A Kabbalah, o Tarot e a Capela Sistina


Este é o segundo Post da série Michelângelo e a Capela Sistina. Se você ainda não leu a primeira parte, recomendo fazê-lo antes de prosseguir…

A Cappella Sistina é uma capela situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano. É uma das capelas mais famosas do mundo, tanto pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, quanto pela sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli, todos ocultistas.
A capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480. Durante este período, uma equipe de pintores que incluiu Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio criaram uma série de painéis de afrescos que retratam a vida de Moisés e de Cristo, juntamente com retratos papais e da ancestralidade de Jesus. Estas pinturas foram concluídas em 1482, e em 15 de agosto de 1483, Sisto IV consagrou a primeira missa em honra a Nossa Senhora da Assunção.
Mas estes afrescos, na realidade, retratam a Árvore da Vida, uma estrutura hermética e ocultistas que contém imagens e símbolos de todos os arquétipos mais sagrados e heréticos de nossa realidade. Um verdadeiro portal para o autoconhecimento ensinado nas Ordens Iniciáticas e, graças a estes artistas, perpetuado bem acima da cabeça dos Papas.
Cada uma das Imagens foi cuidadosamente projetada para representar aspectos simbólicos e iniciáticos daquela Esfera específica. Como já vimos no artigo anterior, Temos Kether como a representação tanto de Deus quanto do Cérebro Humano.
A Lista completa de correspondências entre as Esferas e as imagens eu estou colocando aos poucos na Wikipedia de Ocultismo que estamos organizando com o Projeto Mayhem.
A seguir, exemplos de dois Arcanos do Tarot e suas correspondências na Capela Sistina.
A Sacerdotisa
Para ilustrar a correlação entre as Imagens e a Kabbalah, vou usar como exemplo a Imagem da Sibila Líbica, localizada em Binah de Briah (Binah no Mundo Emocional), também representada nos arquétipos do tarot como o Arcano II, a Sacerdotisa. Coloquei abaixo as imagens da sibila, do tarot de Visconti-Sforza, do tarot de Marselha e do Rider Waite para que vocês vejam as semelhanças: Neles, a Sacerdotisa é representada como a portadora e conhecedora do livro da Lei, sentada sobre um trono entre duas colunas de um templo, à frente de um véu (Véu de Ísis) e pisando sobre a Lua (a Sibila de Michelângelo pisa sobre a caixa de Pandora, que é uma outra maneira de representar Daath)

O Imperador
O Imperador é representado pela letra HEH na Kabbalah, e sua posição na Árvore corresponde ao Arcano 4 e a Esfera de Chesed, também associada a Hércules no Final da Jornada, Júpiter e Zeus. Como vocês podem notar, a imagem do profeta Ezequiel, retratado em Chesed de Yetzirah, corresponde ao arquétipo de “Pai Celestial” ou “velhinho barbudo poderoso”. Ele também está sentado em um trono de Pedra, com uma das mãos apontando para um cetro e a outra segurando as leis (Rigor e Misericórdia); A figura feminina faz com as mãos os gestos que correspondem às letras VAV e TETH no alfabeto hebraico (Vav liga CHESED a Hochma e Teth liga CHESED a Geburah…). Vav também representa o signo de Touro e teth o signo de Leão (também “coincidentemente” são os dois animais principais derrotados por Hércules em seus 12 trabalhos). Esses detalhes e o encaixe entre imagens, correspondências e significados mostram não apenas que Michelângelo sabia exatamente o que estava fazendo como tinha domínio completo sobre o simbolismo e correspondências na Kabbalah… Michelângelo era praticamente o Alan Moore da sua época (ou vice-versa).

Para quem quiser se aprofundar mais no tema, recomendo os dois ótimos livros da Rosa Maria Bastos a respeito das imagens de Michelângelo na Capela Sistina, “Capela Sistina – A Guardiã dos Segredos de Michelângelo” publicado pela Madras Editora e ” O Tarô na Capela Sistina”, publicado pela Editora Hércules.
Este final de semana teremos o curso de Kabbalah e Astrologia Hermética em São Paulo e no final de semana que vem (24-25) em Vitória-ES; 15-16 de Outubro em Aracaju-SE e dias 29-30 de Outubro o Curso de Tarot e História da Arte no Rio de Janeiro-RJ para quem quiser se aprofundar mais a sério no assunto. Informações no email marcelo@daemon.com.br

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 19

  1. Deixa eu adivinhar: o resto do post ficou como lição de casa para gente completar??? rssss
    @MDD – Estou upando as imagens para a Wikipedia… eventualmente vou acabar fazendo tudo porque odeio coisas incompletas… quem já fez os cursos sabe fazer as correlações, o restante estuda mais kkkkk…

  2. A Sacerdotiza e o Imperador… forma belíssima de recomeçar…
    Espero que as ‘cenas dos próximos capítulos’ não demorem uma eternidade para acontecer.

  3. Li poucos textos seus aqui e no sedentário, mas me despertou interesse sobre coisas que antes desconhecia, ou tratava com certo preconceito. Obrigado por abrir esse horizonte de opções e aprendizados. Tem ideia de quando terá algum curso em Curitiba?

  4. Marcelo, existe um livro de dois médicos brasileiros (vou tentar descobrir o nome do livro), onde eles colocam todas as pinturas de MIchelangelo, Davince e entre outros relacionados com a anatomia humana. A Capela Sistina é a obra mãe par ao livro…o cerebro, figado, cada afresco desses teria uma ligação com uma parte do corpo humano… já sabido por ocultistas.

  5. Que trabalheira! Obrigado, estou adorando essa série, não sou capaz de captar essas referências. Fico maravilhado quando percebo tanto conteúdo em uma imagem.

  6. Queria saber o motivo de não ter publicado a bibliografia…
    @MDD – eu nunca publico bibliografia em nenhum texto; o principal motivo é porque cansei de “academicos” usarem minhas bibliografias quando estava na pós graduação e “esquecerem” de me citar, usando minhas bibliografias como se fossem deles. Então quem está fazendo algum trabalho de mestrado ou doutorado e precisa mesmo saber de onde saiu cada coisa aqui no blog é só me escrever que terei prazer enorme em citar… os outros, podem ler o que escrevi e acreditar ou nao no que está escrito; não faz diferença pra mim.

    1. Acho que o melhor disso,é incentivar a própria pessoa a ir pesquisar.
      Do modo que é fácil achar qualquer coisa hj com a net,um pouquinho de esforço pra conseguir algo é um ótimo exercício.

  7. Tio, vc disse uma vez que no Brasil de antigamente, até mais ou menosuns 30 anos atras, a lavagem cerebral da igreja nas pessoas era muita forte impedindo o povo brasileiro que não tinha condições de ir para fora do país de questionarem o catolicismo, ai fica uma dúvida que ja tenho desde outros posts e se reforçou neste, mais especificamente quando vc diz que os pintores deixaram simbolos ocultismo em suas obras bem debaixo do nariz do papa,a dúvida é a seguinte, se o Brasil até pouco tempo tinha uma forte submição à igreja, creio que na idade média a coisa era bem mais complicada no ocidente, pois havia a santa inquisição e tudo mais, então os ocultistas da época, bem como esse artistas mencionados no posts tinham uma resistencia a esse ideais católicos? ou não e acreditavam em metade da ladainha da igreja? se eles eram contra a igreja em segredo como eles conseguiram questiona la se livrando da lavagem cerebral?
    Bom é isso, grato desde ja, otimo post.
    @MDD – da mesma maneira que fazemos hoje, só que mais difícil porque não tinha internet.

  8. Olá Marcelo !
    uma questão : por qual motivo teria Michelangelo deixado mensagens em seus afrescos? Afronte à Igreja ? Pistas sobre o verdadeiro caminho da Luz ?
    aproveitando: Por qual motivo correlacionar com esses simbolos com o Tarot ? Ele é ligado à alquimia ?
    Grato pela atenção?

  9. Marcelo, essas quatro Árvores da Vida sobrepostas me deixaram intrigado! Por exemplo, Kether de uma Árvore seria exatamente Malkuth da próxima Árvore? Seria como se cada plano tivesse sua própria árvore da vida? Se eu terminar a Árvore de Assiah, começaria imediatamente a Árvore de Yetzirah, ou eu caminharia por essas duas em paralelo?
    @MDD – Isso. Na verdade, estes diagramas são didáticos; apenas para que possamos entender, porque todas as energias estão interpenetradas. Pense em uma analogia com uma TV… todos os canais estão ali ao mesmo tempo, nosso controle sintoniza um de cada vez. Os quatro Mundos são os “naipes” no tarot ou baralho (fogo-bastoes, agua-copas, ar-espadas, terra-ouros) e os numeros de as a dez são as esferas, totalizando os 40 Arcanos Menores (faltam os 16 Arcanos de Corte para completar, que tem relação com a Astrologia). Assim o 10 = 1+1 = 1 = “Deus fez o Homem à sua Imagem e semelhança” e ao mesmo tempo “Deus fez o homem de barro” (Terra) sacou?

  10. A Rosa Maria Bastos fará uma palestra pública no próximo Sábado (20/07/2013) Palácio Maçônico do GOSP a partir das 10:00! Aparece lá Ir.’.!!!
    TFA.’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas