Em fins de 1908, uma família tradicional de Neves, São Gonçalo–RJ, foi surpreendida por uma ocorrência que tomou aspectos sobrenaturais: o jovem Zélio Fernandino de Moraes, que fora acometido de estranha paralisia, que os médicos não conseguiam debelar, certo dia ergueu-se do leito e declarou: “amanhã estarei curado”. No dia seguinte, levantou-se normalmente e começou a andar, como se nada lhe houvesse tolhido os movimentos. Contava 17 anos de idade e preparava-se para ingressar na carreira militar na Marinha.
A medicina não soube explicar o que acontecera. Os tios, sacerdotes católicos, colhidos de surpresa, nada esclareceram. Um amigo da família sugeriu então uma visita à Federação Espírita de Niterói, presidida na época por José de Souza. No dia 15 de novembro, o jovem Zélio foi convidado a participar da sessão, tomando um lugar à mesa. Tomado por uma força estranha e superior a sua vontade, e contrariando as normas que impediam o afastamento de qualquer dos componentes da mesa, o jovem levantou-se, dizendo:”aqui está faltando um flor”, e saiu da sala indo ao jardim, voltando logo após com uma flor, que depositou no centro da mesa.
Esta atitude insólita causou quase que um tumulto. Restabelecidos os trabalhos, manifestaram-se nos médiuns kardecistas espíritos que se diziam pretos escravos e índios. Foram convidados a se retirarem, advertidos de seu estado de atraso espiritual.
Novamente uma força estranha dominou o jovem Zélio e ele falou, sem saber o que dizia. Ouvia apenas a sua própria voz perguntar o motivo que levava os dirigentes dos trabalhos a não aceitarem a comunicação daqueles espíritos e do porquê em serem considerados atrasados apenas por encarnações passadas que revelavam. Seguiu-se um diálogo acalorado, e os responsáveis pela sessão procuravam doutrinar e afastar o espírito desconhecido, que desenvolvia uma argumentação segura. Um médium vidente perguntou:
“Por quê o irmão fala nestes termos, pretendendo que a direção aceite a manifestação de espíritos que, pelo grau de cultura que tiveram, quando encarnados, são claramente atrasados ? Por quê fala deste modo, se estou vendo que me dirijo neste momento a um jesuíta e a sua veste branca reflete uma aura de luz ? E qual o seu nome irmão ?
E o espírito desconhecido falou: “Se julgam atrasados os espíritos de pretos e índios, devo dizer que amanhã (16 de novembro) estarei na casa de meu aparelho, para dar início a um culto em que estes irmãos poderão dar suas mensagens e, assim, cumprir missão que o Plano Espiritual lhes confiou. Será uma religião que falará aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmãos, encarnados e desencarnados. E se querem saber meu nome, que seja este: Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque para mim não haverá caminhos fechados. O vidente retrucou: “Julga o irmão que alguém irá assistir a seu culto” ? perguntou com ironia. E o espírito já identificado disse: “cada colina de Niterói atuará como porta-voz, anunciando o culto que amanhã iniciarei”.
No dia seguinte, na casa da família Moraes, na rua Floriano Peixoto, número 30, ao se aproximar a hora marcada, 20:00 h, lá já estavam reunidos os membros da Federação Espírita para comprovarem a veracidade do que fora declarado na véspera; estavam os parentes mais próximos, amigos, vizinhos e, do lado de fora, uma multidão de desconhecidos.Às 20:00 h, manifestou-se o Caboclo das Sete Encruzilhadas. Declarou que naquele momento se iniciava um novo culto, em que os espíritos de velhos africanos que haviam servido como escravos e que, desencarnados, não encontravam campo de atuação nos remanescentes das seitas negras, já deturpadas e dirigidas em sua totalidade para os trabalhos de feitiçaria; e os índios nativos de nossa terra, poderiam trabalhar em benefício de seus irmãos encarnados, qualquer que fosse a cor, a raça, o credo e a condição social. A prática da caridade, no sentido do amor fraterno, seria a característica principal deste culto, que teria por base o Evangelho de Jesus.
O Caboclo estabeleceu as normas em que se processaria o culto. Sessões, assim seriam chamados os períodos de trabalho espiritual, diárias, das 20:00 às 22:00 h; os participantes estariam uniformizados de branco e o atendimento seria gratuito. Deu, também, o nome do Movimento Religioso que se iniciava: UMBANDA – Manifestação do Espírito para a Caridade.
A Casa de trabalhos espirituais que ora se fundava, recebeu o nome de Nossa Senhora da Piedade, porque assim como Maria acolheu o filho nos braços, também seriam acolhidos como filhos todos os que necessitassem de ajuda ou de conforto. Ditadas as bases do culto, após responder em latim e alemão às perguntas dos sacerdotes ali presentes, o Caboclo das Sete Encruzilhadas passou a parte prática dos trabalhos, curando enfermos, fazendo andar paralíticos. Antes do término da sessão, manifestou-se um preto-velho, Pai Antônio, que vinha completar as curas. No dia seguinte, verdadeira romaria formou-se na rua Floriano Peixoto. Enfermos, cegos etc. vinham em busca de cura e ali a encontravam, em nome de Jesus. Médiuns, cuja manifestação mediúnica fora considerada loucura, deixaram os sanatórios e deram provas de suas qualidades excepcionais.
A partir daí, o Caboclo das Sete Encruzilhadas começou a trabalhar incessantemente para o esclarecimento, difusão e sedimentação da religião de Umbanda. Além de Pai Antônio, tinha como auxiliar o Caboclo orixá Malé, entidade com grande experiência no desmanche de trabalhos de baixa magia.
Em 1918, o Caboclo das Sete Encruzilhadas recebeu ordens do Astral Superior para fundar sete tendas para a propagação da Umbanda. As agremiações ganharam os seguintes nomes: Tenda Espírita Nossa Senhora da Guia; Tenda Espírita Nossa Senhora da Conceição; Tenda Espírita Santa Bárbara; Tenda Espírita São Pedro; Tenda Espírita Oxalá, Tenda Espírita São Jorge; e Tenda Espírita São Jerônimo.
Embora não seguindo a carreira militar para a qual se preparava, pois sua missão mediúnica não o permitiu, Zélio Fernandino de Moraes nunca fez da religião sua profissão.Trabalhava para o sustento de sua família e diversas vezes contribuiu financeiramente para manter os templos que o Caboclo das Sete Encruzilhadas fundou.
Ministros, industriais, e militares que recorriam ao poder mediúnico de Zélio para a cura de parentes enfermos e os vendo recuperados, procuravam retribuir o benefício através de presentes, ou preenchendo cheques vultosos. “Não os aceite. Devolva-os”, ordenava sempre o Caboclo.
A respeito do uso do termo espírita e de nomes de santos católicos nas tendas fundadas, o mesmo teve como causa o fato de naquela época não se poder registrar o nome Umbanda, e quanto aos nomes de santos, era uma maneira de estabelecer um ponto de referência para fiéis da religião católica que procuravam os préstimos da Umbanda.
O ritual estabelecido pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas era bem simples, com cânticos baixos e harmoniosos, vestimenta branca, proibição de sacrifícios de animais. Dispensou os atabaques e as palmas. Capacetes, espadas, cocares, vestimentas de cor, rendas e lamês não seriam aceitos. As guias usadas são apenas as que determinam a entidade que se manifesta. Os banhos de ervas, os amacis, a concentração nos ambientes vibratórios da natureza, a par do ensinamento doutrinário, na base do Evangelho, constituiriam os principais elementos de preparação do médium.
Após 55 anos de atividades à frente da Tenda Nossa Senhora da Piedade (1º templo de Umbanda), Zélio entregou a direção dos trabalhos as suas filhas Zélia e Zilméa, continuando, ao lado de sua esposa Isabel, médium do Caboclo Roxo, a trabalhar na Cabana de Pai Antônio, em Boca do Mato, distrito de Cachoeiras de Macacu – RJ, dedicando a maior parte das horas de seu dia ao atendimento de portadores de enfermidades psíquicas e de todos os que o procuravam.
Em 1971, a senhora Lilia Ribeiro, diretora da TULEF (Tenda de Umbanda Luz, Esperança, Fraternidade – RJ) gravou uma mensagem do Caboclo das Sete Encruzilhadas, e que bem espelha a humildade e o alto grau de evolução desta entidade de muita luz. Ei-la: “A Umbanda tem progredido e vai progredir.
É preciso haver sinceridade, honestidade e eu previno sempre aos companheiros de muitos anos: a vil moeda vai prejudicar a Umbanda; médiuns que irão se vender e que serão, mais tarde, expulsos, como Jesus expulsou os vendilhões do templo.
O perigo do médium homem é a consulente mulher; do médium mulher é o consulente homem. É preciso estar sempre de prevenção, porque os próprios obsessores que procuram atacar as nossas casas fazem com que toque alguma coisa no coração da mulher que fala ao pai de terreiro, como no coração do homem que fala à mãe de terreiro. É preciso haver muita moral para que a Umbanda progrida, seja forte e coesa.
Umbanda é humildade, amor e caridade – esta a nossa bandeira. Neste momento, meus irmãos, me rodeiam diversos espíritos que trabalham na Umbanda do Brasil: Caboclos de Oxósse, de Ogum, de Xangô. Eu, porém, sou da falange de Oxósse, meu pai, e não vim por acaso, trouxe uma ordem, uma missão.
Meus irmãos: sejam humildes, tenham amor no coração, amor de irmão para irmão, porque vossas mediunidades ficarão mais puras, servindo aos espíritos superiores que venham a baixar entre vós; é preciso que os aparelhos estejam sempre limpos, os instrumentos afinados com as virtudes que Jesus pregou aqui na Terra, para que tenhamos boas comunicações e proteção para aqueles que vêm em busca de socorro nas casas de Umbanda.
Meus irmãos: meu aparelho já está velho, com 80 anos a fazer, mas começou antes dos 18. Posso dizer que o ajudei a casar, para que não estivesse a dar cabeçadas, para que fosse um médium aproveitável e que, pela sua mediunidade, eu pudesse implantar a nossa Umbanda. A maior parte dos que trabalham na Umbanda, se não passaram por esta Tenda, passaram pelas que safram desta Casa.
Tenho uma coisa a vos pedir: se Jesus veio ao planeta Terra na humildade de uma manjedoura, não foi por acaso. Assim o Pai determinou. Podia ter procurado a casa de um potentado da época, mas foi escolher aquela que havia de ser sua mãe, este espírito que viria traçar à humanidade os passos para obter paz, saúde e felicidade.
Que o nascimento de Jesus, a humildade que Ele baixou à Terra, sirvam de exemplos, iluminando os vossos espíritos, tirando os escuros de maldade por pensamento ou práticas; que Deus perdoe as maldades que possam ter sido pensadas, para que a paz possa reinar em vossos corações e nos vossos lares.
Fechai os olhos para a casa do vizinho; fechai a boca para não murmurar contra quem quer que seja; não julgueis para não serdes julgados; acreditai em Deus e a paz entrará em vosso lar. É dos Evangelhos.
Eu, meus irmãos, como o menor espírito que baixou à Terra, mas amigo de todos, numa concentração perfeita dos companheiros que me rodeiam neste momento, peço que eles sintam a necessidade de cada um de vós e que, ao sairdes deste templo de caridade, encontreis os caminhos abertos, vossos enfermos melhorados e curados, e a saúde para sempre em vossa matéria.
Com um voto de paz, saúde e felicidade, com humildade, amor e caridade, sou e sempre serei o humilde Caboclo das Sete Encruzilhadas”.
Do site Rua das Flores, por indicação do Bolivar.
Respostas de 62
Por essas e outras que tenho enorme apreço pela Umbanda.
muito bom! Pensava que a umbanda tinha nascido da cultura africana trazida para cá no tempo dos escravos, mas com essa história parece haver mais relação com o espiritismo…
mas que beleza, heim? Bem massa pra mudar um pouco o preconceito e a confusão entre umbanda e todas outras “bandas”. Eu mesmo tinha nenhuma idéia disso.
Mas, olha só, eu tenho uma pergunta que é (e não é) relacionada à umbanda: porque nunca ninguém ganhou nenhum daqueles desafios mediunicos (creio que escrevi a palavra de maneira errada)? Digo, se enfermos são curados e coisas extraordinárias acontecem, porque ninguém tenta provar isso?
@MDD – Porque esse pessoal normalmente só convida para os desafios os charlatões, ou em alguns casos, como uma vez a Opus Dei fez, eles mesmos fingem serem médiuns para serem “desmascarados” e desacreditar o espiritualismo. E o circo e as palhaçadas da midia desencorajam qualquer pessoa séria a se expor a este ridículo.
Se você fosse um desembargador de justiça ou um delegado, ou um advogado, médico, engenheiro, psiquiatra… e tivesse a habilidade de cura pelas mãos, você iria para a TV bater boca com o cético-harry-potter e com o padre quevedo para “demonstrar” seus poderes no programa da Luciana Gimenez? Ou enfrentar o fanfarrão do james Randi que tenta humilhar e descreditar qualquer um que aparece para aceitar aquele embuste que ele chama de desafio?
Tio,
lembrei de uma coisa – no terreiro de Umbanda que comentei que fui, recebi um jornal (JUCA, se não me engano) que tinha um post seu do sedentário, sobre os 7 defeitos, com devidos créditos. achei uma bela “coincidência” ver um texto seu num lugar que só fui por ler a sua coluna.
@MDD – sério? cara, tem como voce conseguir uma copia pra mim???
Por essa e outras que eu tenho minhas criticas aos ditos espíritas kardersistas que defendem sua doutrina dita superior como a igreja católica defendeu a inquisição.
É muito respeitável a história da Umbanda, tenho admiração por ela.
DD, já chegaste a escutar as palestras do Pai Joaquim, disponíveis no site http://www.universalismo.org?
@MDD – ainda não… como não vai rolar de escutar esta semana, coloco o link ai. se alguém escutar e quiser comentar, eu agradeço.
Muito bonita a história. Apesar de eu ainda achar muitos aspectos da umbanda um tanto contraditórios..
Espero um dia ter a honra de sua visita em minha cidade (manaus-Am), e conhece-lo pessoalmente pois vc e uma pessoa com um conhecimento muito vasto, leio muito seus comentarios no sedentario tb, e agradeço em nome de todos por nos mostrar a verdadeira luz, e nao aquela luz que e controlada por igrejas e pastores.
Obrigado e abraços fraternais
Olá Marcelo,
Um assunto um pouco fora do post.
Estive lendo os textos sobre os 7 pecados, alquimia, astrologia e kabalah publicados no sedentario e os elementos de Introdução ao Hermetismo de Franz Bardon, e tentei estabelecer uma ligação entre as analogias destas matérias.
Assim, cheguei na seguinte tabela que gostaria que você confirmasse se está correta:
Pecado = Astrologia = Alquimia = Sephiroth = Elemento
ORGULHO = SOL = OURO = TIFERETH = AKASHA
ACIDIA = LUA = PRATA = YESOD = FOGO
INVEJA = MERCURIO = MERCURIO = NETZACH = AGUA
LUXURIA = VENUS = COBRE = HOD = AR
IRA = MARTE = FERRO = GEBURAH = ???
GULA = JUPITER = ESTANHO = CHESED = ???
AVAREZA = SATURNO = CHUMBO = MALKUTH = TERRA
Bom, o objetivo disso é montar o “Espelho da Alma”, exercício proposto por Frans Bardon, no grau 1 da parte pratica do seu livro Introdução ao Hermetismo. Pretendo então relacionar cada um dos defeitos encontrados na introspecção com seu defeito capital “pai” e a partir dai poder classifica-los nos elementos conforme está no livro.
Bom, agradeço se puder me ajudar!
@MDD – Sol é Fogo, Lua é Akasha, Luxuria é venus/netzach/agua, inveja é mercurio/hod/ar, saturno é Binah ou daath (dependendo pra que magista você pergunte). O elemento terra é de malkuth/terra. Geburah e Chesed nao tem elementos.
Cara, maravilhoso, fantástico…
Obrigado DD… Muito boa a leitura…Grande Abraço e P.P.!!!
belo texto.
mas Tio Marcelo, bateu uma duvida:
O Sr. Caboclo das Sete Encruzilhadas cita que Jesus nasceu na manjedoura e vc disse q Jesus nasceu em um complexo de caverna (no post Bota o Natal na Conta do Papa, se nao me falhe a memória). e ae?
@MDD – Ainda sou mais a versão Templária. Sendo caboclo (ou seja, alguém que é um humano desencarnado), essa entidade não pode ter vivido na Terra mais do que 200 anos atrás… supondo que ele seja muito evoluído, ele se lembraria de umas 3, 4 encarnações anteriores… e no Brasil, ou seja, ele ainda está totalmente impregnado da egrégora católica. As informações que ele possui estao limitadas às entidades que estão próximas dele. É errado supor que só porque alguém está “do outro lado” que esta pessoa se torna algum tipo de vidente infalível. A verdade é que a maioria dos espíritos não tem a menor noção de como tudo funciona.
só uma observação, me corrija se eu estiver errado ou me avisa se viajei demais:
analizando o nome dessa Entidade, o “Sete” (eita numero magico ehehehe) e as “encruzilhadas” tem relação com a Arvore da Vida?
Esse Caboclo serei um guadiao ou um guia dos caminhos da Árvore da Vida, cuidando dos caminhos 9-6, 7-6, 8-6, que estão abaixo da Esfera 6 (Tiferet) e dos caminhos 6-4, 6-2, 6-3, 6-5, que estão acima da Efera 6? E, seguindo essa linha de raciocínio, faltaria o caminho q leva da Esfera 6 até a Esfera 1 (o caminho “Nirvana”)… Creio que esse caminho é o do tipo “Posso te mostrar a porta, mas vc quem decide se vai abrí-la” (Esse caminho tem o “Véu de Ísis” pra guiar ou ser guardado)… bom é isso ae, creio q viajei mto eheheheh
time to sleep
bye Brothers
“Seven deadly sins, Seven ways to win, Seven holy paths to hell, And your trip begins…
Seven downward slopes, Seven bloodied hopes, Seven are your burning fires, Seven your desires…”
A umbanda ainda é exclusividade do Brasil ou jah há laços países a fora?”seitas” semelhantes a ela?…ou seja, q atingem o público mais trivial.
Abraços!!!
@MDD – putz… não sei responder… na África, mas acho que é isso ai.
Eu chutaria que tem o vodoo, a santeria e outros semelhantes na america do Norte e Central. Tem os Ifás e os
Muito bom!!!
mas sempre achei que a umbanda tinha haver com os escravos….que falha.
abraços.
Muito bom. Esclareceu grande parte do que eu achava o que era a Ubanda! Tio Marcelo, sera que voce poderia fazer um post mais especifico sobre os “aparelhos”, certa vez eu fui em um ritual de ubanda, e um dos espiritos me falou que eu era um aparelho.
Thiagão, blz?
Então, vamos considerar 2 hipóteses, com a versão templária a correta:
1) Realmente ele não sabia da versão templária.
Não é porque Ele foi o escolhido para fundar a Umbanda no plano material que Ele sabe tudo. Como é citado no texto, ele foi um jesuíta e ainda conservava suas raízs católicas. O conhecimento é adquirido através de estudos, e não através da morte.
2) Ele sabia da versão templária.
Imagina em pleno início do século 20, e chega um caboclo(índio) falando tudo isto que o marcelo fala!!!
A Umbanda acabaria por ali. Houve a necessidade naquele momento de manter-se a história como ela foi escrita.
A Missão da Umbanda não é de contrariar o Marcelo nem as teorias apresentadas.
OBS: Pelos meus estudos, hoje, nem todo caboclo foi índio e nem viveu encarnado no Brasil. Nem todo preto-velho é negro, e nem velho. Já existem “escolas” de guias(rs). Parece meio estranho mas existem muitos espíritos querendo ingressar nessas linhas, obviamente se adquirirem o grau necessário pra tanto. Mas enquanto não alcançam, se aventuram em outras linhas como os baianos, boiadeiros, exus e “pombogiras”.
A Umbanda se modernizou sim. (ahuahuahuahua)
Muita gente acha que caboclo e preto-velho tem que ser os mesmos de 200 anos atrás. Ou seja, se um caboclo quer acender o charuto dele, isqueiro nem pensar.
Tem que fazer o fogo que nem o homem das cavernas.
É muita gente ancorada 200 anos atrás.
Não se prendem nos detalhes….e sim nos resultados!!!
—————————————————————————————————–
Rafael Rodrigues, blz?
Pelo que entendi da sua pergunta, sim. Já existem templos de Umbanda no exterior. Uruguai, Argentina, EUA, Portugal, etc.
Tio, tem video das manifestações do Caboclo Sete Encruzilhadas? É mais recomendável que um estudante se afilie a uma ordem ou frequente uma tenda de Umbanda? O cunho religioso não seria prejudicial ao bom desenvolvimento do estudante, assim como dizem os críticos do Kardecismo quanto ao cunho religioso que Kardec deu a este no Livro dos Espíritos?
Volto aqui em alguns dias p ver se teve resposta.
Melquisedeque, blz?
Sim. A Umbanda tem sua história ligada às raízes africanas também. Assim como indígenas, orientais, europeias, cristãs, etc. Aquilo o que a mistura de raças propiciou aqui.
Acontece que na sua oficialização, quem se manifestou foi o sr. caboclo das 7 Encruzilhadas, pois para a Umbanda não haveria caminho fechado. Já existiam vários relatos de manisfestações destes guias em outros lugares, mas foi preciso estruturar um marco zero para haver uma organização destas manifestações.
Como nos conta o texto, a segunda manifestação no mesmo dia, foi do Pai Antonio, um preto-velho com cachimbo e tudo. E não foi por acaso.
Fica claro que a Umbanda foi devidamente planejada pelos mestres especificamente para o Brasil, e materializada primeiramente pelo caboclo das 7 Encruzilhadas, e logo em seguida pelo Pai Antonio. Uma homenagem aos povos marginalizados que construíram a história do Brasil junto com os colonizadores.
Como disse anteriormente, elementos de cada religião foram sendo acrescentados conforme a religião foi se moldando por aqui.
Achei melhor comentar isto antes que umbandistas fundamentalistas chegassem metralhando.
Olá Marcelo,
Li em um livro de umbanda… que o nome UMBANDA vem de OM – Bandhá, que significa Giro dos deuses (OM – Deus Bandhá – Giro)
por isso que no culto a pessoa que esta pra receber a entidade, gira ate a entidade baixar.
Confere tal informacao???
mto obrigado
Abracosss
Rafael
Lindo, realmente fiquei emocionado com a mensagem do Caboclo das 7 Encruzilhadas. Uma pena que até dentro de tão nobre culto tambem ajam aqueles que usam de má fé, somente para beneficio proprio, o que me levou a afastar-me. Trabalhei com os espiritos da linha do Oriente, que atraves deste aparelho, desfizeram muitos trabalhos e trouxeram muita luz para os necessitados. Estou realmente emocionado em poder novamente falar de minhas raizes, sem ser criticado, escurraçado e marginalizado. Muita Luz Pai Ori do Oriente, Pai Zartu e Pai Jimbaruê.
Irmão Marcelo muito obrigado por pela matéria.
Muita paz a todos!
Tio….
gostei do post…nao sabia que a ubanda era de cultura nacional por assim dizer, mas tenho uma duvida
Mediuns podem realizar sessões mediunicas fora do lugar apropriado ( como a casa dele) sendo autorizado pelas entidades do outro plano??
@MDD – Poder, podem… mas não é recomendado por causa de um detalhe que existe nos centros espíritas, terreiros e igrejas evangélicas chamado “Firmezas”. Firmezas são “ralos astrais” que absorvem toda a sujeirada que é retirada nos passes mediúnicos. Se não tiver algum lugar para escoar, estas miasmas ficam por ali, impregnando. É muito comum médiuns da umbanda largarem os seus centros para montarem “negócios” do tipo “trago a mulher amada em 7 dias” em sua casa… ai o fulano atende todo mundo, o Guia não está nem ai, pois ele ganha seus pontos de karma ajudando, independente do que o médium cobra ou não… e a casa do médium em pouco tempo se torna um depósito de lixo astral… ai o sujeito perde tudo, briga com a mulher, filhos, tem problemas de alcoolismo e não sabe por quê!
Olá MDD, li um livro chamado O Guardião da Meia-Noite, nele fala de algumas passagens sobre centro de umbanda e a inicialização difícil na época, devido a espíritos obcessores…. já leu esse livro? sabe se confere as informações?
@MDD – O Guardião da meia Noite é um romance de ficção, mas com elementos reais da Umbanda.
Oie..
Gostei do texto, explica muito bem como surgiu a umbanda, pena que a umbanda ‘pura’ como descrita acima é muito dificil de encontrar. Hoje encontramos mais mistos de umbanda com candomblé de angola. A umbanda continua linda, e o, principio ainda é o mesmo.
AbraçO!
“@MDD – Poder, podem… mas não é recomendado por causa de um detalhe que existe nos centros espíritas, terreiros e igrejas evangélicas chamado “Firmezas”. Firmezas são “ralos astrais” que absorvem toda a sujeirada que é retirada nos passes mediúnicos. Se não tiver algum lugar para escoar, estas miasmas ficam por ali, impregnando. É muito comum médiuns da umbanda largarem os seus centros para montarem “negócios” do tipo “trago a mulher amada em 7 dias” em sua casa… ai o fulano atende todo mundo, o Guia não está nem ai, pois ele ganha seus pontos de karma ajudando, independente do que o médium cobra ou não… e a casa do médium em pouco tempo se torna um depósito de lixo astral… ai o sujeito perde tudo, briga com a mulher, filhos, tem problemas de alcoolismo e não sabe por quê!”
Amigo, ja vi muito isso acontecer, inclusive pessoas muito proximas a mim tiveram diversos problemas devido a isso. Uma pena que as bases tenham sido tão deturpadas.
Tio DD , amei esse post , vc ,enfim , falou da minha amada Umbanda é foi maravilhos ler isso aqui e olha que esse fato não é novidade , mas ler aqui me deixou feliz.
POsso responder 2 posts :
*Rafael , existem centros de Umbanda no Japão , tenho conhecidos que trabalham lá , e também na Europa e EUA .
*Frango , aparelho quer dizer cavalo ou médium incorporante .
