20 anos de Daemon Editora


Sonho que se sonha só
É só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é realidade

– Raul Seixas
Hoje, 2 de Abril de 2018, completam vinte anos que a Daemon apareceu pela primeira vez, no EIRPG de 1998 com o lançamento da Segunda edição de Arkanun e com os famosos Guias de Armas e Guia de Armas Medievais. A Editora nasceu do sonho de dois autores, Marcelo Del Debbio e Norson Botrel.
Del Debbio foi um dos primeiros Mestres de RPG do Brasil, tendo aprendido a jogar RPG em 1984. Iniciado em Magia Tradicional em Stonehenge, 1989, todos os seus livros sempre foram focados em Hermetismo, Kabbalah, Alquimia e Magia Medieval. Norson Botrel era um engenheiro formado pela POLI-USP e ficou a cargo do famoso “Sistema Daemon”, o nome pela qual ficou conhecido o sistema baseado em porcentagens que desenvolveram na faculdade.
A Era de Ouro do RPG
O final dos anos 1990 ficaram conhecidos como a “Era de Ouro do RPG no Brasil”. Naquele tempo, a editora Abril havia trazido para o Brasil o Dungeons & Dragons, o RPG mais importante do mundo; a Devir ainda publicava o GURPS e o Vampiro, a Máscara, dois pesos-pesados americanos e a revista Dragão Brasil tinha uma tiragem que chegava a 20 mil exemplares por mês. Três anos antes, ARKANUN fazia sua estreia pela editora Trama e, no ano de 1996, TREVAS aparecia pela primeira vez nas bancas de todo o Brasil. Com a tiragem de 20 mil exemplares vendidos, TREVAS se tornou rapidamente um dos RPGs mais jogados do país, competindo de igual para igual com AD&D, GURPS, Vampiro e 3D&T.
Com o sucesso do TREVAS (e de seu meio-irmão INVASÃO), a Daemon Editora lançou nos anos seguintes a segunda edição do Trevas (um RPG capa dura que vendeu 700 exemplares no dia de seu lançamento, no EIRPG de 1999), ANJOS, DEMÔNIOS, VAMPIROS, SPIRITUM, TEMPLÁRIOS, INQUISIÇÃO e mais de trinta outros livros de RPG e romances baseados nos cenários de RPG. Todos os maiores escritores de RPG do país publicaram em suas fileiras: Marcelo Cassaro (Invasão, Tormenta d20), Rogério Saladino (Tormenta d20), JM Trevisan (Clube de Caça, Tormenta d20), Antônio Augusto Shaftiel (Jyhad), Thiago Augusto (Cães de Guerra), além de ter sido a primeira editora no Brasil a publicar um RPG escrito por uma Mulher, Luka Chan (AnimeRPG que, com 18 mil exemplares vendidos, é o recorde absoluto de vendas de um jogo escrito por uma mulher no país).
Os RPGs ARKANUN e TREVAS conquistaram dois Prêmios de Excelência Gráfica pela Gráfica Melhoramentos, além de terem ficado entre os 50 melhores RPGs do Mundo em 2008, respectivamente na 40a e 43a posições, em um ranking que envolveu mais de 190.000 votos.

Stand da Daemon Editora no EIRPG 2003

O Jogo do Demônio
Em 2001, quando o RPG no Brasil sofreu um duro golpe da mídia sensacionalista, que acusou o RPG de ter influenciado o assassinato de uma garota em um cemitério de Ouro Preto e passou a chamar o RPG de “Jogo do demônio”, além de tentar proibir a venda de Vampiro, GURPS e Daemon, a Daemon e a Devir Livraria travaram uma dura batalha jurídica contra o Ministério Público, que queria proibir de vez o RPG no Brasil. Vencemos, mas não sem baixas: a partir de 2003, todo jogo de RPG precisaria de um selo de idade recomendada e teria de passar por censura vinda do Ministério da Cultura.
Maçonaria e Hermetismo
Em 2004 Del Debbio foi iniciado na Maçonaria e aqui as coisas começam a ficar interessantes na história da editora. Por ser um escritor bastante famoso, ele conheceu o Grande Secretário de Planejamentos do GOB, Wagner Veneziani Costa, um dos caras mais importantes e influentes dentro da maçonaria naquela época, editor da Madras e fundador da loja maçônica Madras, que foi padrinho do Del Debbio. E aqui entra o ponto que seria crucial para a história do hermetismo e da própria Daemon no Brasil, a LOJA MADRAS.
No período de 2004 a 2008, a ARLS Madras contou entre seus membros com pessoas como Alexandre Cumino (Umbanda), Rubens Saraceni (Umbanda Sagrada), Johhny de Carli (Reiki), Cláudio Roque Buono Ferreira (Grão Mestre do GOB), Sérgio Pacca (OTO, Thelemita e fundador da ARLS Aleister Crowley), Mario Sérgio Nunes da Costa (Grão Mestre Templário), Adriano Camargo Monteiro (LHP, Dragon Rouge), José Aleixo Vieira (Grande Secretário de Ritualística), Severino Sena (Ogan), Waldir Persona (Umbanda e Candomblé), Carlos Brasilio Conte (Teosofia), Alfonso Odrizola (Umbanda, diretor da Tv espiritualista), Ari Barbosa e Cláudio Yokoyama (Magia Divina), Marco Antônio “Xuxa” (Martinismo), Atila Fayão (Cabalá Judaica), César Mingardi (Rito de York), Diamantino Trindade (Umbanda), Carlos Guardado (Ordem da Marca), Sérgio Grosso (CBCS), entre diversos outros experts em áreas de hermetismo e ocultismo. Agora junte todos estes caras em reuniões quinzenais onde alguém apresentava uma palestra sobre um tema ocultista e os outros podiam questionar e debater sobre o assunto proposto com seus pontos de vista e você começará a ter uma idéia do que isso representou em termos de avanço do cenário hermetista no Brasil.

Posse das autoridades do Grande Priorado Templário
Entre diversas contribuições para a maçonaria brasileira, trouxeram o RER (Rito Escocês Retificado), O Rito Maçônico-Martinista, para o Brasil, fundando a primeira loja do rito, ARLS Jerusalem Celeste, em SP, e organizaram as Ordens de Aperfeiçoamento (Marca, Nauta, Arco Real, Templários e Malta). O Del Debbio chegou a ser Grande Marechal Adjunto da Ordem Templária em 2011/2012.
Em paralelo, existia a ARLS Aleister Crowley e a ARLS Thelema, onde se estudava magia prática e que era formada por membros da OTO, Astrum Argentum, Arcanum Arcanorum, AMORC, TOM e SRIA, onde se trocava conhecimento com a OTO no RJ (Loja Quetzocoatl, com minha querida soror Babalon) e a Ordem dos Cavaleiros de Thelema (que, dentre outros, tivemos a honra de poder conversar algumas vezes com Frater Áster – Euclydes Lacerda – antes de seu falecimento em 2010). Além disso, tínhamos acesso a alguns dos fundadores do movimento Satanista em São Paulo e Quimbandeiros (cujos nomes manterei em segredo para minha própria segurança). A ARLS Crowley era tão engajada que até o Padre Quevedo palestrou uma vez sobre demonologia lá.
Mitologia e Hermetismo
Em 2006 a Daemon lançou a linha de RPGQuest, um jogo de miniaturas cartonadas e RPG, sucessor do antigo HeroQuest da Estrela. A linha do RPGQuest foi distribuida em bancas de jornal e cada um de seus 6 livros (Dungeons, Mitologia Grega, Templários, Reinos de Jade, Oriente e Módulo Básico) vendeu cerca de 20 mil exemplares. Infelizmente, com a compra da distribuidora Chinaglia pela DINAP e o encerramento do processo de distribuição setorizada em bancas de jornal, diversas editoras pequenas sofreram um grande baque, que culminou em quedas de vendas enormes e derradeiramente em uma das principais causas do fim da Dragão Brasil (outras editoras de mangás como a Conrad e a JBC também sofreram com este problema de distribuição, o que acabou mudando a cara dos mangás e HQs de super-herói no Brasil para sempre).
Em 2008, a Daemon publica a ENCICLOPÉDIA DE MITOLOGIA, o maior e mais completo livro de Mitologia comparada em língua portuguesa, lançado na Bienal do Livro. A enciclopédia se torna rapidamente o carro-chefe da editora. Com as vendas de RPG despencando em mais de 70%, no período que ficou conhecido como “A Morte do RPG”, Norson Botrel desligou-se da sociedade e seguiu carreira como auditor, e Del Debbio retornou às aulas de Semiótica e História da Arte.

Lançamento da Enciclopédia de Mitologia na Bienal do livro de 2008
Teoria da Conspiração
No meio de todos estes processos de estudos, chegamos em 2007 em uma palestra na qual estava presente o Regis Freitas, mais conhecido como Oitobits, do site “Sedentário e Hiperativo”, que perguntou a ele se gostaria de ter um blog para falar de ocultismo. O nome “Teoria da Conspiração” foi escolhido pelo pessoal do S&H e em poucas semanas atingiu 40.000 leitores por post.
Del Debbio se torna a primeira figura “pública” dentro do ocultismo brasileiro a defender uma correlação direta entre os orixás e suas entidades com as Esferas da Árvore das Vidas e as entidades helênicas evocadas nos rituais de Aleister Crowley.
De uma coluna no Sedentário, o “Teoria da Conspiração” se torna um blog independente, com cerca de 10 mil visitas por dia, reencontrando milhares de leitores de ARKANUN e TREVAS que, dez anos depois, já eram adultos agora.
Em 2013, Priscilla Martinelli assume toda a parte comercial da Editora, trazendo um novo fôlego e um toque feminino nas negociações com gráficas, lojistas e distribuidores. Coordenando toda a área de redes sociais e o grupo do Teoria da Conspiração, Daemon e Kabbalah no Facebook.
Pequenas Igrejas, Grandes Negócios
No final de 2014, com o surgimento de sites de Financiamento Coletivo, a Daemon decide romper com o sistema tradicional de venda de livros e investir no contato direto com seus leitores e fãs.

Nossa primeira experiência foi o jogo de cartas PEQUENAS IGREJAS, GRANDES NEGÓCIOS, que arrecadou quase 100 mil reais de financiamento, tornando-se a maior arrecadação de um Cardgame no Brasil (recorde que ainda não foi batido). PIGN tornou-se um sucesso tão grande que foi notícia até na revista Playboy. Sua tiragem de 2 mil exemplares se esgotou em menos de um ano.

Kabbalah Hermética
Em 2016 a Daemon entraria novamente para a galeria de recordes de Financiamento Coletivo com o livro KABBALAH HERMÉTICA, considerado o melhor trabalho de kabbalah e hermetismo em língua portuguesa, que arrecadou 350 mil reais em dois meses de financiamento. A partir deste ponto, a editora se torna especializada em livros de hermetismo, tarots e livros de mitologia para crianças (publicando a série “As Aventuras” de Lilith, Hércules e Isis) e a série de tarots HKT (Hermetic Kabbalah Tarot) em parceria com o designer Rodrigo Grola.

RPGQuest – A Jornada do Herói
Em 2017, a Daemon fez um Financiamento Coletivo para um “Boardgame” (jogo de tabuleiro moderno) do RPGQuest para comemorar os dez anos de lançamento do jogo. O sucesso foi tão grande que o RPGQuest – A Jornada do Herói recebeu o prêmio de maior FC de Boardgame em 2017 e o segundo lugar como melhor jogo de tabuleiro nacional de 2017 (na categoria Expert) segundo a Ludopedia, em votação popular. Marcelo Del Debbio foi o primeiro escritor de RPG a arrecadar um milhão de reais em financiamento coletivo no Brasil.
Hoje, a loja maçônica da qual faz parte, a Arcanum Arcanorum, patrocina a ONG Infância Azul, que cuida de crianças autistas carentes e a Daemon é uma das patrocinadoras do projeto “RPG para Todos”, realizado pela Gibiteca Municipal de Santos.

Os Livros Sagrados de Thelema
No final de 2017, o livro Kabbalah Hermética chamou a atenção de uma das maiores e mais importantes Ordens de Hermetismo da Europa, que escolheu a editora Daemon para ser a responsável pela tradução dos LIVROS SAGRADOS DE THELEMA, Financiamento Coletivo que terminou recentemente. É uma grande honra ser responsável pela edição dos textos principais de Aleister Crowley, considerado um dos maiores nomes na história do hermetismo mundial.
Próximos planos…
Este ano, a Enciclopédia de Mitologia completa 10 anos e sua quinta edição, desta vez ampliada para 7500 verbetes, capa dura e totalmente colorida, está planejada para entrar em Financiamento Coletivo no final do ano. O RPGQuest-Dungeons, sucessor vitaminado do HeroQuest, também está nos planos para 2018.
E tudo isso não seria possível sem a participação de todos vocês. Cada uma destas conquistas pertence a nossos leitores, pois sem eles não existiria uma editora. Os livros, jogos, posters, material de estudo e pesquisa que trazemos só existem porque um dia sonhamos que eles poderiam existir, e sem a força coletiva, este sonho jamais poderia ser realizado. A Família Daemon e a Família Teoria da Conspiração serão sempre parte integrante deste projeto.
E que venham mais 20 anos!
GiZmo

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Respostas de 2

  1. “Stand da Daemon Editora no EIRPG 2003”
    Foi aí onde te encontrei pessoalmente a primeira vez. Bem nesse stand da foto mesmo 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media

Mais popular

Receba as últimas atualizações

Assine nosso boletim informativo semanal

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categorias

Projeto Mayhem

Postagens relacionadas

Mapa Astral de Pablo Picasso

Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido

Mapa Astral de Timothy Leary

Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior

Mapa Astral de Oscar Wilde

Eu não gosto muito de postar vários mapas seguidos, porque o blog não é sobre Astrologia, mas agora em Outubro/Novembro teremos aniversário de vários ocultistas