A Nave

A nave, por sua estrutura, aparece como uma imagem simbólica do Cosmo. Seu mastro central representa o Eixo do mundo, que vai do zênite ao nadir, e a gávea, que em muitas ocasiões o rodeia circularmente por cima, equivale ao “olho do domo” das catedrais e de todo edifício construído seguindo o mesmo modelo cósmico. Advirtamos que o espaço interior do templo cristão também se denomina nave, sendo esta precisamente um dos emblemas dos pontífices católicos, também chamados “pastor e nauta”. Desta forma, a nave está orientada segundo os quatro pontos cardeais: a direção proa-popa assinala o eixo vertical norte-sul, e a direção estibordo-bombordo o eixo horizontal este-oeste. É também uma imagem da Arca boiando sobre a superfície das Águas Inferiores, contendo os germes de um novo ciclo, pelo que também é relacionada com a copa, a matriz, e por extensão com o coração e a caverna.
Lembraremos que o antigo lema dos marinheiros: “Navegar é preciso, viver não é preciso”, ilustra-nos perfeitamente acerca do sentido profundo da navegação, do peregrinar pelas Águas Inferiores em busca do Centro, simbolizado pela ilha ou continente mítico das origens. Efetivamente, a vida não tem nenhum sentido, nenhuma “orientação”, se ela não está concebida como uma aventura em busca do Conhecimento, para o qual é necessário, como se diz no I-Ching, atravessar as “Grandes Águas”, ou o “Mar das paixões” inerentes à individualidade humana, como se afirma no hinduísmo, e em geral em todas as tradições.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 10

  1. Salve DD
    Uma pergunta meio fora do contexto, estava assistindo a um vídeo do Nassim Haramein sobre o sistema solar em espiral, e isso bate com minhas próprias ideias de que seria impossível ver uma constelação, por exemplo o cruzeiro do sul, o ano inteiro se circulássemos em elipse em volta do sol, o sistema solar em espiral confere mesmo?
    Obrigado

  2. JGrand
    Não sei se posso ajudá-lo… tb conheço esse vídeo e pelo que entendi… imagine que o Cruzeiro do Sul também esta circulando em elipse assim como o Sol esta circulando tb e etc…
    minha dúvida é onde seria o centro da espiral… seria o famoso Big Bang? opu o mastro central que serve de eixo do mundo / universo como MDD colocou neste tyexto?
    Abrazzz
    Norton

  3. Tal centro pelo q falam é Lilith,o tal do centro inexistente(oculto),bem,espero q seja isso q vcs estejam discutindo.
    Esse escrito,a Nave ,me lembrou o conceito de conhecimento do Piaget.
    Abçs.

  4. Estava justamente esses dias meditando sobre a metafora de atravessar as aguas do rio.
    Atravessar o fluxo das aguas… atravessar a correnteza… entrar no barco e navegar pelas aguas, pelas ondas, pelo fluxo do tempo e do espaco, pela vai-e-vem das paixoes, desejos e ansiedades sem-fim… e chegar `a outra margem. Esse eh um dos maiores desafios, mas tambem guarda uma das maiores recompensas…
    No livro Sidarta, de Herman Hesse, um homem resolve passar o resto da vida a beira de um rio. E o homem e o rio conversavam entre si, pois o homem aprendeu a lingua do rio, e o rio ensinava ao homem grandes licoes, dia apos dia. E o homem ajudava as pessoas a atravessar o rio, transportando-as com seu barco.
    Mais para o final do livro ha uma reflexao mto bonita sobre o rio e a vida, e o q o homem aprendeu do rio… e o que acontece depois, entao…

  5. Alguem viu esse video sobre viagem no tempo
    http://www.youtube.com/watch?v=E2sp-clMk8s
    O cara disse que estava em casa como normalmente fazia quando foi telefonar na cozinha. Ali ele viu que havia água pelo chão.
    Então resolveu procurar onde era o vazamento. Ele pegou a caixa de ferramentas e se enfiou sob a pia da cozinha em busca de consertar o vazamento.
    Isso è uma cena deveras estranha para acontecer uma viagem no tempo, mas é isso que o cara alega. Houve um flash e quando ele se levantou, surpreso viu que havia um homem parado na cozinha, bem à sua frente. Era ele mesmo, mas com certa de 70 anos ou mais.
    Os dois se cumprimentaram e conversaram. Sabendo que ninguém iria acreditar naquele fato, o cara pegou o telefone celular e filmou a si mesmo no futuro.
    @MDD – Deve ser fake. Vou repassar pro Kentaro e pro E-Farsas, depois respondo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas