concedendo bênçãos a seus fieis embaixo.
Havia muitos templos à Segura Nickar ou Poseidon, e nesses “personagens” se deu a origem do caráter de São Nicholas da Igreja Católica. Esses templos, mais tarde, foram nomeadas igrejas em honra a São Nicolau. Tradições locais foram incorporadas nos novos feriados cristãos para fazê-los mais aceitável aos novos convertidos. A estes recentes cristãos, São Nicholas tornou-se um tipo de “super-xamã” que foi sobreposto sobre o próprio xamã e práticas culturais.
São Nicolau também adotou algumas qualidades do lendário “Befana de Avó” de Itália, que encheu meias das crianças com presentes. Seu relicário em Bari, Itália, tornaram-se um relicário a São Nicholas.
As imagens mais antigas dele o mostram usando VERDE, que era a cor dos lenhadores, até que em 1886 o cartunista maçom Thomas Nast o retratou usando as vestes que conhecemos hoje (Preto, Branco e Vermelho, as três cores da Alquimia: Nigredo, Albedo e Rubedo). No começo do século XX, a Coca-Cola fez uma campanha maciça de publicidade associando a imagem criada por Nast a seus produtos, já que as cores eram as mesmas de seu logotipo. Muita gente pensa que foi a Coca-Cola quem inventou o design do papai-noel, mas eles apenas utilizaram os desenhos alquímicos de Nast.

A Árvore da Vida e a Estrela Polar
A Árvore de Natal representa a própria Árvore da Vida: Uma Estrela Brilhante em seu Topo, simbolizando Kether, Esferas coloridas ao longo de seus galhos (tradicionalmente são 8 esferas: Hochma, Binah, Chesed, Geburah, Tiferet, Netzach, Hod e Yesod) acompanhadas ou não de Anjos e do ouropel e, finalmente, os Presentes colocados na sua Base, representando todas as dádivas de Malkuth.
A Estrela do Norte também era considerado sagrada, pois todas as outras estrelas no céu giravam em torno de seu ponto fixo. Eles associaram a “Estrela Polar”, com a Árvore do Mundo e o eixo central do universo. O topo da Árvore do Mundo tocou a Estrela do Norte, e espírito do xamã sobe na árvore metaforicamente, passando assim para o reino dos deuses. Este é o verdadeiro significado do Papai Noel fazer sua casa no “Pólo Norte”.

A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do solstício de Inverno e, desde o século IV pela Igreja ocidental e desde o século V pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus, como já visto em post anterior, os líderes do cristianismo, para a formação deste, só tiveram de adaptar as crenças e rituais antigos a um novo personagem: Jesus Cristo. Toda a roupagem necessária para vestir o novo deus preexistia. Apenas fazia-se necessário moldá-la um pouco.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 86

      1. Assim como a Marcela gostaria de saber as fontes. Assim é possível desenvolver mais o assunto tendo mais detalhes! Obrigado.

  1. Marcelo, muito bom o post! Tenho dois comentários:

    1) Não entendi como se deu essa origem de São Nicholas a partir de Segura Nickar e Poseidon. Onde eu posso procurar isso melhor?
    “Havia muitos templos à Segura Nickar ou Poseidon, e nesses “personagens” se deu a origem do caráter de São Nicholas da Igreja Católica. ”

    2) Me parece que o texto foi traduzido, teria como você passar a(s) fonte(s).

    Obrigado.

  2. Esse post (praticamente ele inteiro, eu diria), colocado aqui no Sedentário ao invés de lá no TdC é um convite explícito aos fanáticos religiosos para iniciar uma bela, épica e natalina “Flamewars”.
    Vou sentar e assistir daqui da poltrona. Que abram a arena!

  3. Acabei de ler no Twitter que você ganhou o Top Blog este ano! Parabéns!

    Muito bom o texto. Considerei sempre o Papai Noel como um mero símbolo capitalista, não imaginava que as suas cores possuíam uma relação alquímica primordial. E depois que comecei a acompanhar o TdC, já desconfiava da relação entre a Árvore de Natal e a Árvore da Vida… 🙂 E essa história dos cogumelos eu já escutei antes, não com essa riqueza de detalhes, mas achei que era só papo de hippie maconheiro… kkkkkkkk De qualquer forma, obrigado por iluminar a nossa ignorância.

  4. Parabéns, post muito informativo. Realmente as pessoas mal sabem o que celebram, estão preocupadas com o consumismo q a data representa ou a invenção cristã para fortalecer sua religião.

  5. Hum, @MDD sobre essa escolha alquímica para as cores do Papai Noel, acabei fazendo uma associação com os Três Reis Magos:

    Melchior, o Rei amarelo – incenso (profeta) – Citedro
    Gaspar, o Rei branco – ouro (rei) – Albedo
    Baltazar, o Rei negro – mirra (sacerdote) – Nigredo

    É válido ou estou viajando? Fique em dúvida também porque não aparece o Rubedo – seria esse representado por Jesus ou só não existe por falta de “raça vermelha” nas redondezas mesmo?

    Outro ponto menos relevante é que a fivela do papai noel costuma ser pintada de amarelo (ou dourado) talvez indicando o citedro…

    1. e o catolicismo, com essa mania de adaptar as coisas…adaptou o paganismo romano, criando um monte de santos(Ex 20:4,5), distorcendo a real imagem do que é santidade,uma quantidade imensa de baboseiras e ritualísticas que nem estão na bíblia(crisma, eucaristia, etc)cuja única função é encher a cabeça dos fiéis com uma gama de pensamentos religiosos(o que Jesus nunca aprovou), atentando pro detalhe que nem Jesus e seus discípulos fizeram nenhum desses rituais.. batizam crianças com uma gota d’agua na testa, sendo que o batismo de João Batista e Jesus era um mergulho nas águas e representa um novo nascimento e reconhecimento publico de que a pessoa nasceu de novo, uma decisão que requer tempo e reflexão..e os padres tomam o direito da criança de crescer e aprender que Jesus deu para todos..padres que jugam e sentenciam as pessoas, dizendo que devem rezar 15 pai nosso, 10 ave-marias pra ser perdoado, sendo que a unica coisa necessária é pedir perdão pra Deus, com um coração arrependido…rezar, batizar crianças, água benta, benzer, soltar fumacinha pela igreja, mãe de Deus, beijar pé de santo, idolatrar a mulher que deu a luz ao Cristo(que nada mais foi do que um instrumento de Deus, assim como um cajado e uma mula),comemorar o nascimento de Jesus com um ritual pagão..Se isso estivesse escrito na Palavra de Deus, eu faria com o maior prazer, mas…”Eu amo a bíblia, eu amo tudo nela, acredito em tudo que está escrito nela. Mas só porque você tem uma, não significa que pode continuar escrevendo!” (Mark Driscoll – Por que eu odeio religião?) (Ap 22:18)

  6. Parabéns pela conquista do Top Blog Tio! Que venha 2011 com mais outro milhão de conspiradores e que mais mentes possam serem libertadas da matrix!

    Abraço

  7. Estava fazendo uma cronica de natal e no momento em que ia postá-la no twitter, vi o seu tweet desse post.
    estranha coincidência.
    caso interesse a alguém ler, ela não tem tanto simbolismo e história quanto os posts do tdc mas tem uma crítica no mínimo interessante.

    http://demytrius.blogspot.com

    Abraços!
    e Feliz natal a todos!

  8. Wow, enquanto os demias blog diminuem a produção ,o escriba nos presenteia !
    Feliz natalis solis invictus !

  9. Marcelo, sabe esses cogumelos mais comuns que nascem em bosta de vaca e vivem só nas primeiras horas da manhã?
    Esses também crescem sem semente, sem nada, só com o belo esterco animal, sabes me dizer pq eles são tão tóxicos? Uma vez comi uns 4 ou 6 e comecei a ver tudo azul, todo mundo azulado, parecia que eu estava num desenho dos smurfs

    @MDD – Entao vc descobriu pq os smurfs são azuis? kkkkk

    1. Relaxa que é só o princípio ativo do cogumelo…

      Se for o que eu to pensando (cogumelos amarelados de bosta de vaca) trata-se dos chapeludos do gênero Psilocybe, cujo princípio ativo é a psilocibina/psilocina

      Comê-los ainda frescos dá maior potência a viagem
      Pra terra dos Smurfs então… hUahAUahUAHah

  10. O papai noel, em sua essência é como o voo de um xamã, algo mágico.
    A chaminé era por onde saíam e entravam os espíritos, segundo os xamâs.
    As renas puxando o bom velinho era a visão que os mesmos tinham em suas viagens espirituais. Até na cor do amanita vemos referencia ao velho barbudo. Nada de coincidencia até agora.

    Digamos que era a magia a norteadora da questão.

  11. O papo do Papai Noel e a Coca Cola é bastante conhecido pra quem fuça teoria da conspiração. É verdade. E a empresa foi nascer justo em 1886, incorporando as cores preto, vermelho e branco na personagem.

  12. Chá de Ayuasca, ou Ayahuasca. tem um mistério desse nome ai tb
    O santo daime é uma religião, a mais famosa, a UDV é a que tem mais sócios e a Barquinha que tem menos seguidores, essas são as 3 principais.

    Post fico fera pra caramba, valeu.

  13. A todos os meus amigos, familiares e pessoas com quem convivi um final de ano repleto de bons pensamentos e um ano novo próspero em todos os sentidos.
    Sejamos mais atentos às nossas dificuldades, pelas quais, quando sumariamente nos entregamos, deixamos de fazer grandes descobertas sobre nossa personalidade.
    Sejamos mais severos para com nossas fraquezas, pois é da nossa complacência para com as mesmas que elas podem vir a se tornar vícios. Estes, desde o superficial consumismo até o mais vil e “invisível” vício enraizado em nossas vidas sobre a bandeira das tradições populares, são os grandes causadores da estagnação (ou regressão) moral pela qual passamos.
    Preservem o hábito de procurar por Deus. Não se deixem estar decepcionados com o espiritual simplesmente por não acreditarem ou não confiarem mais no que a Igreja Católica Apostólica Romana vos faz engolir quietos. Este é um único ponto de vista, e sinceramente o que se pode considerar o mais inadequado por vários motivos, tratando o espiritual como produto da fé cega e tornando o homem em um simples ser submisso. Busquem alternativas. A religião no ocidente por muito tempo foi tratada como política e arma de manipulação dos povos, porém alguns bons e velhos obreiros velaram pelos antigos cultos resguardando-os para o nosso bem. Mais uma vez, não se deixem ficar decepcionados por não concordar com o ponto de vista de uma única instituição.
    Nesta época de festas, lembremos que o objetivo destas grandes comemorações há muito se tornaram apenas estratégias comerciais e que o sentimento de união, paz e felicidade transmitido por toda essa alegoria não passa de um embuste para um cada vez maior ufanismo consumista. Busquem no espírito de humanidade algo bom para oferecer a sim mesmo como reflexão durante os momentos de cogitação que essas datas trazem e usem as respostas (ou possivelmente as perguntas!) como material de ignição para novas buscas no ano que se inicia.
    Meus sinceros votos de prosperidade.
    João Carlos H S Freitas

    [Meu pequeno resumo das lições que tive no TdC durante esse ano repassada a todos os meus contatos como um incentivo a buscarem o “religare”.]

    1. Gostei muito da sua reflexão!De todas a que mais achei coerência! Gostaria apenas de acrescentar que é triste ver como as pessoas SE PERDEM nas propostas e discussões e literalmente chegam EM LUGAR NENHUM…ficam abssolutamente perdidas e com aquela sensação triste e anfustiante de “poxa…e agora…no que a gente vai acreditar?”
      A questão não é: O que a igreja Católica e o Capitalismo fez com a nossa cabeça. A questão fundamental é: AONDE ESSE PAPO TODO VAI NOS LEVAR e o que vai nos acrescentar enquanto seres humanos pensantes e em busca do equilíbrio e da tal felicidade…
      Toda suposta religião e similares é uma tentativa de ajudar o ser humano nessa busca incessante…mas como somos MUITO INTELIGENTES e estamos sempre discordando e reinventando do nosso jeito, espiritualistas viram esotéricos, que se encantam por “poderes mágicos” e acabam ficando DOIDAÇOS nas UDVS da vida, achando que são mais politicamente corretos que os heepies (é assim q escreve isso?) dos anos sessenta, só porque ta tudo legalizado! MAS……………………..Ninguém tem chegado a lugar nenhum DE VERDADE e continuam lotando consultórios psicanalistas ou assumindo suas loucuras individuais e frustrações mil…
      Fumei muita maconha …fiz muita viagem astral…incorporei coisas no espiritismo…cheguei a um alto grau na Ordem Rosaecruz…. tomei O Vegetal na UDV…levitei em cursos de Controle Mental…enfim: FUI FUNDO! Mas quando precisei de verdade de UM APOIO FÍSICO/MENTAL/ESPIRITUAL, encontrei numa outra coisa muito mais simples do que minha vã intelectualóide inteligência voraz imaginava…JESUS! E isso Ñ TEM NADA HAVER COM RELIGIÃO! Ele É O CARA! Tudo que houve de importante ELE FALOU, e falou simplesmente…ensinou e mostrou na prática! O resto…é só cópia enfeitada!
      Agora a minha pergunta pra quem ta lendo isso é: Vc conhece esse JC ou só ouviu falar…tipo de ouve falar de uma banda ou um livro q ñ é muito legal e ai nem se interessa?Se ñ quer se MANADA, MATRIX, então ñ se perca em conversas que
      vão te deixar ainda mais vazio…EXPERIMENTE JC e veja, sinta o que é VIAGEM DE VERDADE…COM PORTO SEGURO!

      @MDD – isso tem uma cara de comentário fake de Igreja Evangélica… desculpa ai Alice, mas de que Jesus voce esta falando? porque se voce chegou mesmo aos “altos graus da RC” entao voce conhece o Jesus Histórico e muito do que eu já falei por aqui… qualquer um que tenha chegado nesses graus não vai ter uma recaída e abraçar o Jesus fake das igrejas que abundam…

  14. o natal é uma colcha de retalhos mesmo é azevinho, guirlanda, etc.

    algumas coisas eu já sabia, mas outras coisas nunca tinha ouvido falar.

    e como eu nunca fiz o link da alquimia com o papai noel? rs

  15. Parabéns pelo top blog, Marcelo! Bem merecido!

    Ótimo post para começar esse natal.
    E muito obrigado pelas lições desse ano!

    Assim que me for possível, farei seus cursos.

  16. Muito bom. Realmente eu (e eu acho que um monte de gente tambem) nao sabia da onde vinha os costumes.

    Parabens pelo post e feliz natal.

  17. Comemorar o nascimento de cristo ninguem comemora, gastar horrores com presentes a pessoas que nem convivem direito virou a obrigacao mundial,

  18. Ponto pro Marcelo!

    Olha a Superinteressante aí, batendo praticamente na mesma tecla:
    http://super.abril.com.br/historia/verdadeira-historia-natal-446723.shtml

    Marcelo! Nada melhor que esse post pra te agradecer pelo trabalho bacanésimo que vem desenvolvendo. Todo final de noite, mesmo cansada, eu acesso a net e faço questão de acessar o TdC. Tem o Projeto Mayhem, que tem muita gente legal trocando conhecimentos, e eu é claro sempre aprendendo e colaborando na medida do possível. Muito legal mesmo. Parabéns!

    E por que não, Feliz Natal (hohoho) pra vc e família. E que 2011 seja um ano promissor pra vc. Abração!

  19. Santa Sincronicidade! Acabei de dar um cogumelo Amanita de Pelúcia para minha namorada, aquele do Mario Bros. Quando o vi vendendo soube logo que era esse que ia comprar, é impressionante como esse cogumelo (amanita muscaria) é difundido no imaginário profano, que nem tem ideia do poder que eles tem.

  20. O mais interessante disso tudo é que apenas crianças são induzidas a acreditar no Natal (com todas as suas representação e simbologias por trás disso tudo) e quando crescem descobrem a “mentira” por trás disso e inconscientemente abandonando toda essa rica simbologia e tradição. Mais uma vez a igreja manipulando e escondendo até aquilo que já foi manipulado. Eles sim são grandes conspiradores, querendo cegar a todos da luz da sabedoria.

  21. Achei muito interessante todas essas informações. Mas acho q teria mais credibilidade se fossem citadas fontes, pq senão isso tudo apesar de fazer sentido, pode não passar de uma simples invenção de uma cabeça doida anti-igreja católica. Hehehehe

    Mas claro, com certeza a Igreja deve ter mudado e adaptado muitas coisas mesmo.

    @MDD – as fontes deste texto são Verdana e Arial, embora às vezes dependam da configuração de cada navegador.

  22. Post muito interessante,eu já conhecia algo à respeito deste tema ,agora vejo quão tolas são as pessoas que se submetem ao culto do Natal,é realmente uma pena que muitos não tenham acesso à esse tipo de informação.Conheci agora seu blog e o parabenizo pela qualidade de seu conteúdo. 🙂

  23. Cara, você acabou com minha inocência… São Nicolau não existiu…

    Putz, to notando que o Natal é um feriado cheio de ironias crueis… Jesusrouba o Natal de Mithra, Papai Noel rouba o Natal de Jesus…

    Agora, eu descubro que estava enganado esse tempo todo.. não só Papai Noel não existe, como a própria fonte dele, São Nicolau, é uma ficção pras mentes tbm infantis…

    Última ironia: putz… gostei dessa imagem de São Nicholas, com as criancinhas inocentes correndo pra ele… bons tempos aqueles pra ICAR, hoje dia vemos o contrário…. hehehe

    Feliz Dies Natalis Solis Invicti para todos,
    especialmente para as egregoras do aniversariantes esquecidos…

  24. marceldo,

    em um dos posts vc disse q os judeus nao reconhecem Jesus pq, eles acreditavam q Jesus seria mto rico, e pobre nascido em uma manjedoura.

    no posto ”bota o natal na conta do papa” vc disse q jesus era filho de poderosos, ricos tanto espiritualmente como financeiramente…

    entao, os judeus nao tem conhecimento da verdadeira historia de yeshua? pq se tivessem, o aceitariam como o cristo, correto?

    @MDD – Quais judeus, em que ponto da história, e com que conhecimento? rsrsrs… os cabalistas acham que Jesus foi um profeta tal qual os outros, sem aquela pinta de semi-deus apolônico; os judeus comuns acham que ele era pobre e que o rei da linhagem deveria ser alguém rico e, depois da ICAR, ninguém mais acreditava na versão de Jesus Essênio nas massas… judeus inclusive.

  25. Os cogumelos que nascem nas fezes bovinas são (normalmente) do gênero Psilocybe.
    O gênero Amanita é igual ao dos smurfs (vermelho com pontos brancos) e aqui no Brasil nasce em regiões florestais mais frias/temperadas (no estado de SP, crescem em Campos do Jordão).

    Na Holanda (que são “descendentes” dos teutônicos) o São Nicolau (Sinterklaas) vem de barco, acompanhado pelo Zwarte Piet (Pedro Negro). Qdo criança ficava imaginando da onde ele estaria vindo…Agora faz mais sentido!

  26. Excelente postagem MDD,mas eu fiquei um pouco curioso com essa três cores alquimicas,ja ouvi falar que são cores poderosas,elas tem haver com o sucesso da coca cola,do regime nazista e de tantos outros?ou elas não exercem força alguma sobre as pessoas?

  27. Bem legal DD. Lendo sobre os cogumelos e os xamãs não pude evitar a relação com o livro “Uma estranha realidade”, do Carlos Castañeda. Não sei se você já leu, mas ele fala de seu contato com um índio que usa uma erva para experiências transcedentais, o peiote ou mescalito. Achei as experiências do livro bem difíceis de encaixar pelo espiritismo, se um dia você puder falar sobre o assunto…

    Abraço!

  28. Conclusão: não há fontes?
    Assim você está no mesmo nível da sua odiada ICAR.
    Sem piadinhas sobre ‘Verdana’ e ‘Arial’ por favor.

    @MDD – Conclusão: Há inúmeras fontes, eu que nao estou a fim de divulgá-las no blog. Não gosto da idéia de preguiçosos mentais copiando meus textos em trabalhos acadêmicos e citando minhas fontes como se fossem as deles.

  29. Muito bom…. o wikipedia possui algumas fontes que confirmam as histórias aqui relatadas

    @MDD – Big Shit. Sou muito mais as MINHAS fontes em livros do que a wikipedia rsrsrsrs

  30. Por isso não comemoro o Natal. Acredito que jesus deva até ficar triste de santificarem uma festa pagã. (transformando-a em cristã)

  31. Eu ri da fonte Verdana…
    Queria apenas desejar boas festas pra você MDD.
    Continue esse excelente projeto, abraços.

  32. Em vez de ficar perguntando qual a fonte dos posts do Tio, façam igual a mim: sigam as dicas nos textos e aprofundem-se nos livros recomendados.
    Verão que as coisas começarão a fazer sentido!
    Não virem gado! Evoluam! Aprendam!

    Paz Profunda!

  33. Entendi o que você disse sobre as fontes e até que concordo…

    Proponho discutirmos isso lá no Mayhem, que tal?

  34. BIBLIOTECA É A MELHOR FONTE, E QUANTO MAIS ANTIGA ELA FOR MELHOR.
    É SÓ DÁ UMA CHEGADINHA POR LÁ E FAZER UMA PEQUENA PESQUISA!!!

    MARCELO PARABENS PELO PREMIO!!!!
    VIDA LONGA E PROSPERA!!!

  35. Séculos de doutrinação dá nisso, a maioria dos “índios catequizados” não acreditam que caíram no conto do vigário…rsrsrsrsrsrsr

  36. Olá, gostaria de saber se já foi feito – ou se há intenção de ser feito – algum post a respeito das afirmações contidas na série “Operação Cavalo de Tróia” de J.J. Benítez.
    Obrigado!

  37. Enquanto isso, toda a simbologia e magia que o equinócio possui ficam perdidos no espaço pela globalização das datas com a Europa. Acho que vou comemorar o ano novo só no dia 21 de junho…

    1. Quanto ao comentário da Glaucia:

      Se você preferir comemorar pelas datas do hemisférios sul, fiquei a vontade, mas lembre-se que esse tipo de comemoração cristão leva em consideração também (e principalmente) o calendário astrológico… então a entrada em capricórnio continuará sendo dia 21 de Dezembro, por isso comemoro o solstício e entrada de ano dia em Dezembro, apesar de estar no hemisfério sul

  38. Sei que vou fugir totalmente do assunto, mas não consegui entrar em contato de outra maneira, gostaria de saber o que voce acha do jogo Assassin’s Creed e da mitologia, teorias e simbolismos envolvidos no jogo. Valew!!

    @MDD – Não consegui jogar ainda… eu mal tenho tempo pra terminar o God of war no PS2…

  39. Achei seu blog sem querer a partir do não salvo. Eu estudo esse assuntos mencionado no texto há uns 4 anos, e confesso que muita coisa ai foi novidade para mim. Parabéns pela iniciativa, e passarei a acompanhar a partir de agora.

  40. Os manuscritos de Qumran (que praticamente ignoram a existência de Jesus) e os outros apócrifos, considerados heréticos, têm também influência da Igreja Católica? Como o Evangelho de Tomé, por exemplo, cuja data provável de redação seria do ano 50 da Era Comum?

  41. Oi Tio. Bacana, não conhecia esta curiosidade do cogumelo. Só achei estranho você não ter comentado nada sobre o Deus Mithra e a Festa do Solis Invictus.

    @MDD – Porque eu já falei sobre isso em outros posts. esse é só sobre os símbolos modernos.

  42. Parabéns Marcelo!

    Excelente post desmistificando (ou melhor re-mistificando) um simbolismo que as pessoas estão acostumada a ver, mas não a entender…

  43. Essa são suas explicações. Não quer dizer que isso seja verdade, são meras suposições. Explicações para os símbolos existem aos montes essa é só mais uma.

    @MDD – Claro… explica pra mim entao o que tem a ver chaminés e lareiras com meias, e a árvore ter uma estrela na ponta e presentes na outra? Tem explicações e explicações… as pessoas mais inteligentes vao procurar a que faz mais sentido e tem mais coerência. O resto se contenta com o que o Faustão vai explicar no programa dele.

  44. MDD, bom dia. Uma pergunta que não tem diretamente relação com o post, me estava pra perguntar já há algum tempo:

    Você já contou a história de Yeshua, e todo o processo HISTÓRICO por trás da figura de Jesus, que não tinha relação nenhuma com esse jesus Apolo da Igreja.

    Porém, em diversos textos espíritas, já vi mesmo em alguns textos umbandistas, e vários conhecidos meus, também praticantes do espiritismo, freqüentemente se referem a Jesus, inclusive, em algumas obras, os próprios desencarnados referem-se a Jesus, como uma entidade REAL e PRESENTE.

    Afinal, a quem essas pessoas se referem? Yeshua realmente tem essa influência toda, é apenas “crendice” arraigada nas pessoas (já que você disse que a diferença entre nós e os desencarnados, é simplesmente o plano vibratório, e que eles estão sujeitos também à enganos, preconceitos, etc…), ou é uma outra entidade a qual eles se referem como Jesus apenas para facilitar a compreensão dos encarnados?

    Ficaria bem grato se puder me esclarecer essa dúvida.

    @MDD – Eles estao falando de Xristos, ou “Cristo”, o SAG de Yeshua, que sim, é uma entidade bastante real e presente, mas que não andava na terra vestindo pele e ossos…Essa entidade espiritual que eles falam está no mesmo Plano Vibratório que Buda, os Mestres Ascencionados, Caboclos de Oxalá, Mestres Secretos da teosofia, espíritos Planetários e outros nomes para os mesmos seres…

    1. Excelente, muitíssimo obrigado.

      Heheh curiosamente lembrei de você hoje em uma reunião aqui no trabalho. Após a reunião, o gerente começou a falar de energias quânticas, números complexos, misturar com cabala, oração, megasena… Explicando convicto por A + B como era possível vc ganhar na megasena usando energias quanticas :D. Quando ele mencionou a palavra “quantico” lembrei dos seus comentários sobre o tema.

      @MDD – saravá energia quantica da megasena… ganhei 2 reais nessa mega da virada, pq nao joguei 😉

      1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 2 reis por nao jogar essa foi a melhor mais uma duvida surgil
        voce tem alguma religiao e teologo ou algo assim como aprendeu tudo isso ???/

        @MDD – Nao tenho religiao, mas gosto de estudar todas. Tenho especializações em semiotica, historia da arte e historia das religioes comparadas e mais uns 15 anos de pesquisa sobre mitologias, arquitetura de templos e rituais religiosos. Fui iniciado na magia em 1989 e desde entao, tambem nao parei de pesquisar sobre este assunto.

      2. O HOMEM SE JUGA INTELIGENTE E NAO CONHECE NADA PARA MIM A MAIOR FONTE DE SABEDORIA É A PALAVRA DE DEUS, E NA BIBLIA NAO TEM NADA DE PAPAI NOEL DE ARVORE DE NATAL
        TEMOS QUE SEGUIR A JESUS, POIS FOI O UNICO QUE MORREU E RESSUCITOU, NEM BUDA NEM MAOME NENHUM OUTRO PROMETEU VOLTAR,
        EU ESTOU FIRME, NO QUE JESUS DISSE ” EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA NINGUEM VEM AO PAI SENAO POR MIM ”
        A BIBLIA FOI ESCRITA POR HOMENS MAS INSPIRADA PELO ESPIRITO SANTO, E DEUS NAO IA DEIXAR UM MANUAL MENTIROSO PARA NOS , TUDO QUE EU PRECISO PARA MINHA VIDA ESTA ALI, CLARO QUE LEIO OUTRAS COISAS, LI SEU ARTIGO NAO É MESMO ,MAS A VERDADE MESMO É A PALAVRA DE DEUS
        CRISTAO MESMO NAO COMEMORA NATAL . COMEMORAMOS A RESURREIÇAO, FOI NA RESURREIÇAO QUE CRISTO VENCEU O DIABO

        @MDD – Eu ia deletar esse comment, mas vou deixar passar… olha o naipe do figura “Deus não ia deixar um manual mentiroso para nós”…

        1. Concordo com com o colega, so há um Deus verdadeiro, um caminho Jesus. Eles nunca mentem. Não pedem sacrifícios de sangue como deuses pagans, apenas uma vida boa e honrada, se que está me entendendo! E concorda, e da base para seu artigo, pois, não se vê arvore de natal, enfeites de estrela… E mais, acreditamos que árvores e presentes esta ligada a antiga pratica ( a.c ) de colocar frutas e guloseimas em árvores para atrair crianças e usá-las como sacrifícios a deuses pagãns. Se tem a mente tão aberta assim não deletará esse e- mail.

          @MDD – vai estudar um pouco de historia e da biblia e ve quantos animais Salomão sacrificava por dia no Templo de Jerusalem pro seu deus “limpinho”, depois conversamos, ok? embora pelo seu nivel mental de achar que colocar frutas e guloseimas em arvores seja para atrair crianças para sacrificios, a lavagem cerebral esta em estado avançado…

    2. Tio Marcelo,
      Por favor estou precisando tirar está dúvida
      Eu gostaria de Saber qual a diferença entre um SAG (Sagrado Anjo Guardião) e o Espírito Santo (Simbolizado pela pomba do batismo das águas do Rio Jordão – seria bom se você fizesse só um post falando do arquétipo Pomba). Você disse também que não vê diferença entre o espírito santo e um alienígena no SuperPop – sabendo já que você não acredita em extra-terrestres físicos, gostaria que esclarecesse qual a diferença entre o espírito santo e um alienígena, e se alienígena e extra-terrestre é a mesma coisa. Pq eu queria saber se o Espírito Santo da Bíblia são os alienígenas, e se Xristos, ou Cristo é um Deles, o mesmo para Buda, o Mesmo para o SAG, o mesmo para os Bodhisatwas (que são aqueles que escolheram em não alcançar o estágio de Buda para assim poder iluminar a humanidade) e Atmans, e quais a diferença deles para o Espírito Protetor dos Espíritas, devem haver diferenças eu acredito, por favor me esclareça, ou os Espíritos de Luz ou Espíritos Iluminados, ou Espírito Guardião, gostaria de saber qual a diferença entre Xristos, Buda, SAG, Espírito Protetor/Evoluído/Iluminado/de Luz/Guardião/Anjo da Guarda. Assim como a diferença entre Bodhisatwas, Atmans, Anjos Cabalísticos (Vehuiah, Metratron), Anjos Bíblicos (Rafael, Miguel) (e suas Hierarquias), Caboclos/Pretos-Velhos, Gênios, Mentores, Serenões, Mestres Secretos. E destes 2 grupos para os Mestres Ascencionados (Os quais parece que Jesus Está Incluído, mas não sei se é o espírito de Yeshua Ben Yossef ou o Xristos mesmo)
      Isso me intriga pq os evangélicos são Tocados Pelo Espírito Santo, e eu gostaria de saber se é uma dessas entidades que faz isso mesmo, ou seja se é verdade de fato. Então gostaria de saber quais deles que são Espírito Santo e quais são alienígenas ou outros tipos deste, sabendo como dividi-los. E ainda mais importante: Quais são ENTIDADES que já existiam antes de Nós e quais são EGRÉGORAS CRIADAS por nós e nossos Arquétipos.
      Eu li que Os Mestres Ascencionados estão acima dos Anjos e Abaixo de Deus (“Segundo a hierarquia cósmica, os mestres situam-se entre Deus e anjos” – http://pt.wikipedia.org/wiki/Mestre_ascensionado).
      Por favor ajude pois isso gera muitas confusões.

