A Liga da Justiça e a Kabbalah


Estava lendo agora de tarde o excelente post feito pelo Yuri no Tudo sobre Magia e Ocultismo e decidi fazer alguns comentários e organizar os Heróis dentro da Árvore. Como vocês perceberão, os 7 Heróis originais da Liga da Justiça são representações arquetipais dos SETE PLANETAS e não das SEPHIROTH, razão pela qual eles estão dispostos no Hexagrama Interno (onde Binah ocupa temporariamente o lugar de Daath).

Nas correlações, temos, como o Yuri bem colocou:
A Mulher Maravilha seria a LUA. A pista fica no próprio nome real dela que é Diana uma deusa romana que é conhecida como Ártemis/ Hécate pelos gregos. Muito do real arquétipo lunar que ela representa foi perdido justamente pelo período que ela foi criada que é na segunda guerra mundial, por isso seu uniforme com a bandeira dos Estados Unidos, um modo expandir o território dos quadrinhos para um público feminino.
O Flash representa Mercúrio. Para quem leu “Pop Magic”, de Grant Morrison, não é novidade que o Flash é uma versão moderna do Deus Mercúrio/Hermes da qual também tem o mesmo nome do planeta, o planeta mais rápido do sistema solar.
O Lanterna Verde. Muita gente pode estranhar que um homem pode representar o planeta que normalmente possui as das deusas do amor, mas esse planeta não tem relação só com o tipo de amor que as pessoas estão acostumadas, mas também o amor ao próximo, isso tem muito a ver com o lanterna verde ou todo esquadrão deles já que o objetivo dos lanternas é cuidar do universo. A cor verde também é a cor do planeta Vênus e também da Sephirah.
Super-Homem. Não é difícil deduzir que ele seja solar; todos os poderes dele advém do Sol e sua história é semelhante a outras divindades solares como Jesus, Hércules ou Apolo.
Ajax. Obviamente o Marciano seria do planeta de Marte, J’onn J’onzz, Ajax ou o Caçador de Marte como um arquétipo do próprio marciano; é um guerreiro e sobrevivente.
Aquaman. Esse é um dos mais difíceis, porque ele sempre foi meio retratado como sendo um herói de segunda linha, e só agora têm tido um destaque maior na DC. Sua respectiva Sephirah é Chesed, que tem como imagem “um poderoso rei coroado”. Normalmente associamos esta energia a Zeus, mas Poseidon é um deus que também reflete esta esfera.
Batman “O Cavaleiro das Trevas” é arquétipo de Saturno, e o contraponto luz/Trevas com o Super-Homem na LJ.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 22

  1. Super interessante esse post! Ja tinha uma certa desconfiança em torno do Flash,que pela vestimenta,fica óbvio a referência à Hermes.

  2. Só discordo do Lanterna pois ele cria a partir da vontade e eu colocaria ele no lugar do Aquaman e a Arqueiro Verde no Lugar
    @MDD – Arqueiro não fazia parte dos 7 originais.

    1. MDD, como assim?
      O Arqueiro Verde foi um dos Fundadores e principais financiadores da Liga da Justiça, ele pode não fazer parte dos 7 mais famosos, mas com certeza faz parte dos originais e principais, o Aquaman inclusive foi um dos últimos a se juntar a Liga… O.O
      Eu tenho uma proposta de organização um pouco diferente que fiz a uns anos atrás da Liga da Justiça:
      Em Malkuth, Robin, pois ele não apresenta nem poder, nem dinheiro e nem nada de especial além de suas habilidades como qualquer ser humano, nem faz realmente parte da Liga, sendo na verdade um arquétipo mais alta da Liga da Justiça Jovem/Jovens Titãs.
      @MDD – Correto. Robin (sem sacanagem) representa a “Princesa” no tarot, ou Malkuth; possui o potencial mas não está desenvolvido. Teria de ser o Robin mesmo, não o Asa Noturna nem os Robins adultos…
      Em Yesod, Zattana, pois ela é ligada à Magias, Ilusões e ao plano Astral.
      Pelos mesmos motivos que você, coloquei o Flash em Hod.
      Em Netzach coloquei a Mulher Maravilha, pois apesar de guerreira ela é ligada a um lado mais feminino e emocional da Liga. Sem falar que ela, principalmente nos quadrinhos, se deixa levar constantemente pelas marés emocionais de seu humor inconstante.
      @MDD – Eu teria de discordar… se for pra colocar na árvore tradicional MESMO, ela teria de ser Hochma, pois é uma Amazona (pense no Arquétipo de Iansã… também dá pra encaixar a tempestade, dos X-man e as Valkirias).
      Em Tipheret assim como você, coloquei o Super.
      Em Geburah também coloquei o Caçador de Marte.
      Em Chesed coloquei Arqueiro Verde/Aquaman. O Aquaman pelos mesmos motivos que você e o Arqueiro Verde pois ele também é um rei coroado, porém do capitalismo, o príncipe das Empresas Queen, que após perder-se em uma ilha, volta e toma conta das empresas de seus pais regulando-a. Seu poder vem não só do Dinheiro mas da extensa cultura e habilidades que ele tem. Sem falar que faço muito a ligação ARQUEIRO verde-Oxossi-Chesed. Ele nunca erra um tiro.
      @MDD – perfeito.
      Em Daath coloquei o Corinha/Lex Luthor. Opositores do Superman e do Batman. Lex Luthor inclusive é o que “Mata” o superman, fazendo dele uma inspiração e exemplo para as pessoas. Lex detém um grande intelecto e conhecimentos gerais. O Coringa pq representa as loucuras a que o Abismo pode te levar.
      Em Binah coloquei o Batman, por ter energias opositoras a do Superman que constantemente se colocam em choque com o mesmo o regulando.
      Em Chockmah coloquei o Lanterna Verde, a tropa não só faz o patrulhamento “cuidando” do universo, ela é uma verdadeira bacia de possibilidas, com todos os tipos de raças e personalidades. E o poder do Lanterna Verde está restrito só a sua imaginação, ao seu poder criativo. Com o Anel e o poder da Lanterna ele cria o que ele quiser criar. O John Stewart, um arquiteto, o Lanterna do Desenho, criava maquinas e estrutras, já o Kyle Rayner, desenhista criava criaturas, animais, punhos gigantes e etc. Característica bem do Caos de Chockmah. Sem falar que a Lanterna é Verde por um motivo: Ela originalmente era Azul, mas dentro dela foi contido o Mal Amarelo que a tornou verde, ou seja, nela estão contidas luz e trevas, bem e mal, assim como no Caos original. Da tropa dos Lanternas Verdes surgiu a Tropa Sinestros(Amarelos), Tropa dos Lanternas Vermelhas(Dominados por uma grande Ira, muito ligados a Geburah), Tropa dos Lanternas Azuis, Violetas e etc… Assim como do Caos primordial da segunda esfera surgem todas as outras. Seria até legal fazer uma árvore da vida só com as tropas.
      @MDD – Pra ser mesmo Hochma do jeito que voce pensou, teria de ser considerado TODAS as cores de todas as tropas. Ai sim estaria OK.
      Eu pelo menos vi dessa forma! =)
      @MDD – Acho que daria para fazer deste jeito que você colocou, com as mudanças de Netzach e Hochma. Muito obrigado pela complementação.

  3. Em uma de várias explicações e segmentos da história, o raio que atinge Flash e causa a explosão em seu laboratório é na verdade a essência da velocidade,.Isso é explicado em quadrinhos de Nova Gênesis, planeta que no Universo DC é a origem dos nossos deuses. Muito interessante o post

    1. Hector, a confusão que você cometeu é comum. O Lanterna Verde a que você se refere é outro Lanterna Verde que inclusive não faz parte da tropa dos Lanternas Verdes.
      O lanterna verde que, comercialmente, foi transformado em Homossexual foi o Alan Scott. Seu poder não vem de Tecnologia Alienígena como a Tropa, mas sim de magia.
      É outro herói completamente diferente que tem o mesmo nome. Apenas isso. É inclusive um Herói secundário.
      mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alan_Scott

  4. Salve DelDebbio!!!
    Que delícia de post para um “teórico da conspiração” e fã de comics!!!!

  5. LOL, desde o comentário que um colega fez no outro post sobre o Batman tambem tentei fazer o “panteão da liga da justiça”. Hoje acordei pensando nisso mas não consegui “encaixar” todas as peças.
    Acertei o Flash, super, ajax e o aquaman.
    Os “flashes” são abertamentes mercurianos. Jay Garrick, o primeiro flash (era de ouro) sempre foi inspirado abertamente na imagem classica de Mercurio/Hermes.
    http://dc.wikia.com/wiki/Jason_Garrick_(New_Earth)?file=Flash_Jay_Garrick_0006.jpg
    Errei a mulher maravilha, pois eu coloquei ela em 2 lugares: lua e vénus. Foi tão automático associar a mulher do grupo com lua e vénus que fiquei sem saber onde colocar o lanterna. Mas a explicação do lanterna verde como vénus (amor não necessariamente romantico) faz muito sentido (além da cor). Então deve ser por isso que escolheram o Alan Scott, o lanterna verde da Terra 2 (era de ouro), para ser reformulado como gay.
    O caminho entre a venus (verde) e sol (amarelo) é a carta “MORTE”. É por isso que o Lanterna verde não tem poder contra o amarelo e o Sinestro?
    MDD, você colocou o batman como binah. Mas porque ele foi arrastado pro “lugar” de Da’at? Eu tive essa duvida também quando tentei fazer o desenho dos “7 pecados capitais”
    tive problemas de transformar 7 (herois, pecados) e distribui-los nas 10 esferas.
    @MDD – Antes de Pitágoras, a imagem da Árvore da Vida como a temos tinha apenas 8 esferas… os 7 Planetas e a terra, representações duplas dos 4 elementos (Fogo – Sol e marte, água – Lua e Vênus, Terra – Terra e Saturno e Ar – Mercúrio e Júpiter) e Saturno ficava na posição que hoje temos como “Daath”. Quando a escola Pitagógica decidiu que 10 era o numero perfeito para representar a Árvore, colocaram no diagrama Keter, Hochma e Binah e “moveram” saturno de Daath para Binah. Como Daath não é uma esfera, mas uma “transição”, podemos entende-la como a porta final que precisa ter ultrapassada… enquanto não a ultrapassamos, não temos acesso às três Sephiroth superiores. Veja também que as três esferas superiores são representadas muitas vezes por Daath (o Velho barbudo, Saturno, Deus Catolico) onde temos aquela confusão dos católicos com o “Deus é um mas é três”.
    Então, quando representamos APENAS os planetas tradicionais, é comum organizarmos o diagrama como um hexagrama.

  6. Eu colocaria o Sr. Incrível da SJA em Malkuth (o cara conhece o espírito da ira divina, trabalha com vários magos, conheceu até um anjo de verdade e continua ateu materialista)… Teimoso pra caramba

  7. Lembrando tbm que todos os Flashes são cientistas por isso a relação com Hod tbm.
    E o poder do Lanterna vem de uma das faixas do espectro EMOCIONAL do universo DC

  8. Sim mas… Onde está o Aquaman? Em que pese as inúmeras piadas, o personagem era um dos mebros fundadores da Liga.
    @MDD – Em Chesed. Ele representa Poseidon.

  9. Adorei os Heróis do Senhor! As vezes a máquina inverte nosso amor por conta própria, não porque queremos, pois não tem com não amar ao Senhor e seu povo. Te desejo um feliz Natal repleto de amor!

  10. Curti muito esse post, Marcelo!
    Atualmente ando fascinado com as relações entre os Arcanos Menores do Tarot e os Decanatos da Astrologia, e gostaria muito de conferir se as associações que fiz casariam com o que foi apresentado sobre a Liga da Justiça e os 7 Planetas (uma vez que já foi mencionado que não estariam associados às Sephirot em si):
    – Mulher Maravilha = 2 de Espadas (LUA em Libra);
    – Flash = 8 de Bastões (MERCÚRIO em Sagitário);
    – Lanterna Verde = 9 de Moedas (VÊNUS em Virgem);
    – Superman = 3 de Bastões (SOL em Áries);
    – Ajax = 3 de Moedas (MARTE em Capricórnio);
    – Aquaman = 9 de Taças (JÚPITER em Peixes);
    – Batman = 8 de Taças (SATURNO em Peixes).
    MOTIVOS (tentei resumir, mas não bloqueei algumas associações pertinentes que me vieram):
    – Mulher Maravilha = 2 de Espadas (LUA em Libra):
    A personagem nasceu de uma escultura criada por sua mãe (influência da Lua) em uma ilha só de mulheres, nos moldes Gregos (artes, filosofia e combate estratégico) e representa a igualdade (Libra) da mulher perante os homens (“guerra dos sexos”).
    – Flash = 8 de Bastões (MERCÚRIO em Sagitário):
    O personagem se move na velocidade do pensamento (Mercúrio), mas toda a sua estética (raio e a cor vermelha, tal qual a imagem no Tarot de Thoth) e personalidade tem muito do elemento Fogo (impulsividade), além de ser o piadista do grupo (um traço bem típico de Sagitário).
    – Lanterna Verde = 9 de Moedas (VÊNUS em Virgem):
    John Stewart diferentemente de Hal Jordan ou Kyle Rayner, foi veterano da marinha e também é arquiteto. Sua forma de cuidar dos outros (Vênus) e até como se utiliza dos poderes do Anel é bem organizada e polida (Virgem), sem toda a imaginação artística de Kyle (2 de Copas, VÊNUS em CÂNCER) ou a impetuosidade de Hal Jordan (4 de Bastões, VÊNUS em Áries).
    – Superman = 3 de Bastões (SOL em Áries):
    A ligação com o signo de Áries já começa por este ser o primeiro dos Super-Heróis dos quadrinhos, além disso, ele é um líder nato e o homem da ação (mergulhando de cabeça e encarando de peito aberto o que tiver pela frente). E por conta de sua criação simples no Kansas (pelo casal Kent), ele personifica toda a Virtude do Cordeiro Manso (o RAM bíblico), o que o faz ser Humilde mesmo sendo Super. Sendo por isso que Grant Morrison o compara a um tipo de Messias em seu All-Star Superman (além do arquétipo Solar ter toda aquela relação com Tipharet da Cabala e tal).
    – Ajax = 3 de Moedas (MARTE em Capricórnio):
    Além da alcunha de o “Caçador” (total referência a Marte) e realmente ser um marciano, ele é muito sisudo e fechado (Capricórnio), e dos membros da equipe é o cara que está mais focado em concretizar as missões (Praticidade, elemento Terra). Ou seja, tem toda a essência de Marte em seu signo de Exaltação (Capricórnio, pouca conversa e “mãos à obra”, sem desperdício de energia com exibicionismos), além de sua terra natal ser completamente árida e seu povo ter fraqueza contra o fogo. O que também me faz lembrar do Aspecto de Quincúncio da Astrologia, em que os signos de Fogo ensinam/transformam/dominam os de Terra, que por sua vez ensinam/transformam/dominam os de Ar (tal qual a Tempestade/Iansã dos X-Men ter claustrofobia, pois simbolizaria o Ar sendo soterrado pela Terra).
    – Aquaman = 9 de Taças (JÚPITER em Peixes):
    Aquaman é o monarca de Atlântida, e possui toda a abundância dos Mares como seu reino, sua sabedoria (Júpiter) vem de sua telepatia que o liga a toda a vida submarina (Peixes).
    – Batman = 8 de Taças (SATURNO em Peixes):
    Apesar de sempre achar o personagem bem Escorpiano… Como até aqui me ative ao critério de associar os personagens com os Arcanos Menores do Tarot e ainda mantendo em mente a essência Saturnina do Morcego apresentada no post, cheguei a conclusão de que Batman estaria associado à 8 de Taças. Cheguei nisso por conta de todo o peso que o personagem carrega pela perda dos pais (Saturno, limitação) aliada a sua obsessão em impedir que mais algum morador de Gotham passe pelo que ele passou (Peixes, em sua gana de livrar a todos da Dor e do Sofrimento). Ou seja, Batman deixou de viver para si, e passou a viver quase completamente em prol de sua Guerra contra o Crime, em quase completa abstinência dos prazeres da vida que, até mesmo pela sua condição social, poderia usufruir tranquilamente.

  11. Gostaria de saber ou talvez ninguém saiba que não importa saber de um jeito normal, como seria incorporar estes heróis por exemplo, Superman, ou ainda segurar o escudo do capitão América, ou soldado Romano, pior era o bloqueio do escudo. A Matrix é brincalhona, mas se eu fosse seu criador, não daria a Matrix original, para ladrões corruptos, eles a tem hoje, mas se houver outra, oculta e se eu não for solitário, e se ……, tudo for uma piada do MDD!!rsrsrsrs

  12. Só para entender de outra forma o que você falou sobre Daath no comentário do Sérgio, ela sendo o Deus católico, quer dizer q para chegarmos ao céu onde a trindade Keter, Hochma e Binah precisamos elevar nosso Deus interior até ser semelhante a ideia que temos do Deus católico?
    P.S.: quero só uma interpretação nesse sentido, sei que temos sempre que procurar ser uma pessoa melhor para evoluirmos e isso se tornar algo natural para nós.

  13. Interessante!! Adoro relações/comparações mitológicas.
    Por acaso Batman pode ser associado a Hades também? Sempre o imaginei como Hades.

  14. Se pensarmos na formação original o sidekick-mascote da Liga da Era de Ouro, o adolecente Lucas “Snapper” Carr, se encaixaria perfeitamente em Malkut. Afinal, membro da lida sem poderes ou identidade secreta e que servia de conexão com os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas