Quando me passaram o link no Facebook eu pensei “pronto, mais um site tosco evangélico cheio de babaquices a la Leo Taxil e Espada do Espírito” mas me surpreendi positivamente. O site Maçonaria e Satanismo é MUITO BOM.
O titulo choca bastante, mas serve para mostrar o quanto as pessoas ainda estão acorrentadas à Egrégora Católica. Para o senso comum, “Satanismo” é o mesmo que “pessoas malignas que cultuam o demônio e matam criancinhas”… para quem estuda o ocultismo e conhece razoavelmente a internet, “satanista” é um adolescente semi-analfabeto ou piriquete vestindo preto, pintando os olhos, acreditando que grunhidos sejam música e postando fotos toscas e imagens roubadas de livros de RPG no orkut, posando de malvados mas alimentados a danoninho… na melhor das hipóteses, servindo de pilha para algum vampiro energético. Mas em essência, a filosofia pregada por Anton laVey não é muito diferente do Hermetismo; só foi (pra variar) mal interpretada.
Vale a leitura de todos os textos. Se o autor puder entrar em contato comigo, fica o convite para escrever uma coluna aqui no blog.
Respostas de 18
Muito bom o ste. o autor merecia uma coluna aquo no TdC.
Nossa esse cara, seja quem for, além de parecer conhecer muito do assunto, tem uma didática muito boa… Esse blog poderia fácilmente virar um livro no futuro, pela forma que vem sido escrito post a post. Fica a dica para a Madras 🙂
Eu teria muitos termos mundanos/ profanos para expressar as minhas opiniões sobre esse blog, mas vou usar termos como “sensacional!” e “incrível!”.
Que achado hein… Concordo com o Raph, didática muito boa mesmo…
Vlws tio…
Muito bom o site!
O autor mostra ter conhecimento sobre o assunto, seria interessante ele ser colunista aqui do site.
Olá MDD!
Se eu for na Loja Rosacruz de São Paulo – AMORC ( aquela da Borges Lagoa ) o pessoal te conhece?Tem a “cabeça mais aberta”?( pergunto pois pretendo me filiar a AMORC e frequentar essa loja e tenho medo de encontrar gente dogmática e que não goste de estudar os temas do site. )
Obrigado!
Illuminys, eu me filiei a essa AMORC faz pouco mais de 6 meses. Apesar de eu ainda estar considerando se essa Ordem “é para mim”, eu posso te dizer que conheci pessoas muito cabeça aberta lá dentro, que me deram bons conselhos tipo
“Por ser uma ordem aberta, a Amorc tem de tudo, desde gente que só quer fazer parte de um clubinho, a gaviões que querem pegar meninas novas, até pessoas realmente sérias nos estudos, que vão te tratar como igual enquanto você demonstrar interesse. Cabe a você encontrar com quem se relacionar”.
Se eu pudesse te dar um conselho seria: se filia para ver como você se sente. Você só vai ser iniciado no Templo depois de um ano estudando as monografias, então não precisa saber de cara se lá é o seu lugar ou não.
Abraço!
Olá Mariana!Primeiramente obrigado pela resposta.Já frequento o Tdc a mais ou menos uns 2 anos.Tenho 15 anos,em janeiro faço 16 que é a idade minima para se filiar a ordem “adulta” pelo que vi no site.Estou pensando em ir dia 17 na palestra para ver como que é a loja.Nunca entrei.Quais outras formas existem para eu ir conhecer e conversar com o pessoal?Na época que eu poder fazer a iniciação eu tiver 17 anos isso me impede de faze-la,vc sabe?
O que me inflenciou a querer entrar a essa ordem,é isso dos 16 anos,o fato de eu não conheçer ninguém para conversar pessoalmente sobre esses assuntos e espero encontrar um maçom dentro da ordem para me convidar quando for 21+ pq acho muito interessante a maçonaria( vc encontrou algum maçom na loja? rsrs).E o PRINCIPAL motivo foi o MDD falar q a TOM é uma das melhores ordens que tem.Acho q o meu caminho é o martinismo,mas ainda tenho que estudar bastante para ver qual caminho escolher como principal.
E tbm espero que o conteudo das monografias tbm seja bom.
Muito obrigado!
“Quais outras formas existem para eu ir conhecer e conversar com o pessoal?”
>>> Olha, eu olhei os horários no site deles e fui num sábado, quando eles estavam abertos. Cheguei lá e saí perguntando e falando com as pessoas, e muita gente me ajudou e me explicou coisas, de boa. Acho legal você ir numa reunião, eu só não fui porque entre trabalho e faculdade eu fiquei totalmente sem tempo esse ano.
“Na época que eu poder fazer a iniciação eu tiver 17 anos isso me impede de faze-la,vc sabe?”
>>> Não sei =(
“E o PRINCIPAL motivo foi o MDD falar q a TOM é uma das melhores ordens que tem.Acho q o meu caminho é o martinismo,mas ainda tenho que estudar bastante para ver qual caminho escolher como principal.”
>>> Bastante mesmo. Ouvi falar que leva uns 4 a 5 anos de estudo sério na AMORC até você ser convidado, mas quem me contou isso pode ter exagerado.
“E tbm espero que o conteudo das monografias tbm seja bom.”
>>> Não vá com muuuita sede ao pote. O conteúdo das monografias básicas é… básico (o que para mim foi um tanto desanimador). Mas se você está mirando na TOM, persevere.
Boa sorte para você! =]
PS – tem maçons lá sim. Aliás, pelo que o próprio pessoal de lá me contou, a AMORC tem de quase tudo. Mas por que você não tenta entrar nos DeMolay primeiro? Você tá numa idade boa pra isso, e lá dentro você já entra em contato com tios maçons.
Comecei a ler e não consegui parar…
Concordei com tudo, praticamente, será que isso é bom?
Bem… continuarei até achar coisas que discorde 🙂
Seria muito bom ter um coluna dele aqui! Está faltando mesmo um espaço para o Satanismo de LaVey aqui no TDC!!
Vejo sempre o satanismo como o coagula da equação cósmica, ou o movimento de receber e não vejo nenhum problema nisso. Concordo plenamente que ninguém tem a obrigação de ajudar outros, mas pode haver a vontade de fazer isso em muitos de nós e é louvável, porque infelizmente, alguns de nós não conseguem sozinhos e precisam de ajuda. No fim, Deus e satã não passam da mesma coisa, vista sob optica diferente. Satã seria o deus interno que promove o desenvolvimento e afirmação do eu e Deus seria a essência que lhe mostra que o interno e o externo são uma coisa só e que não há eu certo além do todo ou infinito, pois Deus é tudo e fora dele não podemos cair… As duas faces da moeda, mas vista de modo diferente do maniqueísmo cristista… Muito se fala em aniquilar o ego, mas o ego é um ponto necessário para a manifestação dentro do círculo do infinito… o infinito por si só não se move, apenas É… Para se manifestar é necessário adotar um ponto de vista, um ego… claro, alinhar esse ego ao infinito já é outra história…
Mas vá dizer que demônio é o conceito de daemon dos gregos e que satã não é nada mais que o impulso de individualidade e vc entra numa enrascada…
Tá queimado, em nome de Jesus, na fogueira da inquisição moderna…rs
Não é de todo ruim… sempre podemos renascer das cinzas, renovados, e prosseguir nossa evolução, ajudando ou não outros a evoluir, seja materialmente ou espiritualmente…
Por isso que acho que o satanismo até certo ponto é falacioso. O site em questão, ao questionar a divindade, se remete a trechos bíblicos escolhidos quase que da mesma forma que um crente. Desconstruir o conceito de divindade assim, com o perdão da expressão, ou é uma falácia intencional ou é uma burrice. Como o autor é bem articulado, acredito na primeira hipótese.
Fisologicamente, psiquicamente e energeticamente falando (ou seja, do ponto de vista de toda nossa essência e corpos e planos possíveis), é impossível viver apenas na individualidade, no “eu” exclusivamente, só no caminho da mão esquerda. O homem é um ser de relação, e viver apenas do satanismo e na recrudescência de um “olho por olho dente por dente” moderno é um contra-senso até do ponto de vista espiritualista.
Mas uma valorização equilibrada do ego, vá lá, isso tem seu valor…
Não posso argumentar com você sobre seu posicionamento, porque não sou satanista, nem mesmo adepto do caminho da “mão esquerda”. Ainda creio que o conselho de nosso amigo Galthama, referenciando ao caminho do meio, o mais prático, menos penoso e mais frutífero, pois é mais difícil de se perder, como há nos excessos das duas outras colunas. Realmente, também acho impossível se viver apenas com as energias de um caminho “esquerda/direita”, pois ambos estão ligados nos atos de receber e doar com o restante do Todo. O que creio ser possível é escolher um deles para agir mais, crescer mais, se focar… Entretanto, creio que o satanismo deve ser compreendido de modo distinto do que é visto, sem a irracionalidade reinante. Nenhum satanista que tive conhecimento “adora” satã, exceto o satã que ele diz ser ele mesmo, sua essência, como um SAG e isso não deixa de ser similar ao Cristo ou Messias interno e aquela frase de Paulo, o Apóstolo, que diz que não sou mais eu que vivo, mas Cristo que vive em mim…
Para mim, satanismo e cristianismo ainda são duas faces de uma mesma moeda e continuo interessado em saber a essência de uma moeda e não a variante de suas faces… Estranho, mas essa aparente dualidade só me remete a “Hen to Pan”…
Piriguete de preto chama-se “Pirigótica”! 😛
93
Enquanto isso….nas Arábias:
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/mulher-condenada-e-decapitada-por-bruxaria-na-arabia-saudita
TFA.’.
93!
Eu não acredito no que eu li neste link da Veja. Isso é ridículo!!!
Uma mulher morta por bruxaria é algo inconcebível nos nossos dias.
Permitir isso é um retrocesso a um período de estupidez sem precedentes.
Não sei se o mais hediôndo é o fato do “crime” ser colocado ao lado de atrocidades como o estupro e o homicídio, ou a probabilidade gigantesca de ela absolutamente não ser uma “bruxa”.
Qual foi a “grande bruxaria” que ela cometeu? Tomou um chá pra dor de barriga? Lavou as mão antes do almoço? Falou durante o sono?
…É vergonhoso isso!
93,93/93
Olá Mariana!Como sou menor dependo de meus pais.Tenho uma tia que fez parte da AMORC por isso meus pais conhecem e aceitam eu me filiar.Estou conversando sobre a DM para ver se consigo convence-los.E em relação ao convite da DM espero a indicação do MDD rsrs.( sei que é meio esquisito poder me filiar a AMORC e não poder na DM rsrs,quero muito me filiar a DM.Pois a AMORC eu posso me filiar depois mas meus pais falaram:”Vamos conhecer a AMORC primeiro depois agente vai conhecendo as outras”,eles não conhecem direito a maçonaria)
Deixa ver se eu entendi eu posso ir na loja da AMORC em um sabado em qualquer horario desde que esteja aberta loja e posso conversar com o pessoal sem ter que marcar hora ou coisa parecida?
Obrigado!