Sobre o que vc disse Tio , de pessoas que saem da Umbanda e vão cobrar pra trazer pessoa amada em 3 dias, infelizmente é verdade , mas tenho que ressaltar que há tb pessoas de outras religiões como candomblé , angola etc que conseguem facilmente um certificado Umbandista ( isso tinha que mudar) ou que se dizem Umbandistas para fazer tais trabalhos e acabam sujando mais a religião; isso a Religião verdadeiramente condena – amarrações e trabalhos com fins financeiros – DAE DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA RECEBESTE – MEDIUNIDADE É MISSÃO PARA AJUDAR O PRÓXIMO.
Hoje , infelizmente , tem muito centro que tem certificado e se intitula Umbanda , mas não o é … pode ser tudo , menos Umbanda.
Espero que no futuro isso mude , mas para os leigos alguns avisos :
-Se cobrarem pra te ajudar , fuja , não é umbanda ! Na Umbanda não fazem amarração ou qualquer trabalho para prejudicar o próximo , os exus que vem trabalhar na Umbanda respeitam as Leis da mesma … eles tiram magias negativas , não as colocaM , se pedires mal a alguém é mais fácil um exu de lei te ferrar para aprender a não pedir mais isso rsrsrs olha que isso eu já vi diversas vezes…
A Umbanda tem na caridade a bandeira principal , a Umbanda é Paz e Amor …
Bjão tio , adorei o POst
Olá,
li o comentário sobre o livro O Guardião da Meia Noite e foi dito que é um romance de ficção, mas de acordo com o medium que o psicografou é dito que é a historia real do encarnado que acabou se tornando o tal Guardião falangente.
E ai?
@MDD – cara, a informação que eu tenho é que é um romance de ficção, baseado em acontecimentos reais, mas que foi romanceada e arrumada em alguns pontos para ficar mais simples de entender. Se não me engano, quem me falou isso foi o próprio Sarraceni. Eu confirmo com ele a próxima vez que ele aparecer lá na Loja Madras.
e uma estoria muito linda eu ja conhecia uma mas nao tao detalhada asim pois tambem tenho este dom atemesmo pra curas e nao cobro nada mesmo qe qeirao pagar eu nao aseito e sou muito feliz asim com minhas entidades faso cesao-uma ves por semana a minha mae por muito anos trabalhou com o caboclo eo exu sete emcruzilhada oje ela tem 81 anossem mais obrigado por estes esclarecimentos e muito bom pois agente esta sempre aprendendo isto e muito bom beijos atodos dai
adorei saber mais a respeito da minha religião adorada, obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Acho legal o filme Cafundó sobre a historia do médium João de Camargo pra a gente entender um pouco mais da religiosidade existente no Brasil ligada a mediunidade e caridade
Nesse site ai embaixo tem o trailer, vale a pena assistir o filme.
http://www.cafundo.com.br
Abraços
O q vocês dizem sobre a umbanda esoterica de matta e silva? essa não é a umbanda que tem mais lógica? segundo matta e silva a umbanda existia desde dos tempos do egito ou iniciados de magia dos babalaôs etc;;; não tem nada a ver com candoblé diz ele…..
@MDD – Esse é o melhor autor de todos. Todos os livros dele valem a pena ler.
Queridos irmãos!
Informo que a Editora do Conhecimento lançou há poucos dias o meu livro “Antônio Eliezer Leal de Souza: o primeiro escritor da Umbanda”.
Um grande abraço para todos!
Diamantino Fernandes Trindade
Que a umbanda cresça cada vez mais e vire de verdade uma religião de amor e paz por que nos ultimos tempos a raiz da umbanda vem cendo esquecida. sou zelador do
TEMPLO DE UMBANDA MESTRE ZE PELINTRA E CABOCLO SETE FLECHA.
Que Oxala nos proteja….
cada dia que passa a humbanda cresce, é respeitada e todos os mediuns da humbanda vive o momento da vitoria, pq hoje é livre pra cultuar os deuses, eu amo a humbanda e sou medium humbandista
(ramonwilker.13@bol.com.br)
juazeiro ba
CENTRO ESPIRITA OXALA O REI MAIOR
A UMBANDA VIVE O MOMENTO DE VITORIA
@MDD – … Sendo caboclo (ou seja, alguém que é um humano desencarnado), essa entidade não pode ter vivido na Terra mais do que 200 anos atrás…
Fazendo uma analogia quer dizer que um encanado de hj tb não pode ter vivido(outras encarnações) mais do que 200 anos atrás? ou é diferente?
Gostaria de dizer que as pessoas aprendam a separar o que é a Umbanda, do que é o camdomblé , na umbanda lovamos aos Orixás entidades espirituais de um plano maior responsáveis pela harmonia do nosso planeta, das entidades que se manifestam como os nossos queridos pretos velhos e cablocos.
E concordo inteiramemente que a nossa linda umbanda não precisa cobrar pelos seus trabalhos, já que recebemos de graça esse lindo dom, pena que ainda sejamos tão perseguidos pela ignorância daqueles que não connhece a nossa doutrina.
Paz, amor, caridade, união e amor fraterno a todas as pessoas de todos os credos e raças sem descrminação, isso sim é a Umbanda.
Abraços a todos nossos queridos irmãos.
Márcia.
NÃO EXISTE RELIGIÃO PIOR QUE OUTRA, SÃO TODAS RUINS.
O FILHO DE DEUS ENCERROU A RELIGIÃO EM SI MESMO.
NINGUÉM AMA AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO, E POR ISSO DEPENDERÃO DO PERDÃO IMERECIDO DE DEUS!
A Umbanda original,trazida pelo Cab. das Sete encruzilhadas sofreu muitas distorções desde a sua Fundação (não anunciação), sendo que a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade ainda existe,e continua aberta praticando os mesmo ritos e doutrinas,como foram trazidos por este espírito.
Como tenho ligação com esta Tenda, Pois Eder Longas garcia,um dos autores deste texto é babá das mãos de Dona Zilméa (filha de Zélio) e toca rigidamente a Umbanda branca e Demanda do Caboclo das Sete Encruzilhadas,recomendo o blog abaixo para quem se interessar em detalhes confiáveis.
http://www.registrosdeumbanda.wordpress.com
grande abraço,
@MDD – Seja bem vindo, Pedro. O link já está ai. Vi no seu blog que vocês linkam pro Diamantino Trindade, um grande irmão meu da loja Madras e um dos pesquisadores mais sérios sobre Umbanda. Parabéns pelo blog, está muito show.
http://terratv.terra.com.br/Especiais/Entretenimento/Discovery/4535-240300/Fator-Desconhecido-Umbanda.htm
Ogum yê!
marcelo, gostaria de saber se matta e silva era um iniciado em alguma sociedade secreta, como a maçonaria, pois pelo seu conhecimento parece.
@MDD – Pô, o cara tinha acesso direto às entidades astrais e você vem me perguntar se ele precisava de alguma Ordem pra conseguir o conhecimento? fala sério heheheh
Eu estou começando a participar e estudar a umbanda aos 32 anos de idade, e o que eu posso concluir é que não existe religião errada , cada individuo tem a sua evolução a desenvolver , quem somos nós para julgar os ateus ou os católicos até porque todos estão certos, segundo sua evolução, o que precisamos é praticar a caridade e se sensibilizar com o próximo e vigiar nossos pensamentos, porque eles sim podem nos prejudicar eu encontrei na umbanda uma energia boa que me arremete ao meu passado, passado inclusive de outras vidas, o que mas me marcou foi entender a lei do retorno ou lei da atração tanto faz, se produzir o bem com sinceridade e de coração , receberás o bem, se produzires o mal de coração , receberás o mal, Deus perdoa é claro que sim, senão você não estaria respirando , mas Deus te deu o livre árbitrio, como é que posso substimar a inteligência de Deus que criou todo o universo, que se eu fizer qualquer coisa serei perdoado e não sofrerei, reflitam sobre a causa e efeito, lei do retorno ou lei da atração os nomes são diferente mas o sentido é o mesmo , traçando um paralelo as religiões são a mesma coisa, independente da sua religião ou religião nenhuma , seja mas humano e antes de criar qualquer conceito de um tema ou pré-conceito , reflita com calma e sem impulso , pense antes de falar , respire fundo antes de revidar a uma calunia e o melhor via a SUA vida intensamente com muito amor.
Wellington
Del Debbio….
Sei q vc já falou sobre Pomba giras e Tranca ruas .. mas eu não to lembrando o post… queri saber se tem ha ver com a umbanda ou não .. e se entrar em contato com essas entidades é algo interessante ou não …
Tb pode me indicar site ou livros para saber mais a respeito. Danke
CARO MARCELO ,,,,, acho que matta e silva descobriu a ciência dos magos ou partes da verdade, li seu livro umbanda de todos nós e foi muito revelador, ele quis defender a umbanda dizendo que é a verdadeira religião de todas e que se perdeu durantes milênios,secúlos etc… ele comprovou ciêntificamente com alfabeto ariano, numerologia e seus estudos mostrados. o que você tem a dizer sobre isso, estou mais ou menos certo? agradeço sua ajuda.
TODAS AS RELIGIÕES TÊM A SUA IMPPORTÂNCIA.QUE TODOS SE ESFORCEM PARA QUE, EM SUA RELIGIÃO, SEMPRE AVANCEM EM DIREÇÃO A DEUS=OLORUM=ZAMBI=ALÁ=JEOVÁ=BRAMA=TAO=O TODO, ETC…
QUE A CAUSA PRIMÁRIA DE TODAS AS COISAS SEMPRE NOS ILUMINE!
Emocionante tio,
O INSUSTENTÁVEL MONOTEÍSMO TRADICIONAL DO OCIDENTE
A maioria da população terrestre crê em religiões Monoteístas, uma vez que Cristianismo, Islamismo e Hinduísmo são as 3 maiores crenças, totalizando mais 2/3 do número de habitantes no globo. Como tento demonstrar no texto sobre RELIGIÕES, os motivos disso são principalmente a maior articulação teórica do Monoteísmo e sua postura expansiva incisiva.
A crítica que se segue tem como alvo o Monoteísmo Cristão, e em menor grau o Judáico e Islâmico, não afetando outras formas de monoteísmo. É importante lembrar que tal crítica em si não invalida por completo todas as teologias desenvolvidas por essas religiões, mas apenas aquelas mais disseminadas, o que infelizmente corresponde a maioria esmagadora. O fato de, diferente da Trindade do Cristianismo, Judaísmo e Islamismo não aceitarem qualquer subdivisão da unicidade de Deus, também não é aqui relevante.
O problema desse tipo de Monoteísmo já vem sendo abordado de várias formas há milhares de anos, e sua mais famosa expressão é objeto de estudo de uma das partes da Teologia, a TEODICÉIA.
Uma vez que se propõe que JEOVÁ é ONIPRESENTE, ONISCIENTE e ONIPOTENTE, além de ETERNO e IMUTÁVEL, fica claro que absolutamente nada está fora de seu poder e conhecimento, sendo assim, por que existe aquilo que esse mesmo monoteísmo classifica como sendo o Mal?
Por que JEOVÁ criou os anjos e os humanos já sabendo que um deles se rebelaria e que disso resultaria toda a saga do mundo após a queda do homem? Se ele não pudesse prever o que ocorreria, então não seria ONISCIENTE, pois ONISCIÊNCIA absoluta incluiu o conhecimento pleno do Futuro e do Passado, se ele sabendo não pudesse evitar, não seria ONIPOTENTE.
Sendo assim é inevitável aceitar que tudo o que ocorre no universo, inclusive todas as mazelas do mundo, são responsabilidade direta deste Deus. E não adianta utilizar o velho Sofisma Agostiniano de que o Livre Arbítrio humano é o responsável pela existência do Mal, pois isso não remove a responsabilidade de JEOVÁ se ele tem poder absoluto acima de tudo.
Na realiade sequer existiria Livre Arbitrio, pois todo o destino já estaria traçado dentro da “mente” de JEOVÁ, e os humanos e mesmo os anjos não teriam poder para alterá-lo, portanto tudo o que fazemos não é realmente resultado de nossas vontades e escolhas, mas sim, é predeterminado por JEOVÁ.
Além disso, um Livre Arbítrio que exige uma conduta específica que do contrário resultaria numa pena severíssima, é um falso Livre Arbítrio.
O problema porém surge quando se propõe um dos pontos chaves e clássicos da Doutrina Cristã, o da Justiça Divina, que se relaciona com a premiação e punição dos Anjos e Humanos devido as suas escolhas. Em geral a SOTERIOLOGIA, parte da Teologia que estuda a doutrina da salvação, compartilha a visão do julgamento divino e da sorte diferenciada dos seres, onde alguns receberão o gozo perpétuo e outros a aflição perpétua.
Fica impossível contestar o fato de que então, desde o princípio, JEOVÁ planeja, cria, dá a vida, e dá como destino a bilhões de seres humanos um indizível sofrimento infinito num plano existencial infernal, deliberadamente. Não há como negar que Ele é o responsável por tudo isso. Portanto:
JEOVÁ CRIA HUMANOS PARA SEREM LANÇADOS NO INFERNO INTENCIONALMENTE SEM QUALQUER POSSIBILIDADE DESTES EVITAREM ISSO.
Esta á a Doutrina da PREDESTINAÇÃO, proposta inicialmente pelo protestante João Calvino, e que influencia a maior parte das designações protestantes cristãs. Afirma que JEOVÁ cria o Ser Humano e lhe concede Livre Arbítrio, mas já sabe de antemão quais serão as escolhas dele e qual será seu destino. Sendo assim, bem poderia não tê-lo criado, ou o criar com um natureza diferente, um Livre Arbítrio inclinado para a salvação. Se ele não puder fazer isso, não será Onipotente.
O FATOR LÓGICO
Até aqui na verdade, não há de fato nenhuma contradição lógica em si, mas já fica impossível atribuir a JEOVÁ qualquer conceito de Justiça e Bondade humanamente aceitável. Ou seja, pelos parâmetros humanos, JEOVÁ é infinitamente Cruel!
Tentando atenuar isso, já se produziram várias Teodicéias que em geral não encontram outra solução que estabelecer um Dogma que afirma a impossibilidade de se compreender o desígnio divino, ou que tenta relativizar o conceito de Mal, ou então romper com a Soteriologia tradicional do Cristianismo.
Se aceitarmos o Dogma da Incognoscibilidade, colocamos a Teologia em xeque. Ela seria uma atividade inútil. De nada valeria então toda a nossa elaboração teórica para compreender as revelações divinas. Dessa forma, todas as doutrinas perdem sua base como atividade humana, inutiliza-se então a religião como algo praticável, pois tudo estaria apoiado sobre algo que afinal não compreendemos em essência. Por que então haveria a revelação? Se esta não pode ser compreendida. Para quê Leis trazidas por profetas? Se nada do que fizermos mudará nosso destino. Toda a religião não passaria de um engodo, um abissal amontoado de supertições.
Pode-se no máximo argumentar que os Dogmas ocupam apenas alguns aspectos da doutrina, ainda que os mais importantes, mas fica inegável a característica de irracionalidade, ainda que com o nome de Fé ou Graça, e a constatação que toda a demais teologia compreensível é no máximo um passatempo sem qualquer valor prático.
Se aceitarmos a relativização do conceito de Mal, como entender que na realidade não exista o Mal em si, e sim apenas uma ilusão, então os preceitos clássicos da religião ficam abalados. Não haveria então o pecado, e sem o tal nem mesmo qualquer forma de punição, ou mesmo sofrimento. O próprio Inferno seria ilusório assim como o sofrimento. Isso retira por completo a força argumentativa da doutrina.
Oi DD e a ovelha negra tá bisbilhotando rs..
Tio DD, já é um post antigo este sobre a Umbanda, mas a sua leitura me maravilhou. Não conhecia nem um pouco da história dessa religião e tudo que já tinha ouvido falar sobre veio da boca de evangélicos fanáticos (vou resumir o que lees diziam: “É do cão! E o espiritismo, e…”). A história é linda, muito interessante, e com a leitura dela (e uma lida de alguns textos sobre a Umbanda e livros do Matta e Silva) pude ver que posso aprender muito com essa religião, especialmente sendo um buscador do oculto. Com certeza pretendo agora visitar um terreiro da Umbanda, e eu ficaria muito feliz em poder “bater um papo” um dia desses com um Preto-Velho.
Mas, tio, vem a dúvida. Moro numa cidade muito pequena, no interior. Duvido que haja um terreiro aqui. Mas de qualquer jeito, um amigo uma vez me disse que é perigoso para alguém que tenha mediunidade ir nesses lugares, pois “poderia voltar com um encosto” (???). Isso confere?
E outra dúvida. Você poderia me dar umas dicas sobre como reconhecer um terreiro realmente idôneo? Pois hoje a religião realmente se deturpou, nas mãos de algumas pessoas gananciosas e acho que nem todo terreiro funciona como o Nossa Senhora da Piedade. Como eu posso saber se o lugar realmente faz uns trabalhos legais, e vale a pena a visita (pois não existem exatamente muitos umbandistas por aqui com quem posso conversar…), ou se apenas procura o lucro, ou se mete com entidades não muito “agradáveis” (o que já seria Quimbanda, penso)?.
Grande abraço, tio, e novamente, parabéns pela postagem.
Olá! Parabéns Del Debbio pela publicação deste tão importante registro para todos nós umbanditas. Se me permite, quero colaborar com alguns esclarecimentos para Lucas Félix.
Já fiquei feliz por vc ter citado o Sr. Matta e Silva, grande umbandista e pesquisador, continue lendo seus livros e filtrando tudo o que ler sobre Umbanda. A recomendação do seu amigo é válida para qlqr lugar onde de forma direta haja trabalhos espirituais. Especialmente se o assim definido médium, mesmo, for iniciante ou inseguro ou mal orientado, nestes casos é um alvo preferencial de espíritos mal intencionados ou errantes.
O que fazer então? Antes de ir em qlqr lugar, faça suas orações ou meditações, procure se conectar com o Alto do jeito que lhe convier melhor. Além disso recomendo o estudo das obras básicas do Espiritismo, cabedal maravilhoso de orientações.
Sobre como conhecer um terreiro idôneo? Só frequentando e observando como agem os dirigentes, filhos de fé, entidades.
Na minha visão particular, terreiro que usa de sacríficios rituais, cobra monetáriamente pelos atendimentos, abusa de bebidas alcóolicas, os médiuns demonstram incoerência entre o discurso de paz, caridade, amor, humildade, são sinais de que algo não vai bem.
Mas antes de sair julgando, use o seu discernimento e bom senso para distuinguir lé do cré. Sou nascido e criado em terreiro de Umbanda e até hj posso lhe dizer, verdadeiros Guias de Umbanda, não forçam, não intimidam, não coagem, não agridem as pessoas. Orientam e esclarecem.
Quero recomendar a leitura do blog Umbanda Sem Medo, de Cláudio Zeus, lá vc encontrará informações seguras sobre Umbanda;
http://umbandasemmedo.blogspot.com/
Espero ter colaborado e faço votos que a Luz da Corrente Sagrada de Umbanda ilumine seus caminhos!
Paz e Luz!
Edenilson, muitíssimo obrigado por sua contribuição. Eu já estou estudando os livros de Kardec, para dizer a verdade, e tenho aprendido muito. Vou estudar o link que me indicou e realmente, praticar o discernimento. Pois podemos analisar uma árvore por seus frutos, digamos.
Grande abraço, irmão. Muita paz.
pra quem quer saber das coisas obscuras que rolam no meio:
http://vozesdearuanda.blogspot.com/
@MDD – Triste saber que até mesmo a Umbanda já está toda corrompida.
O que vc acha do Robison Pinheiro,MDD?
Eu ouvi uma palestra dele sobre magia negra, o que ele disse fez sentido,mas vejo mta gente criticando o trabalho dele.
@MDD – depende… que tipo de critica e de quem veio? Se perguntar pros pastores ou pros ateus, vai ter “um monte de criticas” ao que eu escrevo aqui… mas quais as criticas e quais as fontes?
Gosto muito da Umbanda e costumo frequentar um centro aqui onde moro.
Esses dias estava lendo um livro de Roger Feraudy “Umbanda essa Desconhecida” e no capítulo sobre mediunidade algo me chamou a atenção.
Quando o autor pergunta se mediunidade é um ramo da iniciação o médium responde: “Mediunidade não é um ramo da iniciação,pelo contrário,são incompatíveis”.
E acrescenta depois de perguntado se o medium pode atingir os graus da iniciação:
“Não.Como já disse antes são incompatíveis.Apenas o médium adiantado pode atingir os graus menores;a total iniciação somente na encarnação futura,e isso se ele levou a sua provação kármica a bom termo…”
Então se alguém por acaso é médium(o que não seria exatamente”por acaso”) não pode se tornar um iniciado?
Marcelo qual sua opinião?
Procede a informação?
@MDD – acho que deve estar se referindo aos “cavalos”, ou os médiuns sem treinamento nenhum, porque vários Iniciados que eu conheço tem algum tipo de mediunidade, inclusive de incorporação em diversos graus. Conheço vários pais-de-santo com 12, 15 ou até 21 entidades (muitas delas que dão aulas em Ordens Invisíveis) que são iniciados em ordens e fraternidades discretas e invisíveis, sem conflito algum.
Fonte: Jornal Umbanda Hoje
O fumo é a erva mais tradicional da terapêutica psico-espiritual praticada em nossa religião. Originário do mundo novo, os nativos fumavam o tabaco picado e enrolado em suas próprias folhas, ou na de outras plantas, conhecendo o processo de curar e fermentar o fumo, melhorando o gosto e o aroma.
Durante o período físico em que o fumo germina, cresce e se desenvolve, arregimenta as mais variadas energias do solo e do meio ambiente, absorvendo calor, magnetismo, raios infravermelhos e ultravioletas do sol, polarização eletrizante da lua, éter físico, sais minerais, oxigênio, hidrogênio, luminosidade, aroma, fluidos etéreos, cor, vitaminas, nitrogênio, fósforo, potássio e o húmus da terra. Assim, o fumo condensa forte carga etérea e astral que, ao ser liberada pela queima, emana energias que atuam positivamente no mundo oculto, podendo desintegrar fluídos adversos à contextura perispiritual dos encarnados e desencarnados.
O charuto e o cachimbo, ou ainda o cigarro, utilizados pelas entidades filiadas ao trabalho de Oxalá são tão somente defumadores individuais. Lançando a fumaça sobre a aura, os plexos ou feridas, vão os espíritos utilizando sua magia em benefício daqueles que os procuram com fé.
Os solos com textura mais fina, com elevado teor de argila, produzem fumos mais fortes, como os destinados a charutos ou fumos de corda, enquanto os solos mais arenosos produzem fumos leves, para a fabricação de cigarros.
No fabrico dos charutos (palavra derivada do tâmil churutu), as folhas, após o processo de secagem, são reunidas em manocas de 15 a 20 folhas e submetidas a fermentação, destinada a diminuir a percentagem de nicotina, aumentar a combustividade do fumo e uniformizar a sua coloração.
Os tipos de fumo mais utilizados na confecção dos charutos brasileiros são: Brasil-Bahia, Virgínia, Sumatra e Havana.
Nos trabalhos umbandistas é muito utilizado por Exu Bombogira. A cigarrilha de odor especial, quando utilizada por esta entidade, melhor se ajusta ao descarrego do magiado, por proporcionar-lhe mais tranquilidade.
Os cigarros são utilizados para fins mais materiais, normalmente relacionados com negócios financeiros.
Os charutos de fumo grosseiro e forte são peculiares à magia dos Exus, enquanto os charutos de fumo de melhor qualidade são usados por Caboclos.
Já os Pretos-Velhos dão preferência aos cachimbos, nos quais usam diversos tipos de mistura de ervas, como o alecrim, a alfazema e outros, além de utilizarem cigarros de palha, impregnando assim os elementos com a sua própria força espiritual, transformando o tradicional “pito” em um eficiente desagregador de energias negativas. Desta maneira, como o defumador, o charuto ou o cachimbo são instrumentos fundamentais na ação mágica dos trabalhos umbandistas executados pelas entidades. A queima do tabaco funciona como um defumador individual, próprio, dirigido ao objetivo do Guia, que não traz nenhum vício tabagista, como dizem alguns, representando apenas um meio de descarrego, um bálsamo vitalizador e ativador dos chakras dos consulentes.
Vemos assim que, como ensinou um Pai Velho, “na fumaça está o segredo dos trabalhos da Umbanda”.
Na desobssessão em um terreiro de Umbanda, sempre é adotado o método de simplesmente expulsar o obsessor ou há uma tentativa de doutrinação antes? Alguma entidade (Exu, Caboclo, etc.) tenta conversar com o espírito ou simplesmente o afasta de vez?
@MDD – Conversas e doutrinação normalmente só nos centros kardecistas. Nos umbandistas, as entidades tem menos paciencia com os eguns.
Fiquei meio surpreso ao ler onde essa historia toda surgiu, no bairro onde morei na minha infancia.
Salve Del Debbio (tio).
Venho aqui agradecer por esse texto maravilhoso, que abriu o portal que faltava em minha vida religiosa. Há quase 9 anos atrás, esse texto me marcou tanto que hoje fazem cinco meses de vida do templo de Umbanda no qual sou fundador e sacerdote. Gratidão a você e ao Senhor das Passagens.
Ei Marcelo, desde já aviso que não sou Umbandista mas que admiro os trabalhos da Umbanda, venho aqui por que pintou uma duvida, o guia falou que Jesus nasceu humildemente em uma manjedoura, mas eu li, inclusive foi aqui que li, que Jesus não nasceu dessa forma coisa nenhuma que isso é uma invenção da igreja, na verdade teve essa coisa de essênios e tudo que não preciso relembrar, mas vamos ao ponto, se esse tal guia é tal elevado assim ele devia, eu suponho, saber desse detalhe sobre Jesus. Mas fica então a duvida, se ele sabia e usou essa pequena mentira para não afetar ou prejudicar a fé alheia então será possível que seres elevados como tal mentem para benefício de suas próprias convicções.
@MDD – As duas coisas. Tem sempre que lembrar que, na maior parte das vezes, nem “Índio”, “boiadeiro” ou “caboclo” aquele espírito é realmente… só esta assumindo a máscara da Egrégora da casa.
Leia comentários antigos deste mesmo post. Talvez lhe esclareça mais.