Por dentro da Igreja Universal

“Você daria um presente com o valor
de um real para alguém? E para Deus?”

Pastor Israel

Vendendo a alma a Deus
Todo mundo sabe que vender a alma para o diabo não é um bom negócio. Você está na pior, endividado, passando fome e sem perspectivas. O demônio surge lhe oferecendo uma melhora de vida substancial, dinheiro vivo, mulheres em abundância, casa, piscina e champagne liberado em troca de uma única assinatura. Você assina, mal sabendo que acaba de vender sua alma ao demônio, e que só vai reencontrá-la no inferno. Menos mal que ainda tenha toda a vida terrena para aproveitar, antes de passar o resto da eternidade em algum círculo de Dante.

Agora imagine se ao invés de lhe dar prontamente uma vida melhor, o diabo pedir um sacrifício, uma doação espontânea e de coração, de uma quantia em dinheiro que certamente irá lhe fazer falta. Você resiste, mas ele bate o pé e diz que este é o desafio que terá de cumprir se quiser ter um retorno material abundante. Soa como um absurdo? Pois é assim que o Deus da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) concede graças aos fiéis. Ele cobra, determina prazos, afirma que se o desafio for mantido, sua vitória será inevitável e nada ficará no seu caminho. “Arrasador”, murmura ele ao pé do ouvido.

Tudo bem, você diz. Afinal, Deus é Deus, dá pra confiar. O problema é que nos cultos da Igreja Universal do Reino de Deus não é ele quem fala, mas gente de carne e osso. São os pastores que pedem seu dinheiro, tentam convencê-lo que as notas guardadas no seu bolso são sujas e não lhe pertencem. Abra mão delas e o caminho da salvação se lançará a sua frente. Diluídos na massa de fiéis, todos são cobrados igualmente, convocados a provar sua fé mediante pagamento à vista. E a maioria paga. À vista dos olhos atentos do pastor.

O Império da Fé
A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) foi fundada em 9 de julho de 1977 no Rio de Janeiro pelo Sr. Edir Macedo, então pastor da igreja evangélica Nova Vida. Dez anos depois de se converter ao pentecostalismo, Macedo abandonou a igreja, abriu oficialmente as portas da IURD em um pequeno local do subúrbio carioca e se autoproclamou bispo. Nos primeiros anos de culto sua igreja apenas sobrevivia, até que uma fiel vendeu um terreno e doou o dinheiro para os cofres da igreja. Edir Macedo usou o capital para comprar 10 minutos diários na rádio Metropolitana.

A palavra de Edir Macedo propagada pelas ondas de rádio logo daria início à igreja que atualmente mais cresce no mundo. Quase trinta anos depois do primeiro culto, o fundador da Universal é dono de dois jornais com tiragem superior a um milhão de exemplares, trinta rádios e uma rede nacional de tv. Cerca de seis milhões de fiéis freqüentam as reuniões em algum dos mais de dois mil templos espalhados por todo o país, e nas últimas eleições trinta e quatro deputados se elegeram sob a tutela da IURD.

Em Porto Alegre fica a sede estadual da IURD no RS, conhecida como Templo Maior ou Catedral da Fé. Além deste, há muitos outros espalhados pela cidade. Há sedes regionais, que se localizam nos principais bairros de Porto Alegre e coordenam as igrejas locais, que atendem comunidades pequenas e localizadas. Todos os templos da cidade respondem à sede de Júlio de Castilhos, e este à sede nacional, a Catedral da Fé em São Paulo. Há ainda uma sede mundial, em Del Castilho, no Rio de Janeiro, para qual todos os templos do mundo devem prestar contas, direta ou indiretamente.

A Igreja Universal é um fenômeno inegável e sua crescente influência política e midiática tem papel fundamental na disseminação da igreja por todo o Brasil e o mundo. Mas as transmissões pelas tvs, os pronunciamentos de rádio e os textos nos jornais não dizem mais do que uma ínfima parte do que realmente significa ser fiel da Universal. Ter a fé verdadeira, a “fé inteligente” são conceitos que o público só conhece quando entra nos templos em horário de culto.

A “fé inteligente” é uma expressão cunhada por Edir Macedo, que significa uma crença que não se baseia no emocional, mas em uma força sobrenatural apoiada por experiências reais. Nos cultos e na tv é comum o pastor se referir ao público pedindo-lhe para não se deixar mover pelo sentimento, demonstrando assim “atitudes de fé verdadeira”. Em boas palavras, assinar um cheque de 1000 reais no momento em que o pastor pede, com a consciência do retorno garantido daquele dinheiro multiplicado pelo tamanho da fé com que foi depositado, é um belo exemplo de uma atitude assim. Há uma estranha inversão de parâmetros aqui, quando normalmente o que deve impedir uma pessoa de doar seu dinheiro espontaneamente para fundos escusos é a razão, os pastores dizem que é a emoção, o que confere um ar de irracionalidade ao indivíduo que prefere ficar com o próprio dinheiro.

Para compreender este e outros conceitos, os pilares de pregação da IURD, os meios pelos quais a Universal age e cresce tão vertiginosamente, não é recomendado ficar parado. Se a IURD ganha mais terreno a cada dia, é porque tem dinheiro para se expandir, se tem dinheiro, é porque as pessoas doam, e se doam mesmo passando por toda sorte de dificuldades na vida, tem de haver um motivo. Fui à sede de Júlio de Castilhos nos dias de maior movimento e pude olhar nos olhos dos desesperados e necessitados que oram, clamam e dão tudo o que têm para abastecer os cofres dos templos.

Aula de Marketing com a Universal
Um dos diferenciais da Igreja Universal é a realização de cultos segmentados. Cada dia da semana é destinado a atingir um público. Nas palavras do pastor Maurício, “é para permitir que todos alcancem Jesus. Se não fizéssemos cultos para cada grupo, atingiríamos sempre o mesmo público, deixando de lado os que precisam de uma reunião mais voltada às suas necessidades”. O Congresso Empresarial é uma reunião voltada para comerciantes, empresários e pessoas com problemas financeiros em geral. Acontece na segunda-feira sob os cuidados do pastor Israel e é altamente propagandeado durante todo fim de semana pelos canais da Universal. No culto, Israel guia as orações dos 318 pastores presentes, determinando a vitória e o sucesso financeiro da platéia.

Era segunda-feira, entrei um pouco acuado pelo tamanho da estrutura interna do templo. Ao chegar, há uma espécie de lobby, uma ante-sala onde os freqüentadores conversam entre si ou recebem orientações dos pastores antes do início do culto. Ali ficam portas de vidro para o local real de celebração, uma enorme sala com incontáveis fileiras de bancos dispostos em conjuntos que cortam a sala verticalmente, todas obviamente de frente para o altar, que fica elevado a pouco mais de um metro e meio do chão. Cinco mil assentos compõem o espaço para o público.

Às sete o movimento parecia fraco, mas o congresso empresarial é dia de casa cheia. Aos poucos chegam os fiéis, alguns de terno, carregando maletas, vindos direto do trabalho. Outros mais à vontade, vestindo roupas casuais e acompanhados da mulher e por vezes dos filhos. Antes do início do culto, os pastores correm as fileiras, parando para conversar com aquele senhor com cara de comerciante, o marido cheio de dívidas na loja ou a mulher com jeito de empresária. Neste dia, o público se distingue por ser mais bem arrumado, é a nata da Universal. Sentado, vendo a dedicação das centenas de pastores em ceder seu tempo e sua lábia para aconselhar os presentes, não é difícil de perceber que o congresso é um dia especial para a Universal.

Sete e meia em ponto começa o show. A multidão aglomerada nos lugares próximos do altar, cerca de três mil distribuídos pela igreja, se levanta e começa a bater palmas para a entrada triunfal do pastor, que chega aos gritos de “Palmas para Jesus!”. Israel fala alto no microfone, gesticula com força, se move constantemente e impõe-se de forma admirável, sua presença de palco é digna de um líder das massas. Nas palavras do próprio: “Se eu entrar aqui murcho, desanimado, fazer uma reunião monótona alguém vai me respeitar? Alguém vai acreditar que Jesus está em mim?”

Há algum tempo circula na Internet um vídeo gravado por um ex-pastor em que e o Bispo Macedo orienta um grupo de pastores sobre como devem atuar. Você não pode baixar a cabeça, diz ele, tem que ser um herói para o povo. E na igreja universal os pastores são mesmo ídolos, astros respeitados e obedecidos, porta-vozes inquestionáveis da palavra de Deus. A necessidade de reforçar a autoridade sobre o fiel é visível durante todo o culto. “Tá ligado?”, o pastor grita, sempre no fim de uma afirmação, ao que o público responde com dois aplausos, demonstrando atenção e obediência.

“É certo gente, a pessoa vir ao culto todos os dias, orar, participar da reunião e não ofertar?”
Não! O coro foi emblemático. Os fiéis sabem, estar na Universal e não ofertar não é certo, mas ir aos cultos e não dizimar é o mesmo que enxugar gelo no sereno. Não funciona. O público é lembrado a toda hora da importância de ofertar, pois é dando que se recebe. Recebe bênçãos. O dinheiro deve ser usado na sustentação da obra de Deus, além de servir de prova de fé. Quem se sacrifica, dando seu dinheiro à Igreja, o faz para provar que acredita no poder de Deus. E crê que ele vai mudar sua vida, para melhor. “Cada trocado será dobrado”, diz o pastor sempre, anunciando o melhor negócio do século, trocar dinheiro por mais dinheiro.

Ao contrário do que acontece na igreja católica, a bênção prometida a quem participa ativamente da reunião da Universal e oferta sempre que possível não é de ordem espiritual. A grande vantagem da IURD sobre as demais religiões cristãs é a promessa do retorno garantido de suas preces ainda na terra. É muito raro ouvir pregações sobre a salvação espiritual ou o fim dos dias nos templos da Igreja de Edir Macedo. Pelo contrário, os pastores sempre pedem ao fiel que desafie Deus a tirá-lo da miséria imediatamente.

Há um momento do culto de segunda-feira em que os 318 pastores se reúnem em cima do altar, e aos gritos, de olhos e punhos cerrados, convocam o público a gritar com Deus. O enorme templo vibra com a exasperação das pessoas em furor. De todos os lados se ouvem gritos de ódio e de súplica. Ao meu lado, em um dos três congressos empresariais que visitei, havia um senhor que gritava: “quero parar de sofrer! Não agüento mais ser humilhado! Minha empresa não anda, minhas dívidas não acabam!”

O desespero das pessoas que freqüentam a Universal é evidente, um outro senhor segurava trêmulo o envelope do dízimo vazio enquanto o pastor pedia que os fiéis fossem entregar sua parte. Três é o número de vezes em que se pede dinheiro em um dia normal de culto na Universal. Logo no início, é requisitado o dízimo. Dez por cento de tudo que o fiel tiver conseguido durante a semana. Nos seis dias em que freqüentei a igreja, de 60 a 70% do público foi com o envelope na mão em direção ao altar, confirmando a situação de dizimista.

No congresso empresarial, cada vez que o pastor pede uma oferta espontânea além do dízimo, uma outra multidão atende ao pedido. É difícil de acreditar mas Israel sempre começa a rodada pedindo uma doação de mil reais ao público. Normalmente uma ou duas pessoas assinam um cheque na hora e entregam a quantia ao pastor. Em seguida o teto fica mais baixo; 500, 400, 300, 200, no final o pastor aceita qualquer moeda, mas não sem antes ter garantido muito dinheiro para a obra de Deus. Ao meu lado um pai de família assinou um cheque de 200 reais, sem hesitar. Israel grita, estimulando os fiéis a darem tudo que possuem consigo “Eu sei, senhor Jesus, que isso é uma vergonha, mas um real é tudo o que eu tenho! E eu vou te dar, porque eu quero que essa situação mude, não quero mais ser esse derrotado, andar com essa miséria na carteira! Eu quero vencer!”.

