A Divisão em doze Signos

A Astrologia (Astronomia judiciária) na Antigüidade era a mesma ciência que a Astronomia, só que seu interesse se centrava na observação dos ciclos e suas reiterações, com propósitos essencialmente prognosticadores. Assim, a Astrologia lia os destinos particulares com base nos ritmos cósmicos e nas coordenadas celestes. Em todo caso, Astronomia e Astrologia têm como ponto básico comum a roda zodiacal, composta de 12 signos, ou estádios que o Sol em seu percurso anual toca. Na realidade, o zodíaco é imaginário, pois se trata da partição em 12 segmentos da abóbada celeste e constitui um plano ideal paralelo à eclíptica, ou seja, tangencial ao eixo do mundo. Se a abóbada celeste está representada pelos 360 graus da circunferência, cada uma destas 12 partes ou símbolos, quase todos animais, contará com 30 graus, e estas se sucederão regularmente ao longo do ciclo anual. O zodíaco é, pois, fundamentalmente, uma medida do tempo (enquanto os astros se referem mais especialmente ao espaço) e como tal deve se tomar. Por outra parte, lembraremos que zodíaco significa “roda da vida” e é óbvia a vinculação com o movimento.

A sucessão dos signos é a seguinte: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Os 12 signos zodiacais, por sua vez, admitem uma divisão tradicional quaternária em correspondência com os elementos da Filosofia, da Ciência da Antigüidade e da Alquimia.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 11

  1. Prezado Del Debbio, procurei informaçoes sobre Vigiar Pensamentos, acho que estou fazendo certo.
    E incrivelmente, acabei em um site de projeçao astral. Eu ja sabia que ja tinha feito algumas viagens, 4 ao todo. Gostaria de saber se elas sao reais, pois em uma delas eu realmente vi o plano fisico. Minha futura namorada (com quem estou a 3 anos).
    Constantemente eu consigo entrar em EV, as vezes consigo relaxar mesmo que involuntariamente, outras vezes entro em panico e acordo sobressaltado. Sempre tive problemas no sono, ao acordar.

    Ja faz uma semana que eu (acho) sai do meu corpo fisico, mas algo que nunca tinha acontecido antes, eu estava correndo atras de uma bola, saltei e fiquei voando, em um movimento de elipse, mas de uma hora pra outra…comecei uma queda vertiginosa para eu mesmo deitado…antes de sentir o baque eu acordei.

    Estou fazendo alguns exercicios antes de dormir, para facilitar a projeção. Indicaram o exercicio de vigiar pensamentos, mas nao entendi muito bem. Estou fazendo o exercicio da vela, somente de madrugada, pois minha casa é muito barulhenta o dia todo. Ja estou umas 2 semanas, (foi a esperiencia da projeçao em que voava…e cai no meu proprio corpo, que me motivou novamente para esses estudos) exercitando minha concentração e o pensamento. Ja consigo me desligar em alguns quartos de hora.
    Gostaria de umas dicas suas, para aprender focalizar/mentalizar. E como proceder no exercicio de vigiar pensamentos.
    Se não for pedir demais. È claro.

    Estou pensando seriamente em entrar em contato com uma AMORC aqui perto de casa. Existe algumas palestras e cursos abertos ao publico sobre meditção e concentração.

    Muito Obrigado Novamente. Abraço!

  2. MDD… ontem estava lendo um post do ano passado daqui, sobre mantras e palavras de proteção.
    Estava deitado na cama e lendo o texto. Não acredito nessas coisas, pra deixar claro, mas fui experimentar pra saber, só de brincadeira. Li dois dos mantras e algo aconteceu.

    Eles eram “helion melion tetragrammaton” e “IAO”.

    Li a descrição do primeiro, me preparei, e então li o mantra, concentrado. De repente, meu corpo estremeceu, minha visão escureceu um pouco, fiquei tonto por uns 2 segundos, sem controle. Aí voltou. Achei muito estranho. Já tive essa sensação quando nas vezes que passei mal por causa de pressão alta (ou baixa? não sei), então não vi nada demais..

    Continuei lendo a lista e me deparei com o IAO. Dentre todos, esse é o único que eu imaginei que conseguiria fazer. Imaginei o tal “fogo interior” e falei a palavra. A MESMA sensação, novamente, acho que até mais forte.

    Tentei repetir os dois, tentei os outros mantras, mas não aconteceu de novo.

    Ainda não sei o que foi isso. Só sei que fui dormir com medo. Fiquei repetindo “tetragrammaton” na cabeça pra ver se eu sonhava com alguma coisa assim, e não sonhei. Fiquei pedindo algum sinal, alguma “sincronicidade”, para hoje, algo que me fizesse acreditar ou me desse a noção de que a sensação que tive ontem não foi normal. Até agora, nada. Ainda estou esperando.

  3. 93

    tio DD, estaria correto dizer que signos que se encontram em lados opostos da roda trabalham energias contrárias (por exemplo, o ceticismo de virgem em oposição ao sobrenatural de peixes)?

  4. opa
    sei que o que vou falar nao tem nada a ver mas a telefonica estava dizendo que esse site nao existe, pode ser que aconteça com outras pessoas ai, só para notificar mesmo.

  5. humm.. aquele “Exercício Prático de Imaginação e Vontade” que nos passou faz tempo.. o circulo com Aquário, Leão, Escorpião e Touro.
    Se baseando pelo exercício, devem ser estes os signos.. agora saquei um pouco o porque dos quatro..

    Abraços

  6. Fala Marcelo!

    Cara, gostaria da tua opinião a respeito desse documentário:
    http://www.youtube.com/watch?v=dndLtlrIgEs&feature=related
    O autor critica a sociedade e tenta mostrar os meios de controle que existem, faz referencia à maçonaria como uma das bases disso tudo.. (parte que discordo) e no fim faz referencias implicitas aos Illuminati e etc..
    Como disse acima, discordo de algumas coisas mas achei interessante no geral, gostaria da sua opinião em especial sobre as partes que trata da mitologia e das seitas secretas….

    Obrigado e parabéns pelos posts!

    (o nome do documentário eh controle das massas através de mensagem subliminar e tá no canal deusmihifortis, caso o link não dê certo)

  7. Tio,

    Só acho que o artigo fica devendo a divisão quaternária, embora isso talvez possa ser interpretado como “dever de casa”, ainda que eu não veja como propósito dessa série isso.

    Em todo caso:

    Áries, Leão, Sagitário – Fogo
    Touro, Virgem, Capricórnio – Terra
    Gêmeos, Libra, Aquário – Ar
    Câncer, Escorpião, Peixes – Água

    Não que você não saiba, haha

  8. Salve Tio!
    O primeiro Circulo tem o mesmo formato das disposições das pedras do Stonehenge, como li num post mais antigo, serviam para canalização de energia telúrica usada em alguns rituais. Hoje, outros tempos, não se constroem mais Piramides ou Circulos monumentais (acredito que as cúpulas dos templos tem a mesma função). Existem ainda rituais, utilizando os mesmos princípios dos rituais antigos para canalização destas energias?
    Que a Paz esteja em Ti!

  9. Olá Marcelo,
    Olha eu aqui de novo enchendo o saco, hehe. Espero que não se importe mas tenho mais algumas dúvidas sobre o meu mapa astral:

    1. Ter Sol em aquario e Lua em virgem é uma combinação meio difícil de lidar. Isso seria o equivalente ao caminho entre Hod e Netzach? Que em um post antigo você mencionou que seria algo como juntar um fanático cético e um fanático religioso.

    @MDD – Pelo contrário. Se estiver equilibrado, aquario cria o novo e a lua em virgem organiza. Caso contrário, será sempre a luta entre rebeldia e constrição.

    2. Jupiter e Saturno são duas coisas opostas: O que me facilita e o que me atrapalha. Como eu posso ter o mesmo signo (libra) nos dois planetas? Significa que a capacidade de equilibrio pode ser uma faca de dois gumes?

    @MDD – Se desenvolvidos, representam a facilidade da condução desta energia somada à responsabilidade em seu uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas