RPGQuest – Diário de Produção – 02

rpgquest-4-elementos
Os Quatro Elementos e seus principais Artefatos

Este conjunto de textos têm a finalidade de comentar sobre as decisões que tomamos na criação e desenvolvimento de um jogo baseado na Kabbalah, na Jornada do Herói e na Árvore da Vida. Quem ainda não conhece o projeto, recomendo ler primeiro o post sobre O Reino de Arcádia.

No RPGQuest, os Heróis farão sua jornada em uma Grande Ilha chamada Arcádia, composta de diversos Reinos baseados nas Esferas da Árvore da Vida. Cada partida será única, pois todo o cenário, castelos, vilas, torres e outros locais de interesse serão sempre diferentes. Uma vez determinado o cenário, vamos voltar nossa atenção para os Heróis.

Os Quatro Elementos
Dentro da Alquimia, os princípios Herméticos são representados pelos Quatro Elementos. A saber, a TERRA, que representa o Mundo Material, a força e o vigor; o AR, que representa a agilidade de pensamento, leveza e conhecimento da escrita, lógica e razão; a ÁGUA, que representa as emoções, cura, caridade e compreensão; e finalmente o FOGO que representa a Vontade.

As Classes e os Quatro Elementos
Sendo um jogo de tabuleiro baseado na Kabbalah, nada mais natural que o RPGQuest ter como suas quatro classes principais os quatro Elementos da Alquimia. No RPGQuest, a TERRA representa a força e a resistência dos Guerreiros; AR representa a agilidade e destreza dos Ladinos; ÁGUA representa a inspiração e poder de cura dos Clérigos e FOGO representa o poder e a vontade dos Magos. Todos os Personagens de RPGQuest possuem em suas classes principais combinações dos 4 Elementos.

guerreiro-gladiadora-ladino
Algumas Classes ligadas ao AR: o Guerreiro, a Gladiadora e o Ladino

paladin-druid-cleric
Algumas Classes ligadas à ÁGUA: o Paladino, a Druida e a Clériga

warlock-rogue-mage
Algumas Classes ligadas ao FOGO: o Warlock, o Rogue e a Maga

A Jornada do Grupo
No RPGQuest, você não controlará apenas um Personagem, mas um GRUPO de Personagens. O Objetivo de uma partida é guiar este Grupo de Aventureiros dentro de Arcádia de modo que eles se tornem os Aventureiros mais famosos de todos os Reinos. E como fazer isso? Através das Missões, Desafios e Aventuras, oras! A Cada aldeia que os Heróis salvam das garras dos Orcs, a cada Dragão derrotado, a cada Dungeon explorada, a cada Artefato descoberto, a cada missão bem sucedida, o Grupo recebe PONTOS DE VITÓRIA, que indicam o quão famoso aquele Grupo é. Quanto mais aventuras o Grupo realizar, mais prósperos e famosos eles se tornam! E com maiores poderes, maiores responsabilidades…

rpgquest-grupo
A Cartela de cada Jogador, indicando os Personagens que fazem parte de seu Grupo. Durante uma partida de RPGQuest, cada Jogador começará a Aventura com um único Personagem e, ao longo da Jornada, recrutará outros heróis e heroínas em tavernas, Templos, Torres, Guildas, Mercados ou Arenas. Cada Personagem possui histórias particulares únicas e missões próprias que ajudarão a construir uma história Épica para o grupo! Além de ser um jogo de tabuleiro com bastante estratégia, por ser estruturado dentro da Kabbalah, RPGQuest ajuda a contar histórias dignas de um Livro de Fantasia Medieval a cada partida!

Durante o jogo, o Grupo terá diversos tipos de missões para resolver, dependendo da estratégia de jogo de cada Jogador: Podem enfrentar exércitos de Orcs, Bullywugs, Gnolls, Trolls e outras criaturas malignas que rondam as florestas, desertos e colinas; proteger rotas comerciais ou servirem de guarda-costas de príncipes e princesas; podem investigar antigas ruínas e dungeons atrás de artefatos e tesouros, realizar missões diplomáticas ou investigar crimes cometidos nos Reinos; podem explorar cavernas, investigar portais ou minerar Mana, auxiliar os magos e os anões na fabricação de seus itens mágicos, realizar missões de resgate e muito mais…

A Evolução de Personagem
Na Jornada do Herói, conforme eles vão conquistando as missões, os personagens adquirem experiência e se tornam mais poderosos, aumentando suas capacidades individuais. No RPGQuest isto também ocorre. Conforme os Heróis de seu Grupo vão avançando na Árvore da Vida, você pode direcionar suas habilidades de acordo com sua estratégia de jogo.

rpgquest-nivel2

Cada Personagem começa a partida como APRENDIZ. Quando chega ao grau de COMPANHEIRO, pode escolher entre os Elementos de Classe que mais tenha afinidade para evoluir. No caso acima, por ser um Warlock, Ironfoot pode aumentar seus poderes como Guerreiro (Terra) ou Mago (Fogo). Ao chegar ao grau de MESTRE, faz novamente uma escolha. E finalmente chegará ao grau de ESPECIALISTA e terá desenvolvido habilidades únicas, tornando a história de cada Herói única e especial na Jornada (e diferente cada vez que você joga uma nova partida!).

E conforme nossos Heróis ficam mais poderosos, também aumentam os desafios. No próximo artigo, falarei sobre as Aventuras e os Grandes Desafios!

Este post tem 3 comentários

  1. Daniele

    Boa Tarde Marcelo!

    Acabei de descobrir o site incrível da editora Daemon e os fantásticos netbooks disponibilizados.

    Estou deslumbrada diante desse imenso mundo que não conheço, mas estou amando conhecer!

    Precisava agradecer! Seu trabalho é formidável!

    Muito obrigada!

  2. Marcos

    Gratidão eterna por compartilhar esse devlog com a gente Marcelo… E obrigado pela dica do Rick and Morty rsrs muito bom

  3. ana claudia

    Estou super ansiosa para ficar pronto

Deixe uma resposta