O segredo da universal é tratar dos males terrenos oferecendo soluções terrenas, dinheiro para quem precisa de dinheiro, família para quem precisa de família. E principalmente em atribuir as desgraças e infortúnios das pessoas a fatores externos, eximindo-as de qualquer culpa. Os fiéis da universal são pobres coitados, pessoas que precisam de ajuda, mas que não admitem ter cometido erro algum a não ser o de ter dado abertura a encostos pela falta de fé. O público é dominado, assiste a um espetáculo regido pelos pastores, um show convincente, com sessões de exorcismo semanais e testemunhos de fiéis bem sucedidos.

A Universal cresce pois usa a linguagem do povo. E em um mundo regido pela cruel lógica do mercado, talvez não seja tão absurda a idéia de pagar pelas bênçãos de Deus. A IURD é uma empreitada bem organizada, os cultos são segmentados para garantir o fluxo de dinheiro diário de cada público, jovens, empresários, solitários, desesperados e famílias. O segredo do sucesso da Igreja Universal do Reino de Deus é oferecer pronto atendimento às necessidades do povo, ao invés de fazê-lo trilhar por caminhos tortuosos rumo a uma salvação espiritual abstrata e distante da realidade que envolve os fiéis. Quando perguntado sobre o crescimento da Universal, o pastor Maurício me respondeu: “Nós somos os únicos que ouvimos o clamor do povo”. Não deixa de ser verdade.

Por: Luiz Carlos Damasceno Jr.

Este post tem 129 comentários

  1. Amanda

    è engraçado que muitos desses fiéis não consigam pagar plano de saúde, escola bacana para os filhos e ainda assim continuam achando de suma importancia a doação de parte do seu suado salário…
    E dizem as boas linguas que a vontade de Jesus de encerrar esses ridículos pagamentos a religiosos foi um dos maiores motivos para decretarem sua morte!
    E laiá…

  2. Chitão

    Eu acho que essa igreja eh um grande absurdo..
    MAS existe uma coisa que eles fazem, e muito bem, e o grande motivo que dão dinheiro pra eles..
    A linguística que eles usam eh algo tão inegável quanto o crescimento deles.
    Quem procura esse tipo de igreja eh pq já está na pior (na maioria das vezes, claro), e aí, qq acontece?
    Os caras fazem tu repetir um mihão de vezes: “EU posso, EU consigo, EU sou o cara!” Chega um ponto que tu começa a acreditar nisso, e as coisas invariavelmente acabam dando um certo resultado (estilo “O Segredo”, saca?)
    Ai qq acontece? O cara realmente acredita que isso foi deus que fez, e se deus deu isso pra ele que ñ tem pq ele ñ dar um pouquinho pra deus de volta, e aí, ele indica pras pessoas que estão perto dele que deu certo pra ele, as pessoas vão, etc etc..
    Por isso que essa igreja cresce da maneira que cresce hoje..
    Abraço!

    @MDD – É EXATAMENTE isso que eles fazem… o fiel consegue melhorar de vida por conta própria, acredita que foi por causa da Igreja/dízimo e continua dando mais dinheiro para os pastores… é uma espiral de ignorância e aproveitadores.

  3. Chitão

    Um comentário bobo, mas que eu julgo engraçadinho.. se quiserem deletar, sem problemas:
    Os pastores pegam o dinheiro dos fieis, e jogam pra cima.
    O que deus pegar, é dele, o que cair no chão é dos pastores.

  4. fiote

    na minha cidade o ramo de negócio que mais cresce é o espiritual.
    as empresas que mais abrem aqui são ‘igrejas’.
    as que mais desenvolvem, com excessão de 2 outras, também.
    acredito que em quase todo lugar é assim.
    isso não é nenhum fenômeno novo, nos EU e A, isso já existe há muito mais tempo, nada mais lógico.
    tá ligado? aquelas igrejas dos ‘mano do gueto’?mesma coisa.
    showzinhos, pedidos de $$$, pastor rico, etc.
    pelo menos tem mais xerosa que frequentam a universal que a católica, hauahauhauhau.
    easy prey ;p

  5. andré

    com um pouco de líguistica carisma e muita cara de pau.. qualquer um poderia ser pastor…

  6. kK

    Sem falar nos exús roubados …

  7. Rafael Flores

    Falando na Iurd, não tem como não pensar no episódio “Chuta a N. Senhora q é Macumba!”… deplorável tamanho desrespeito… não aceitar a idolatria é uma coisa, abusar do seu direito de convicção religiosa é outra… Mudando totalmente de assunto, peço ao “tio” MDD que aborde o interessante assunto “Aparições de Maria”… esse ano vi num canal por assinatura um documentário sobre as mais famosas… tem gente a “vendo” toda semana lá nos EUA… E a história de Jacinta e cia é mais cabeluda do que contam… parece que ficavam em transe, faziam coisas estranhas… Afinal, o “ser” que se comunica ao menos se identifica como Maria? E o caso d Guadalupe?

  8. Alexandre

    Marcelo mate minha curiosidade…. Como/por que? edir macedo deixou de ser maçon e virou bispo?( tem influencia da maçonaria nisso ? )

  9. Reinaldo Brasil Jr

    Uma vez acho q li algo sobre comparar religião a medicina. A universal tem um analgésico bem caro receitado pelos pastores hein? heuehuhueh E funciona em alguns casos… Fazer o q?

  10. KelThuzad

    Tio Marcelo, se nao me engano eu acho que li em algum post seu no sedentario que o Edir Macedo era da maçonaria ? Quantos menos $ para a igreja catolica, melhor ? ” O inimigo do meu inimigo é meu amigo”
    Se eu estiver enganado minhas desculpas.
    Abraços.

  11. Felipe

    Amigos, sou crítico ferrenho dessas igrejas caça-níqueis, mas tenho que admitir que se olharmos pela ótica mercadológica, a coisa é GENIAL! Vejamos:

    1 – Será mesmo que o fiel desesperado conseguiria sair da pindaíba sem esse “estímulo” de fé? Se considerarmos a IURD como uma empresa, seu serviço é motivar o sujeito pela Fé. Tá certo, é dispensável pra maioria, mas pra muitos isso funciona!

    2 – O percentual de lucro é maior do que vender maconha, com a vantagem de ser legal e, melhor, ISENTO DE TRIBUTAÇÃO!

    3 – Trabalho em uma grande corporação e já assisti palestras motivacionais com discurso muito semelhante ao dos pastores da IURD, com a diferença que o palestrante não falava em nome de terceiro (Jesus, no caso da IURD) e cobrava da empresa que o contratava (enquanto a IURD cobra diretamente de seu público).

    Como disse anteriormente, não entro no mérito da ética nem da eficácia do produto da IURD, mas que é uma GENIALIDADE em matéria de Bussiness, não há que se discutir.

    A solução que vejo pra todos esses ABUSOS é uma reforma constitucional que tire das Igrejas (de todas elas) a imunidade tributária e as obrigue a prestar contas. Mas isso vai acontecer lá pelo dia de São Nunca…

  12. Israel Bini - não o pastor - hehehe

    E assim a igreja de mammon prospera.

    “Diz-se que Mammon é o filho do Diabo e que será ele a trazer o apocalipse para a terra e com a ajuda divina será trazido ao mundo dos mortais.”

    Será que neste caso a IURD (ou IURM – Igreja Universal do Reino de Mammon) é a ajuda de “divina”.

    E assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade (thelema).

  13. Pablo

    Pequenas Igrejas, Grandes Negócios.
    Apesar que faz muito tempo que a IURD não é pequena…

  14. Gustavo Dourado

    A gritaria e o clamor dos pastores nada mais e do que pressão psicologica em cima das pessoas, como se fosse uma hipinose e a pessoa não consegui-se sair da transe.
    Não sei se repararão mas quando uma igreja evangelica começa, ela começa em um terreno onde as vezes nem teto tem, quando menos se espera já estão com uma faxada enorme, portas de vidro, ar condicionado e tudo mais, impressionante isso porque presenciei isso em duas igrejas que ficam no caminho de minha casa, uma era so um terreno com muro e hoje se vê a construção dos pilares, outra era so um prediosinho sem ceramica e porta de madeira, hoje e um predio com uma faxada belissima e portas de vidro….tudo ao suor dos dizimistas, nada melhor que este comentario:
    Os pastores pegam o dinheiro dos fieis, e jogam pra cima.
    O que deus pegar, é dele, o que cair no chão é dos pastores.

    Hilario…

    como diz um colunista do Diario do Nordeste que diz ao final da coluna, “é mole, é mole mais sobe!”

  15. Alexandre

    A melhor maneira de se receber visitas num blog… falando mal da universal… criatividade.

  16. Ane

    Um amigo meu foi a um culto desses por curiosidade. O que lí aqui confirmou a versão dele: inúmeras vezes o pastor arranca dinheiro dos fiéis, faz ameaças veladas e toda esta baixaria. O ponto máximo foi o leilão do Cajado de Moisés. Quem desse o maior lance passaria uma semana com o tal cajado. Neste ponto o estômago do meu amigo não aguentou e ele deixou o local.

  17. Sepher Maha-Deva

    O Dízimo não é o problema, o problema é para quem se esta se dando ele.
    Tem que saber filtrar muito!

    Uma casa de umbanda é sustentada pelos seus dirigentes e médiuns. Não pelos “fiéis” que vem pedir ajuda na casa.
    Esta ai um ótimo exemplo do uso do dinheiro para fins espirituais.
    No livro “Conversando com Deus” tem uma ótima parte sobre esse assunto.

    A Igreja Adventista paga salário fixo para seus pastores, não é o oba-oba da Universal. É a igreja mais organizada mundialmente na parte de finanças. Só perde pra Honda em ambito global (de acordo com uma revista de negócios).

  18. RED

    Como o amigo falou…. o que a igreja universal faz é fazer os fieis usarem técnicas como a do filme O segredo. Outra coisa que eles usam é o tal do copo de aguá (não sei se tem um nome especifico) em cima da televisão. Praticamente o mesmo principio do do elemento aguá que aparece no livro Magia Pratica de Franz Bardon.
    O que eu fico me perguntando é…. onde o pastor Edir Macedo aprende estas coisas? Será que ele anda lendo esses livros de adoradores do diabo…rsrsrsrs

  19. ana

    VCS PRECISAM É DE DEUS NA VIDA DE VCS.TO VENDO QUE O DIABO TEM ÓTIMOS SECRETÁRIOS.ABRAM OS OLHOS ENQUANTO É TEMPO,VCS QUE POSTARAM ESSAS ASNEIRAS PRECISAM É SELIBERTAR E PARAR DE FALAR BESTEIRAS COISAS QUE VCS NÃO CONVIVEM E NEM SABEM.

  20. Reinaldo Brasil Jr

    Ana o Diabo não está no momento mas deixe seu recado e assim q eu pider repasso…
    próximo!
    ehuheuheu

  21. Marcus Correa

    Ana, e você precisa aprender a escrever…
    Realmente é esse o tipo de pessoa que faz prosperar a “industria da fé”!
    Moro no Rio de Janeiro, bem próximo ao local onde o Sr. Edir Macedo começou o seu negócio, ele era trocador de lotação (cobrava os passageiros que entravam no veiculo – dai talvez seja o porque de ate hoje pegar dinheiro das pessoas), quando resolveu abrir um centro espírita (macumba) e foi violentamente rechaçado por um pai-de-santo local.
    Viu que a FÉ das pessoas poderia lhe fazer rico, então com seu primo, fundou a Igreja Nova Vida, onde ficou por algum tempo, até resolver se separar e fundar a sua própria “igreja”, pois sabia que poderia ganhar muito mais sendo o único DONO.
    O resto da história o Luiz Carlos citou acima, e confirmo tudo que foi dito por ele, pois já fui também algumas vezes nesse cultos, e observei a maneira de agir destes estelionatários.
    Até entendo as pessoas desesperadas buscarem ajuda em qualquer coisa, mas será que não percebem o quanto são manipuladas? Não percebem a lavagem cerebral a qual são submetidos?
    Luiz, parabéns pelo texto… primoroso!

  22. RED

    Ana! Se você depositar Mil Reais Deus vai lhe dar em Dobro!!!
    Satisfação garantida! Você ainda pode pagar em 3x sem juros…. e por apenas 1,99, a mais na sua parcela você leva uma garrafa de água sagrada do rio Jordão!

    Não da pra perder!!

    Me passa o seu fone para combinarmos o pagamento….ok

  23. Marta Veiga

    Acho que hoje em dia todas as Igrejas, sem exceção, são movidas à $$$, mas a Universal bate o recorde de ser a mais Mafiosa.Porém conheço pessoas da Universal e elas me falam que não é nada disso.Vai ver depende da IURD que você vai, sei lá…
    Beijos
    Marta Veiga
    Hospedagem
    Serviços de internet

  24. Carlos Gomes

    Tudo o que já foi dito é verdade. Moro em Lisboa e numa altura em que fiquei fechado fora do apartamento (tinha deixado as chaves dentro), fui convidado a assistir a uma das missas.
    A ‘igreja’ é um edifício enorme, situado numa zona bastante movimentada onde qualquer pessoa que passa lê em letras grandes IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.

    Logo na entrada já se nota a situação financeira do grupo. Chão de mármore, escadaria de madeira com um tapete vermelho e corrimões trabalhados.
    Subidas já as escadas, encontramos 3 caminhos, o corredor à esquerda, o da direita e as portas para o Templo em si.
    Um pequeno grupo de seguidores já se encontravam sentados e a conversar entre todos. Por respeito à privacidade dos seus assuntos, sentei-me numa das cerca de 200 cadeiras, bastante confortáveis por sinal, típicas de cinemas modernos.

    Surge no topo do palco o pastor e numas portas abaixo, duas senhoras que trato por ‘ajudantes’ visto que não sei o nome próprio da função que desempenham. As rezas são a gritos, com braços no ar, rostos virados para cima. Foi neste gesto que me apercebi da magistral altura do Templo. Lá bem encima tinha pinturas no tecto e mais um andar para a assistência. Mais 150 cadeiras disponíveis afinal.

    Uma outra parte interessante na missa é a banda sonora que nos acompanha baixinho, na tentativa de relaxar o pensamento. Isto junto com o obrigar dos olhos fechados e as baixas vozes das ajudantes que sussurram palavras imperceptíveis torna-se um bocado estranho, mas lá que é relaxante, é.

    Contudo, é no fim que acontece o mais bizarro, quando o pastor, com a voz já completamente rouca de tanto esforço, diz com toda a convicção que Deus não gosta de quem dá pouca esmola. Que se querem ser ajudados por Deus, têm que dar muito!
    O mais triste é ver pessoas idosas, de baixo rendimento, que dão notas de 10, 20 €. Nessa missa, ao longe, consegui ver uns 100€ só em notas. São 7 missas por dia, 7 dias por semana.
    Isto tudo sem contar com o dinheiro que ofereceram dentro de envelopes, como o caso de um estudante que não estava a ter sucesso e entregou um envelope bastante recheado.

    Já quando começamos a abandonar o recinto, fui quase obrigado pelos outros fiéis a falar com o pastor, para o processo de.. brainwash haha.

    Fui sincero com o senhor e disse-lhe que não valia a pena, ele compreendeu e fui embora. Levando comigo uma bíblia pequena, com aspecto vintage que me tinham dado antes.

    E pronto, foi a minha experiência.

  25. Guilherme

    O povo totalmente ingnorante, apto apenas a virar adubo, pelo menos não manda o dinheiro para a Igreja católica (queima ele, jesus!).
    E as sedes internacionais trazem o dinheiro dos gringos trouxas para o Brasil. 😀

  26. gilgomex

    já ouvi um bocado de gente dizendo:
    Vou entrar na Universal para ficar rico…”

    Será que dá?
    De repente é umas…
    heuheuheuheuheuheueue

    Bom post.

  27. Conceição

    GENTE, O MUNDO ESTÁ UM CAOS. AS ÁREAS DA EDUCAÇÃO, SAÚDE, A ÉTICA,
    A FAMÍLIA, ESTÃO DESMORONANDO. O GOVERNO – DESGOVERNADO – É PRÓ-
    DIGO EM MAUS EXEMPLOS E APROVEITAND A CONFUSÃO, ENTRAM OS OPORTUNISTAS. “TODA CRISE, TRÁS OPORTUNIDADES”.
    O BISPO MACEDO PERCEBEU QUE DO CAOS SOCIAL ELE PODERIA TIRAR PROVEITO E ASSIM FOI. O POVO ESTÁ PERDIDO, A BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS, SEM DINHEIRO PARA PAGAR UM BOM PSICANALISTA, E AÍ APARECE A IURD, PROMETENDO BELOS CARROS, APARTAMENTOS DE COBERTURA E DE DE SOBRA, COMANDOS QUE TE EMPURRAM PRA FRENTE. EUREKA! DESCOBRIU A MINA DE OURO! E TUDO ISSO EM NOME DE DEUS!

  28. Jânder

    Tio Marcelo e amigos,
    Soube que o RR Soares (reparem que ele erra duas vezes) começou com o Edir e depois fundou a sua igreja. O que me deixa fulo, é que eles usam a bíblia, que também é cheia de mudanças nas traduções e interpretações, e o nome do Mestre Jesus puramente em vão e como escudo.
    Tem um novo, um tal de Valdemiro, que tá comprando tudo quanto é horário em tv e ainda trata mal o povo, se achando o um próprio profeta(desculpem a cacofonia), que diz curar gente doente, como uma menininha que tava com crise epiléptica e disse que libertou a criança, que deve ter parado de tomar o medicamento e ter tido novas crises.
    O problema é que ninguém faz nada, um estudo sobre este estelionato espiritual, êta paizinho “lenga la fundenga”.

  29. Luciano Pillar

    A origem de muitas religiões que andam por aí, incluindo a IURD, foi um homem chamado Jesus. Este homem, ou o filho de Deus, disse “Dai a Cézar o que é de Cézar e a Deus o que é de Deus”. Ele também nunca construiu igrejas de pedras, ou templos, e nem disse para cultuarmos imagens. Para ele a Igreja de Deus está nos homens que o seguem e no céu. Logo, TODAS estas igrejas cristãs, incluindo a católica e a IURD, não seguem o que o próprio Cristo pregou. Assim, para eles, Jesus é apenas um nome que justifica suas atividades e negócios.

    Mas a IURD anda pra frente, financeiramente, porque sabe falar ao povo de forma que ele entenda. Isto é um mérito desta igreja. Mas saber falar é apenas isto: saber falar. Não quer dizer, em absoluto, que as intenções sejam boas.

    E a IURD faz o povo se sentir menos solitário em suas angústias, mais esperançoso em soluções para seus problemas e financeiramente mais pobres.

    http://trink.wordpress.com

  30. Na verdade a igraja Universal não passa de um grande teatro. Um Espetáculo com banda, efeitos sonoros, visuais e um tipo de ameça que acaba te obrigando a dar o dízimo.

    Odeio eles. Fazem com que pessoas sem o mínimo de condições financeiras dêem o jeito para lhes arranjar dinheiro para a “obra de Deus”.

    É uma palhaçada.

  31. RW

    Oi Marcelo! Me desculpe mas não consegui engolir este texto e nem os comentários dos queridos leitores. Quando vamos pegar estes caras? Amém! Como se não pudéssemos!

  32. Duende

    queima … queima ele!!!

    sai tinhoso! este corpo nao te pertence!!!!

    huahuahua

    ueh… dai a cesar o q é de cesar…

  33. HoundDog

    Pois é… os kras realmente sabem o q estão fazendo, e o mais incrível! Ninguém esta la obrigado, ninguém tira um centavo do bolso pra dar pro pastor obrigado! Por isso q eu n tenho pena desse povo q acha q pode “comprar” Deus… se é burro tem q pastar msm… Se tem uma coisa q pra mim n tem perdão é a ignorância! e isso o povo de la ja mostro q tem de sobra e pra todos os gostos!

  34. Ramon

    Não é só de dizimos que a igreja vive, um amigo meu que já faleceu que a família é fiel dizia que a igreja além do dinheiro não paga por qualquer tipo de serviço, pois ela sempre arruma algum fiel que faz de graça para ela… Ele falava que a igreja explorava a mãe dele que é costureira para fazer todos os tipos de trabalhos nesse ramo e era assim para outros serviços carpinteiro, eletricista e etc…
    Um tio meu que era um puta Boêmio vivia em Prostíbulos e tinha uma personalidade forte e era uma pessoa inteligente virou fiel por um tempo, na época eu não acreditei, a igreja trabalha muito com o psicológico das pessoas aproveitando o desespero da situação que elas chegam a igreja e fazem uma espécie de lavagem cerebral, a igreja também aproveita as pessoas mais inteligentes as tornando pastores ou dando um cargo dentro da instituíção… e também o maior investimento da igreja são os próprios fieis ela tira alguém da merda e usa como slogan para os outros desesperados…

    Acredito que o Macedo seja uma pessoa muito inteligente e deu muita sorte nessa empreitada… Sem falar na lavagem de dinheiro que a igreja faz para ele, afinal a maioria e doação ele não paga imposto por isso…

  35. betopow

    […] E, retomando a temática, posto um artigo de autoria de Luiz Carlos Damasceno Jr., veiculado no Teoria da Conspiração, em que ele nos conta como foi a sua (breve) experiência na Igreja Universal do Reino de Deus […]

  36. RMS

    Sem defender qualquer entidade, o que a maioria esquece é que TODAS essas instituições são isentas de impostos.
    Discordo de várias coisas da IURD..realmente..
    mas e TODOS esquecem de comentar: Por que ninguém comenta sobre os padres pedófilos? Por que ninguém comenta da arrecadação que a Igreja Católica,por exemplo, também faz (por mais que seja menos explícita)..

    Quanto a questão de catedrais enormes,mármores,ouro,diamante,ou sei lá, então vamos pegar e fazer uma Igreja em um barracão de madeira? Sinônimo de humildade então?!

    O engraçado é que uma conhecida minha pediu à um bispo católico que batizasse seu filho, e o mesmo então disse que não haveria como, e um lenga lenga… O marido dela então ofereceu uma grana, e pimba! lá estava o bispão batizando..

    Igrejas e Política, acho que são assuntos que rendem muuuito e são incontestáveis!

    Realmente não concordo de usar de meios como esses para ludibriar os fiéis! Mas se pelo menos as pessoas se sentem bem estando lá,poxa, isso é legal! Quantas pessoas não melhoram se fiando em suas religiões.. deixa elas,ué! Para quem acredita em Deus, ótimo! Quem está lá por picaretagem está enganando a si só… então, cada um no seu quadrado, eu ein!

    E quer saber? O Bispão lá tá rico mesmo, e se ele fala a verdade ou não, ele tá rico e vcs tão aíííí na pindaíba.. lêem tarot então e me diz o numero da mega sena!

    Acredito em Deus, nao em instituições , além do mais, odeios previsões do futuro que só me dizem que vai acotnecer isso e aquilo, nunca me fizeram rico só fizeram é gastar mais meu dinheiro! Melhor mesmo é ficar no poker..até me rende mais!

  37. guto

    e a época da inquisição?
    A Igreja Católica, em especial, está perdendo mercado ein! rs

    Isso pra mim é mais um disputa entre entes “políticos”, quando estamos a tratar de Ser Humano aí, meu amigo, podemos falar em suscetíveis erros e malandragem! Quando este ser é brasileiro, como diz Roberto DaMatta, sempre no famoso “jeitinho brasileiro”

    Aí, vamos falar em algo que renda mais do que ibope e bate boca? Fala aí na pobreza, da falha no sistema de saúde, no Gilmar Mendes, na corrupção!!!!!!!!!
    O Brasil nem com um ponta pé,um chute, vai pra frente,viu!

  38. ALGOL DE PERSEU

    Engraçado, muitos falam que a iurd é feitiçaria pura né?Mas na verdade muitas igrejas evangélicas estão se comportando como feiticeiras tb.Uma dessas doutrinas é a do “cair no poder de Deus”, gnt, o Espírito santo não veio para derrubar e trazer “estrimiliques” pra ninguém, Ele veio para dar paz para a pessoa:Atos 2:4
    E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”e aí? a bíblia diz que alguém caiu no poder?Outra doutrina satânica que existe é a da “revelação”._Fulano!Vamo lá que tem uma irmãzinha cheia da unçao!vamo lá pra ela revelar!O pior é que a pessoa só revela laços de morte, mas vai ver a vida dessa reveladora…filho nas drogas, conjuge com a amante, doenças que nunca acabam…e ainda diz que está cheia do espírito…quero saber qual.sobre esse negócio de revelação, isso é espirito de advinhação, e Deus condena isso.Deuteronômio 18:10
    Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
    Deuteronômio 18:14
    Porque estas naçöes, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa.

  39. diego

    amigos e irmãos na fé creio que vcs estão se enquivocados no que dizem pois com vinte e dois anos que conheço a IURD eu sei o quanto ela é importante pois foi atrávés dela que eu conheci a verdade da biblia sagrada me batizei nas aguas e no Espirito pois com 17 anos de idade eu me disviei da presença de Deus e ninguém de igreja nenhuma me ajudou tive a ponto de morte mais podem acreditar sempre tinha um irmão da IURD batendo em minha porta para que eu pudesse ter a oportunidade de voltar para os braços de Deus e passando dois anos quando eu quase morri um obreiro teve em minha casa cuidou da minha familia e de mim, foi dali em diante que passei a servir a Deus de todo o meu coração e hoje tudo o que faço é para Deus tenho o enorme prazer de evangelizar de falar de Jesus não falo de religião mais levo o nome de Jesus
    lembre-se nunca critique pois conheço muitos membros e pastores de outras denominações tradicionais que são rebeldes chingam,adulteram e muito mais… mais nem por isso eu critico a igreja deles pertencente
    tire a trava dos teus olhos antes de tirar a do teu irmão
    a paz seja convosco.

  40. ALGOL DE PERSEU

    Os demais protestantes só consideram a IURD quando é para atacar os católicos…?
    Mas quando é para comentar os escândalos, os outros protestantes dizem que a IURD não pertence ao grupo de igrejas sérias…

    O que acontece…?? a IURD só serve para somar quando é necessário atacar o catolicismo?? A união dos evangélicos é condicionada?? Eles não se solidarizam com os erros um dos outros.

  41. SHIDO

    Pobre desviado, despeitado, ressentido, complexado….agora percebo que um bocado de vcs devem ser um daqueles derrotados na fé, e ressentido e cheio de magoas tenta denegrir a imagem de ima instituição seria como a universal….Tão perseguida por milhões(e vc faz parte deles, tudo bem que e um dos mais fraquinhos….mas faz parte) NAO ESTA CONTENTE COM O SEU PAIS…. BRASIL: AME, OU DEIXE-O.
    A minha alegria e saber que se o seu problema e Macedo…. Pelo menos quando ele morrer (se morrer antes de vc) certamente você chegara a universal, e se não, pelo menos não a criticara (para os seus 64 usuários) mais.
    Não conheço Macedo…. mais conheço o trabalho da Universal…
    Jesus disse: Ide por todo mundo e pregai o evangelho a todo criatura, quem crer e for batizado será salvo… E isso a Universal tem feito.
    E VOCES O QUE TEM FEITO?!

    Eu NAO, mas Jesus te ama!

    @MDD – A gente ganha pouco mas se diverte…
    é cada bizarro que me aparece por aqui… “Eu não, mas Jesus te ama!” hauahauahauah

  42. R'

    MUITA GNT DIZ QUE HÁ PESSOAS QUE TIRAM DA BOCA DE SEUS FILHOS PARA DAR OFERTA NA IURD.POIS EU CONHEÇO UM EX MEMBRO DA ASS. DE DEUS QUE FAZIA A MESMA COISA, ERA UM FANÁTICO, HJ ESTÁ DESVIADO, E AÍ DE QUE ADIANTOU O FANATISMO?

  43. gabriel

    eu nao tenho religiao embora acredite em deus, embora ainda nao saiba bem pra q ele serve… jah fui catolico, catequista de crisma e durante a vida na igreja eu ouvi mto se falar a respeito dos fieis da universal. tive a oportunidade de conhecer um q de fato mudou de vida assim q entrou para a universal. e com ele conheci outros. inclusive tive uma pessoa mto proxima como testemunha de q a igreja universal salva a vida de um fiel. foda eh q se o cara insiste em continuar lá depois de sewr salvo ele vira tao corrupto qto os lideres q ele segue… cobrar dinheiro por salvaçao nao nem de perto tao errado qto compra salvaçao. eh como um receptador de mercadoria roubada. errar é humano mas dar motivos para q o outro erre é praticar o mal.logo é o povo q corrompe os pastores e nao o contrario. enqunto tiver gente egoista comprando salvaçao vai ter gente boa de coraçao vendendo…

  44. gabriel

    viram? eh mais ou menos assim q se convence q “irracional” eh nao dar dinheiro…

  45. Carlos

    Seria mais produtivo deixar de fazer esses comentários sobre a Universal pq ela REALMENTE FUNCIONA pro povo que frequenta eles não tomam nada de ninguém, sugiro que sejam debatidos outros tema como 1 – Poder Judiciário (que não é eleito por ninguém, manda em tudo e é sustentado pelos contribuintes, além de exigir a presença de despachantes pagos – os advogados – para que se tenha acesso aos seus serviços); 2 – As concessões de Televisão alguém já conferiu a programação das grandes redes ultimamente?; e 3 – As palhaçadas Médicas. Essas três intituições sim detonam o povo sem dó nem piedade, a Teologia da Prosperidade da Universal é muito boa pra ela e pras pessoas que à frequentam.

    @MDD – A IURD e outras igrejas caça-níqueis realmente funcionam… para os pastores, que ficam cada dia mais ricos às custas da ignorância do povo.

  46. Felipe

    Cara é mt ignorancia
    aqui em frente a minha casa tem uma igreja da Assembleia de de Deus, e eles fecham a rua ontem e fizeram uma especie de show aki, e no final da baboseira eu ate abaixei o som aki de casa pra ouvir. O pastor gritava ” Vem aki na frente pra provar seu amor a Jesus!” ae uns “ajudantes” passava com uma espécie de coador de café e a galera ia colocando o dinheiro lá dentro. Cara eu fiquei de boca aberta, kkkkkkkkk
    umas pessoas que dava pra ver q não tinha nada danu seu suado dinheiro pra um monte de salafrários.
    Outro cúmulo foi quando um amigo meu que é da IURD flo q ia ter a “libertação de Davi” na igreja dle e ele me convidou pra ir, não fui mas passei na porta só de curiosidade, ae tinha um boneco de isopor e uma espadinha dos Power rangers ae vc pagava R$10 e dava uma espadada no “Golias”. Cara, é mt absurdo.
    eu não tenhu religião pra seguir ainda, e como não acredito em Jesus com filho de Deus entaum evangelicas e católica estão fora da lista, a única evangelica das que conheço(quase todas) a única que não é caça-niquel é a Congregação Crstã no Brasil, lá vc dõa o tanto q vc quer, quando quiser e se quiser, so pedem dinheiro pra manutenção(água, luz, telefone,etc.) não existe dizimo, e os pastores não recebem salário nem nada.

    parabens pelo post.
    mt bem feito!!

  47. Carlos

    A IURD é caça níquel sim, mas troca os níqueis por informações substanciais e palavras de incentivo verdadeiro que faz as pessoas se auto-AJUDAREM ao contrário de vc e da daemon que troca os níqueis de CRIANÇAS por cartões de livrinhos de feitiçarias e maledicências. Minto?

    @MDD – não me recordo de ter ameaçado ninguem de ir para o Inferno se não comprassem os livros. Não me lembro de ter feito ameaças psicológicas, manipulação e chantagem emocional a quem não quiser comprar meus livros. Também não me recordo de ameaçar com castigos divinos quem não quisesse jogar RPG…

  48. Skylar Blackmore

    ACREDITAR EM DEUS É DESACREDITAR A PRÓPRIA INTELIGÊNCIA… TUDO O QUE SOMOS É ENERGIA E PARTICULAS QUE SE AGREGAM – O RESTO É SUPERSTIÇÃO QUE NOSSA PRÓPRIA MENTE FABRICA PRA SE DIVERTIR!!! A BÍBLIA FOI ESCRITA POR UMA NECESSIDADE DESSAS MENTES CRIATIVAS E PURGANTES DE ENERGIA QUE PRECISAVAM EXTRAVASAR!!! SABE QUEM É DEUS? AQUELE SIMBOLO DO ÁTOMO COM AS PARTICULAS CIRCULANTES AO REDOR… PENSA BEM, E VERÁS QUE NÃO HÁ NADA ALÉM DISSO!
    SERÁ QUE DEVO CRIAR UMA IGREJA DE ADORAÇÃO AO “ÁTOMO”?????? KKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!

    1. Cláudia

      Eu acho que ficar discutindo sobre acusações é a maior perda de tempo, principalmente para os cristãos, deixe que falem, todos tem liberdade de expressão. Para mim, desde que entrei na igreja, tudo mudou, e se tivesse mais dinheiro para sacrificar segunda a MINHA FÉ, eu faria com todo amor e certeza, porque sempre deu certo.
      Já julguei mal a igreja também, mas quando precisei de Deus e da palavra, foi lá que eu a encontrei.
      Há uma dierenaç enorme, as pessoas criticam o trabalho da igreja, mas não criticam se um exu de merda, ou uma gira mentirosa, (TODOS DEMONIOS) pedirem quantias exorbitantes para destruir a vida de outra pessoa, ninguem fala nada. Mas o que vem de Deus é discriminado. eu entendo todos os pontos de vista. E sinto por todos, mas eu não sou nada ignorante e se quiser achar, problema seu. Eu continuo com Meu Jesus e Amém.

      @MDD – adoro estas mensagens dos crentes. Ainda bem que todos são do demônio, menos vocês. É um grande “entendimento de todos os pontos de vista” !!! Já passou no Drive Thru hoje?

    2. fabiomayolino

      concordo em absoluto contigo… apesar de achar algumas práticas religiosas válidas para um melhor convívio e sobrevivência humana. Os simbologistas, antropólogos e místicos, deveriam TODOS saber disso e começar logo a viver o mundo real.

  49. Carlos

    Bem… vc não ameaça ninguém mas é fato que você se utiliza da “mágica” mercantilista para explorar mentes em formação e incentivá-las a fazer coisas que você mesmo reprova. Minto?

    @MDD – Com certeza. Nunca me declarei messias de nada, ou Senhor absoluto da verdade. Lê o blog quem quer, segue os exercícios que eu passei quem quer. Não tenho paciência para ser guru de ninguém.

  50. Carlos

    Em tempo: Li todos seus artigos aqui e no sedentário.

  51. Carlos

    Realmente Marcelo você comprova que a retórica de satan (nem precisa ser o bíblico que cozinha as pessoas embaixo da terra, pode ser o satan sócio-cultural que você representa através dos iluminatti e altos graus da maçonaria), tem uma retórica bonita e cheia de MITOS e LENDAS, porém não suporta o mínimo de visão critica e com foco nas suas atitudes práticas, afinal o seu último comentário foi um clássico cerca-lourenço que não respondeu minha pergunta?

    @MDD – Dá para discutir com alguém que usa como argumentação “A retórica de Satan” ? Às vezes fico com saudade do A.P.Fake

  52. Gabriel

    diego, em Outubro 10th, 2008 às 4:50 pm Diz:
    “…lembre-se nunca critique pois conheço muitos membros e pastores de outras denominações tradicionais que são rebeldes chingam,adulteram e muito mais… mais nem por isso eu critico a igreja deles pertencente
    tire a trava dos teus olhos antes de tirar a do teu irmão
    a paz seja convosco…”

    foi de longe a melhor coisa que eu li aqui nos comentarios, nem precisa falar porque.

    Agora, acho muito estranho algumas atitudes de pessoas se revoltando com o texto. realmente penso que o cristao seguro de si e de seu Deus pode viver rodeado de demonios sem sequer dar relevancia as tentaçoes e provocaçoes e provas destes seres.

    Nao acho que o blogueior em questao seja um demonio, mas nao concordo com uma 90% do que leio neste blog, e nao faço disso uma desculpa para atacar o blogueiro.

    leio atentamente cada texto deste e outros blogs que sao totalmente o contrario do que eu acredito.

    entaopenso que os cristaos que ficam com raivinha desse blogueiro sao apenas fracos em suas convicçoes.

    Pois se voce, cristao, acredita no poder infinito de Deus sobre todas as coisas deveria pensar seriamente no motivo pelo qual simplesmente ele nao some com o mal. se Deus nao o faz nao acho que isso seja tarefa nossa, de cristao. Porque simplesmente se Deus acabar com todo mal de uma só vez ele acabaria com toda a humanidade de um só vez. Entao, faça sua parte limpando o mal ques está em voce, tenho certeza que voce terá trabalho pro resto de sua vida. Pra facilitar,pare de perder tempo falando do mal que existe nos outros.

    pare de perder tempo se indignando com quem nao pensa como voce

  53. wilquem

    Tudo bem que eles fazem isso,mas devemos tembem mostrar o outro lado né,por exemplo o Projeto canaa que leva comida.agua educação etc.. para o povo do sertão foi de graça,recuperação de drogados,recuperação de moradores de ruas.Se o governo com o dinheiro dos nossos impostos não faz isso,sempre aparece alguem que vai fazer mas nada é de graça neste mundo.No proximo post,mostre o outro lado da moeda para podermos comparar e ver qual vale mais.

  54. ARL

    Não Esquenta Skylar Blackmore vc não pode acreditar, mas escreve, em algum momento vc vai clamar pelo nome Dele.

  55. SILAS LIMA

    vergonha ,vergonha sem vergonha ,sem vergonha, ainda bem que esta escrito…”apartai-vos mauditos para o fogo eterno…”

  56. Alan Grass

    Vcs “fiéis” que postaram por aqui com raiva, e com péssima grafia:

    O diabo só existe quando o homem se enche de ira, como vcs. Diabo é algo inventado.Deus não. E usar o nome Dele, e achar que só vc sabe e sente a verdade, é prepotência. E isso com certeza não é uma virtude.

    A má formação de vossas cabecinhas facilita com que manipuladores os controlem. Aliás, todos somos controlados. Por todas as instituições. Ninguém é livre. Apenas aqueles banqueiros que possuem mais da metade de toda a riqueza mundial.

    O que o povo não entende, é que o se Edir Macedo não acredita naquela história toda que ele conta. É um jogo. Assim como o jogo de Bush contra o Iraque. Contra Bin Laden. Diabos inventados pelo próprio homem que usa a voz da verdade absoluta.

    Não precisa doar para a Igreja para viver eternamente e evoluir moralmente – precisa doar para quem não tem.

    Vocês sabiam que 1% da população do planeta possue 42% de toda a riqueza?

    Os outros 99% vivem com o resto.

    É justo? E quem são esses 1%? Com certeza não somos nós cidadãos. Mas sim, aqueles homens muito inteligentes que estudam materiais secretos em cultos fechados apenas para esses grandes – lugares onde eles não levarão nenhum fiél que “doa” seu dinheiro em troca de salvação.

    Para ser salvo, seja honesto, humilde, ajude o próximo, tenha compreensão, tenha ética. Não faça mal para ninguém. Respeite as leis puras de Deus, regida pelo amor ao próximo.

    Para todos esses fiéis fervorosos que postaram com raiva por aqui, fica essa mensagem para refletirem sobre vocês mesmos, e aonde está a verdadeira fé em Deus – aquela que alguém impõe para você, ou aquela que nasce em você? Que só precisa de você mesmo e seu coração para que sua caminhada eterna rumo ao divino seja cumprida.

    Não acredite em quem lhe promete salvação. Apenas Deus pode nos prometer. E ninguém tem permissão de usar o nome Dele para prometer ou impor nada. Só Ele. Converse com Ele, sem diretamente com Ele, e vc saberá a verdade.

    E por fim: apenas países com péssimo nível educacional podem engolir tanta besteira maniqueísta.

    Façamos o bem – vamos evoluir moralmente, espiritualmente, cientificamente – de olhos abertos sempre.

    Vamos evoluir.

  57. sylar

    Para aqueles que acreditam no livro (escrito por homens e atribuindo a deus). precisam abrir os olhos, tirar a cera do ouvido e OUVIR!!!
    em AP.22:16
    16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.

    Pergunta valendo sua salvação!!!: Qual outro tem o mesmo adjetivo de “” estrela da manhã???”””

    outra citação: “os pastores não terão herança na terra EU sou a herança deles”
    Resumo da opera: A GRANDE MAIORIA dos pastores optou pela herança na terra (bens materiais, dinheiro e “otras cositas mais”…já soube de pastores frequentando um terreirinho de umbanda…
    Assim quando a crise financeira chegar aos quatro cantos do mundo, todas essas seitas evangelicas fecharão as portas e os pastores vão cuidar da sua vidinha e que se ferrem os “fieis”…
    Serão os órfãos da fé…mas não se preocupem pois Deus disse ” eu mesmo apascentarei minhas ovelhas…”
    Se yeshua, yassa; já saiu chutando as gaiolas dos pombos na frente do templo…imagina o que o pai fai fazer he he he
    Tio, maravilhoso blog parabens…
    e, como o amigo acima afirmou:
    VAMOS EVOLUIR…

  58. sylar

    Em tempo, soube de colegas evangélicos que a IURD é conhecida com verdadeiro “templo de feitiçaria evangélica”

  59. hupe

    mas é divertido demais ver os crentes ficando putinhos!!!

  60. Rafael Santos

    Contem quantas igrejas existem em seu bairro, e compare com o número de hospitais, creches e escolas. Religião = Alienação.

  61. Paulo

    O problema é que a midia (TV GLOBO principalmente), coloca na cabeça das pessoas essa imagem que voces tem da iurd, porém quando um padre vem e traça uma crianca ninguem fala nada,
    além da igreja de Roma dizer que um papa com passado nazista é uma pessoa infalivel, santa….
    a IURD nao é perfeita, mas gera inveja porque virou um imperio da fé, com milhares de emissoras de radio, unica atualmente com uma emissora capaz de competir com a GLOBO, com varios representantes no poder, a IURD virou uma instituicao praticamente impossivel de se derrubar prque alcançou um nivel de poder e respeito muito grande.
    E cabe aos adversarios, incapazes de fazer alguma coisa, criticar.
    Pois digo: critiquem, pois quanto mais criticas, mais a igreja cresce, será que voces nao repararam ainda isso?

    1. HHHelderBeast

      Não se preocupe que a Globo ja está pegando no pé dos padres come-criancinhas também. O que seria isso? Concorrência com a Rede Canção Nova??

  62. jane

    A IURD é a igreja que mais cresce no mundo, acha que se tivessem roubando com certeza a mídia ja não teria desmascarado. o problema é que ninguém prova nada, sabem falar sem provas. a invés de ficarem criticando um dinheiro miserável que nem tem para dar, vão ao culto tirar a prova. se as pessoas estão dando é pq ja estão sendo abençoada, não é? como dar o que não tem???

    @MDD – hehehehehehe a gente ganha pouco, mas se diverte com esses comentários !!!

  63. O pecado da IURD tem nome: SIMONIA. Simonia é a venda de favores divinos, bençãos, cargos eclesiásticos, prosperidade material, bens espirituais, coisas sagradas, etc. em troca de dinheiro. A etimologia da palavra provém de Simão Mago, personagem referido nos Atos dos Apóstolos (8, 18-19), que procurou comprar do Apóstolo Pedro o poder de transmitir pela imposição das mãos o Espírito Santo ou de efetuar milagres. A gota d’água que motivou Lutero a iniciar a Reforma Protestatnte foi a SIMONIA prevalecente no Catolicismo de sua época. Lutero desmontou a hegemonia católica ao relembrar a todos que a SALVAÇÃO é TOTALMENTE GRATUITA pois do contrário a graça não seria graça (Romanos 11:6). Ele também desmontou teologicamente a superioridade sacerdotal dos padres ao relembrar que somos todos sacerdotes (1Pedro 2:9). A SIMONIA continua agora na IURD e também sua ênfase no papel intermediário da igreja e de seus ministros. A ULC (Universal Life Church – Igreja da Vida) trabalha no desmonte dessa falácia, dessa enganação, dessa hegemonia, dando oportunidade a quem desejar se tornar um ministro sacerdotal, sem nenhuma pré-condição, sem pagamentos nem cobranças de qualquer espécie.

  64. AD&D

    @jane “A IURD é a igreja que mais cresce no mundo, acha que se tivessem roubando com certeza a mídia já não teria desmascarado

    jane não acho que vai voltar aqui pra ler mas respondendo a sua pergunta..
    http://www.youtube.com/watch?v=ejouo3fuDW4
    se o link não funcionar procure por: “edir macedo ensinando a roubar” no you tube

    em 2002 +- assisti esse video na escola, nunca pensei que seria tão fácil achar ele no you tube.. não sei como alguém pode ficar de olhos vendados após assistir esse vídeo.
    ah e só pra lembrar, nas palavras de uma ótima professora minha: a globo estava batendo de pau em cima do Edir Macedo, ai ele(muito sabiamente) comprou uma emissora de TV (Record).. e a globo ficou quietinha. Afinal mesmo sendo uma emissora menor.. a globo não brigaria “frente a frente”.

    Abraços

    ps: talvez esse vídeo merecesse um bom post marcelo ,D

  65. Fabricio Fernandes

    Muitas igrejas interpretam o valor da oferta em dinheiro,mas na realidade a maior oferta que podemos dar á Deus é nossa alma,nossa vida!Em relação ao dízimo,sou a favor dos 10%,afinal ela serve para manter a casa de Deus(Malaquias 3).Mas infelizmente,nem sempre o dízimo é voltado para a obra do Senhor,pois acaba sendo desviado para interesses pessoais dos líderes da instituição.

    Mas a verdade sempre é revelada.Não devemos olhar para o homem,mas para o Criador dos Céus e da Terra.

    Que Deus dê sabedoria a todos!!!

  66. ana flavia

    acho um absurdo ….todo mundo quebrando o pau ,agora me expliquem e as pessoas arruinadas,mendigas que nunca tiveram nada na vida e ouvem a palavra de DEUS faz o seu sacrificio de fé de crer,pois nao tem bem material algum pra dar aos pastores.Como se explica a vida delas terem modificado,hein?!o que os pastores e bispos pegaram delas,nada,pois nao tinham nada.

    1. Luiz Gustavo

      Força de Vontade + Crença + Símbolos = Magia

  67. Cintia

    Vocês sabem o que a IURD em tirou…vou contar……tirou da minha vida e de minha família o desejo de suícidio,vícios,contendas,dores….tristezas…ilusões….o que mais…olha se eu fosse colocar a lista…não teria espaço..enquanto muitos escrevem criticas sem ao menos terem conhecido…tenho certeza que muitos vivem uma vida de desgraças e sofrimento,mas por serem orgulhosos,não se entragam a Jesus,preferem viver mendigando,depressão e todo e qualquer tipo de mal que atua na sociedade,com famílias destruidas separações e discórdias….saibam de uma coisa,amo a igreja universal e bem sei que quanto maiores são as lutas,maiores serão as vitórias……

  68. DAYANA

    SINCERAMENTE ORO MUITO PARA QUE DEUS TENH MISEROCÓRDIA DE VOCÊS E VÓS PERDOEM POIS VOCÊS NÃO SABEM O QUE FALAM , SABE O QUE ENCONTREI NA IGREJA UNIVERSAL NÃO FOI UM PASTOR PEDINDO DINHEIRO NÃO E SIM UM PASTOR QUE SE PRECISO CHORA JUNTO COM VOCÊ E O SEU PROBLEMA PASSA A SER O DELE SABE QUAL A VERDADE VOCÊS QUE FALAM MÃO COLOCANDO EM SITES ESTÃO IMPEDINDO QUE OUTRAS PESSOAS CONHEÇAM A DEUS VOCÊS SÃO TODOS VAZIOS POR DENTRO ESSA É A VERDADE .
    FICO PENSANDO O QUE VOCÊS GANHAM COM ISSO NADA APENAS QUEREM FALAR MAL PARA PREENCHER O VAZIO QUE ADENTRO DE VOCÊS A BÍBLIA DIZ VÓS CONHECEIS A VERDADE E A VERDADE VÓS LIBERTARÁ . E SE VCS MORRESSEM HOJE PARA ONDE IRIAM SUAS ALMAS O FIM Não é aqui ninhgué EXISTE POR EXISTIR PARACEM TODOS FELIZES MAIS SÓ DEUS SABE O QUE ACONTECE QUNADO VOCÊ ESTÁ SOZINHO EM CASA VOCÊ CHORA E VOCES SÃO COMO O FOLHAS AO VENTO ENQUANTO VENTA VCS FAZEM BARULHO QUANDO TUDO FICA QUIETO A ALEGRIA SE ACABA O QUE DEUS FEZ POR MIM NINGUÉM PODE FAZER TENHO ORGULHO DE DIZER SOU DA IGREJA UNIVERSAL .

    E DOU MEU DINHEIRO SIM NA IGREJA E VOCES COM ISSO É O MEU SUOR JESUS ESTÁ VOLTANDO E SE VOCS NAO MUDAREM PARA ONDE IRÃO SUAS ALMAS FALAR MAL NÃO MUDA SUA VIDA SÓ TE AFASTA CADA VEZ MAIS DE DEUS VOCÊS SÃO TODAS PESSOAS VAZIAS .

    @MDD – A gente ganha pouco, mas dá muita risada nesse blog.

    1. Alexandre

      Caraca num vi nenhuma virgula nesse “texto”dela xD

    2. Vinícius

      Vazias …mas , pelo menos com as carteiras cheias! hahahaha

      A propósito, acho que esses fenomenos existem sim!
      O milagre acaba acontecendo na vida das pessoas, mas não tem a ver com o Deus “tio patinhas” deles, e sim acontece com ajuda da egrégora que eles criaram e mantém crescendo, está correto esse raciocínio Marcelo?

      Obrigado

  69. marques

    Dayana , porque você não escreve um livro ?Eu já imagino o título :”Memórias dos pastores que choram conosco”. Dá licença, enquanto você estiver dando dinheiro, eles irão chorar contigo a vida toda, aliás chorar por dinheiro é profissão muito antiga , as chamadas carpideiras já choraram muito em troca de “alguns tostões”.
    Não acho que os leitores desse blog estejam impedindo alguém a fazer algo, é com o MDD comentou acima , ninguém é obrigado a ler o que está escrito aqui .
    Veja só como o blog é democrático , seu comentário foi publicado apesar de criticar o conteúdo.

  70. Herculano

    Marcelo,

    ainda me pergunto pq vc permite certos comentários…tá democracia é uma coisa, agressão é outra pq oq certas pessoas fazem ao comentar é agredir.Ninguém aqui vai em blog de igreja A ou B para atacá-los quando se fala mal de ocultistas por ai.Sinceramente esse “ataque” maciço em certos posts me incomoda.

    @MDD – Eles não incomodam, servem apenas de exemplos de que tipo de pessoas defendem idéias como as criticadas nos textos.

  71. Deivison

    Apenas um esclarecimento:
    O “bi$po” Edir Macedo NUNCA foi Maçom e nunca pertenceu à Maçonaria! Procurei informações no Supremo Conselho e não há registros e/ou indícios de que tenha ocorrido tal fato. Nem ao menos de convite e/ou indicação do dito cujo para ser iniciado.
    Se é que ele entrou em alguma ordem Maçônica, asseguro com TOTAL CERTEZA de NÃO foi em uma Ordem regular e reconhecida pela Maçonaria.

  72. GLÁUCIA

    NA VERDADE,CADA PESSOA VIVE COMO ACHA MELHOR PARA SÍ.
    QUEM NÃO GOSTA OU NÃO ACEITA A IGREJA UNIVERSAL,É FÁCIL,NÃO FREQUENTE,MAIS TAMBÉM NÃO SE DEVE CRITICAR A FÉ DE NGM,POIS ASSIM COMO VÃO AO CANDOMBLÉ,SE VÃO TAMBÉM ÀS IGREJAS,TENHAM ELAS O NOME QUE TIVEREM,MAIS APARTIR DO MOMENTO QUE SE AGRIDEM COM PALAVRAS COMO FIZERAM COM A “ANA”,JÁ SE TORNA DESRESPEITO.
    ALGUÉM AÍ A CIMA QUE DISSE QUE SE ROUBA NA IGREJA UNIVERSAL,JÁ FOI LÁ PESSOALMENTE E FOI ASSALTADO?DUVIDO,O QUE O PASTOR OU O PREGADOR FAZ,É PEDIR,DÁ QUEM QUER, E É CLARO,QUEM TEM.AS PESSOAS QUE MAIS CRITICAM SÃO AQUELAS QUE MESMO VIVENDO NA MISÉRIA E SEM TER NEM O TRANSPORTE,INSISTEM EM DIZER QUE NÃO VÃO À IGREJA PARA NÃO SEREM ROUBADOS,MAS ROUBADOS DE QUÊ? PELO AMOR DE DEUS ABRAM SUAS MENTES PARA A REALIDADE,NÃO SE PODE ROUBAR O QUE NÃO SE TEM.
    OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    @MDD – Na verdade, acho que vc tinha dito que não ia mais voltar aqui… mas vamos lá… EU já fui em igrejas evangélicas e fui intimidado a dar dinheiro SIM (e não dei, e o “obreiro” troglodita de terno ficou parado na minha frente sacudindo a sacolinha e olhando pra minha cara fazendo cara feia…) alguém com menos força de vontade teria dado o dinheiro… então o assalto pode não ser a mão armada, mas é um assalto mental, um constrangimento, uma coerção. E sim, podemos questionar a fé de quem quer que seja: a minha fé é na filosofia, na reencarnação e na kabbalah. Empiricamente foi provado que existem, funcionam e que deram origem a TODAS as religiões e ordens magísticas, que nada mais são do que pessoas tentando tatear o que está acontecendo no astral.

  73. pacelle

    Engraçado que até aquí ninguém lembrou de uma passagem que diz: “Haverá um tempo de falsos profetas, eles usarão o meu nome, farão prodígios e enganarão multidões”…Eu às vezes me pergunto, será porque existem pessoas que ainda devendem esse sujeito que se diz pastor de Deus? Realmente o véu da inconsciencia existe; Os defensores de Edir nos chamam de secretários do diabo, dizem que odiamos e somos vazios por dentro, pois eu digo que nós não somos contra o Edir, somos contra o mal que ele causa às pessoas, apenas queremos abrir vossos olhos. Pessoas que são ligadas à luz, que são puro amor, vida harmonioza e de paz não precisam de religiões, templos, sacerdotes e principalmente dar dinheiro, pois sabem caminhar sozinhos sem essas mulêtas espirituais para se sustentar. Queridos irmãos, vocês que estão sendo enganados, manipulados e controlados pela mente dos falsos profetas da fé, ainda é tempo de se libertarem, não fiquem aprisionados em antigos ensinamentos que dizem ser palavra de Deus, mas que foi escrita por homens, e onde o homem mete a caneta sabe como é que é né? Deus o (TODO) é dinâmico, presente e atual ele quer que você aceite o que está sendo proposto hoje, e não o que ele nos passou antigamente…Essa força e poder que vocês encontram nas igrejas do Edir, ela está dentro de você mesmo, pois é a imagem e semelhança de Deus, e não podes negar isso, O Edir apenas manipula você para manter seu império religioso, assim como as outras religiões,…Seu pensamento está dentro do pensamento de Deus(TODO) , Você é o Filho, em meditação se plasma ao Pae e se concretiza a energia espírito, é assim que você consegue curas, milagres e conversões, é você com você mesmo, não é preciso de terceiros enganando você…O próprio Cristo nos deixou a seguinte mensagem:” Haverá um tempo de falsos profetas, eles usarão o meu nome, farão prodígios e enganarão multidões”, por isso irmãos, não nos vejam como pessoas que odeiam vocês que são evangélicos, nem como secretários de diabo e outras coisas negativas, pois assim nos deixam tristes, pois o que queremos é ajudálos…ajudem a ajudar vocês…apenas queremos que se livrem do véu da inconsciencia e sejam seres humanos ligados à verdadeira luz como deveria ser…amamos vocês mesmo que não nos entendem, abraços

  74. Ricardo

    Será que Jesus pedia dinheiro para seus discípulos? Será que Ele tinha essa ganância, avareza e a ambição que existe em algumas pessoas que falam em nome Dele e pedem dinheiro, riqueza material dizendo que é para o Senhor?Será que o dinheiro é uma coisa tão bendita, e Deus precisa dele?
    Tenho certo certeza que não! Deus não precisa de dinheiro. Jesus pregava de baixo de uma árvore, e as suas palavras serão lembradas para sempre. Não gritava, nem usava os meios de comunicação modernos( internet, jornal, televisão, microfone, ou até mesmo auto falante) que existem hoje e que são um dos motivos para pedir mais e mais dinheiro. Jesus não tinha o conforto que os que dizem ser seus “apóstolos” tem hoje(Carro importado, Aviões, iates, templos faraônicos etc…).
    O Sacrifício, Jesus já fez na Cruz por todos nós(e não era sacrificio de dinheiro), só temos que crer e obedecer!

  75. o sol pela manha da um espetaculo e pega muitos dormindo. devemos fazer o que podermos, façamos como disse o apostolo paulo ; fiz de tudo para ganhar alguns. Não sou desta denominação (IURD). MAS FALO DO QUE VEJO! esta gente trabalha 24hs por dia, é socorro a todo momento bem perto de todos nós, a quem quiser, tanto ricos como pobres, pequenos e gdes, brancos e negros, homens e mulheres, sabios e leigos, nao sei de onde vem e nem para onde vao, mas só sei que fazem! e fazem muito por isso tem que ser bem remunerados! pois uma alma vale mais do que o mundo inteiro, se quizermos criticar com razão, precisaremos fazer no minimo mais do que eles fazem! amar mais do que eles amam! pois digno é o obreiro do seu sálario. oremos uns pelos outros. assino: miquéias 2:10

  76. edujanu

    Eu ainda prefiro esse naipe de igreja do que um bar.
    é o ópio do povo, precisam disso.
    povo desequilibrado, são na maioria dependentes de algo, prefiro que seja nesse tipo de fé, do que em drogas, álcool; o único mal é pra quem vai, e foi pelo livre árbitrio, enquanto que se tivesse em um bar, chegaria em casa, bateria no filho na esposa, o mal seria maior.
    meu ponto de vista.

  77. Brigitte

    Depois de quase dez anos sem pisar em nenhum culto, embora eu tenha passado a infância toda dedicada ao catolicismo, eu entrei num culto evangélico que lembrava os das igrejas de filme americano. Todo mundo “modesto”, com um cara gritando “meu papai querido”, “isso, Jesus”, “Jesus é meu senhor” a esmo pra dar força pro discurso pastoral.

    Eu tenho sérios problemas emocionais, sou tímida, não tou por dentro das religiões modernas e não gosto de me envolver – e, quando perceberam que eu não sabia seguir o culto pelo livrinho, não dei nenhuma oferta, não cantei junto e fiquei quietinha no meu canto, o pastor me notou e eu fui rodeada por umas velhas que eram as ministras do cara.

    Ele começou um discurso sobre o quanto eu era um lixo e todo mundo me achava um ser humano desviado e triste – MAS JESUS PODIA MUDAR ISSO! Claro, eu não tava bem e aquele discurso só me deixou sentindo mais perdida e hostilizada. Chorei. Acharam que tava fazendo efeito e quiseram que eu “caísse”. Gritaram na minha orelha e me empurraram por uns dez minutos.

    Cara, nunca mais voltei, mas uma amiga ficou impressionada com essa doutrina de submissão e medo, e se tornou devota. Senti muito por ela.

    Fiquei uma semana me sentindo o pior ser humano do mundo. Até quis voltar uma hora achando que era algum tipo de demônio interior que me fazia sentir mal com o ambiente. Então notei que não, que o lugar era bizarro mesmo e talvez meu capeta fossem eles. Mas ainda hoje fico mal quando lembro.

    Não era um culto muito capitalista, mas quiseram me manipular com minhas dores e inseguranças. Provavelmente me manipulariam com meu dinheiro quando a fonte emocional esgotasse.

  78. marques

    Engraçado eu sempre leio alguns comentários das pessoas que defendem a IURD e outras igrejas evangélicas ou os p´roprios crentes que e dizem :”Eu pago o dizimo para a igreja “, outros chamam os estudantes de ocultismo de seguidores de demônios etc… Eu ainda não li um crente dizer :” A minha igreja fez um mutirão para ajudar um Orfanato ou um Asilo ou qualquer entidade beneficente com o dinheiro do dizimo “.

    Agora aqui onde, moro sei da historia do pastor que antes de fundar sua Igreja trabalhava de pedreiro , depois com sua evangelização comprou um corcel II , depois S-10 , agora tem uma Pajero Sport . Pajero Sport !!!
    Alguém tem idéia de quanto custa um carro desses???Mesmo se comprar um usado é muito caro.
    Isso não é invencionice minha , quem me contou foi um cara que trabalha comigo e que saiu dessa igreja porque viu algo errado…

  79. Therion

    Possuo alguns parentes que foram da IURD, TODOS saíram de lá e não querem voltar de jeito nenhum… estão em outras denominações evangélicas. Fiquei, confesso, surpreso com as denúncias deles: mentiras de todos os tipos, falsidade ideológica (crime previsto no Código Penal), estelionato e até coação moral e sexual. Quem defende tem suas motivações (é claro!!!), por ter sido atendido num momento de desespero e isso é natural no ser humano, caso não fosse a IURD, poderia ser até a Igreja de Satã, contanto que ajudasse… mas a IURD atende muito bem neste papel e torna o crente seguidor num “dependente” daquela “fé”. Não os culpo, sinceramente falando, são um produto do povo para o povo… ou seja, ambos se merecem. No mais, continuo assistindo aos programas da RECORD (de vez em quando, é claro!!! 😉 FALA QUE EU TE EMBROMO, digo, ESCUTO… rsrsrs e rindo horrores com aquelas pessoas se retorcendo com seus exus, pomba-giras e doando aquela grana imensa para que o império cresça cada vez mais.

  80. James

    Matéria mto, boa é mto claro o grau de manipulacao exercicida pela Igreja universal que usa de marketing pesado para atingir todas as pessoas e utiliza de treichos estratégicos da biblía para garantir a venda de bencoes para as pessoas que aderem e se submetem a isso. O Sr. Macedo já deve ser o cara mais rico do mundo engana as pessoas para construir um império para satisfazer o seu desejo por mais dinheiro… dinheiro foi algo criado pelos homens para organizar melhor a forma de trocas…. não tem nada haver com Deus.. Jesus Cristo mesmo nunca pediu dinheiro a ninguém… Não confundam “Doe sua toda sua fortuna aos mais necessitados e siga as minhas palavras” com DÊ TODO O SEU DINHEIRO A IGREJA QUE TEM POR OBJETIVO O QUÊ?? AJUDAR QUEM?? GUARDAR O DINHEIRO AONDE? Pensem bem antes de entrar numa furada desta somos seres inteligentes somo capazes de realizar mtas grandesas, usem a igreja para evoluir espiritualmente pois quando morrermos e isto é certo que vai acontecer a todos nós, apenas o conhecimento libertará…… A fé está dentro de cada um e não na igreja,
    A igreja é um meio e não o fim … ACORDEM!!!

  81. rosineide

    amados o jugamento nao nos pertence cabe a DEUS julgar essas pessoas,
    aquele q estive fazendo o q é contea a vontade do pai sera punido,
    nosso papel como cristao é orar por essas pessoas,
    DEUS o ebençoe vcs.

  82. Agatha

    “Não chamem conspiração tudo o que esse povo chama conspiração; não temam aquilo que eles temem, nem se apavorem.

    Ao Senhor dos Exércitos é que vocês devem considerar santo, a ele é que vocês devem temer, dele é que vocês devem ter pavor.

    Para os dois reinos de Israel ele será um santuário, mas também uma pedra de tropeço, uma rocha que faz cair. E para os habitantes de Jerusalém ele será uma armadilha e um laço.

    Muitos deles tropeçarão, cairão e serão despedaçados, presos no laço e capturados”.

    Guarde o mandamento com cuidado e sele a lei entre os meus discípulos.

    Esperarei pelo Senhor, que está escondendo o seu rosto da descendência de Jacó. Nele porei a minha esperança.

    Aqui estou eu com os filhos que o Senhor me deu. Em Israel somos sinais e símbolos da parte do Senhor dos Exércitos, que habita no monte Sião.

    Quando disserem a vocês: “Consultem médiuns e espíritas que murmuram encantamentos, pois todos procuram seus deuses e os mortos em favor dos vivos”.

    Respondam: “À lei e aos mandamentos! ” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!

    (Isaías 8.12-20)

  83. Agatha

    Cuidado com a divisão entre as igrejas.Não sou da Universal e não tenho nada contra uma denominação que tb fala de Jesus Cristo.Eu não quero julgar.Só cabe a Deus julgar todas as coisas.

    @MDD – que tipo de Deus seria tão tosco a ponto de nos dar inteligência e razão e pedir para que não a usássemos?!?! Nós devemos fazer os julgamentos, mas que eles sejam justos.

    1. thibas

      julgar todo mundo julga, o que não devemos fazer é condenar…
      não julgar se chama omissão, abnegação
      não condenar se chama respeito

  84. Dan20

    Um culto da IURD é uma aula empresarial muito bem realizada.

    A princípio, as coisas terrenas são pequenas para o homem, afinal, a vida é passageira. Os empresários da IURD não pensam desse jeito.

    O dinheiro é a salvação de todos os males, e o desenvolvimento espiritual (?) é uma conseqüência do aumento da conta bancária. Na verdade pra eles, só é feliz quem tem dinheiro.

    Para o pastor, Deus é obrigado a dar dinheiro pra você.

    E se estiver na miséria, é obra do demônio. Por isso, você pode até estar com algum “encosto”. O pastor lhe ‘cura’ em poucos minutos.

    Às vezes, mesmo que pareça imperceptível. Eles fazem você pensar que estudo e trabalho não existem.

    Pena dos fiéis, muitos deles necessitados, irracionalmente doam seu dinheiro crendo no retorno divino, financeiro e múltiplo.

    É como se Deus tivesse uma calculadora em mãos, e à medida que o fiel doa mais, ele recebe mais.

    Deus não precisa de dinheiro. A lei do retorno é puro mercantilismo, do homem. Os fiéis não caem na real que são meros coadjuvantes da economia mercantilista.

    Usar a palavra divina para benefício próprio é quase o mesmo que a venda de indulgências. Se você for analisar, todas as religiões têm as mesmas bases.

    Todas elas fazem algo para o homem (impõe o medo, prometem salvação, prosperidade financeira, curas), mas menos desenvolvê-lo espiritualmente. Coisas como amor, sabedoria ou união, não existem.

    O difícil disso tudo é que o fiel fica à mercê dos “empresários de Deus”. Graças à miséria dos fiéis, os pastores enriquecem e os seus impérios ficam cada vez maiores.

  85. Nathalia

    Não entendo o por quê de tanto escândalo em relação ao ato de ofertar. Muito antes de Jesus nascer, já era comum o ato de dizimar, sacrificar e ofertar à Deus. E isso, não somente ao Deus dos Hebreus, mas aos mais variados deuses, de vários credos.
    A IURD não inventou nada do que citei acima. E fica óbvia a necessidade, da manutenção dos locais de culto, já que não há participação de nenhum governo, diferente da igreja católica, a dependência é completa das doações do fiéis. O que não compreendo é que é falado que há roubo, enquanto há apenas a espontânea vontade de contribuir e ainda se vê nos templos, o alto investimento…seria uma burrice. O melhor seria pedir e pedir, se fazer de coitadinho e deixar as igrejas caindo aos pedaços para que as pessoas pensem que a necessidade é ainda maior, como alguns fazem…
    Liberdade de culto e expressão….por isso pode-se ir à Universal sem vergonha alguma…e por isso também que se ouve meias verdades de pessoas a conhecem superficialmente.

    1. Original Bat

      A questão é que dizimar originalmente seria dar não apenas dinheiro, mas tbm alimentos, principalmente, já que a renda da época era em colheitas e não em grana, e separar todas as ofertas de dízimo para obras de caridade – NUNCA para construção de templos. Construção e Manutenção de templo é algo que é feito com a Tesouraria dos templos, e contribuição daqueles que o mantém – que no caso da IURD, seriam os pastores e não os fiéis. No caso de fiéis, se fosse necessária essa contribuição para ‘manutenção de templos’ poderia ser arrecadada em forma de festas como as quermeses católicas, e não através do Dízimo. Essa é a diferença.
      Na Igreja Universal o dizimo é ofertado como uma obrigação – apesar de dizerem q é ‘voluntária’ há uma coerção psicológica-religiosa – e com a intenção de que Deus pague de volta MATERIALMENTE. De que adianta uma filosofia espiritual, se tudo que ela visa é a melhora material? Se a vida material se torna mais importante, e a Espiritual for apenas um meio de mante-la, então isso afunda tudo que é ensinado espiritualmente. O ensinamento espiritual é justamente de desapego material. Mas claro que há liberdade de culto, as pessoas tem todo direito de serem exploradas pelo materialismo delas.

  86. Original Bat

    “O dinheiro é a salvação de todos os males, e o desenvolvimento espiritual (?) é uma conseqüência do aumento da conta bancária. Na verdade pra eles, só é feliz quem tem dinheiro.”

    Nessa resposta sobre como os Pastores pensam o Dan20 deu uma resposta muito mais completa do q a minha, eu não havia visto senão nem teria escrito nada. Isso já responde tudo que a Nathalia questionou sobre críticas ao dízimo.

  87. constantine

    As pessoas que vão em igrejas só querem se auto satisfazer.
    ou estão doentes fisicamente e espiritualmente e querem curas e solução ao problema, ou porque tem medo do inferno.o dinheiro que elas dão ( ou são obrigadas a dar ), são pra pagar essas coisas que elas querem em troca. tudo tem um preço.

    niguem vai a igreja unica e exclusivamente para agradecer a Deus
    pelo que tem , e sim para pedir MAIS E MAIS.

  88. constantine

    “…pastores sempre pedem ao fiel que desafie Deus a tirá-lo da miséria imediatamente….”

    Mas e o que Jesus disse para não desafiar Deus quando foi tentado no deserto?

    E não esta escrito que a dádiva de deus é gratuita?

    Em relação aos fieis na hora do exorcismo ou é um teatro bem combinado
    Ou os pastores recebem ensinamento de hipnotismo ou ate mesmo de magia
    Pra “ introduzir “ e depois eles mesmos “ tirar “ o espírito do pobre coitado.

  89. Anacarol

    Conheço várias instituições de caridade mantidas pela Igreja Católica, creches, a Pastoral do Menor, etc. Os espíritas, então, tem o exemplo de Chico Xavier que poderia ter sido um homem milionário mas que não ficou com 1 centavo dos livros que intermediou. E os espíritas tb mantem várias instituições de caridade pelo país todo. Agora, alguém conseguiria me citar o nome de alguma entidade assistencial mantida pelos evangélicos, que não seja a Pestalozzi???

    1. Thiago

      Vi muitas poucas casas de recuperação para dependentes quimicos e alcoólatras, mas nenhum deles eram mantidos como dinheiro do dizimo ou oferta.

      Os responsaveis colocavam os dependentes que já estavam recuperados para vender caneta, cartãozinho com mensagens biblicas e outras bugingangas dentro de onibus e afins, para arrecadar money que ia para a manutenção da instituição.

      Inclusive, qndo eu frequentava a igreja evangelica, o representante mor (o dono) da instituição foi em um culto de jovens falar sobre e levou jornais da instituição para vender com a desculpa de manter o lugar. Fora que ele utilizava a instituição como carro chefe de propaganda eleitoral (ele estava se candidatando na epoca). Varios jovens foram recrutados durante semanas (minha irmã foi um deles), para vender jornal de porta em porta, com a desculpa de receber ajuda de custo (minha irmã nunca viu a cor do dinheiro) e comissão para cada meta a ser batida.

  90. Raphael Holanda

    Marcelo, no começo do texto é citado o inferno de dante. Eu sei que a pergunta é totalmente desfocada do assunto original, mas o inferno descrito por dante tem algum embasamento ou é simplesmente uma extenção da imagem que as igrejas cristãs fazem do inferno?

    @MDD – É uma descrição mediúnica com partes alegóricas da maneira como Dante compreendeu os baixos-Umbrais.

  91. romario

    E quando essa safadeza vai acabar??? Eu não sei mas esse mundo ta perdido… Por um momento ate queria que existisse o temível INFERNO quem sabe assim algum dia esse pilantras respondessem por seus atos… Mas pensando bem eu quero q essa instituição dure uns 100anos pra que um dia esse Edir Macedo reencarne e seja um fiel, dessa merda e de ate o fundo das calcas…. desculpa pelo desabafo mas tem coisas q não da pra engolir… um abraço fraterno

    1. safadeza do teu ponto de vista.
      do ponto de vista de um fiel o trabalho deles é maravilhoso.

      entre o fim de abril e o começo de maio, numa quinta, não me lembro exatamente, eu resolvi não pegar carona pra casa depois da macumba semanal.

      era uma noite beem fria, em curitiba o inverno é no outono. aí de repente no ponto apareceu uma senhora, aí comecei a conversar com ela, já que só estávamos nós lá. já era passada da meia noite e meia, e ela estava se dirigindo a para a ‘central’ da iurd no centro de curitiba, que o pessoal tava fazendo uma tal de vigília. tinha as 6 da tarde, de manhã e essa da madrugada.

      vocês não acreditam o quanto que ela defendia a iurd e a diretoria dessa igreja, ela era católica e abandonou porque não se identificava mais com eles, e na iurd ela se achou vamos dizer assim. ela estava feliz por ir lá a essa hora, mesmo estando lá o dia todo e voltando pra casa apenas pra comer e tomar banho.

      de acordo com ela, a iurd não fazia sacanagem, ninguém dava dinheiro porque era obrigado, mas porque queria dar. tá, nós sabemos que isso não é bem assim, mas do mesmo jeito, ninguém obrigou o pessoal a votar no tiririca, e ele bateu recorde de votos.

      @MDD – Por isso que é dificil de calcular o karma do Edir… acho que é bem positivo, no final das contas… O problema da IURD nem é ele; são os pastores miúdos ex-estelionatários que querem arrancar cada centavo dos fiéis.

      1. romario

        Pra mim ela trocou 6 por meia duzia. Porque não a chamou para macumba?

        1. Leon

          hauhauhauahuahuahuah.Boa Romario

      2. RAPHAEL

        Desculpe Del Debbio, mas pra quem viu o video do Edir Macedo na praia ensinando a pedir dinheiro, fica bem evidente que se o pastor já não era estelionatário, ele recebe treinamento pra se tornar. Nada, absolutamente nada do que os pastores falam, é sem aprovação de discurso por parte da cúpula da igreja, e tudo isso já passou pelo Bispo.
        Pode ter certeza que o karma negativo dele é enorme, e mesmo que não fosse por pedir “o tudo”, seria pela retirada mágica da responsabilidade individual pelas besteiras que fez na vida e atribuição a demônios e trabalhos de praticantes e outras religiões, que é a bala mágica. Depois dessa isenção de responsabilidade, só resta mesmo comprar o milagre, porque junto com a não responsabilidade pelo infortúnio, se ganha de brinde a não responsabilidade pelo sucesso.

  92. Phillipe

    ele é sabido igual o RR Soares do programa da Band.

    Ele equilibra o karma, ele faz muita coisa ruim (roubo e enganação) e salva muitas pessoas (tirando de vicios, e de outras coisas).

    Então acho que ele ainda sai ganhando no final das contas financeiramente e tendo mais positivos lá com Deus. kkkkkkkkkk se e que me entendem.

    1. luiz

      tiram do vício e jogam noutro, um amigo psicólogo me disse isso. se elas saírem da igreja vão invariavelmente voltar ao vício em nivel maior.

  93. Joan

    Não é só na IURD que tem gente de carne e osso que fala por “Deus”…

  94. Camila P

    É tudo muito louco, pq a Iurd sendo essa tosquice toda ainda sim mostra que existe um poder maior, tirando as pessoas do “ateísmo”, e dando a elas um cisco de informação que pode de alguma maneira ajuda-las no desencarne e em um nível d evolução, se forem pessoas de “boa intenção” é claro.

    Aí fica difícil medir o “mal” e o”bem”….

    Oq acham?

    Agora a parte ruim é: gerar ódio contra outras linhas de pensamento, tornar difícil relacionamentos de pais e filhos gays, cobrar caro, ter um linha muito mas material do q espiritual, meter medo nas pessoas, não ensina-las q o mal vem muitas vezes delas próprias, alimentar uma lenda idiota de Capeta, transmitir a idéia do egoísmo e do egocentrismo, não trabalhar a evolução, esconder informações….

    Eu sinto muita pena de pessoas bacanas que estão comendo mingau da evolução e que quando morrerem vão ficar esperando Jesus vir pegar na mãozinha, q julgam e fazem mal as pessoas (principalmente da família) sem perceberem…. E é tão triste q a thelema, a RC etc tenham uma Metodologia tão “complicada” para pessoas humildes e com menos informação etc. Por isso a metodologia Charuri me agrada, fico feliz que ele tenha existido. O kardecismo tbem tem seus grandes méritos.

  95. Fred HB

    Eu sou advogado, tenho 2 faculdades, 2 pós-graduações, fui criado em família Católica, filho de médico. Já estive no espiritismo, Budismo, Kardecismo, Catolicismo e uma coisa posso dizer: para a pessoa que está desesperada o melhor lugar para buscar ajuda são as igrejas evangélicas sim! E tem uma coisa, se a pessoa vai na igreja, oferta, paga o dízimo e nada muda na sua vida, ela vai retornar nesta Igreja? Reconheçamos que se as pessoas dão dinheiro e retornam na Igreja é por que algum benefício tiveram. E ninguém que esperar a reencarnação para ter vida em abundância como prometeu Jesus. Eu confesso aqui que busquei ajuda espiritual na Igreja Católica, no Budismo, no Yoga Hindú, na umbanda, no Kardec e o lugar onde obtive maior resultado foi na Igreja Evangérlica. E ocorre que as pessoas gastam dinheiro com álcool, fumo, prostitutas, festas, jogos, bem superfluos, mas se der R$ 100,00 na Igreja é trouxa dizem os céticos.

    @MDD – Bem… se você é advogado cheio de faculdades e graduações e está feliz dando seu suado dinheiro para o pastor, quem sou eu para discordar? a razão de viver é ser feliz, não? Cada um no seu limite de inteligencia, pesquisa e consciência.

    1. Maria

      Ninguém colocou uma arma na cabeça da pessoa pra ela dar dinheiro se deu por que quis

    2. Mozart

      Prezados, quando você começa uma discussão falando dos seus títulos acadêmicos, já começou errado, principalmente quando se enche de orgulho para dizer que é advogado. Varios estudos internacionais inclusive estudos patrocinados pelo MEC, afirmam que nossa população alem de estar emburrecendo, é uma das mais estupidas do planeta (Parabéns Paulo Freire). Graduações como Historia, Pedagogia, Direito, tem um nível baixíssimo, haja visto a quantidade de pessoas formadas que não conseguem passar nas provas da OAB, em alguns estado com índice de reprovação superior a 70%, professores de historia ensinam a partir de livros escritos por pessoas tão estupidas quanto eles, diferente do que é ensinado em outros países, enfim um caos. Isso explica em parte o sucesso da Universal, pessoas diplomadas mas pessoas estupidas.

    3. RAPHAEL

      Se vc for evangélico da IURD, sabe que o milagre só vem quando se dá o tudo… R$100,00 não faz nem peso no caminhão que sai com dinheiro do estacionamento inferior da Catedral da Fé.

  96. Mozart Fernando Vieira Rosa

    Ficou faltando no texto a informação de que ele e o Romildo o R.R.Soares são cunhados, que foi o Romildo que fez o Macedo virar evangélico, que o Macedo quando pertencia a Nova Vida que ficava na Rua Padre Nóbrega em um cinema deu um golpe no Pastor Roberto McAlister e brigaram e com essa grana montou a Universal em um outro cinema a dois Km de distancia. E que a briga com o McAlister teve como motivo a ganancia do Macedo.

  97. Mozart Fernando Vieira Rosa

    Ainda acrescentando. Asim como a Globo tem sua equipe de pesquisa com psicólogos e outros profissionais bem pagos cujo objetivo é manipular opiniões e criar situações a IURD também tem sua equipe, e tem nos Seus Templos Maiores soft de reconhecimento facial, como os dos cassinos de Las Vegas para reconhecer pessoas que estão indo ali pela primeira vez para serem abordadas. Um esquema extremamente profissional, nada ali acontece ou é feito ao acaso.

  98. Graven

    Meu pai é pastor da Universal e é bicho velho la dentro (mais de 30 anos como pastor). Posso muito bem falar o que bem entendo da igreja pois eu vivi dentro dela a maior parte da minha vida, ate os 15 anos depois disso não aguentei mais (tenho 19).

    Marcelo DD, gostei muito do seu parecer quanto a essa instituição. O que eu vi por trás dos panos na universal é que primeiro, os pastores são um bando de maria vai com as outras, SÓ SEGUEM ORDENS, é uma instituição militarista onde até os obreiros que si dispõem a fazer trabalho voluntário são tratados como baratas.

    A maior parte do lucro não vai para as obras filantrópicas que eles dizem mas são investidas em mais luxo e recursos.

    A universal fecha a mente das pessoas como antolhos para que pensem apenas na bíblia.

    Grande parte dos pastores tem um passado muito sombrio mesmo. A maioria dos pastores que conheci não pareciam ser pessoas da paz. Os lideres (bispos) nutrem ódio e cólera no coração de seus servos.

    Se vocês querem saber o que realmente se passa na igreja PARA QUELES QUE SABEM HACKEAR SITES E MAILS os pastores sempre fazem video conferência com bispos.

    Vocês conseguem achar dados dos pastores e suas esposas nesses sites da intranet da universal:

    Intellimen – Projetos internos dos pastores
    https://sites.universal.org/intellimen/

    Godllywood – Projetos interno das esposas de pastores
    http://www.godllywood.com/br/

    Tenho certeza que os fieis não constariam do que ouviriam nessas conferências.

    (quem quiser saber mais é só deixar o contato como resposta)

  99. Henry

    Pode comentar o sincretismo dos rituais da iurd com as religiões afro-brasileiras ?
    Assisti uma entrevista no YouTube aonde o pai de santo compara .

Deixe uma resposta