  45. “A Igreja não é capaz de interpretar suas verdades formadas por símbolos, porque não dispõe de um ponto de apoio fora de si mesma.”
    C.G. Jung

  46. pesquisando sobre hold nickar eu achei um episódio de supernatural em que eles enfrentam uma versão maligna do papai noel

    Supernatural – Episódio 0308 – “A Very Supernatural Christmas”

  47. já tinha ouvido falar da inspiração muscariana para o papai noel
    vermelho e branco… renas… rá. basta um pouco de bom senso e tudo fica claro e límpido como água.
    por falar nisso, acredito que já tenhas estudado sobre o assunto
    e gostaria que me desse sua opinião sobre a função dos enteógenos na origem da razão e da religião nos seres humanos.
    creio que a experiência transcedental estimulada pelos enteógenos tenha modificado gradativamente a estrutura neural dos nossos antepassados até que eles desenvolvessem a razão e, com isso, seu senso de individualidade entre o rebanho e pequenez frente à força cósmica-universal representada pelas forças da natureza.
    no mais, enviei um email sobre o projeto mayhem.
    gostaria que me adicionasse lá também 😀
    abraço

  48. Jesus cristo nao e religiao,ele e a vida!,o homem inventa varios caminhos religiosos tentado emcontrar saida mas so cristo pode ajudar

  49. Poxa essa do Papai Noel eu não esperava. Nunca eu ia imaginar que nem São Nicolau existiu… Me senti como uma criança quando descobri que Papai Noel não existe… A verdade doi rsrs E a história da coca-cola então, eu pensei que fosse lenda urbana.
    Nunca mais vou ver o Natal da mesma maneira O_O

    Mas agora eu fiquei interessado pelo tema xD

    Tio eu li uma vez no livro “a chave de salomão” de Lon Milo Duquette que existe uma espécie de égregora do Papai Noel, que pode realmente conceder bençãos na epoca natalina. É vero?

    Tem algum livro que você possa indicar, ou até mesmo um site, que fale mais um pouco sobre esses antigos “xamãs natalinos” e a “criação” de São Nicolau?

    E esse ano, você está preparando algum post natalino?

    Algum ritual de boas energias para as festas de fim de ano? 🙂

  50. Sou muito grata pelo conhecimento absorvido sobre o verdadeiro significado do Natal. Parabéns Marcelo, pelo lindo post.
    Fica na paz.

  51. Interessante, mas na minha arvore as luzes e mesmo a ponteira, simbolizam a estrela de Belém e a sua forte luz. Ainda bem que minha arvore de natal não é tradiciona, ela é renovada!!!!

  52. Pura besteira desse pessoal “MATERIALISTA”engordando suas contas bancárias com o dinheiro desses trouxas!!O que tem de mais no natal dos catolicos??É lavagem cerebral p todo lado mesmo!!Instituições brincando com o nome Sagrado de um Deus que tudo vê,e voltará p se vingar desses comerciantes da Fé!!

  53. Olá jovem Senhor , não sou mestrado e nem doutorado em nada. Mas , o tempo q tenho de vida me dediquei muito a Cristo , como você o chama de “Xristo” ou Yeshua , entendo a sua visão e meu colega gostei muito dessa versão e gostaria de pedi algumas fontes para ir mais a fundo, em quanto sobre a religião ou não eu respeito , sou Evangélico ” Mensageiro das Boas Novas ” não irei te julga se está certo ou não … Mas , já vivenciei muito “o sobrenatural” , pois vim de uma infância bem escura e cheio de drogas e roubos , roubei mto , trafiquei mto e etc. Estou dando a história para não julga como tds. Respeito ai seu texto assim , curti por isso quero me aprofunda no assunto para não pratica ” o Natal “. Sobre o sacrifício como servimos ao um Deus puro e como nós somos sujos ( pecados tanto em pensamentos como ações ) devemos nos purificarmos. No antigo testamento fazia uma ação de transmissão de pecado sobre o cordeiro e assim matava-se o cordeiro para purifica o povo. E no novo testamento Jesus ( Yeshua ) veio como esse cordeiro mas , como UM ÚNICO SACRIFÍCIO. Bom não tenho nada a debate contigo te respeito e td mais. Só que vivenciei coisas sobrenaturais e reais. Gostaria que o jovem sr. pudesse me ajuda nas fontes , desde já grato
    Shalom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas