Trecho extraído do livro: “A Magia das Oferendas na Umbanda”
– autoria: Pai Juruá
Oferenda: Objeto ou coisa qualquer que se oferece: presente; dádiva – Diz-se na Umbanda, que oferenda é um presente para captar apenas vibrações, ou melhor, para harmonizar vibrações.
Despacho: Ato ou efeito de despachar (dispensar os serviços de; mandar embora; despedir).
Muitos acreditam ser a encruzilhada de Guardiões estas de rua ou de cemitério. Mas a verdadeira “Encruza” está no campo astral e não no campo físico (pedimos aos leitores estudarem o assunto: Linhas de Ley; aí, encontrarão muitas respostas para a questão “encruzilhada”).
@MDD – Meditem sobre o fato de praticamente todos os Templos Antigos estarem localizados sobre os cruzamentos das Linhas de Ley, e sobre a posição do Guardião Energético do Templo, que dá a permissão para se iniciar os trabalhos (na Maçonaria: Primeiro Vigilante, por exemplo).
Os Guardiões somente realizam “despachos” em encruzilhadas de rua e de cemitério, desde que sejam para fins específicos, quando à necessidade de manipular energias humanas que se entrecruzam. Fora disso, as encruzilhadas de rua e de cemitério não são os pontos de força dos Guardiões.
Aquilo que rege o Macrocosmo também rege o Microcosmo, pois existe apenas uma Lei que comanda os mundos, adaptada conforme a forma de vida que esteja debaixo de sua ação e reação. As leis que ordenam e coordenam os astros, a natureza e os elementos são as mesmas leis que coordenam a biologia e a física do ser humano, exatamente por ser este influenciado pelo meio e pelas regras matemáticas dos astros e das potestades.
E a Lei que dá formação e ajuste à matéria e que faculta, inclusive, o próprio modo de ser da movimentação Cármica, a Lei Mater aplicada a movimentação dos elementos, é sintetizada na Encruzilhada dos Guardiões, ou na Roda Cabalística da Encruzilhada.
Sabemos que muitos irmãos realizam seus trabalhos ritualísticos nas chamadas encruzilhadas de rua ou cemitério. Achamos por bem alertar que encruzilhadas de rua e de cemitério são locais onde existem determinadas portas dimensionais que se ligam diretamente às covas mais profundas do Baixo Astral. São as chamadas “Portas Cruzadas” e os trabalhos feitos nestes locais, tem aceite somente por entidades que nada tem a ver com os verdadeiros Guardiões, ou são efetuados por ordens dos Guardiões de Lei, quando da manipulação energética necessária.
Nas encruzilhadas de rua e de cemitério habitam os seres mais estranhos e terríveis, verdadeiros monstros, que alteraram a forma de seu corpo astral (Zoantropia), devido a sua própria conduta mental e emocional. Adulteraram completamente seus sentidos e seus objetivos na caminhada evolutiva, sendo seres viciados, dementados e na sua maioria perversos, coléricos e vingativos. Estes são os famigerados quiumbas, seres que habitam a contraparte astral de locais como prostíbulos, matadouros, casas de jogos, cemitérios, bares e mesmo churrascarias, pois são loucos por sangue, morte, bebida e vícios, os mais variados.
E são eles que recebem nas encruzilhadas de rua e de cemitério as oferendas feitas com sangue, animais mortos, ossos e todos os tipos de materiais de baixa vibratória.
Estes seres se agregam na aura dos infelizes que realizam tais práticas, como se realmente os vampirizassem, fomentando-os a realizarem sempre tais oferendas sangrentas no intuito de alimentá-los vibratoriamente. Muitos destes são acompanhados por outros seres que são chamados de “larvas astrais”. Estas são formas pensamentos viciadas, que possuem a forma de baratas ou de algo semelhante a lagostas, polvos, lombrigas, etc. Tais coisas se agregam à vítima e funcionam como um sensor que a liga ao quiumba, mesmo à distância.
Estas larvas trazem realmente muitas doenças, tanto mentais como físicas fazendo com que a vítima se sinta, na maior parte das vezes desanimada e sem força de vontade, só se recuperando quando estão em qualquer prática viciosa.
Esses quiumbas são combatidos pelos Guardiões de Lei da Umbanda, que exercem verdadeiro policiamento nas zonas onde existem o tóxico, o álcool, a prostituição e coisas piores. Os Guardiões os policiam para não utilizarem a contraparte etérica de elementos como o sangue, ossos, etc., por exemplo, para fins de contundência.
Na verdade, estes quiumbas são igualmente nossos irmãos, estando apenas caídos na rota evolutiva, desviados que foram por outros seres sumamente poderosos, embora intencionalmente voltados para o mal; os magos negros.
Quando os Guardiões aprisionam estes quiumbas, os levam a determinados postos corretivos no astral, onde ficarão recebendo um tratamento que lhes facultará a retomada de sua linha evolutiva afim e o possível reencarne. Dissemos possível pelo fato de muitos deles não terem condições vibratórias de reencarnarem, pois que seus corpos astrais se encontram em terrível desajuste e mesmo suas mentes estão em tal estado de revolta e ódio que seria prejudicial a si e as outras pessoas o passe reencarnatório.
Mas perguntará o leitor: já não encarnam tantos assassinos, facínoras e corruptos? Como estes conseguem o tal passe? E responderemos que estes se encontram nesta condição por já estarem extremamente melhorados e que as coisas no submundo astral são bem piores.
Determinados assassinos que reencarnam (ou mais exatamente são como que “jogados” na roda da encarnação para reajustar-se com seus afins. Só o mal corrige o mal) já foram e vieram muitas e muitas vezes, sendo que o seu livre arbítrio se torna cada vez menor enquanto não corrigirem as suas ações.
Para muitos o passe da reencarnação é vedado e são estes – os mais perigosos – aprisionados em sua consciência como se fossem certas formas ovóides, em estágio estacionário. Mas este é um aspecto dos mais terríveis e perturbadores e que deixaremos de citá-lo de forma mais aprofundada para não causar traumas ao inconsciente de muitos…
É bom frisarmos que a Umbanda não doutrina o maniqueísmo, ou a dicotomia BEM/MAL como se Deus fosse um déspota que se deleitasse em ver seus filhos sofrendo num inferno eterno. A única coisa eterna é o bem, o Amor Cósmico; sendo o mal uma distorção destas realidades e um artifício utilizado pelo Criador, a fim de sabermos diferenciar o bem do mal. O inferno está na consciência de cada um, sendo esta direcionada e escalonada de acordo com as atitudes que se realizem durante as encarnações. Pois a verdade é uma só: podemos enganar aos outros, mas jamais enganaremos a nós mesmos, que somos testemunhas de nossos próprios atos, ninguém escapa do passado e os erros são contados e pesados não somente pelos Tribunais Cármicos, mas muito principalmente pela nossa própria consciência, pois quem já sentiu dentro de si uma fagulha que seja da Verdade e do Amor das Almas, sabe o quanto pesa as atitudes passadas e os atos infelizes realizados contra a natureza e os semelhantes.
E o que acontece com aqueles que não se questionam sobre seus atos?
Estes, quando seu Karma se torna impraticável, repleto de ações negativas são direcionados a seus afins, para determinados planetas menos evoluídos ou mais primitivos que o nosso. Como? Se em nosso mundo que é uma casa abençoada necessitamos ainda pagarmos para nos alimentar, (o que já é resultado de excessivas ganâncias do passado…) embora não paguemos pela luz, ou pelo ar, existem mundos onde estas coisas são pagas, pois que estes seres formaram tal condição negativa sobre si que seus próprios atos os forçaram a construir uma sociedade afim a suas experiências passadas.
Achamos importante, para esclarecer os irmãos umbandistas, repetir que fazer entregas em encruzilhadas de rua ou de cemitério é atividade perigosíssima, principalmente quando estas entregas levam elementos animais ou mesmo materiais densamente negativos. Repetimos que a Umbanda não usa matar animais em hipótese alguma, seja para louvar Orixás ou para resolver qualquer desmando com o baixo astral. A Umbanda também não usa colocar sangue na cabeça de seus iniciados.
Acreditamos – pois temos certeza – de que o sangue atrai esta classe de espíritos do quais falamos. Os irmãos dos Cultos de Nação muitas vezes questionam a nós Umbandistas sobre o uso do sangue, alegando que este é Axé e que a sua utilização revitaliza todo o sistema magístico de um ritual; mas isto não faz parte da ritualística/doutrina da Umbanda Sagrada. Cada coisa no seu lugar, e cada liturgia na sua religião.
Nós também cremos que o sangue é Axé, mas este só realiza sua função de Princípio e Poder de Realização quando no animal vivo. Matar um animal ou vários e entregá-los no seio da Natureza é uma violação e uma afronta a esta mesma natureza, pois as vibrações expressas em oferendas deste tipo agridem aos espíritos elementares que atuam nas matas e nas cachoeiras, espíritos estes que estão aprendendo e se adaptando às realidades que os aguardam e são agredidos com estas vibrações negativas.
Respostas de 72
Muito bom o texto. Parabens ao autor.
Obs. Quem gosta de sangue vampiro e vampiro não dá nada em troca , só suga :)))
Muito esclarecedor o texto.
Certamente isso explica bem o fato da umbanda ser vista pelas grandes massas como uma religião profana, afinal, certamente poucos sabem das encruzilhadas das linhas de Ley (eu num sabia).
Valeu pelo artigo Deldebbio!
“Estes são os famigerados quiumbas, seres que habitam a contraparte astral de locais como (…) cemitérios”
O que há de tão ruim nos cemitérios para virar morada de quiumbas? É por ser um ambiente “carregado” de morte?
@MDD – É mais porque nesses lugares estao várias pessoas que nao querem largar do corpo físico, do mundo material, e muita choradeira, energia de egoísmo e de manter a pessoa presa… acabam ficando espíritos bem densos nesses locais.
Imaginei agora o seguinte experimento:
Um mago vai no meio de um cemitério desses bem antigos.
Faz um RMP ou um outro ritual de banimento mais apropriado, de preferencia a impactar o cemitério INTEIRO.
O que isso causaria, além da óbvia perseguição do mago pelas entidades, cascões e outros seres do local?
Possíveis alternativas:
1) Expulsão temporária de TODAS aqueles espíritos e entidades da área afetada pelo ritual.
2) Expulsão temporária de ALGUMAS daquelas entidades e espíritos da área afetada pelo ritual.
3) N.d.a.
Isso por um acaso arrancaria quaisquer ateus que ainda estivessem presos a seus corpos em decomposição, ou seria necessário outro tipo de magia nesse caso?
Na Trilogia “Reino das Sombras” do médium Róbson Pinheiro também é esclarecido que nos cemitérios encontram-se ainda os restos do chamado duplo etérico (alguns denominam de corpo vital, o “tanque” de ectoplasma e fluidos animalizados que somente os encarnados possuem), esse corpo demora entorno de 72 horas pra se desfazer por completo após o desligamento total do espirito do corpo físico já morto, sendo assim muitos cadáveres físicos quando são enterrados ainda possuem resquícios desse corpo etérico com o ectoplasma tão perseguido pelas milícias umbralinas (kiumbas)
FIRST ! ! !
Muito esclarecedor, vlw tio deldebbio. ^^
Marcelo queria saber a Real Função Mística do Sangue e da Agua.
Lógico que sou contra rituais macabros, mas por onde vejo a Agua e o Sangue parecem disputar o niveis de vitalidade.
Muito legal!
Quando o tranca rua diz que é o senhor das encruzilhadas, entao não sao encruzilhadas fisicas, mas no astral?
@MDD – Onde mais entidades astrais iriam trabalhar?
Legal…
Tem um médium chamado Robson Pinheiro que nos seus livros Legião, Senhores da Escuridão e Marca da Besta, fala exatamente dessas coisas, do mesmo jeito que esse pai de santo falou, e ainda com mais detalhes, descrevendo mais profundamente os ovóides e os Magos Negros.
Gostei
Bem lembrado. Eu era cético. logo depois que comecei a ter conhecimento do meu objetivo terreno me deparei com livros do Robson. Recomendo a quem está começando a se envolver com espiritualidade que leia o livro no qual ele conta a propria trajetória. Daí vai ser um pulo até ler todos os outros livros dele. lembrando que ele é kardecista e não se esquiva de missões que envolvem a umbanda, sem medo de reprovação.
Não lembro o nome do livro que estou recomendando…
Obrigado por compartilhar um texto tão esclarecedor, tio. Sempre soube que existia uma umbanda que não era “maligna” como todos os preconceituosos dizem. E mais, saber de todos os mecanismos de forma quase cientifica como o Pai Juruá explicou, me faz ficar pensando nessas coisas e querer estudá-las mais a fundo. Alguma sugestão para desenvolver minha sensibilidade mediunica além do simplista “ir a um centro espirita”? Meu mapa tem somente o ascendente em peixes. Agora me veio uma duvida: O fato de não estar no meu mapa energias tão favoraveis assim a mediunidade, indica que é algo que eu não devo “investigar”? Eu acredito que há coisas no astral e na magia. Porém, ainda não tive a oportunidade de testar essas coisas de forma empirica, justamente por isso busco investigar tudo mais a fundo.
@MDD – talvez a sua função seja investigar empiricamente ou materialmente… estudar os ´símbolos, ou aplicar este conhecimento no seu trabalho. Nem todo mundo precisa incorporar para ajudar um centro de Umbanda/Kardecista.
Belo!
Mas Tio, nesse texto ele está se referindo a oferendas aos Orixás e alguns Espíritos superiores não é? Pois os despaços pros exus e pombagiras aqui no meu estado no meu estado são mais feitos com energias negativas, pois o gado daqui só usam pra fazer mal a alguém!!! Acho que o verdadeiro sentido se perdeu com o tempo, assim como aconteceu com muitas outras coisas.
Em relação a linhas de Ley fica difícil de se estudar pois o senhor mesmo disse que não há na literatura profana muita coisa confiável!!!
E quanto a ser perigoso acho os loucos que fazem essas coisas sabem das consequencias mas não ligam, só querem os resultados.
E uma dúvida cruél sobre o sangue, pelo menos aqui no meu estado todas as vertentes da Umbanda dizem e praticam o banho de sangue quando no seu corte de Exu! Tem como se fazer um corte de Exu sem tomar o banho com o sangue???
@MDD – Umbanda nenhuma usa sacrifício! se usarem e falarem que é Umbanda, saia correndo que é uma cilada!
Muito bom o texto,
Tio, eu moro a metros de uma encruzilhada em Porto Alegre, e esses dias duas pessoas estavam em pé no meio do cruzamento (na pista) enquanto um outro homem lhes jogava pipocas de uma bacia, como tinha uma placa de pare e eles estavam no meio da rua tive reduzir e que desviar deles e o cara da pipoca ficava fazendo sinais com a mão para eu passar sem parar e rápido (pelo que eu entendi), e eu passei bem ao lado deles de carro. Meu irmão emprestado que é soteropolitano estava na carona e ele falou que nem em Salvador tem coisa parecida. O fato de eu morar perto de um cruzamento muito ‘macumbado’ ,e de eu ter de passar todos dias, inspira algum cuidado em especial?
Esses tempos também meus amigos foram até o final de uma rua aqui perto e sentiram um cheiro podre foram ver o que era e encontraram sete cabeças de ovelha decapitadas, me contaram e eu falei que achava que deveria se tratar de algum trabalho hardcore que eles ficassem longe e de preferência não fossem mais ali. Só de presenciar, sentir o cheiro o desconforto físico deles foi instantêneo imagino o que estava acontecendo astralmente ali num momento desses. Quando algo assim acontece e esbarramos numa lambança vibracional dessas, o que fazer?
Baseado no texto que você nos dispôs, sou levado a refletir em minha humilde opinião que o Camdomblé deveria reformular várias de suas práticas.
Na minha humilde opinião, o candomblé já deve ter mais de 5.000 anos e está muito além do seu achar. Judeus sacrificam, árabes sacrificam, hindus sacrificam. Candomblé tem fundamento.
Edmundo Pellizari: “Na África o sangue é um elemento sacrificial. O kimbandeiro oferece um animal a uma entidade, prepara a carne e entrega a primeira porção ao espírito. O resto do animal, que se tornou agora alimento, é compartilhado com a comunidade se isto acontece em data festiva.”
@MDD – acho muito mais válido o sacrificio de animais ritualisticamente, com propósito, do que os incontáveis animais que sao mortos todos os dias para fazer hamburger. Quem nao é vegetariano nao tem nenhuma moral para reclamar do sacrificio de animais no Candomblé…
Isso é tenso.
O pessoal critica os rituais de sacrificio,diz que é horrível,que tem do do animal sacrificado,mas não tarda em usar uma lista enorme de produtos com base animal,seja comida,roupas ,pomadas e um sim fim de coisas.
Para os que tem conhecimento muito reduzido com relação aos cultos afros, recomendo os livros: “Umbanda: a proto-sintese cósmica” de F. Rivas Neto e “Umbanda de todos nós” de W. W. da Matta e Silva acerca da umbanda. Sobre o candomblé, “Orun Aiye” de Jose Beniste, “Candomblés da Bahia” de Edison Carneiro e “Igbadu – A Cabaça Da Existência – Mitos Nagôs Revelados” de Awofa Ojebebara. Pesquisas sobre grandes mestres da tradição africana no brasil como Gaiaku Luiza, da cidade de Cachoeira, na Bahia, também são muito proveitosas.
Esqueci de citar que o estudo dos Cultos de Nação (Jeje, Bantu, Nagô) são extremamente importantes para se compreender como se processa o culto e liturgia ^^
E esqueci também de citar, três livros muito bons (e obrigatórios) do Rubens Saraceni: “Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista”, “Livro de Exu” e “Tratado Geral de Umbanda”.
Eu vou é arredondar e recomendar todos os livros do Rubens…
Acho que muitos vegetarianos também não têm moral pra reclamar, já que consomem produtos de origem animal como ovos, leite, queijo, manteiga…
Se o cara quiser reclamar, tem que ser no mínimo um exímio vegano; que só coma produtos em cuja composição não há NADA de origem animal; que só utilize produtos de higiene que não foram testados em animais e por aí vai.
Tem que ser como um garoto ativista por quem a Lisa Simpson se apaixona em um dos episódios da série. Ele declara pra ela: “Sou um Vegan Nível 5. Não como nada que faça sombra.”
Mesmo Veganos não podem reclamar, pois se ficarem doentes utilizam medicação e medicina da qual TODOS os procedimentos e substâncias foram testados e serão até o fim dos tempos.
Não tem jeito, a natureza é um constante nascer e morrer, ao invés de nos considerarmos superiores por comer ou não comer dado ser vivo (Planta, Fungo ou Animal), devemos lutar por melhores condições e respeito por esse alimento.
O processo de criação de animais para fins de alimentação hoje é feito de maneira industrial e sem respeito, é muito diferente comprar um Bife ou Hamburguer de um açougue de você próprio criar e abater de maneira respeitosa seus animais, ou então caçar ele na natureza em que o mesmo viveu livre e equilibrado.
Se o Candomblé realiza seus rituais de abate, com respeito e com o mínimo sofrimento possível para o animal, e que após de abatido o animal seja comido, não havendo desperdícios, considero esse ritual ético.
Mas Candomblé não é Umbanda.
A umbanda de certa forma herdou vários aspectos do candomblé, mas realmente, são muito diferentes.
Ás vezes me preocupo com a pureza das linhas energéticas. Será que o excesso de despacho não sobrecarrega as linhas visto que este tipo de prática mágica há em outras escolas e religiões ao redor do mundo ?
Talvez seja uma preocupação banal com a Terra, mas pense no Ganges por exemplo …
Aquilo tá um nojo.
Não tem algo que possa “limpar” o local depois do trabalho ?
Rá! Esse é o tipo de pergunta que vale mais a pena você ir estudar e procurar, do que receber a resposta de cara 😉
@Jeff,
A culpa não é do candomblé. Nunca foi. A culpa é do povo mal informado que busca pai de santo picareta para “trazer o amado em 3 dias” e afins. É de se esperar que esse tipo de ritualistica traga energias negativas, afinal, trabalhos egoístas… atraem entidades egoístas. Há muita gente bem intencionada dentro da umbanda 🙂
@Deldebbio
Tio, Vou refletir no que posso fazer aqui. Mas uma coisa é certa: Não deixarei de estudar nunca! Abraço!
Obrigado, não sei se foi coincidência ou uma resposta, mas me esclareceu um pouco…
“Mas perguntará o leitor: já não encarnam tantos assassinos, facínoras e corruptos? Como estes conseguem o tal passe? E responderemos que estes se encontram nesta condição por já estarem extremamente melhorados”
Então com o tempo a tendência é melhorar? é uma luta contra a própria vontade e o prêmio é fazer com que a cada nova reencarnação deixe de ser menos monstro?
E as ordens, elas ajudam?
Muito obrigado
“…responderemos que estes se encontram nesta condição por já estarem extremamente melhorados e que as coisas no submundo astral são bem piores.”
Nossa,nunca imaginei que a coisa no Umbral fosse tão negativa a esse ponto.
Agora fiquei tenso.
@MDD – a coisa lá é tensa… pense em Silent Hill… poderíamos colocar que foi baseado em locais reais…
Ah, Silent Hill! Aquele jogo resumia todos os meus pesadelos. Como era grande a sensação de dejà vú ao ver o ranger de ferros daquela cidade…
Então, quando joguei Silent Hill também tive a idéia que o umbral devia ser daquela forma. To me referindo ao modo nightmare, aquele com as paredes escorrendo sangue e tal. Deixa eu aproveitar e ja fazer uma pergunta: Em relação ao sacrificio com sangue, a chamada imolação de animais era muito utilizada no velho testamento. Sendo que pelo que entendi do texto, somente espiritos de baixo estado vibracional, seriam beneficiados com esse tipo de sacrificio. Então a questão é a seguinte. A quem era dirigido esses sacrificios de imolação no antigo testamento ? A Jeová ? Se afirmativo o porque ? senão, a quem era então ?
Marcelo,
Que livro você indica para quem pretende começar a estudar seriamente umbanda e já tem uma base razoável em ocultismo?
E um terreiro confiável lá em São Paulo?
Abraço!
Primeiramente parebéns pelo exelente texto.
Sou Umbandista a algum tempo e muitas vezes me questionei sobre os famozos despachos nas encruzas, e dos fundamentos relacionados a eles. Quando se faz uma oferenda a um Exu e depois temos que despachar em uma encruza, o que realmente acontece?
Eu nunca sacrifiquei nenhum animal ao meu Exu ou a qualquer outro guia meu. Mas é uma escolha pessoal, o importante é a intenção de quem faz o Pade, ou qualquer outra oferenda. Se for algo maléfico as entidades do bem não irão aceitar.
O Exu em si é uma entidade um pouco complicada, é dificil defini-la e principalmete saber o que ela fará. Uma coisa eu sei. Eles não são cascões astrais, não são elementais ou egregoras. São espíritos e muitos outros espíritos gostam de dizer que são Exus para ganhar oferendas e se fortalecerem.
Acredito eu que uma oferenda de sangue deve ser muito pensada e muito bem feita, e quando for feita deve ser diferenciado o desejo da vontade, para que a oferenda ser realmente direcionada.
Bom!!! podemos inferir que, se os rituais realizado em encruzilhadas( linhas de ley) regados a sangue(humano ou de animais) atrai esta forças mencionadas acima,o que dirá os sacrifícios realizados pelos povos antigos( Astecas , Maias…etc) , sacrifícios estes, realizado sobre as pirâmides ou seja linhas de ley. Fica aí a pergunta: estes rituais antigos que eram utilizados para acalmar os deuses( e de certo modo demostrar poder)podem ser vistos de outra forma?
……… ou o contexto/ prposito do sacrifícios antigos eram diferentes?
Eu sou vegetariano…não por dó dos animais e blá blá blá…só por me sentir melhor sem carne mesmo.
Mas, quando se trata de sacrifícios com fins ritualísticos, acho totalmente desnecessário.
O que tem um cabrito a ver com uma sede mesquinha por dinheiro? (já vi uma cabeça de cabrito dentro de um vaso de cerâmica numa esquina).
E a galinha…o que ela tem a ver com um idiota que, por causa do seu orgulho, tomou um pé na bunda da mulher?
Nesse contexto, aí sim eu sinto dó dos animais sacrificados. Por que eles não são sacrificados para a sobrevivência humana (sobreviveríamos muito bem sem a carne deles, mas isso não tem a ver com o assunto), eles são sacrificados, 90% das vezes, em prol de idiotas que não conseguem, através de competência pessoal, dinheiro e relações íntimas saudáveis.
Para o resto (limpeza da aura, equilíbrio dos chakras, desobcessão, demanda mental negativa…), pra quê sacrificar animais?
Se houver alguma utilidade mais nobre para sacrifícios de animais, não vejo porque esse objetivo não seria conseguido com uma entidade de luz, que não precisa de prana de encarnados pra nada.
Não sou moralista…concordo com bebidas e fumos em umbanda…elas têm uma explicação plausível.
Só acho que sacrifício de animais com fins egoístas atinge diretamente a natureza, ferindo diretamente a qualquer um que realmente compreende o sagrado da criação de Deus, do mais abstrato conceito/dimensão até a árvore da esquina da minha casa…
Ainda não conheço tudo de candomblé e umbanda, mas esse cara conhece, e critica o sacrifício.
http://ceuesperanca.blogspot.com/2010/12/sou-zelador-do-santo-agenor-miranda.html
@MDD – Os pais de santo que eu mais admiro pelo conhecimento também não fazem e não gostam (na verdade, os melhores que eu já conheci são veterinários no mundo profano e ABOMINAM essa prática). De todos os que eu conheço e respeito, só três fazem sacrifícios e pouquíssimas vezes por ano, e em todos eles são feitos rituais bem sérios, apenas o Azougue (sacerdote) faz os sacrifícios, a comida é preparada e servida depois, tem todos os cuidados… o objetivo do post não é defender nem criticar, é mostrar que existe. E deixar claro que o sacrifício de um animal feito por um zé mané ou satanista de orkut não tem efeito (a nao ser atrair kiumbas pelo sangue) porque a pessoa não tem “mão de faca” que é a habilidade magística para fazer sacrifícios.
Tem que ser um Axogum ou Tata-Quivonda. É obrigatoriamente um ogã, iniciado, e que ganhou mão de faca de Ogum ou Incôssi. Existem em alguns terreiros outras pessoas que ganham essa habilidade, como o Pai de santo, por exemplo. Obs.: Tatafaca em alguns terreiros paraibanos. Também existe o termo Tata Pokó.
« Estes são os famigerados quiumbas, seres que habitam a contraparte astral de locais como prostíbulos, matadouros, casas de jogos, cemitérios, bares».
Quer dizer que o melhor é não frequentar cemitérios? Costumava visitar um em Lisboa que era tão bonito, que parecia um museu e as esculturas na sua grande maioria estavam ligadas à maçonaria.
Aquilo também é tão sossegado, que sento-me nos bancos e fico a ler.
@MDD – Não se recomenda frequentar cemitérios pela energia de dor, nervosismo, perda e outros sentimentos de baixa vibração que eles acumulam, especialmente em culturas católicas, por conta dos funerais. Mas vai que você é Filho de Omulu e se sente bem nessa energia? rsrsrs
passei o ano novo em uma casa que possuia mais imagens do que um terreiro, tinha até pentagramas invertidos em uma parte da casa. eu comi um churrasco de carne de bode que foi dada pelos donos da casa, mas não sei se aquilo tinha sido um sacrificio ou não. tem algum problema consumir essa carne independe do tipo de trabalho que foi feito?
Marcelo, gostaria de entrar em contato com você pra receber um parecer sobre algo q está acontecendo na minha cidade…
não achei e-mail de contato ou nada do tipo no site.
por favor me mande um e-mail, ou deixe seu contato.
@MDD – marcelo@daemon.com.br
Acho que não é errado sacrificar animais. Só é arriscado, e a pessoa deve saber o que está fazendo. Nada demais, em todos os lugares, não é indicado fazer nada que você não conheça. Desde consertar o motor do seu carro até brincar numa usina nuclear…
Errado mesmo, é matar os bichinhos por prazer. Isso chega a ser filhadaputagem… Se for pra comer… oras, todos podem comer o que quiserem, e se acham que precisam de carne, coma, ué.
Marcelo
Veja esse texto. Fala sobre a marcação da data e explicações sobre o Carnaval, Páscoa e Pentecostes. Segundo o autor “uma das mais importantes atividades do astrólogo, na antigüidade, era a elaboração do calendário que, sem dúvida, possuía um caráter sagrado. Por isso, as horas do dia, os dias da semana ou determinadas momentos do ano eram presididos por divindades específicas e consagrados às festas e rituais que expressavam simbolicamente as qualidades delas.” O texto é muito interessante, mas me pareceu baseado na versão da igreja católica dos fatos, já que os cálculos das datas são baseados no nascimento e morte de Jesus do modo como a maioria de nós conhece, ou seja, a versão da ICAR. Gostei bastante da pesquisa, principalmente por que ela parece dar sequencia aos seus textos sobre os papas e as histórias dos concílios. O que você acha? Abraços
http://portodoceu.terra.com.br/filorelig/artesimbolismo-1004a.asp
http://www.deldebbio.com.br/index.php/2010/03/24/sefirat-ha-omer-2010-parte-1/
Caro Del Debbio, estava assistindo os Simpsons em um episódio em que o Mr. Burns aniversariava e queria seu ursinho “Bobo”. Eis que surge o nosso querido Homer com um terno com duas bolas e um “cano”. Fiquei pasmo, pq o episódio não tinha nenhuma referência direta à ordem além dessa. Sabes se algum criador dos Simpsons é nosso ir.:?
T.: e F.: A.:
Martinho Vasconcelos
M.: M.:
Vale dizer que apesar do autor generalizar sobre a não existência de “verdadeiros” guardiões de encruzilhada, a experiência mostra que existem sim encruzilhadas importantes guardadas por entidades “verdadeiras”.
Uma vez que o que está acima está abaixo e o que está abaixo está acima, é lícito crer por analogia que determinadas encruzas são energéticamente importantes a ponto de surgir a necessidade de ter de ser guardada por regentes do astral.
@MDD – Excelente colocação.
Frater DD.
Caso entremos em tais lugares e sentimos já imediatamente as vibrações ruins de tais forças, e saibamos por acaso uma ou duas palavras de proteção, mas essas palavras ecoem para todo o ambiente e não somente a minha pessoa, isso pode ser nocivo mais tarde. Por exemplo, o nome Yeshua, você falou uma vez que esse nome pode ser usado para limpar um ambiente, mas um amigo meu disse também que se você não souber pronunciar de nada será util.
Mesmo pronunciando de forma errada tem algum efeito sobre esses espiritos, forças entidades?
Olá, MDD e leitores assiduos do site,
Concordo com o Gabriel Avelar e digo mais: existem guardiões que tomam conta de familias, casas, quarteirões, comunidades e por aí vai… Ninguem está sozinho e a presença de um exu ou pomba-gira num lugar, seja encruzilhada ou mesmo ao lado das pessoas, não significa que ali exista o mal. O mal está na cabeça e na intensão destas mesmas pessoas. Somos vigiados o TEMPO TODO. Seja por espiritos de luz ou espiritos sem luz, que nos seguem em todos os lugares que vamos.
A era do conhecimento está aí, para que possamos desmitificar tabus e preconceitos criados em função da falta de informação.
MDD e todos os outros amigos e irmãos,
Falando em linhas de Ley… Lembro que quando você entrou nesse assunto na sua coluna no TDC, alguém tinha disponibilizado um link para download de um aplicativo para google earth. Esse, mostrava as Linhas de Ley por todo o globo, e portanto, as encruzilhadas também. Teria feito essa pergunta também ao pessoal do Mayhem, mas ainda não obtive sucesso com o convite (ou eu, por ignorância, não soube entrar no grupo, sei lá…). Farei também essa pergunta ao pessoal da comunidade do orkut, pois, alguém por lá pode saber. Seja como for, alguém ainda tem o link para o download desse aplicativo? Agradeço desde já, a todos e ao MDD pelos textos!!! Abraços e P.P.!!!
No caso o sacrifício é mais característicos do Candomblé, certo?
Sendo assim, não seria normal ocorrerem sacrifícios nos terreiros já que a grande maioria deles trabalham tanto com candomblé quanto com umbanda? Ou todos os rituais são bem definidos e cada qual no seu lugar?
@MDD – Como todas as invencionices nessa área, existem as misturebas, pais-de-santo que sabem menos de espiritualidade do que vocês, terreiros onde os médiuns não estudam, servindo só de cavalos pros espíritos e por ai vai. Umbanda não tem NENHUM sacrificio. Ponto final… se tem QUALQUER COISA nesse sentido, não é umbanda… podem estar falando que é, mas não é…
Boa noite a todos!
Quando vi esta matéria logo me interessei, pois a família de minha mãe é de Umbanda, inclusive possuo um tio que é Pai de Santo. Na minha adolescência fui muito ao Centro e me sentia bem, mas quando conheci e testemunhei os rituais de sacrificios me senti “sujo” e isto fez com que eu me afastasse do Centro, mas sempre respeitei a religião da família e hoje procuro saber sempre mais a respeito de todas as religiões e filosofias.
Agradeço ao Marcelo pelo ótimo texto, muito esclarecedor mesmo.
http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2010/05/26/dilma-rousseff-usa-talisma-de-protecao-contra-inveja-e-mau-olha%C2%ADdo/
@MDD – Ainda bem que “não funcionam”, ne?
Caro Tio DD,
Venho mais uma vez agradecer a voce pelo site, pois foi aqui que comecei a abrir meus olhos para toda uma realidade que está na cara de todos, e incrivelmente poucos podem ver.
Não mais ser iludido pelas “otoridades”, não mais pensar como o gado, realmente isso não tem preço. Um exemplo é o deste post: durante muito tempo tive a ideia preconceituosa a respeito da umbanda; na verdade, nem sabia diferenciar umbanda de candomblé, de quimbanda…Foi graças a tudo que estou estudando agora, que comecei a ter uma pequena noção a respeito também da umbanda, e digo que estou muito surpreso com a profundidade de seus conceitos…
Ainda no assunto, gostaria de saber a opinião de outras pessoas a respeito dos livros do Rubens Saraceni.
Abraços a todos.
Uma dúvida… e um trabalho que foi feito à alguém na linha do cemitério?Como se desfaria uma coisa horrenda dessas?
Muito bem postado …
Laroiê exu …
Marcelo, conheci um umbandista e quibandeiro vidente e ele disse que meu exu está pedindo uma matança para abrir caminhos , o que vc diz sobre isso marcelo? me oriente,agradeço!!!
@MDD – Fuja para as montanhas, Bino. é uma cilada!
Então mesmo dentro de mercados, onde temos o açougue e frigorifico, pode haver a existência de Kiumbas?
@MDD – especialmente onde tem sangue…
Então deixa eu ver se entendi bem. No sacrificio existe muita energia envolvida e etc e alguns rituais se utilizam dessa energia desprendida para causar determinadas mudanças. Mas no caso já que as energias desprendidas dos mesmos são energias negativas então só se podem alcançar resultados negativos como ataques e coisa e tal ou é questão de saber lidar com a energia? O mesmo vale para o sangue? Ex: Sangue de um animal morto = ruim. Utilizar seu sangue para uma consagração de um objeto como forma de ligação e carregamento energético = Ok?
Fiquei confuso agora.
@MDD – O animal deu o consentimento dele para você tirar o sangue dele?
Eu acho um absurdo animais serem torturados, mutilados vivos e sacrificados nesses rituais de magia, J Herculano Pires no seu Livro Mediunidade fala que o movimento Espírita deveria se LEVANTAR contra a matança de animais inocentes nesses centros, os animais são nossos irmãos menores na escala evolutiva, devemos respeitar e amar os animais.
Devemos defender quem, os animais que são nossos irmãos menores na escala evolutiva ou essas praticas de torturar, mutilar e matar pobres animais???
Os Espíritos de Luz jamais vão pedir despachos, velas, charutos, cachaça e sacrifícios de animais, somente espíritos desencarnados apegados a matéria e aos vícios terrenos é que pedem essas coisas.
Os animais sofrem, são torturados, são mutilados vivos, são perfurados vivos, outros são enterrados vivos, e devemos ficar calados??
@MDD – J Herculano Pires é um zé mané que deveria estudar mais as religiões afro antes de escrever besteiras. Faz uma mistureba entre candomblé, sacrifícios e magia negra e parece que não tem a menor idéia do que está falando, misturando alhos com bugalhos e enfiando tudo em um saco regado a cristianismo barato e preconceito de igreja católica…
Os animais merecem isso??
Os sacrifícios de animais tem um objetivo que é o Vampirismo.
O sangue esta repleto de fluidos vitais e os espíritos obsessores vão VAMPIRIZAR tais fluidos, e por isso, que se processa essas praticas nesses ambientes.
@MDD – Os espíritos que se manifestam nas casas espíritas e kardecistas vampirizam os médiuns para conseguirem se manifestar… a real é que NENHUMA entidade consegue se manifestar se nao tiver de onde tirar energia. Essa balela de kardecismo que “não precisa de cigarro e bebida” tem de ser suprido por alguma outra fonte de energia para a entidade trabalhar… geralmente é da energia vital dos médiuns que alimentam a corrente, que chegam exaustos em suas casas e nem sabem por quê… cigarro e bebida em giras não tem nada a ver com vícios terrenos. São instrumentos de trabalho.
Se os animais pudessem falar, eles iriam implorar por misericórdia e salvação, eles iriam gritar pedindo socorro, socorro, socorro E as pessoas nada fazem, ficam na omissão criminosa, dever animais serem torturados, mutilados e mortos, para agradar entidades ociosas e viciosas do plano astral.
Somente espíritos maldosos, ignorantes e cruéis podem pedir isso.
Vou deixar uma pergunta, os animais merecem isso?????
@MDD – O sacrifico ritualistico no Candomblé é feito de modo que a carne seja consumida depois, como comida para os que participaram do ritual em alguma festividade. Os animais sofrem muito mais nos abatedouros… Voce é vegetariano? Por que, se nao for, o nome disso ai é hipocrisia…
Epa, pera lá amiguinho!
“Os animais sofrem, são torturados, são mutilados vivos, são perfurados vivos, outros são enterrados vivos(…)”
Onde que você viu isso!? Não foi numa casa de candomblé! Se foi me chama que eu vou junto denunciar na Prefeitura, órgãos de proteção aos animais e etc.
Sou candomblecista e os sacrifícios feitos em nossos rituais são por degola, já que fazem questão de saber, da mesma maneira que o animal seria sacrificado para ser almoçado, sem nenhum tipo de tortura ou mutilação! Aliás, o animal TEM que estar bem tratado e bem alimentado, sem ferimentos, e deve ser sacrificado com o menor sofrimento possível para que o ritual seja aceito pelo Orixá! Me junto ao MDD para perguntar se você é vegetariano, pois só aceito discutir sacrifício animal com quem não sacrifica realmente nenhum. O resto é nhém-nhém-nhém de gente que terceiriza o abate do cadáver que come no almoço…
“A Umbanda também não usa colocar sangue na cabeça de seus iniciados.”
É isso que é a feitura de cabeça, utilizada às vezes no que se diz ser Umbanda?
@MDD – Isso é umbandomblé, ou mistureba. Não é Umbanda.
Gostaria de colocar minhas observações espiritistas e racionalistas, como sou estudioso do Espiritismo e do Racionalismo Cristão, tenho minhas próprias conclusões sobre o tema, gostaria de dizer que eu só estou colocando minha opinião somente isso.
O Mestre Luis de Mattos codificador do Espiritismo Cientifico, também condena essas praticas primitivas e atrasadas, assim como Herculano Pires.
Essa é minha opinião.
A identidade dos Espíritos desencarnados.
@MDD – autores como WW Matta e Silva, Rubens Saraceni, Alexandre Cumino e Marcelo Del Debbio discordam veementemente das conclusões destes autores, por terem mais conhecimento e experiência dentro do campo da Umbanda do que os autores que voce citou.
1)As comunicações e mensagens que vem dos espíritos desencarnados tem que ser analisadas com muito cuidado e critérios doutrinários, existe no mundo espiritual ou plano astral muitos espíritos maliciosos, astutos, mentirosos, embusteiros, hipócritas e mistificadores.
Eles podem tomar nomes falsos, nomes importantes e pomposos para iludir e enganar as pessoas.
Eles podem usar uma Linguagem melosa, suave, doce e sedutora para mistificar.
Eles podem também tomar formas perispirituais falsas para enganar os médiuns videntes, o perispirito ou corpo astral é flexível ou plasmavel ao pensamento dos espíritos, eles podem plasmar formas fluídicas falsas e se apresentarem numa reunião mediúnica e enganar os videntes.
Como evitar esses espíritos enganadores e mentirosos???
O Mestre Allan Kardec e o Mestre Luis de Mattos explanam em suas obras, que devemos passar todas as comunicações, mensagens e ensinamentos dos espíritos desencarnados pelo Crivo severo da Razão e da Lógica mais rigorosa, só devemos aceitar o que tiver um nível Racional elevado e um nível Moral positivo e nobre.
Qualquer sinal de grosseria, vulgaridade, idéias sem lógica, idéias sem base racional, idéias sem elevação moral, coisas místicas sem fundamento, vamos concluir que são espíritos atrasados que estão se comunicando.
@MDD – Normalmente, os espíritos zombeteiros adotam ares de professor, falando difícil e usando termos complicados e educados, em uma pretensa erudição, justamente o CONTRÁRIO dos exús, caboclos e pretos velhso, que utilizam-se de linguajar simples e direto. Eu recomendaria, além de passar pelo filtro da lógica e da razão, desconfiar de quem se proclama muito superior ou “mestre” de qualquer coisa. as ações dizem mais do que o linguajar utilizado…
Voce parece confundir linguagem com conteúdo… usar palavrões não implicam necessariamente em más ações. Eu uso palavrão pra caralho e sempre tento passar o conteúdo de elevação espiritual. Como você vê, muitas das entidades que trabalham mais próximo dos humanos acabam utilizando-se do linguajar humano. O que deve ser observado é o CONTEÚDO desses ensinamentos… de nada adianta falar empolado e cheio de reverências e estar cheio de ego, vaidades e más intenções.
Os Espíritos de Luz ou Espíritos Elevados possuem sempre uma Linguagem digna, nobre, pura, lógica, com idéias racionais e morais elevadas, sua Linguagem é sempre moralizadora, ensinando a pratica do Bem, da caridade e das virtudes.
Os Espíritos Elevados são Virtuosos em seus ensinamentos.
@MDD – Linguagem não tem nada a ver com ensinamentos. Um preto-velho utilizará sempre uma linguagem simples e tranquila, calma e às vezes até mesmo rústica, mas estão entre os espíritos de luz mais elevados de todos.
Vejamos um exemplo.
Um espírito desencarnado se manifesta numa reunião mediúnica pedindo farofa, charutos, cachaça, despachos, velas, sacrifícios de pobres animais, vamos concluir o que????
Um Espírito de Luz vai pedir essas coisas???
Claro que não, somente espíritos apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos é que pedem esses absurdos.
@MDD – Essa idéia falsa vem muito do ranço católico que tem infectado o kardecismo nos tempos atuais. Achando que exú é demônio e que os instrumentos de trabalho são coisas atrasadas… vale lembrar que os resultados obtidos em terreiros são muito melhores e mais duradouros que os atingidos em centros espíritas. Costuma se dizer que centro kardecista é assistente social; mas umbanda é delegacia. Instrumentos como charuto ou cachaça são necessários para firmar as energias trabalhadas em Malkuth. Velas e mandalas são necessárias para se capturar e trabalhar espíritos inferiores, que estão ligados às baixas vibrações dos consulentes.
Claro que você também faz uma generalização que chega a dar pena. Mistura em um mesmo saco os instrumentos de trabalho de espíritos elevados como exús e caboclos com trabalhos de magia negra de eguns e kiumbas (que muitas vezes querem se passar por exús para intimidar os ignorantes). Ao invés de criticar, é necessário estudar para saber diferenciar o que é um exú que trabalha no umbral do que seja um mago negro fazendo algum tipo de magia negra de sacrifício.
Vamos raciocinar.
Os Espíritos de Luz estão moralmente depurados, eles não possuem mais apegos a paixões matérias, vícios e desejos, quem esta apegado as sensações matérias são espíritos ainda atrasados.
@MDD – Outra grande ignorancia dos kardecistas que precisa ser combatida é achar que as entidades da umbanda precisam de charutos e bebidas para ELES… um exú não tem nenhuma necessidade de “beber”, ele utiliza a energia contida no alcool e no tabaco para ampliar a força de seus trabalhos… no kardecismo, as “entidades de luz” que voce menciona vampirizam os médiuns do centro para poder trabalhar… não existe almoço gratis, nem para os “espíritos de luz”. A diferença é que na umbanda essa energia vem dos instrumentos, no kardecismo essa energia vem dos médiuns
Não se deixe seduzir pela Linguagem melosa, suave e doce desses espíritos ( espíritos de caboclos e preto velhos) eles falam macio.
São lobos em pele de ovelhas.Muitas pessoas pensam só por que um espírito quando encarnado foi preto velho ou índio é um Espirito bom ou de Luz.
Existe muitos pretos velhos, brancos velhos e índios que quando estavam encarnados, foram pessoas maldosas, desonestas, egoístas, intrigantes, viciosos, as qualidades morais não estão na matéria física ou matéria corporal estão no Espírito que é o ser pensante.
Não é por que um espírito quando estava encarnado foi branco, negro, mestiço ou amarelo, que ele quando desencarnar vai ser um Espírito Bom e de Luz, nada disso.
Existe muitos espíritos desencarnados de brancos e negros que são espíritos impuros e obsessores.
@MDD – Esta frase, alem de ignorante, demonstra bastante preconceito e falta de conhecimento sobre o que seja um caboclo e preto-velho. A quantidade de baboseira dessa frase é tão grande que eu chego a ficar com pena do kardecismo como doutrina. Mas vamos lá…
Em primeiro lugar, preto-velho ou caboclo não é a “última encarnaçao” daquele espírito; é uma máscara que os espíritos superiores utilizam quando querem trabalhar dentro de uma das energias da Árvore da Vida. Os trejeitos e os instrumentos utilizados são reflexões destas manifestações energéticas dentro daquela egrégora, ou seja, em uma gira de caboclo, um caboclo pode ter sido um guerreiro templário, um viajante, um navegante, um soldado romano ou qualquer outra profissão que lidasse com Geburah (marte/Ogum) e as energias de Vontade e que escolhe aquela “vestimenta” porque mais lhe agrada. A pasteurização do kardecismo faz com que estas MESMAS entidades, quando trabalham em centros kardecistas, precisem escolher a máscara que vai agradar aos cristãos de fachada que ali frequentam. Sabemos disso pois muitos médiuns que trabalharam em centros kardecistas, quando migraram para terreiros, descobriram que as MESMAS entidades que trabalhavam no centro trabalham no terreiro, agora com mais liberdade de ação como caboclos ou pretos-velhos.
Veja o que o Grande Divaldo Franco fala sobre essa questão.
“ nós achamos que o fato de ter sido preto e velho, tem que ser Espírito Bom, e não é.
Pois houve muito preto velho escravo que era mau, tão cruel quanto o branco, insidioso e venal. O fato de ter sido preto ou branco não quer dizer que seja um Espírito Bom.”
@MDD – “grandes merdas” o que Divaldo Franco disse… só demonstra a ignorância total dele sobre o tema… como voce mesmo disse acima, devemos passar o que é dito por qualquer entidade pelo crivo da razão e da lógica. Se um espírito está tentando se passar por um “preto-velho” mas não o é, será desmascarado rapidamente em uma gira verdadeira de pretos-velhos. Não se define quem é um “preto-velho” pela linguagem, mas pelos ensinamentos e linha de trabalho destes.
2)Veja as palavras de Divaldo.
“… Na cultura brasileira, remanescente do africanismo, há uma postura muito pieguista, que é a do preto velho. E muitas pessoas acham que é sintoma de boa mediunidade ser intrumento de preto velho. Quando lhe explicamos que não há pretos velhos, nem brancos velhos, que todos são Espíritos, ficam muito magoadas, dizendo que nós, espíritas, não gostamos de pretos velhos. E lhes explicamos que não é o gostar ou não gostar. Se tivessem lido em ‘O Livro dos Médiuns’, ‘O Laboratório do Mundo Espiritual’, saberiam que se a entidade mantém determinadas características do mundo físico, é porque se trata de um ser atrasado. Imagine o Espírito que manquejava na Terra, porque teve uma perna amputada, ter de aparecer somente com a perna amputada. Ele pode aparecer conforme queira, para fazer-se identificar, não que seja o seu estado espiritual. Quando, ao retornar à Pátria da Verdade, com os conhecimentos das suas múltiplas reencarnações anteriores, pode apresentar-se conforme lhe aprouver.
Então, a questão do preto velho é um fenômeno de natureza animista africanista, de natureza piegas. Porque nós achamos que o fato de ter sido preto e velho, tem que ser Espírito bom, e não é. Pois houve muito preto velho escravo que era mau, tão cruel quanto o branco, insidioso e venal. E também houve e há muito branco velho que é venal, é indigno e corrompido. O fato de ter sido branco ou preto não quer dizer que seja um Espírito bom.
@MDD – Outra mistureba de conceitos que demonstra que Divaldo não entende nada de Umbanda e deveria gastar melhor seu tempo ficando quieto e estudando. Não é o espírito que se curva e manca; é o médium que, ao ter seu corpo físico submetido à enorme energia de Binah que os pretos-velhos trabalham, que enverga e se curva. Da mesma maneira que é o médium que, ao ser submetido à energia de Netzach, fica cambaleando e movimentando-se como se estivesse em um barco ou bêbado, daí gerando o arquétipo de “marinheiros”, ou das energias que movimentam seus braços e pernas quando trabalham na linha de Exu, causando movimentos como garras, asas e outros membros que o médium não possui, mas que o perispírito plasmado daquela entidade sim.
O médium que “manca” ou “se curva” enquanto incorporado marca algum trabalho energético que está sendo feito, e este trejeito é dito ser uma “perna manca” apenas porque os médiuns de antigamente não tinham estudo nem discernimento para entender como os processos magísticos e espirituais funcionam na Terra. Obviamente o espírito não é preto nem branco e muito menos possui mazela alguma.
Cabe ao médium ter cuidado com esses atavismos, e quando esses Espíritos vierem falando errado, ou mantendo os cacoetes característicos das reencarnações passadas, aclarar-lhes quanto à desnecessidade disso. Porque se, em verdade, o preto velho quer falar em nagô, que fale em nagô, mas que não fale um enrolado que não é coisa nenhuma. Ou, se a entidade foi alemã na Terra e não logre falar o idioma do médium, que fale alemão, mas que não fale um falso alemão para impressionar. O médium só poderá falar o idioma no qual ele já reencarnou em alguma experiência passada. Desde que não há milagres nem sobrenatural, o médium é um instrumento. Sendo a mediunidade um fenômeno orgânico, o Espírito desencarnado vai utilizar o que encontre arquivado no psiquismo do médium, para que isto venha à baila.” (Extrato de um ensaio do médium Divaldo Pereira Franco, que tem como título “Consciência”)
@MDD – E que, novamente, voce tira de contexto fazendo uma generalização rasteira entre “Umbanda” e “eguns querendo se passar por entidades”. Eguns enrolando em línguas não tem nada a ver com os cacoetes típicos dos espíritos que trabalham em determinadas linhas, que os utilizam como mantras ou reverberações sonoras para materializar explosões de energia astral. Novamente, voce ignora seu próprio conselho, que é o de passar o que as entidades falam pelo filtro da lógica e da razão…
3) É por isso que eu falo, devemos raciocinar muito nesses assuntos.
Todos as comunicações mediúnicas tem que ser analisadas pelo Crivo severo da Razão e da Lógica mais rigorosa, só devemos aceitar aquilo que tem uma base Racional e Moral elevada, os espíritos embusteiros e mistificadores não suportam o exame racional das suas mensagens e comunicações.
Vejamos as palavras do Mestre Kardec sobre essa questão.
“Os maus Espíritos temem o exame; eles dizem: ‘Aceitai nossas palavras e não as julgueis.’ Se tivessem a consciência de estar com a verdade, não temeriam a luz. O hábito de escrutar as menores palavras dos Espíritos, de pesar-lhes o valor, distancia forçosamente os Espíritos mal intencionados, que não vêm, então, perder inutilmente seu tempo, uma vez que se rejeite tudo o que é mau ou de origem suspeita. Mas quando se aceita cegamente tudo o que dizem, que se coloca, por assim dizer, de joelhos diante de sua pretensa sabedoria, fazem o que fariam os homens – disso abusam.” (Allan Kardec, Escolhos dos Médiuns, Revista Espírita, fevereiro de 1859)
@MDD – é engraçado que eu vejo muito mais “donos da verdade que não querem ser testados ou contraditos” em centros kardecistas do que em terreiros. Isso sim é algo para se meditar…
Como disse Kardec, os maus espíritos temem o exame.
4) Muitos centros de umbanda, candomblé, quimbanda e centros de magia, praticam sacrifícios de pobres animais e evocam espíritos desencarnados para tratar de assuntos matérias vulgares como, sorte com o dinheiro, sorte com as mulheres, volta da pessoa amada,
revelar tesouros ocultos, predizer o futuro etc…
Os Espíritos de Luz ou Espíritos Elevados jamais vão tratar de assuntos matérias vulgares como esses, os Espíritos de Luz só tratam de assuntos morais nobres e importantes para nossa evolução espiritual.
O s Espíritos de Luz pregam o Bem, a caridade, a educação, a disciplina, a ordem, as virtudes, a honestidade, é um grande erro pensar que os espíritos elevados vão se misturar com essas coisas de baixo nível moral.
@MDD – Correto. Mas novamente voce faz uma mistureba preconceituosa de tentar tachar os centros afros como se todos fizessem isso, o que é muito feio e baixo nível. Muito mais feio vindo de alguém que se diz estudioso do espiritualismo… que deveria saber mais sobre diferença de centros de umbanda e locais de magia negra…
Uma outra questão importante, os Animais são nossos irmãos menores na escala evolutiva, devemos respeitar e amar os animais esse é o nosso Dever, pessoas ignorantes e maldosas sacrificam animais inocentes nesses rituais sangrentos e primitivos para agradar espíritos inferiores e obsessores do plano astral, esses espíritos inferiores vão sugar os fluidos vitais do SANGUE desses pobres animais, é por isso que eles pedem tais sacrifícios, é para alimentar o vampirismo.
Vocês acham que Espiritos Superiores vão pedir sacrifícios de animais, despachos, velas, cachaça e charutos, procurem raciocinar, não seja vaidoso, seja espírita racionalista.
Existe muitos centros de umbanda que não praticam tais absurdos e muitos umbandistas sérios e corretos também repelem essas coisas.
@MDD – Voce é vegetariano? entao o hamburger que voce come veio de uma carne muito mais mal tratada e exterminada com menos respeito do que a carne dos sacrifícios do candomblé (porque Umbanda não tem nenhum tipo de sacrifício). No candomblé, os sacrificios sao sempre feitos antes de festas de orixás e a carne dos animais mortos é preparada e servida para os filhos da casa… E não se deve confundir estes sacrifícios com sacrifícios de animais em magia negra, que são torturados e mortos e largados no meio da rua… coisa que todo umbandista repele e tem asco.
5) Algumas pessoas falam que o uso de charutos e cachaça usado pelos espíritos desencarnados nos centros de umbanda são para realizar trabalhos espirituais de cura ou desfazer trabalhos de magia negra.
Vejamos, cachaça e charutos virou remédio espiritual, virou energia espiritual positiva, para realizar curas, os Espíritos Superiores e os Bons espíritos pedem cachaça e charutos nos seus trabalhos???
Isso não tem base Racional isso é pura ignorância.
Perguntamos, vocês acham que os Espíritos de Luz vão precisar dessas coisas???
Para realizar curas espirituais têm que ser usados fluidos puros, suaves e luminosos dos planos superiores e somente os Espíritos Elevados podem manipular esses fluidos luminosos.
Quem pede essas coisas matérias são espíritos inferiores ainda apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos, como eles não possuem mais seus corpos físicos para saciarem esses vícios e desejos torpes, eles vão se encostar num encarnado que esteja bebendo ou fumando e vão sugar as emanações fluídicas da nicotina e do álcool, esse é o vampirismo psíquico.
Esses médiuns da umbanda e do candomblé que ficam usando cachaça, cigarros e charutos são VAMPIRIZADOS por espíritos obsessores do plano astral.
É ridículo pensar que os Espíritos Superiores e os Espíritos de Luz vão pedir velas, cachaça, charutos, cigarros, despachos e sacrifícios de pobres animais.
@MDD – na verdade, é justamente o contrário… os médiuns de branco dos centros kardecistas é que sao vampirizados para a realização do trabalho… Da onde vem a energia que os “espíritos de luz” trabalham? eles geram energia do nada?!?!?! não há milagre, não existe almoço gratis… o fluido vital que os espíritos de centros kardecistas utilizam é DOS PRÓPRIOS MEDIUNS, enquanto os espíritos que trabalham em terreiros usam energia do fogo, das ervas, do tabaco e da bebida. A fraqueza dos trabalhos em centros kardecistas é tão grande que mal vemos pessoas incorporadas… hoje em dia, os centros kardecistas viraram meros “locais de passe” pois não dispõem de energia suficiente para incorporações e trabalhos. Confundir (ou no pior caso, ser ignorante e perpetuar uma mentira) de que entidades “precisem” de bebida ou fumo é um absurdo.
6) Os Espíritos de Luz só podem se aproximar de um ambiente, quando esse ambiente tem pessoas com pensamentos elevados, nobres e positivos, pela sintonia vibratória dos pensamentos o bem tem sintonia com o bem e o mal tem sintonia com o mal.
Para se atrair os Espíritos de Luz ou Espíritos Elevados temos que criar um ambiente moralmente positivo com intenções puras e honestas na pratica sincera do Bem, da caridade e das Virtudes, temos que cultivar a prece sincera e pensamentos nobres, temos que ter disciplina e ordem moral.
Os Espíritos de Luz vão é nas reuniões serias que tem por base a elevação Moral e a pratica das Virtudes.
@MDD – Exatamente como é um terreiro de Umbanda Sagrada. Mas infelizmente, esse preconceito arrogante dos kardecistas insiste em julgar os irmaos sem nenhum conhecimento do que está acontecendo, certo? Onde estão os “espíritos de luz” dos centros kardecistas para avisar sobre preconceito e mal julgamento nessas horas? Ou para ensinar sobre a energia do fogo e das ervas?
Perguntamos.
Vocês acham que os espíritos elevados vão nesses centros que tem sacrifícios de animais, despachos, cachaça, cigarros e charutos???
Vocês acham que os espíritos elevados ou espíritos de Luz vão pedir essas coisas???
@MDD – achamos sim. A diferença é que conhecemos os fundamentos da magia e do fluxo de energia e como os espíritos de luz e trevas trabalham; os kardecistas parecem ter se apegado ao “sagrado livro do são Kardec, o imexível” que está um século atrasado em relação aos estudos da Umbanda.
Uma outra questão
Os assuntos tratados nesses centros de macumbas são assuntos matérias vulgares como, sorte com o dinheiro, sorte com as mulheres, predizer o futuro, volta da pessoa amada, revelar tesouros escondidos etc…
@MDD – mais uma vez, voce faz uma generalizaçao tosca misturando terreiros com magia negra…
Não estou criticando pessoas estou analisando somente idéias e princípios.
@MDD – Eu também. Não estou criticando os kardecistas, apenas afirmando que deveriam estudar mais e se apegar menos aos dogmas de São Kardec… teriam menos preconceito e fariam menos julgamentos sem conhecer nos irmãos espiritualistas.
Reflexões.
1)Muito obrigado pela atenção e pela resposta, só acho que os espíritos de Luz não precisam de coisas matérias, como, charutos, cigarros, cachaça, despachos e sacrifícios de pobres animais, somente espíritos inferiores apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos é que pedem essas coisas. Duvido que um espírito de Luz vai baixar em centros de macumbas para pedir essas coisas que eu citei.
Sobre a Linguagem dos espíritos desencarnados, temos que analisar o seguinte, um espírito de Luz jamais vai usar uma Linguagem pesada, grosseira, vulgar, chula, agressiva, com palavras obscenas, palavrões. Os espíritos de Luz ou espíritos elevados possuem sempre uma Linguagem pura, digna, nobre, lógica, sublime de moralidade e seus Ensinamentos visam sempre a melhoria moral e espiritual das pessoas.
Para evitar os espíritos embusteiros, mentirosos e mistificadores do mundo espiritual, temos que submeter todas as informações e mensagens que venha dos espíritos desencarnados ao Crivo severo da Razão e da Lógica, qualquer ofensa a razão, a lógica e a moral elevada, deve ser rejeitado, seja qual for o nome que o espírito comunicante use. Só devemos aceitar um ensinamento dado pelos espíritos desencarnados, quando ele for eminentemente Racional e tiver um nível Moral elevado, como explica o Mestre Kardec e o Mestre Luis de Mattos.
@MDD – Voce nao mostrou nenhum outro argumento, esta apenas repetindo o que disse acima e eu refutei. Vai ficar apenas repetindo o que nós já sabemos que está errado. Charutos e cachaça usados em terreiros não tem NADA a ver com vícios humanos. Da mesma forma, a linguagem é adaptada para a audiência… os MESMOS exus que falam palavrões em uma gira de exu são os que são educados no centro kardecismo. Já cansei de ver exemplos de mediuns kardecistas que vao pra umbanda e seus exus confirmam isso…
2) Os médiuns espíritas não usam charutos e cachaça, quem usa essas coisas são os médiuns ligados a umbanda e o candomblé, por tanto, são eles que são Vampirizados por espíritos inferiores. Um espírito de Luz jamais vai sugar os fluidos vitais das pessoas, quem pratica essas coisas são os espíritos desencarnados que estão na atmosfera terrena, espíritos inferiores ainda apegados a matéria e aos vícios terrenos, eles querem saciar seus desejos e vícios, e vão procurar algum encarnado que tenha os mesmos desejos torpes, e esses encarnados são usados em processos de Vampirismo psíquico.
@MDD – E seu “espírito de luz” tira energia de onde? obviamente do medium, por mais iluminado que o espírito seja, ele esta trabalhando em Malkuth e precisa de energia para trabalhar em Malkuth. Infelizmente, Kardec e cia carregavam consigo um tanto do ranço católico e dispensaram muitos dos relatos de espíritos cujas ideias eles nao concordavam. O espírito de luz não escolhe vampirizar os mediuns, ele não tem escolha, porque a energia de trabalho precisa vir de algum lugar, queira ele ou nao…
3) Eu como carne infelizmente, mais um erro não justifica outro erro, um crime não justifica outro crime, um vicio não justifica outro vicio, uma maldade não justifica outra maldade. Eu acho uma aberração moral sacrificar animais inocentes nesses antros de macumbas, os animais também são filhos da Grande Luz, eles também estão evoluindo, eles merecem nosso respeito e carinho. Entre defender essas praticas de sacrifícios e os animais, eu prefiro defender os animais. Se você fosse um animal você iria gostar de ser sacrificado nesses centros de candomblé, quimbanda e macumbas????
Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Quem esta se ferrando é os pobres animais. Essa pessoas que gostam de matar animais nesses rituais sujos e imundos só pode atrair espíritos sujos e imundos do plano astral. O mal atraindo o mal. A ignorância atraindo ignorância.
@MDD – Isso tem um nome: chama HIPOCRISIA… defende uma coisa e faz o oposto dela… defende os animais mas nao dispensa o churrasquinho… e o resto do discurso é só dogma ignorante e preconceito arraigado…
Eu faço uma pergunta em resposta às suas:
se voce fosse um animal, iria gostar de virar hamburguer pro Wilson devorar você na lanchonete apenas para o deleite carnal dele?
4) Nas obras de Ramatis ele fala que as pessoas que praticam bruxaria, macumba, magia negra e maltratam pobres animais nesses rituais, vão gerar para si mesmas em reencarnações futuras o Karma do CÂNCER. Quem planta o mal vai colher sofrimentos, essa é a Lei. E ninguém escapara da Lei.
Para os macumbeiros e pessoas que fazem magia negra, elas vão colher um terrível Câncer em reencarnações posteriores.
@MDD – Voce faz uma confusão enorme entre o que seja magia negra, bruxaria, macumba, etc… jogando tudo no saco do preconceito e ignorância… fica muito dificil ter qualquer tipo de debate desse jeito… maltratar e torturar um animal para usar a energia da dor dele em um ritual de magia negra é uma coisa, sacrificar um animal em um ritual de candomblé e consumir sua carne depois, em uma festividade, é outra bem diferente. Você come animais sacrificados todos os dias quando almoça seu bifinho… nos rituais de corte do candomblé, o animal é sacrificado com respeito e dignidade para que sua carne seja aproveitada para consumo e sua energia aproveitada para algum trabalho.
Obrigado pela troca de idéias.
Cara…. que aula!!!
Esse formato de post seguido de comentários e repostas é simplesmente genial, agrega demais aos temas. Arrisco dizer que as vezes essas discussões são até mais instrutivas que o próprio post! Só estou comentando pra agradecer mesmo. TFA
Parabéns pela matéria!!
Sou umbandista iniciante e fiquei com a seguinte dúvida: já que as referências à cemitério, encruzilhadas e ruas em T são na verdade simbólicas e fazem luz ao plano astral… aonde então deixar as oferendas e agradecimentos???
Não tenho nenhum altar ao lugar específico dentro da minha casa e não são todos os centros que aceitam essas oferendas.
Obrigada!
Da Obra “Plantão De Respostas “ – Emmanuel E Francisco Cândido Xavier.
Esclarecimentos de Chico Xavier sobre as Entidades.
1)Respostas sobre UMBANDA e CANDOMBLÉ dadas pelo médium mineiro CHICO XAVIER no programa Pinga Fogo de 1971
UMBANDA
Pergunta: Quem são os “pretos-velhos”, “exus” e “pombas-giras” que incorporam na Umbanda? Se são espíritos de luz, por que há necessidade de cigarro, cachaça e sons barulhentos?
Resposta: PARA ESPÍRITOS DE LUZ, OU SEJA, ESPÍRITOS SUPERIORES E PUROS, NÃO EXISTEM NECESSIDADES MATERIAIS. Os espíritos que trabalham nos terreiros, em sua grande maioria, são aqueles que ainda guardam grandes necessidades das sensações terrenas e por isso usam os médiuns para absorvelas; quando não têm, fazem-no através dos despachos. São, na classificação da Doutrina Espírita, chamados de espíritos mais simples. É claro que existem aqueles outros que, mesmo tendo condição moral mais elevada, manifestam-se nos terreiros de Umbanda, guardando os procedimentos ali adotados.
@MDD – Esse é um dos grandes erros e inorâncias propagados pelo kardecismo, por incrível que pareça, até os dias de hoje !!! Não foram capazes de se atualizar ou de estudar e perceber que charutos e cachaça são apenas instrumentos para se trabalhar no mundo físico, utilizados por grandes entidades de luz como pretos-velhos, exus e pombas giras, quando lidando com energias mais densas.
CANDOMBLÉ
Pergunta: Qual a diferença entre as entidades de luz da Doutrina Kardecista e os orixás do Candomblé, que são reverenciados em seus templos com bons pratos, roupas tradicionais e músicas? Isso não seria prendê-los ao materialismo?
Resposta: Primeiro; devemos esclarecer que a Doutrina não é Kardecista e sim dos Espíritos. Allan Kardec foi o codificador dessa Doutrina, ou seja, através de método científico, reuniu e compilou, com a ajuda de vários médiuns, as informações que hoje conhecemos editadas nos livros básicos da Doutrina Espírita. Quanto à diferença entre “entidades de luz”, ou seja, espíritos de luz e os orixás do Candomblé; esta reside no fato de QUE OS ESPÍRITOS DE LUZ ENCONTRAM-SE EM ELEVADA CONDIÇÃO DE EVOLUÇÃO MORAL, ESTANDO, PORTANTO, LIVRES DAS SENSAÇÕES MATERIAIS. SEM DÚVIDA QUE AS OFERENDAS QUE RECEBEM OS “ORIXÁS” OS PRENDEM À MATÉRIA.
Da Obra “Plantão De Respostas “ – Emmanuel E Francisco Cândido Xavier.
Emmanuel é bem claro, somente espíritos apegados as sensações matérias é que pedem cigarros, charutos, cachaça e despachos, ou seja, espíritos atrasados.
@MDD – pela própria resposta de Emmanuel, vemos que a doutrina “é dos espíritos” e, como espíritos também cometem muitos erros e preconceitos. Se fossem espíritos de luz verdadeiros, reconheceriam as energias trabalhadas nos terreiros de candomblé e umbanda e as entidades divinas que ali residem e trabalham. Creio ser muito fruto de ignorância e preconceito dos médiuns, que carregam estas formas de animismo para os espíritos que incorporam nessas entrevistas. Emmanuel comete erros básicos ao emitir julgamento e dar opiniões “sem dúvida” de algo tão errado e sem correlação com a verdade. De acordo com o próprio livro dos espíritos, deveríamos nos atentar a esse “Emmanuel” pois suas respostas evidenciam que ele não é um espírito tão superior quanto os kardecistas pensam que ele é!
Perguntamos.
Emmanuel esta certo ou errado nessa questão??????
@MDD – obviamente errado…
1) 0Os Espíritos de Luz ou os Espíritos Superiores e Elevados não possuem necessidades matérias, eles estão moralmente depurados.
2) Os Espíritos de Luz possuem sempre uma Linguagem pura, digna, elevada, nobre, lógica e sublime de moralidade e seus ensinamentos visam sempre a melhoria Moral e espiritual das pessoas.
3) Os Espíritos Elevados são Virtuosos em seus ensinamentos.
4) Eles pregam o Bem, a caridade, o amor, a elevação moral, a disciplina, a ordem, as virtudes.
5) Os espíritos inferiores, perturbadores e obsessores possuem sempre uma Linguagem moralmente pesada, grosseira, ímpia, agressiva, maliciosa, sem lógica e sem elevação moral.
6) E suas mensagens só tratam de assuntos matérias vulgares.
7) os Espiritos de Luz jamais vão pedir coisas matérias, como velas, despachos, cachaça, charutos, farofa e sacrifícios de animais.
8) Somente espíritos apegados a matéria e aos vícios terrenos é que pedem tais absurdos.
@MDD – isso indica um claro desconhecimento do funcionamento do mundo espiritual e sua conexão com o mundo material. Nos topicos 1, 2, 3 e 4 podemos observar tudo isso em exus, pretos-velhos, marinheiros, boiadeiros, pomba giras, caboclos e todas as entidades de trabalho em terreiros… 5 e 6 estas entidades também NÃO usam nenhum tipo de linguagem agressiva, ofensiva, sem lógica ou sem elevação moral… aqui percebemos que há MÁ-FÉ dos kardecistas em forjar esse tipo de comparação ridícula entre a simplicidade do linguajar do caboclo versus a erudição de um pseudo-professor que esta em uma mesa branca… quando sao a mesma entidade, apenas utilizando máscaras diferentes para se comunicar.7 e 8 também parece fanfarronice de ignorantes, que acreditam que os objetos pedidos sejam para “consumo” como pessoas da materia consomem…
Emmanuel é bem claro nessa questão ele diz.
PARA ESPÍRITOS DE LUZ, OU SEJA, ESPÍRITOS SUPERIORES E PUROS, NÃO EXISTEM NECESSIDADES MATERIAIS. Os espíritos que trabalham nos terreiros, em sua grande maioria, são aqueles que ainda guardam grandes necessidades das sensações terrenas e por isso usam os médiuns para absorvelas; quando não têm, fazem-no através dos despachos.
@MDD – ou seja, os espiritos nos centros kardecistas VAMPIRIZAM os médiuns, que doam ectoplasma e energia vital para mante-los incorporados… tal vampirizaçao é substituída por charutos e bebidas em terreiros, para poupar os médiuns e também dar às entidades mais energia para a realização dos trabalhos.
Os espíritos que trabalham nos terreiros, em sua grande maioria, são aqueles que ainda guardam GRANDES NECESSIDADES TERRENAS E POR ISSO USAM OS MÉDIUNS PARA ABSORVELAS, QUANDO NÃO TEM, FAZEM-NO ATRAVÉS DOS DESPACHOS.
Isso mostra que os espíritos que atuam nos terreiros são espíritos apegados as sensações terrenas e POR ISSO USAM OS MÉDIUNS PARA ABSORVELAS.
Os médiuns que usam cigarros, charutos e cachaça são vampirizados por espíritos inferiores do plano astral.
Como disse Emmanuel, PARA ESPÍRITOS DE LUZ, OU SEJA, ESPÍRITOS SUPERIORES E PUROS, NÃO EXISTEM NECESSIDADES MATERIAIS.
Perguntamos Emmanuel esta errado nessa questão?????
Qual a sua resposta???
@MDD – Sim, está completamente errado. Esta é uma das grandes baboseiras que tem sido propagadas pelo kardecismo a respeito de entidades da Umbanda. Provavelmente “Emmanuel” estava mesclado com um animismo pessoal do Chico nessas “respostas”, já que demonstra uma ignorância que um espírito de luz real não teria. Duvido muito que um suposto “espírito de luz” falaria tanta besteira quanto esse Emmanuel
Wilson Moreno na busca da Verdade.
@MDD – na verdade, Wilson, voce é um grande copia-cola de dogmas que não tira a bunda da cadeira para pesquisar. Debater com você é como falar com o pombo-enxadrista… vai ficar copiando e colando textos vazios aqui sem nunca ter expressado uma unica opiniao sua, fruto de pesquisa real ou conhecimento adquirido…
concordo com tudo que o dono da página falou..sou umbandista a 17 anos…na verdade sou mineira…minha mãe de santo é mineira do maranhão…..e ela sempre nos diz que no kardecismo o médium só tem q se doar sempre…mais na verdade quero deixar aqui um testemunho q aconteceu com minha mãe de sangue q é kardecista e médium tbm…um belo dia foi para o9 centro e simplesmente veio incorporada pra casa com um espírito femenino e nimgém no centro percebeu que isso estava ocorrendo… será eu pergunto que 9o kardecismo é tão melhor quanto a umbanda? pelo menos nunca vim incorporada com meus guias do terreiro q frequento.
@MDD – Os pais de santo que eu mais admiro pelo conhecimento também não fazem e não gostam (na verdade, os melhores que eu já conheci são veterinários no mundo profano e ABOMINAM essa prática). De todos os que eu conheço e respeito, só três fazem sacrifícios e pouquíssimas vezes por ano, e em todos eles são feitos rituais bem sérios, apenas o Azougue (sacerdote) faz os sacrifícios, a comida é preparada e servida depois, tem todos os cuidados… o objetivo do post não é defender nem criticar, é mostrar que existe. E deixar claro que o sacrifício de um animal feito por um zé mané ou satanista de orkut não tem efeito (a nao ser atrair kiumbas pelo sangue) porque a pessoa não tem “mão de faca” que é a habilidade magística para fazer sacrifícios.
Que ótima resposta, estava esperando o dia de ler isso de você Marcelo e vejo que seu conhecimento realmente é aprofundado em várias vertentes.
O abate quando necessário é feito somente pelo sacerdote capaz e preparado com mão de corte para tal, mas muita gente “quer” e vai lá e faz, ai recebe as consequências de seus atos egoístas depois. Mas o astral sabe trabalhar, e sabe de uma maneira fascinante pois ele segue a lei universal da causa e efeito a risca, portanto ele não barra uma pessoa de querer fazer sem saber, apenas dá a ela depois o merecimento pelo ato imprudente.
As pessoas que opinam em relação a um assunto como esse de sacrifício ou sangue geralmente tem um conhecimento raso, um preconceito enorme e várias idéias pré-concebidas do que leram ou ouviram de um qualquer, por isso falam de coisas que não sabem e permanecerão sem saber
Concordo com Pai – Padrinho Juruá também sobre Deus e o Bem e o Mal mas é difícil no condicionamento cultural judaico-cristão eliminar essa dicotomia que racionalmente está de acordo com as leis herméticas polaridade. Na Consagração do Aposento do Círculo Esotérico (Eu) está …”não há mal em Deus” no entanto vivemos uma realidade (não importa se em Maia) gritante de baixaria de toda espécie, ah sim isso é devido ao momento evolutivo de cada um de nós: que triste, que desperdício de energia. Que programa fantástico dos senhores do Karma para permitir que milhões sofram pelo pensamento insano de poucos e não transgredir o Bem. Obrigado Padrinho por disponibilizar a sua visão, é interessante e enriquecedor para aqueles que resolveram desenvolver a espiritualidade e escolheram a Umbanda como caminho. Nas vibrações de Oxalá, paz e evolução
O povo bakongo e muitas outras etnias da África bantu influenciaram a formação da Umbanda aqui. Antes da Umbanda e Candomblé existirem os Calundus Coloniais e seitas como a do Cabula foram a primeira religiosidade dos negros aqui, pois os primeiros a chegarem eram bantu (de Angola, por exemplo). A cruz para os bakongo chama-se dikenga e está relacionado intimamente ao Sol e seus movimentos, pois para o povo bakongo o tempo é circular. A linha vertical é a “linha de força” que liga Nzambi, acima, aos mortos, abaixo. A linha horizontal é a “linha Kalunga” que marca a fronteira de água que separa o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. A parte superior do símbolo representa o mundo dos vivos (ku nseke) e a parte inferior o mundo dos mortos (ku mpemba). O “quatro momentos do Sol” fornecem o padrão essencial para a cultura religiosa bakongo. Esses “momentos” são: nascimento (nascer do Sol), pico (Sol no zênite), se pondo (pôr do Sol) e “ausência do Sol” (noite); kala, tukula, luvemba e musoni. Esses “quatro momentos do Sol” são comparáveis com as quatro fases da vida: concepção, nascimento, maturidade e morte. Para os bakongo, tudo transita por essas etapas: planetas, plantas, animais, pessoas, sociedades e até mesmo idéias. Este ciclo vital é representado por um círculo com uma cruz no interior. Na dikenga, o ponto de encontro das duas linhas da cruz é o ponto mais forte, é onde a pessoa está. O ponto de encontro entre Nzambi e os ancestrais. Seriam os preto-velhos representações de antepassados e ancestrais dessas regiões? Bakulu, diculo (do quimb. ukulu) e diculundundo (do quimb. ukulundundu)? Curioso os nomes das falanges: vovó tal de aruanda (topônimo de Luanda?), pai tal d’angola, vovô fulano do congo etc. As cruzes que esses espíritos escrevem com pemba talvez não sejam cruzes cristãs. Marcelo, tu acha que essa cruz que esses espíritos riscam são influencia cristão ou pode ter a ver com essa origem aí? Desculpa pelo texto imenso.