A Diferença entre Magia e Magia Negra

Por Adi.

Muitos acreditam que praticar magia está relacionado a criar efeitos mágicos como fazer chover, enriquecer, parar uma tempestade, ou seja, controlar os elementos da natureza, obter poder e controle até mesmo sobre outras pessoas, entre outras proezas. Por isso os ingênuos e iludidos e também os mal intencionados participam dos muitos grupos de magia espalhados pela net com o único intuito de tais proezas.

Depois da febre que o livro “O Segredo” causou por ter disseminado que tudo é possível de se criar nesse nosso universo material, e de que querer é poder, partindo do pressuposto de que se seguir determinadas fórmulas e práticas mágicas que eram de conhecimento dos bem sucedidos, sábios e ricos homens do passado, práticas essas que pertenciam à determinadas ordens herméticas e secretas, é indiscutível que muito do interesse na prática da magia atualmente, esteja voltado pra esses interesses materiais citados acima.

Uma das primeiras coisas que se ensina na prática da magia é como criar uma forma pensamento bem definida, associada com a vontade e com o sentimento, porque o quanto mais ela for definida muito maior a probabilidade dela se materializar. E nunca antes as pessoas gastaram tantos neurônios e tempo visualizando a “ferrari” na garagem e uma casa dos sonhos.

E só pra ficar claro, eu não estou dizendo que sonhar com essas coisas seja errado, ou que pensar em ganhar dinheiro e ficar rico seja errado também. Não é esse o sentido do post, mas é sobre a utilização da magia com esse intuito.

Ainda assim, já que a fórmula do “segredo” não é mais assim, digamos, o “segredo”, se hoje magia está disponível pra todos, porque ainda as dificuldades financeiras continuam as mesmas e também não se obteve poder mágico ?

É muito interessante que as pessoas falam que não existe magia negra, que existe “a magia”, e que pode ser usada pra tudo na vida, sem entender de fato o que é magia, sem compreensão nem do básico do principal fundamento da “magia” que é a imaginação e de como ela realmente funciona e porque funciona.

Notamos como determinados conhecimentos foram distorcidos ao ponto de se adequarem as intenções pessoais de cada um, e o fundamento principal se perdeu há muito, muito tempo. Os novos estudantes começam a praticar magia e acham que já vão direto às evocações da goetia, pensam que já vão direto aos poderes dos elementos, e sequer tem capacidade de realizar o ritual do pilar do meio, nem sequer fazem invocação ao Deus interior como suporte e proteção. E ainda se gabam de que “magia funciona mesmo sem o fundamento espiritual”. Balela.

Essas pessoas, iludidas, estão praticando magia negra sim, sem se darem conta do porque há essa diferença, ou onde está essa diferença. Em seus anseios pela busca de sucesso, poder, controle e dinheiro, não se importam de onde vem ou de onde são retirados as energias criadoras que irão concretizar ou materializar o “sonho”. E para não assumirem responsabilidades, alegam que magia é magia e que não existe magia negra ou magia branca.

Existe diferença sim, e eis o porque dessa diferença, que considero muito importante ser do conhecimento, caso o estudante sério não queira assimilar mais karma ou se envolver ainda mais nas teias da ilusão.

O fundamento principal da magia, é a Divina Imaginação que brota/emergi da “FONTE” infinita da VIDA. Ela é água da vida, o Si-mesmo, o Deus interior e está disponível pra todos, é também a própria vida manifesta e tudo o que existe. Mas essa fonte de poder só atua na vida de cada indivíduo de forma inconsciente e, muito, muito limitada e distorcida. Na maioria dos indivíduos os principais chacras e os canais, ou nadis espalhados pelo corpo estão praticamente fechados, se encontram bloqueados por formas pensamento distorcidas e limitadas, adquiridas de vidas passadas e germinando de acordo com nossa cultura, família, etc. Nem preciso dizer que se trata do tão mal afamado “ego”. Lógico que ele se “mantém” e sobrevive da “estrangulação e limitação” do fluir incessante da “Fonte”, pois este fluir destruiria o ego. Claro que também já sabemos que até um certo ponto do desenvolvimento isso se faz totalmente necessário para o fortalecimento da consciência.

O problema com relação à pratica da magia ocorre quando, ao invés do indivíduo se utilizar da magia pra desfazer esses bloqueios, que são as formas pensamentos limitantes, se utiliza da magia pra adquirir poderes que reforçam ainda mais os laços do ego. Nem preciso dizer que magia pra satisfazer os desejos do ego é magia negra sim.

O ego pensa que pode controlar a força divina através da magia e utilizá-la ao seu bel prazer, e o grande engano dos estudantes é confundir a Verdadeira Vontade descrita por Crowley, com a pequena vontade e desejo do ego.

O que se adquire baseado na pequena “vontade do ego” ou do “eu”, se cria/adquire à partir de um poder que o ego não tem. Se cria à partir da energia que já está manifestada e materializada na vida, se cria à partir das energias astrais da esfera de maya, dos planos das personalidades humanas, daquilo que já está manifesto, e nesse sentido é “usurpar” poderes já existentes, porque de um modo geral, quando o indivíduo cria uma forma pensamento, mas ainda este não tem um canal de comunicação aberto com a energias primordiais, ou o Si-mesmo, estas formas pensamento desconectadas da FONTE, carecem da energia primordial infinita, e usurpam seu poder do que já está manifestado e criado.

E esse é o motivo e unica razão de se criar cascas à partir de cascas, de “usurpar” poderes já estabelecidos, e se chama “usurpar” sim, porque se faz em nome de algo (ego/eu) que não tem poder por si próprio. É criar a partir do que já está criado, é destampar um buraco pra tampar outro. E nesse sentido é magia negra, se emaranhar muito mais na ilusão sem buscar o essencial, é lutar contra a natureza, é um preço muito alto a pagar, usar de força e lutar contra os princípios, é sem moral. É a mesma ação dos governos, das grandes corporações e de todo o sistema de aprisionamento, no sentido que o poder que eles têm é usurpado do povo, e de tudo o que existe. Aqueles que não tem energia ou poder próprios sugam a energia e o poder dos outros.

Por isso, o melhor sempre mesmo é usar do tempo que temos disponível e de nossas energias pra praticar a magia com a unica intenção do nosso aprimoramento pessoal, do auto conhecimento e da busca da condição espiritual. A transformação pessoal do chumbo em ouro divino é a maior magia que pode existir e também o seu real propósito.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 25

  1. Falou tudo, Frater!
    A magia negra é a magia feita para satisfazer as próprias vontades, e não para fazer a Vontade Verdadeira. Jesus disse: “Seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no céu…”. O nome disso é Thelema. É deixar de fazer as pequenas vontades, para satisfazer a Vontade maior, a Grande Obra, a Alquimia Espiritual. Por isso muitos praticantes de magia quebram a cara quando fazem um rito que não dá certo, pois estão indo contra o principio natural. É como se um rio correce numa direção e o “mago” fizesse um rito para ele correr para outra direção, ou seja, não funcionaria nunca. E seria gasto muita energia. O “mago” ficaria fraco e frustrado pois não conseguiu o que quis. Gostei desse post!!

  2. Como o Vô Pedro sempre me disse:
    “Magia é a manipulação do Micro com o intuito de modificar o Macro, nunca o contrário.”

  3. Mas “… intenção do nosso aprimoramento pessoal, do auto conhecimento e da busca da condição espiritual”, também não é alimentar o ego?

  4. Engracado e que apesar de eu estudar “magia” a alguns anos eu nao praticava pois tudo que eu achava eram rituais para atrair dinheiro, a pessoa amada ou fazer a viagem dos seus sonhos. Então eu achava que magia não era pra mim. Só depois que encontrei esse blog é que eu vai que poderia usar a magia para buscar o equilíbrio. Reconheço que e mais difícil do que aparentava ser afinal e mais fácil você queimar um pedido dentro de um caldeirão enquanto recita palavras decoradas do fazer um exercício de respiração e visualização para equilibrar os chacras. Mas eu estou tentando.

  5. Quando você diz usurpar, estende-se a bruxaria tradicional? Que se utiliza e “usurpa”, muitas vezes, de fontes já estabelecidas de energia, como quando usamos iconografias católicas e “roubamos” a energia dessa fé e alinhamos ao nosso Intento próprio?

    E caso se estenda, eu me perco ao entender esta postagem, pois não compreendo sua intenção em descrever esta dita magia “negra”. Nem o mundo, nem a carne, nem o próprio diabo é preto e branco como um traje puritano, tudo é cinza.

    A questão é não eliminar o ego, se não quem seriamos? Mas sim torná-lo solar e usufruir de Kether sem preocupações monocromáticas.

  6. Então quer dizer que toda e qualquer magia que não tenha o intuito de polir e elevar o “eu” incluindo magia relacionada a prosperidade material é tida como magia negra ? E se for , os antigos ritos pagãos de fertilidade e abundância também se encaixam como magia negra ?

  7. Essa definição é interessante: “Magia negra é sempre o que as outras pessoas estão fazendo. É a magia que nós não entendemos ou não sabemos nada a respeito”.

    O ser humano tem a tendência de condenar aquilo que não entende ou não conhece, ou julgar quando outro age de forma diferente que nós mesmos agimos ou pensamos. Porém, há uma multiplicidade de formas de pensar e praticar a magia. Classificá-las em termos de melhor ou pior é limitar as possibilidades.

    Pelo menos do meu ponto de vista, não existe uma magia melhor que outra universalmente, mas existem magias melhores que outras para o uso de diferentes pessoas, de acordo com a visão e o objetivo de cada um.

  8. Ótima publicação, obrigado!
    Se eu interpretei corretamente, se estamos ‘bloqueados’ e praticamos a magia com essa espécie de pensamento definido, acabamos praticando magia negra pois na fala literal, destampa um local para tampar outro. Por favor me corrija se eu estiver errado.

    Mas se no caso temos um canal aberto com as energias primordiais, ou o Si-Mesmo, então agora podemos praticar a magia da forma de pensamento definido? Por exemplo, ‘gastar’ neuronios visualizando uma vida material melhor, para si, para a familia, grosseiramente a ‘ferrari na garagem’ ?

    Mais uma vez, otimo artigo, obrigado!

  9. Toda a questão de magia nos dias de hoje estão mais deturpadas do que nunca. Temos mais liberdade de escolher o que estudar, porém muitos filmes, séries, músicas, livros e jogos estão fazendo um grande desserviço ao desbloqueio geral dos chacras, trazendo medos e mentiras sobre a realidade energética do corpo.
    Fazer a verdadeira magia é para aqueles com muita dedicação e retidão nas ações.

  10. Ótima publicação, obrigado!
    Se eu interpretei corretamente, se estamos ‘bloqueados’ e praticamos a magia com essa espécie de pensamento definido, acabamos praticando magia negra pois na fala literal, destampa um local para tampar outro. Por favor me corrija se eu estiver errado.

    Mas se no caso temos um canal aberto com as energias primordiais, ou o Si-Mesmo, então agora podemos praticar a magia da forma de pensamento definido? Por exemplo, ‘gastar’ neuronios visualizando uma vida material melhor, para si, para a familia, grosseiramente a ‘ferrari na garagem’ ?

    Mais uma vez, otimo artigo, obrigado!

  11. Comer, seja carne ou uma alimentação totalmente vegana, não deixa de ser “roubo” da energia materializada de algum lugar para colocá-la em outro lugar. Afinal, a moitinha de morangos que o vegano cheio de desejos por comida orgânica planta, “rouba” os nutrientes do solo, ao passo que ele “rouba” os frutos da moitinha em si.

    Respirar “rouba” o ar que está disponível por aí, e tira dele a energia química latente que existe em uma ligação de duas moléculas de oxigênio, colocando uma de carbono entre elas e liberando calor, fotons e magnetismo, a nível molecular.

    As matérias e energias astrais, por sua vez, não são a “fonte última”, mas somente a “fonte mais próxima”…. pois elas mesmas possuem suas estruturas e seus seres que vivem nelas, e que são destruídos para podermos construir nossas formas pensamento.

    E falando nas formas pensamento, os fluidos mentais são consumidos e realocados, perdendo energia no processo, para gerar nossos pensamentos, quaisquer que sejam.

    E acima do mental, os outros planos se seguem, sempre sendo “roubados” e “espoliados” até o plano último.

    Que “roubo” é esse, que é puramente ilusório ? Por acaso devemos abrir todas as portas para a Fonte Última, e materializar todos os Caminhos Ocultos de Kether para com todas as outras esferas ? É essa a única forma de não estarmos em ilusão, a única forma de não estarmos fazendo magia negra ? Ou será que o autor do texto está generalizando sua visão com base em um processo talvez verdadeiro, mas não único ?

    Mas, oh problemática….. Kether não é mais do que uma qlipha mais antiga que ela mesma, depois de ter sido iluminada pela luz divina e se tornado um recipiente dessa mesma luz (não sendo assim mais “casca”, e tornando-se “esfera”). Então até mesmo Kether, a tal “fonte última”, não é verdadeiramente última.

    E se formos às fontes além de Kether – o nada, o infinito e a consciência – então tentar materializar algo a partir delas não seria muito diferente de quem busca materializar seus sonhos a partir de “nada”, sendo totalmente ignorante das leis universais e das fontes por aí. Difere, claro, no pequeno ego, nos fluxos que são diferentes dos pequenos fluxos mesquinhos, associados às formas pensamentos larvais e parasitas que, de fato, se alimentam das energias humanas em múltiplos níveis de corpos.

    Mas, ainda assim, isso não ocorre porquê a pessoa não conhece “a fonte”. Ninguém conhece a fonte, ninguém domina a fonte, e ninguém procura aumentar o número de larvas corroendo seus corpos sutis. Ocorre porquê a pessoa não se deixa trabalhar além da limitação de suas experiências passadas e traumas, porquê ela está envenenada e intoxicada pelas consequências de sermos largamente Inconscientes e Subdesenvolvidos com tudo aquilo que diz respeito aos corpos sutis.

  12. Ótima explicação, MDD !!!
    A diferença sutil é de tamanha necessidade de compreensão em tempos em que quase tudo é de “plástico”, as informações são de acesso irrestrito como dito do novo Aeon e os que estão iniciando seus estudos nas sendas buscam de fato a ilusão e não a verdade.
    Obrigado pelo esclarecimento lúcido e objetivo !!!

  13. Ótimo artigo!

    É um belo ensinamento aos que interpretam o “Faze o que tu queres há de ser tudo da lei” para usar como desculpa para suas atitudes egoístas, sem contar as vontades de gado que muitas pessoas têm por conta disso…

    Abraço MDD.

  14. Na minha opinião é uma grande balela esse poder teórico do segredo. Você pode até acreditar que é milionário, que tem uma ferrari, que tem 10 coelhinhas da playboy deitadas na cama te esperando, mas se você não tiver no mínimo um emprego, vai ser somente um sonho acordado, e nada mais que isso. A grosso modo também dizendo é aquela velha história de ficar sentado rezando pro deus mandar do céu.
    Eu vejo que o pensamento e sentimento positivos podem ajudar noutras coisas mais tangíveis a sua realidade, mas limitada tão somente a ela.

    1. “10 coelhinhas da playboy deitadas na cama te esperando”……

      Isso que é imaginação…kkkkk

  15. É mais sábio não praticar do que realizar rituais que não são úteis nem bondosos em si.
    Considero o seguinte:
    Aprender a curar é legal, mas não cure os machucados que você mesmo se causou porque é tolo: deixe a dor lhe ensinar, pois mereceu.
    Aprender a destruir é interessante, mas não destrua seus inimigos só porque eles te atrapalham a ter o que você não precisa.

    1. aparentemente muita gente não entendeu que não foi nem o Marcelo quem escreveu esse texto…

  16. Não concordo plenamente com o texto, muito fatalista e acusador, me lembra outros senhores da verdade, anoitan é um blogue legal, mais esse texto não é dos melhores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas