Sepher Yetzirah – Capítulo 3


CAPÍTULO III – As Vinte e Duas Letras
As vinte e duas letras são constituídas por três mães, sete duplas e doze simples.
As três mães são Aleph Mem Shin (c m a), isto é, o Ar, a Água e o Fogo. A Água (m) é muda, o Fogo (c) é sibilante, o Ar (a) é intermediário entre os dois, como a balança da lei O C H (q h) tem o centro entre o mérito e a culpabilidade. Essas vinte e duas letras tomam forma, peso, misturando-se e transformando-se de diversas maneiras, criando a alma de tudo que foi ou que será criado.

As vinte e duas letras são esculpidas na voz, gravadas no Ar, e colocadas, pela pronúncia em cinco partes: na garganta, no céu da boca, na língua, nos dentes e nos lábios.
As 22 letras, os fundamentos, estão colocadas sobre a esfera do número 231. O círculo que as contem pode ser diretamente virado; e, então, significa felicidade, o retrógrado passa a ser o contrário.
Por isso ele as tornou pesadas e as permutou, Aleph com todas e todas com Aleph (a), Beth (b) com todas e todas com Beth, etc.
É por este meio que nascem 231 portas, que todos os idiomas e todas as criaturas derivam desta formação e em conseqüência, toda a criação procede de um único nome. Foi assim que foi feito (t a), isto é Alfa e Ômega, o que não se transformará nem envelhecerá jamais.
O sinal de tudo isto é vinte e dois totais em um só corpo: 22 letras fundamentais: três principais, sete duplas, doze simples. Três principais: Aleph Mem Shin (c m a); o fogo, o ar e a água. A origem do céu é o fogo, a origem da atmosfera é o ar, a origem da terra é a água: o fogo sobe, a água desce e o ar é a regra que põe equilíbrio entre eles; o Mem (m) é grave, o Shin (c) é agudo e o Aleph (a) intermediário entre eles. Aleph Mem Shin (c m a) é selado por seis selos e contido no macho e na fêmea. Sabe, pensa e imagina que o Fogo suporta a Água.
Sete duplas, b B, – g G – d D – k CH – p PH – r R – t T, que são usadas com duas pronúncias: bet beth, guimel ghimel, dalet dhalet, kaf, khaf, pé, phé, resch, rhesch, tau, thau, uma suave, outra dura, à semelhança do forte e do fraco. As duplas representam os contrários. O contrário da vida é a morte, o contrário da paz é a desgraça, da sabedoria é a tolice, riqueza pobreza, cultura deserto, graça fealdade, poder servidão.
Doze letras simples, h E He- w V Vau- z Z Zain – j H Cheth – f T Teth – y I Iod – l L Lamed – n N Nun – s S Samech – u GH Hain – x TS Tsade – q K Cuph. Ele as traçou, talhou, multiplicou, pesou e permutou; como as multiplicou? Duas pedras constroem 2 casas, três constroem 6 casas, quatro constroem 24 casas, cinco 120, seis 720 e sete 5040 casas. A partir daí, vai e conta o que tua boca não pode exprimir, o que teu ouvido não pode escutar.
Por elas Yah, o Eterno Sabaoth, o Deus de Israel, Deus vivo, Senhor Todo-Poderoso, elevado e sublime, habitando a eternidade e cujo nome é santo, traçou o mundo. Yah se compõe de três letras, h w h y (IEVE) de quatro letras. Sabaoth: é como um signo no seu exército. Deus de Israel (Israel) é um príncipe perante Deus. Deus vivo: três coisas são chamadas vivas: Deus vivo, água viva e Árvore da Vida. El – Forte. Shadday – até aí é suficiente. Elevado – porque Ele reside no alto do mundo, e está acima de todos os seres elevados. Sublime – porque ele carrega e sustenta o alto e o baixo, enquanto que os carregadores estão em baixo e a carga no alto. ELE está no alto e dirige para embaixo; carrega e sustém a eternidade. Habitando a Eternidade – porque seu reino é cruel e ininterrupto. Seu nome é santo – porque ele e seus servidores são santos e lhe dizem cada vez: santo, santo, santo.
A prova da coisa é fornecida por testemunhos dignos de fé: o mundo, o ano, a alma. Os doze estão em baixo, os sete estão acima deles e as três acima dos sete. Das três faz seu santuário, e todos estão ligados ao Um: Sinal do Um que não tem segundo, Rei Único em seu mundo, que é um cujo nome é um.
Tradução de Papus.

Este post tem um comentário

  1. Eduardo Hernacki

    Olá MDD,
    Queria te parabenizar por disponibilizar esse material tão abertamente para os que o procuram com verdade.
    93,93/93

Deixe uma resposta