RPGQuest – Diário de Produção – 03

rpgquest-desafios-00

Estes conjuntos de texto têm a finalidade de comentar sobre os elementos do jogo RPGQuest – A Jornada do Herói, um Boardgame (Jogo de Tabuleiro) baseado na Kabbalah. Nos textos anteriores falamos sobre a Construção do Reino onde se passará a Campanha e a respeito das Classes de Personagem, baseadas nos quatro Elementos tradicionais do Hermetismo.
Neste texto, falaremos sobre os GRANDES DESAFIOS.

Criando um Mundo de Desafios!
Na Jornada do Herói, cada jogador começa a Narrativa com um Personagem que, aos poucos, através de missões, desafios e jornadas, encontrará novos companheiros, objetos mágicos, aliados e até mesmo artefatos, tornando-se cada vez mais famoso dentro de Arcádia, até estarem preparados para enfrentar os chamados “Grandes Desafios”.

Quando fazemos o setup (arrumação) do jogo para começar uma nova partida, em primeiro lugar sorteamos todos os Reinos e Territórios, de modo que cada geografia seja única a cada partida. Em seguida, sorteamos onde ficarão os Castelos, Vilas, Mercados e demais pontos de interesse, para personalizar aquele mundo de Campanha.

O terceiro passo no Setup do Jogo é sortear os Grandes Desafios, que são os Monstros mais perigosos de todos os Reinos. Os Jogadores sorteiam três Desafios entre os Grandes Monstros disponíveis (lembrando que este é o setup original, mas que pode ser modificado para tornar o jogo mais fácil ou mais difícil conforme os Jogadores desejarem).
Cada tipo de Grande Monstro possui poderes únicos (representados por Valores dentro dos Quatro Elementos). No RPGQuest existem vários tipos de Monstros e combinações entre seus poderes e isso também definirá algumas das estratégias para cada partida.

rpgquest-desafios01

Neste exemplo, todos os Grandes Desafios dos Reinos precisam de Magia (Fogo) para serem derrotados. A Classe de Guerreiro (Terra) também aparece em 2 dos 3 Desafios. Magos e outros heróis que lidam com Magia Arcana serão mais valorizados nesta partida específica. A cada partida, serão sorteados novos Monstros, com habilidades e poderes diferentes.

Em outros setups, Ladinos, Clérigos ou Guerreiros podem ser mais importantes… Dragões, Observadores, Mortos-Vivos, Necromantes, Generais Goblinóides, Fantasmas, Demônios e Construtos são apenas alguns exemplos do tipo de Grandes Monstros que podem surgir. Isso garante que a cada partida os Jogadores precisem repensar suas estratégias de jogo, pois cada tipo de Desafio requer uma estratégia de combate diferente para derrotá-lo, tornando RPGQuest sempre divertido e desafiador! Cada um dos Desafios possui poderes únicos e regras específicas que dificultarão a vida dos Heróis de alguma maneira diferente…

rpgquest-desafios02
No Exemplo acima, os três Grandes Desafios de Arcádia desta partida serão: Um Grande Elemental de Terra, conjurado por acidente pelos goblins nos Bosques de Delfos e que se aproxima perigosamente da Árvore Sagrada dos Elfos; a Observadora Na´Neh´Mah, que foi avistada próxima da Guilda e que pretende tomar o poder do submundo dos ladrões e a terrível Hidra de Lerna, avistada nos Pântanos de Lerna.

Uma vez que os três Grandes Desafios tenham sido revelados, a partida de RPGQuest começa…

Metas e Mais Monstros
Uma das razões pelas quais escolhemos fazer este Projeto em Financiamento Coletivo é que poderemos ter muitos Monstros novos como metas a serem batidas, escolhidos pelos próprios apoiadores do Projeto. Dragões específicos, Seres Extraplanares, Daemogorgon e quem sabe até o Grande Chtulhu?

rpgquest-desafios03

No próximo post falaremos mais sobre as Regras do Jogo.

Este post tem um comentário

  1. Daniel Nascimento

    Qual a previsão de duração de cada partida?

    @MDD – Os Jogadores definem no inicio. Vence quem tiver mais “Pontos de Vitória”, que representam a fama do grupo nos Reinos. No início da partida, pode-se estabelecer 5 pontos (45min de partida), 10 Pontos (2h), 15 pontos (3h), 20 pontos (3h30-4h00) ou 25 pontos (uma tarde inteira). Mas também pode-se estabelecer como condição de vitória vencer os 3 Grandes Desafios, por exemplo, em uma Partida Solo.

Deixe uma resposta