Primeiro passo: trace o pilar central ou eixo vertical.
Segundo passo: trace 4 círculos segundo o modelo, utilizando o eixo vertical e os pontos de intersecção com este dos círculos precedentes, como ponto central dos seguintes.
Terceiro passo: trace as sefiroth utilizando as intersecções exteriores dos círculos como pontos centrais, tal e qual aparece no gráfico.
Respostas de 16
uhuu, bacana 🙂 vou treinar
MDD, parece uma pergunta redundante, mas tem um significado místico para que o círculo que simboliza kether encontra-se no centro do círculo maior e malkuth está com metade “dentro” e a outra metade “fora” do círculo maior???
Faltou Daath ali.
como faltou? tá ali.
O engraçado é ver as várias representações geométricas da árvore da vida. E a forma como está representada agora da pra ver perfeitamente o Ankh.
Tem alguma relação geométrica com a flor da vida?
Como associar a árvore aos corpos lunares ou solares?
Não sei se isso tem algum valor, mas: http://www.scribd.com/doc/4899306/The-Hexagonal-Geometry-of-the-Tree-of-Life-Expanded-Edition
Diogo, nao esta nao… siga a linha central, e verá q há um “buraco” ali, onde há uma interseccao de linhas sem o circulo correspondente a Daath…
Eu sei que Daath nao é representada na árvore da vida geralmente, mas gostaria de saber porque… é que eu tenho essa mania de simetria em tudo, sabe… e nao vejo porque nao deveria haver simetria na árvore da vida.
Alguem poderia me explicar ?
@MDD – Ainda não… mais pra frente…
humm muito facil assim
gostei
Eu uso a forma de construção hexagonica (aquela que usa hexagonos regulares perfeitos). É bem mais complicada mas é baseada em uma teoria bastante interessante. Recomendo darem uma procurada por ela. Shalom!
Tio, se tudo o q está em cima é como o q está em baixo, por quê não há uma esfera na parte mais superior dos círculos que formam a árvore, assim como há uma na parte mais inferior?
Ou, na verdade há essa esfera e você só não representou, assim como Daath?
falae Ignus! se vc fizer um pentagrama voltado pra cima e, logo abaixo dele, vc fazer outro voltado pra baixo (ligando as 2 “pernas”), pode-se tb contruir a arvore da vida. Creio que fica mais evidente a ideia do “tudo o q está em cima é como o q está em baixo”… fica mais claro!
abraços
Em termos de simbologia, como se explica a utilização de exatamente quatro círculos e uma reta?
E por que as intersecções entre estes caracterizam determinadas forças?
http://www.greatdreams.com/treeol.htm
Estou estudando recentemente estes fenomenos Crop Circles… e notei que muitos deles se assemelham à arvore da vida em suas várias representações. Então encontrei este site.
Gostaria de ouvir (ler) de alguem entendido algo sobre esta relação.
Obrigado.
@MDD – Até onde eu pesquisei, são uns velhinhos malucos com umas tábuas que fazem os círculos. Mesmo parecendo uma hipótese bem picareta, não vi até hoje nenhuma evidência de que seja algo mais do que isso, infelizmente.
Se a árvore da vida tem que ser simétrica, então tá faltando uma sephirat acima de kether. Não?
Essa forma é bem interessante pois é bem representativa. Mas eu geralmente prefiro usar o Draw.io mesmo. Aplicativo de nuvem, grátis, fácil e dá pra construir uma árvore bem simétrica na mão grande.
1º passo: Equilíbrio; 2º passo: Domínio sobre os Eelementos. Lembre-se que são fases da mesma substância, portanto, contidos em seu elemento precedente e no seu subsequente. Elementos extremos não se tocam, mas são partes iguais da Árvore, e nela estão todos contidos; 3º passo: Discernimento do que o contato e proporção entre os elementos produz.