A Lua e as Emoções


Deste tempos remotos que a humanidade dá à Lua uma importância muito grande no comportamento e na vida cotidiana. Os antigos respeitavam as fases da Lua para plantarem, chocarem a criação, etc. Também se atribui à Lua uma influência mística, geralmente de cunho negativo e deteriorado, que diz respeito ao equilíbrio emocional dos seres humanos, sendo que a palavra lunático se tornou sinônimo de desequilibrado mental, em suma. Lunático é todo aquele que, por temperamento, crê e descrê incessantemente, à semelhança do astro do céu em seu trânsito inexorável.
Até o final do ano de 1808 era relatado em muitos boletins que no hospital de Bethkehem, na cidade de Nova York, era comum o costume de bater nos pacientes quando havia aproximação de certas fases lunares, de modo a antecipar as crises mais fortes que poderiam desequilibrar os doentes mais sensíveis.
Também podemos destacar os casos de Doris Gloss, a famosa degoladora de Menlo Park; John Edward Allen, o vampiro de Lancashire Jack, o estripador, que segundo os informes só atacava em noites de Lua Cheia. Mas, realmente será que a lua cheia influência tão fortemente um ser desequilibrado ou sensível?

É evidente que sim e é precisamente claro que a lua torna as moites mais misteriosas e que sua luz tênue é capaz de influenciar o que está abaixo dela. Os desequilibrados classificados como agressivos, piromaníacos, cleptomaníacos, suicidas, esquizofrênicos, etilistas e sádicos, por exemplo, atuam mais frequentemente quando a lua está em fase de crescimento do que quando em fase de diminuição. Os psiquiatras que não acreditam na influência da Lua seria capaz de afirmar que os loucos passam por períodos cíclicos de excitação e depressão. Porém, como se explica o acaso de uma pessoa mentalmente perturbada que teve uma crise aguda na lua cheia conhecer uma nova crise na fase seguinte?
Sabe-se que a ionização e o magnetismo terrestre variam muito com as fases lunares. Será possível que este fervilhar de átomos e elétrons excite consideravelmente os doentes mentais? Leonard J. Ravitz, em 1960, mediu a diferença de potencial elétrico entre a cabeça e o peito de doentes mentais e os resultados variavam dia a dia, além de que, segundo ele, a agitação dos alienados aumentava durante as fases de lua cheia. Sua explicação: “a lua cheia não determina diretamente o comportamento humano, mas, ao modificar a relação de forças eletromagnéticas do Universo, seria capaz de provocar as mais variadas manifestações catastróficas em seus alienados que correspondem inconscientemente às poderosas fases da Lua.
A lua cheia é uma força desconhecida para os homens da Terra, que sabem que atua, mas não sabem o porquê. Ao menos especula-se que a Lua aponta manifestações de nosso equilíbrio emocional – nosso humor funciona exatamente com as fases da Lua.
Diário da Lua
Osho, em seu livro Uma Farmácia para a Alma, coloca-nos a disposição o seguinte exercício, o qual recomendo a vocês para comprovarem o que foi colocado através da experimentação pessoal.
A lua pode ter um grande efeito sobre as pessoas. Então preste atenção e use-a a seu favor. Mantenha um diário durante pelo menos dois meses e acompanhe as fases da lua. Comece com a lua nova e escreva como você se sentiu nesse dia. Continue descrevendo seu cotidiano nas demais fases lunares. Você vai perceber que há um ritmo e que seus humores se movem de acordo com o ritmo da lua.
Quando tiver mapeado seu próprio ritmo com precisão, poderá fazer muitas coisas. Poderá saber de antemão, por exemplo,o que irá acontecer no dia seguinte e se preparar para isto. Se a previsão mostrar que você se sentirá triste, aprecie esta tristeza. Não lute contra ela, use-a, porque a tristeza também pode ser usada.
Fases Lunares
Como adendo, deixo um trecho da apostila A Lua: seus múltiplos significados e atributos, da autora Márcia Mattos, acerca das fases lunares
Lua Nova
Inaugura um novo ciclo. É a semente do ciclo lunar que começa. O mapa astrológico levantado para a Lua Nova é a chave das influências de todo mês lunar que se aproxima. Simboliza um novo impulso ou oportunidade para crescimento. No entanto, o ciclo que se inicia não começa de um só golpe. A princípio, sente-se um alívio ou libertação das pressões do mês anterior, mas aquilo que vai ser desenvolvido durante o mês que se adianta emerge gradualmente. Nessa fase, o que se tenta desenvolver ainda não é um fato real, mas apenas uma possibilidade que precisa ser definida e alimentada nas semanas que virão. Além disso, o início do ciclo é sempre cercado de fantasmas e de assuntos inacabados dos ciclos anteriores. O signo do zodíaco onde ocorre a Lua Nova representa qualidades deste novo impulso e, ao mesmo tempo, o antídoto e as soluções para se eliminar os restos deixados pelo ciclo anterior.
Lua crescente
Indica um crescimento (começado na Lua Nova) que pode ser impedido ou bloqueado por obstáculos o assuntos não resolvidos no passado. Idealmente, esse seria um período para vencer os obstáculos não resolvidos. É, aliás, o que deve acontecer se quisermos que toda a energia a ser liberada durante a Lua Cheia seja aproveitada. O quarto crescente nos aponta um quadro de necessidade de mudança e remanejamento. Se as dificuldades do passado não ficarem esclarecidas aqui e resolvidas ou se o crescimento for letárgico, então a iluminação oferecida durante este ciclo não será completada. Qualquer padrão que foi estabelecido neste primeiro ciclo, de crescimento ou de dificuldade, continuará a ser desenvolvido durante o resto do ciclo lunar. Aqui, o que quer que esteja sendo desenvolvido em nós ou em nossas vidas sofrerá um teste e precisará ser definido claramente e delineado em uma direção. Isto significa fazer opções entre várias possibilidades e alguns padrões habituais antigos. Há emergência, independência, atividade e comprometimento. Não é hora de fugir.
Lua Cheia
Culminam a semente e o potencial inaugurado na Lua Nova. Se tiver sido desenvolvida uma atitude positiva de crescimento e as etapas tiverem sido superadas durante o quatro crescente, então a Lua Cheia trará a realização e a satisfação. Caso contrário, pode trazer conflitos, problemas, aparecimento de uma situação de ansiedade e até afetar a saúde física. A Lua Cheia é um transbordamento. Neste período, deve se atingir o ápice daquilo que vinha sendo desenvolvendo nas fases iniciais para melhor ou para pior, para o sucesso ou o fracasso. Se o nosso trabalho anterior tiver sido bem sucedido, então a Lua Cheia iniciará um processo de usar, ampliar, partilhar e assimilar essas experiências. Se, por outro lado, nossos esforços não tenham sido proveitosos (durante a fase crescente) as coisas não irão acontecer do jeito que esperávamos, porque tinham apenas valor temporário. A Lua Cheia pode nos estimular a abandonar essas situações, relacionamento ou coisa que eram incapazes de preencher uma função positiva em nossas vidas e se soubermos deixá-las, estaremos abrindo espaço para um crescimento futuro no próximo ciclo que se aproxima.
Lua Minguante
Se a Lua Crescente nos desafia a crescer para fora e agir de modo a realizar nossas possibilidades, a Lua Minguante nos desafia a crescer para dentro e a mudar. Qualquer coisa que não se harmoniza com este crescimento interno e essa maior compreensão de nossas experiências, deve ser deixado de lado. O momento aqui é ultra favorável a “insights”. Questionando posicionamentos antigos, poderemos nos abrir para novas idéias e ideais. A última fase deste ciclo, que antecede imediatamente à Lua Nova, marca um período de transição, o período “semente” entre o ciclo que se encerra e o próximo que se anuncia. Durante este tempo, os resultados do ciclo inteiro podem ser revistos, concentrados e resumidos em sua essência para formarem um fundamento de um ciclo futuro.
Por Jefferson Alves

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 14

  1. The lunatic is on the grass.
    The lunatic is on the grass.
    Remembering games and daisy chains and laughs.
    Got to keep the loonies on the path.
    The lunatic is in the hall.
    The lunatics are in my hall.
    The paper holds their folded faces to the floor
    And every day the paper boy brings more.
    And if the dam breaks open many years too soon
    And if there is no room upon the hill
    And if your head explodes with dark forebodings too
    I’ll see you on the dark side of the moon.
    The lunatic is in my head.
    The lunatic is in my head
    You raise the blade, you make the change
    You re-arrange me ‘till I’m sane.
    You lock the door
    And throw away the key
    There’s someone in my head but it’s not me.
    And if the cloud bursts, thunder in your ear
    You shout and no one seems to hear.
    And if the band you’re in starts playing different tunes
    I’ll see you on the dark side of the moon.
    “I can’t think of anything to say except…
    I think it’s marvellous! HaHaHa!”

    1. A maior beleza de pink floyd está nas letras. Elas podem trazer tantas interpretações diferentes que é dificil dizer no que os compositores estavam pensando enquanto as escreviam. E essa é particularmente linda!
      just fittable, my friend, just fittable,

  2. Esse texto apareceu na hora certa, muito bom
    Já li que durante a lua cheia as pessoas bebem mais O.o
    Fora a maré que é visivelmente influenciada pelos ciclos lunares

  3. Como sempre, o Alvorecer sempre dando conhecimentos com tamanha simplicidade quanto importância. Muito esclarecer, sem contar que mostra a importância de determinação em certos momentos. Muito bom pra meditação e parar pra pensar sobre momentos que não se sabem porque estão acontecendo. Espero que continue assim.
    @jeffalves20 – Muito obrigado pelos elogios.

  4. Ótimo texto! Vou providenciar imediatamente o diário lunar da minha namorada! hahaha…
    @jeffalves20 – É meio tenso desvendarmos o mistério da TPM… huauauhauahu

  5. Você compara esquizofrênicos com sádicos????Saiba que sou portador de esquizofrenia,tenho as faculdades intelectivas perfeitamente normais e levo uma vida quase normal.Deixe de ser preconceituoso e desinformado.
    @jeffalves20 – O apontamento realizado foi que os episódios de paranóia e de sadismo, no caso em questão, acontecem mais frequentemente nos períodos lunares crescentes. Não comparei esquizofrenia com sadismo…

  6. Muito interessante. Já conhecia o assunto e creio que há sim alguma influência da Lua sobre nosso comportamento. Interessante notar que a lua influencia a maré (efeito gravitacional sobre os mares ). Por que não haveria de nos influenciar já que somos basicamente feitos de água ?

  7. Não me considero nenhuma das identidades apontadas (não que eu saiba), mas percebi que sofro influencia forte da Lua, talvez por ser de Cancer. A última foi quando houve transiçao para minguante, eu tive uma furia sem motivo algum (aparentemente).

    1. Oi Gustavo, eu tbem sou de cancer, e sofro muito com as influencias da lua.
      Principalmente luz minguante.

  8. Lá ao longe sempre vi a lua
    Em uma caminhada, em casa, na rua
    Minha eterna companheira solitária
    Em qualquer lugar do mundo eu a vejo
    Ela porém nada daqui vê
    Apenas mostra
    Altiva, desnuda e misteriosa
    Escondendo uma face
    Desnuda os segredos de outra
    E traz para mim sua magia
    Ainda que velada
    Abre para os que querem uma porta para o sagrado

  9. Existe algum estudo do tipo? Onde? Porque reamente eu nunca vi nenhum artigo, estudo ou qualquer outro texto associando os atos de pessoas portadoras de distúrbios psiquiatricos com as fases da Lua. Se eles existirem, por favor poste aí pra eu poder dar uma lida. Valeu 😀
    @jeffalves20 – Não se associou os atos, mas a tendência de aumentar/diminuir a quantidade dos mesmos. Além de melhorar sua interpretação textual, estás precisando também melhorar a atenção, pois é citado um pesquisador, Leonard J. Ravitz, que estudou o fato disposto neste comentário (não a sua interpretação errônea do mesmo). Dá uma pesquisada no oráculo que tem alguns textos dele…

  10. Eu sou 1/2 louco, baseado nisso, em verdade vos digo: – O que afeta mais a minha loucura é a falta de dinheiro!!!!!!!!!

  11. O texto é realmente interessante! E já havia notado que em determinadas fases da lua meu humor alterava apesar das diárias meditações que faço! Li em artigos de Mesmer que ele já citava sobre a influencia do magnetismo dos astros nos humanos. Nesta super lua que aconteceu dias 29/30/31 de outubro de 2015 notei que fiquei muito irritadiço sem muito motivo. Bem já venho fazendo este acompanhamento das fases e relacionando com os meus humores, o que a partir de agora trará uma maior vigilia de minha parte nestas fases. Além é claro de reforçar nas minhas meditações e orações nestes períodos.
    Abçs e muita paz a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas