Pequeno Gráfico de Ordens Iniciáticas


clique na imagem para ampliar

Muita gente tem me perguntado a respeito do que seja “Caminho da Mão Direita”, “caminho da Mão Esquerda”, quais ordens seguem quais caminhos, quais são engajadas na Expansão de Consciência e quais são furadas. Para tentar ajudar, elaborei, com a ajuda de vários leitores, um diagrama onde colocamos as Ordens mais comuns de serem encontradas na internet e sua “posição” em um grafico.

O gráfico está dividido em três partes verticais: Mão Esquerda, Mão Direita e Caminho do Meio. Isso tem a ver exclusivamente com o MÉTODO da Ordem. Ordens do caminho da Mão Esquerda lidam primariamente com a esfera de HOD, na árvore da Vida. São Ordens que priorizam a chamada “Via Seca” na Alquimia. Ordens de estudo, auto-conhecimento e ordálias. As Ordens do Caminho da Mão Direita são ordens que lidam com a esfera de NETZACH, a chamada “Via Úmida” na Alquimia, que priorizam a caridade, fraternidade e amor. As ordens do Caminho do meio fazem um meio-termo entre os dois (estudos e caridade).

Também existe uma segunda divisão, Horizontal: As Ordens de Iluminação, Expansão e Evoluçao em contrapartida com as Ordens de Vampirização, Parasitismo e Involução.

[UPDATE] Incluímos também uma “zona cinza” entre as duas, que são Ordens que, apesar de Evolutivas, possuem muitos dogmas, restrições ou messianismo exagerado, mas os leitores acreditam que vale à pena participar destas Egrégoras se relevar estas intransigências.

Existem exemplos de todos os tipos, como vocês podem ver. Uma Ordem de Evolução permite que seus membros estudem outras filosofias e é comum que façam parte de diversas destas ordens ao mesmo tempo. Já as Ordens de Aprisionamento lidam com “certezas absolutas”, “verdades inquestionáveis”, “messias únicos” e “único caminho para a salvação”, etc. São regidas por dogmas e são agressivas com outras egrégoras. A maioria delas alimentam eguns, demônios ou pastores com o seu sangue e dinheiro…

Este post tem 289 comentários

  1. Gabriel

    Tio DD,
    Os círculos coloridos(amarelo, roxo, etc) simbolizam o que?

    @MDD – Ordens semelhantes.

  2. Leon

    Vish,post polemico.Prevejo raios e trovões vindos de Pró-Videnhos e Eubioticos huahuaha.Sem falar dos espiritas que foram colocados no meio da divisão entre a Evolução e Estagnação.Os espiritas ja vem fazendo um trabalho de proselitismo e fanatismo exagerado na net ha algum tempo.

    A unica que me deixou na duvida foi o Budismo como mão-direita.Pelo menos o Zen e o Theravada tem tudo pra ficar no Meio xD.

    1. Agathos Athenodoros

      Pô, concordo com o Leon. Budismo me parece algo mais próximo do caminho do meio

    2. Mariana Cunha

      Ué … nesse gráfico o Budismo tá exatamente no meio, lá em cima …

    3. Henrique

      Cara, não é o espiritismo que tá na divisão, é a federação espírita, o espiritismo tá mais pra cima… E o budismo não está na direita, tá no tomo do meio…

  3. Bruno

    Dragon Rouge entre Iluminação e Parasitismo?

  4. Mozart

    Marcelo sobre o Espiritismo, concordo quando você fala que são católicos com reencarnação, A FEB com o passar dos anos embarcou nas teorias de Rousteng, mas acima de tudo é uma porta de entrada para quem quer iniciar em um caminho. Me surpreendi com a posição da Igreja Anglicana e Luterana. Você pode falar algo sobre isso?

    @MDD – a Igreja Anglicana é bastante liberal, seus sacerdotes são todos voluntários (não recebem), o dízimo é auditado e todas as contas das igrejas são abertas e transparentes para os fieis. É praticamente a “oitava alta” das igrejas cristãs.

  5. Rev.Breno

    Gente de mimimi em 3,2,1…

  6. Mozart

    De resto parabéns, quadro muito bem feito deve ter dado um trabalhão.

  7. Ana Beatriz

    Muito esclarecedor o gráfico, você teve uma excelente ideia Marcelo!

    Mas fiquei com duas dúvidas: a Dragon Rouge e a Fed. Espírita estão no “equador” do gráfico porque podem levar tanto a evolução quanto ao aprisionamento? o.o

    E as ordens estão em sentido decrescente de “evolução” no sentido vertical do gráfico? Por exemplo, o Budismo e o Taoísmo (que estão lá em cima) levam muito mais a evolução do que o Islã e o Judaísmo (que estão embaixo), ou dentro da faixa da evolução as ordens estão em posição aleatória?

    1. Vinicius

      Mas repare que a Cabalá, que é a mística judaica, e o Sufismo, que é a mística islâmica, estão lá no alto também. Acho que é porque no Budismo e no Taoísmo é comum se tratar da espiritualidade de forma mais livre, mais transcendental, enquanto no Judaísmo e Islamismo isso se reserva às camadas esotéricas.

    2. Tomás

      Ana, o Judaísmo e o Islã estão representados lá em cima pela Cabalá e pelo Sufismo respectivamente.

  8. Pseudo-Cético

    Interessante.
    Não sei se eu interpretei de forma errada, mas sempre pensei que a Maçonaria pertencesse a via direita, mas com algumas ressalvas. Acho até que de todas as instituições expostas, ela talvez seja a mais difícil de posicionar rigorosamente na via do meio ou na via direita. Mas, esta é, obviamente a visão de um não-maçon.

    Você podia discorrer um pouco a respeito deste posicionamento…

    @MDD – Ordens muito grandes como a Maçonaria, na qual cada loja possui autonomia, são impossíveis de classificar. Existem lojas liberais, conservadoras, LHP, de caridade, de estudo, política, profanas… a definição acabou com base na proposta dos landmarks, não de cada loja individualmente.

  9. GP

    Porque a Opus Dei tá beeeem abaixo? Isso se reserva aos supernumerários também?

    Acho que sei porque a FEB tá no meio: os caras parecem não aceitar qualquer outra doutrina, aí vira um dogma, não é?

  10. wilson

    desejo saber o seguinte, a UDV trabalha com santo daime o chá a ayhoaska já frequentei lá e achei muito bom, hoje faço uso em outro local, é a esta UDV que voces se referem? Wilson

  11. Bruno

    Pq a DR está no meio ali? Apesar de ser uma ordem draconiana, não acho que seja vampirizadora…

    @MDD – Ela está no meio termo. infelizmente para os brasileiros, somos apenas pilha monetária e energética para a ordem.

  12. Marcos

    Boa Noite Marcelo, tudo bom?

    Gostaria de saber se fazer parte de um caminho interfere nos outros?

    @MDD – Depende… nas ordens de evolução geralmente os iniciados fazem parte de 2, 3, 5, 10 ordens sem problemas… nas mais vampíricas, normalmente há guerra de egos e egrégoras (ex. Você consegue imaginar alguém fazendo parte da maçonaria e do Circulo Iniciático de Hermes, certo? e da IURD e do CIH? Não, ne? Qual das duas ordens vai atacar a outra?)

  13. Felipe

    A Dragon Rouge e a Federação Espírita encontram-se cortadas no meio. E sobre esses círculos Roxos, Laranjas, Rosas, o que significam ?

    Abraços

  14. Bruno Ferraz

    MDD e o Instituto de Conscienciologia,onde poderia se localizar???

    @MDD – Conscienciologia é a parte HOD que o espiritismo do Chico Xavier é Netzach. Seria um “espiritismo de mão esquerda”.

  15. Guilherme

    Pensei que o “caminho da esquerda” tinha haver com egoismo, maldade, vigança, demanda, etc. E que não existisse “caminho do meio”, pois não tem meio termo, ou é direita ou esquerda.

    @MDD – Pois é… muita gente comete esse erro, acaba confundindo thelema com satanismo, fazendo uma mistura. Foi uma das razões para fazer o post.

  16. Jeferson

    Blogs como o TDC, Espaço Novo Aeon, Textos para Reflexão me auxiliaram indiretamente a sair do parasitismo. Foi bater o pé contra a egrégora comercial das igrejas e o Google já “fez a busca automaticamente” nos blogs ideais para leitura. É incrível a sincronicidade.
    Dragon Rouge e a Federação Espírita estão bem em cima da divisão horizontal, de propósito né, ou foi erro do gráfico? bem, o espiritismo por um lado tem algumas facetas negativas, no entanto, sequer cogitei a possibilidade da Dragon Rouge, por estar bem ali no limiar da divisão.

    @MDD – A DR vive muito mais da “fama” do que efetivamente de algo propício para se estudar. Talvez seja legal se voce more na Italia, Alemanha ou Suecia, onde há templos e grupos mas, no Brasil, serve apenas como pilha monetária e espiritual para a egrégora gringa. Daí a baixa cotação deles.

  17. Guilherme

    Então a Quimbanda não seria completamente mal, onde entidades enganam, demandam, etc,

    @MDD – Tem quimbanda (terreiro de umbanda onde se predominam giras de esquerda) e Kiumbanda (templos de magia negra). Não confundir.

  18. Raphael Ramos

    Marcelo, onde ficaria o Luciferianismo como o praticado pelo Adriano Camargo Monteiro?

    @MDD – Nao sei ao certo. O Adriano nunca conseguiu me explicar direito o que é o Luciferianismo e a diferença para o Satanismo rsrsrs… os exemplos que tenho visto de grupos que mexem com qlipoth tem sido péssimos, então ainda nao sei onde colocar isso no diagrama.

    1. Mariana Cunha

      Pelo pouco que conheço do Luciferianismo, acho ficaria no caminho do meio. Será? rss

      @MDD – Caminho da mao esquerda, zona cinza perto da borda de baixo.

    2. Raphael Ramos

      Entendi, eu te perguntei isso porque pela descrição de Luciferianismo que ele faz no livro Revolução Luciferiana, a primeira vista parece um movimento voltado pra evolução e expansão de consciência. Outra coisa, o Budismo estaria mais cotado do que qualquer outra ordem, por ser o que está mais acima, ou essa posição foi aleatória?

    3. silva

      Marcelo, me corrija se eu estiver errado, mas ao menos como aprendi, o estudo de qliphot só é interessante para se compreender a energia desestabilizada de uma esfera e o modo mais comum de ordálios surgirem quando se tenta trabalhar com uma sephirah. Por exemplo, se a pessoa está trabalhando com a esfera de yesod, provavelmente ela será exposta a energia de Gamaliel e se ela não reconhecer a energia e se estabilizar na esfera, vencendo-a em si mesmo, acaba se perdendo em túneis e cascas. Tipo, o estudo de qliphot seria o reconhecimento do que pode faze-lo falhar e se perder, o estudo dos desafios que surgem ao se conectar com uma esfera, e os túneis, com os caminhos…é como o estudo do atrito e da resistencia a ser vencida para se mover para outro patamar…não é assim que as ordens veem isso? Pq é estranho a pessoa usar isto de outro modo…

  19. Thiago

    MDD, pensei que a Eubiose se localizaria na região superior…ela não segue as mesmas doutrinas da Teosofia?

    @MDD – ela perdeu muitos pontos com a galera pelo culto quase messianico ao JHS… é o mesmo problema do Pro-Vida. Daí que ambos acabaram ficando na zona-cinza.

  20. EZTec

    Prevejo polêmicas…

    faltou a SNI, fica junto da Messiânica ?

  21. Julio

    MDD qual seria a diferença nessa caso do espiritismo e da Federação espírita?

    @MDD – espiritismo é a idéia de Kardec; “Federação espírita” é a Federação cheia de dogmas e regras que isso se tornou no Brasil.

    1. Regis

      A FEB foi o melhor plano contra o Espiritismo que conseguiu dar certo.

  22. Diego

    Tio Marcelo e quanto a seicho no ie, saberia me dizer onde ela ficaria nesse esquema?

  23. frater

    À primeira vista, me pareceu um exercício budista que você já postou, algo sobre criar um gráfico das egrégoras com as quais você já se identificou e tentar entender o seu “karma” e dharma a partir dos relacionamentos, eventos, escolas, pessoas, com as quais você se relacionou.

  24. Vinicius

    Não sei se daria pra colocar o movimento espiritualista universalista, porque não é um grupo fechado com suas práticas, mas é uma opção também. Como o IPPB do Wagner Borges… Eu acho que estaria no Meio também, meio conscienciologia, meio “espiritismo”, e umas coisas emprestadas das religiões orientais..

  25. André

    Gostei…ótimo grafico….

  26. Rodrigo Henrique

    Deixa eu ver se entendi direito. O caminho da mão direita seria mais voltado pra caridade e ajuda ao próximo e o da mão esquerda seria mais pra estudo e aperfeiçoamente de nós mesmos, sem se preocupar com os outros. Captei a mensagem?

  27. Gabriel Nagib

    Muito bacana, pelo menos vi que estou evoluindo, saí da Maranata para o neo-ateísmo, e estou saindo do neo-ateísmo para sabe-se lá onde. espero que para cima e para o meio, que é onde me agrada mais por enquanto.

  28. André

    Salve, por curiosidade, o hinduísmo entra onde?
    Chute: meio mais pra esquerda?

  29. Hamilton

    Tio, parabens pelo gráfico!
    Pude perceber que além de mim ainda tem muita gente com dúvida quanto a mão esquerda. Poderia fazer um post mais aprofundado com este tema?

    Muito obrigado!

  30. Haroldo

    E o Santo Daime, ficaria junto da UDV?

  31. Hamilton

    Concienciologicamente pra ver se entendi:

    Mão esquerda- TARES tarefa de esclarecimento
    Mão direita- TACON tarefa de consolação

    DD, é possivel atingir iluminação só seguindo a mão esquerda?

  32. Paulo

    Acho q o sufismo ficaria no caminho da mão direita

  33. Rev.Breno

    tava aquipensando…se calocar numeros no eixo X e letras no eixo Y, os próximos grupos que aparecerão é só responder com o código igual a Batalha naval…

  34. Jorge Oro

    Há que se respeitar as iniciativas de cada um, pois cada peregrino faz o seu melhor possível, baseado no prisma através do qual ele vê o mundo.

    Como o tempo é a expansão da consciência na matéria, razão de tempo e matéria terem a mesma denominação na sabedoria tradicional, talvez daqui a alguns anos, este gráfico possa ser refeito com conhecimento.

    Até então, é apenas o reflexo do conhecimento do autor a respeito, não condizendo com a realidade nem de ordem secretas, nem de ordens discretas, nem de ordens exotéricas e menos ainda com ordens esotéricas.

    Boa caminhada a todos.

  35. Loirinha

    Adorei o gráfico. Ele é bastante “claro” para mostrar as linhas de direcionamento dos grupos e seitas religiosas de forma geral. Fico confusa pois eu sou formação luterana, e ainda em algum grau ainda participo dos cultos, mas tenho ido com muito mais frequência aos centro de Umbanda e tenho por aqui tentando estudar um pouquinho de tudo. è bom saber que temos sempre boas opções nos seu devido tempo para buscar a nossa evolução de acordo com as afinidades que temos conosco e o mundo.
    Bacana DelDebio.

  36. Chris

    Sério que existe uma Igreja da Bola De Neve? Kkkkk

    1. Gabriel Fontana

      A Bola de Neve é uma espécie de IURD para jovens descolados curtindo a vida adoidados e ungidos por Jesus. Amém!

      Só não pode ser gay, gostar de qualquer coisa que não seja evangélico, etc. Sabe como é…

  37. Guilherme

    E o que a gira de esquera Quimbanda faz na umbanda? se esquerda é auto-conhecimento, ordálias, ordens de estudo…
    Acho que luta contra a Kiumbanda… ieis?

  38. Junior

    Ficou muito legal. Parabéns pelo trabalho.

  39. demetrios morais

    E o VaLe do amanhecer ficaria aonde no gráfico?

  40. Matheus

    Interessante a posição da I. Anglicana. E a I. Ortodoxa? Colocarias mais próxima da Católica Romana ou da Inglesa?

  41. Charlie

    E o santo daime, onde se encaixaria? No meu ver talvez onde esteja o xamanismo?

  42. Sherlock

    Grande DD

    Onde se localiza o Grupo do Trigueirinho?

    Uma vez vc disse nos post que vc estava preparando o pessoal para 21/12/2012 …….. foi piada?

    Fraternos abraços

  43. Yuri Opositor

    Bom ver que a Church of Satan foi removida da parte de vampirismo pois me interesso muito por Satanismo de Lavey. Tenho visto muita coisa ruim relacionada a LHP, bom ver que existe um segmento que visa a evolução. Muito bom MDD

  44. Vinicius

    O budismo acima da Cabalá meio que pra provocar né? Em outros posts você cita o budismo tibetano como fonte da Cabalá judaica. Mas acho que também valia um “Kabbalah Hermética” junto do topo, já que essa modalidade é realmenter aberta para tudo o que se imaginar. Talvez a coisa mais no meio do Caminho do Meio. Acho que esse post pode ser atualizado ao longo do tempo, até virar o mais próximo de uma tabela periódica, ou uma Árvore da Vida das ordens/filosofias iniciáticas…

    Também achei estranho a ICAR perto da zona cinza. Tudo bem que depois de anos de matanças, fanatismo e desordens sexuais ela tomou um pouco de jeito (aceita o evolucionismo, o Big Bang e, por incrível que pareça, a Bíblia de Jerusalém tem longas notas a favor da hipótese documental como formação da Bíblia), sendo mais evoluída que as neopentecostais da vida. Mas no fundo ainda é a ICAR, e talvez esteja mais perigosa do que nunca…
    Também fiquei surpreso com o Hare Krishna tão lá em cima (achei que tivessem virado algo mais esquisotérico e proselitista ultimamente…), bem como a Asatru, que subiu de posição nesse update. Por outro lado, no círculo das rosacruzes, as Amorc tá no lado mais baixo, e não acho que seja por acaso… hehehe

    @MDD – Ele vai sendo atualizado com as sugestoes da galera. Como nao existe NADA parecido com o que eu fiz nesse grafico, esta sendo por tentativa, estudo e erro… ponta de lança mesmo!

  45. Emmanuel

    Sei que as ordens alquímicas, rosacruzes, entre outras incluem conhecimento do hermetismo, mas não existe um ‘segmento’ de ordens Herméticas?

    A magia do Franz Bardon seria caminho da mão esquerda, certo?!

  46. Lu ;-)

    Wow… SCA no “topo do topo”…é bom saber!!! Abraços, tio

    Lu Bsb 😉

    1. Lu ;-)

      Tio, o “Caminho do Meio” é o que vc denomina, no curso de Kabalah, de “Caminho de Sameck”, correto? No formspring, vc falou que esse caminho permite “buscar conhecimento tanto no Caminho da Mão Direita quanto no Caminho da Mão Esquerda”. Ok, até aí, tudo bem, acho que entendi legal.

      Minha dúvida é…trilhando esse Caminho do “Meio”, não vai chegar uma hora que vc terá que escolher um “ramo” específico para se aprofundar…?

      Vou dar um exemplo prático…digamos que uma pessoa esteja numa ordem martinista, beeeem caminho da Direita ( do tipo que vc falou, que faz caridade, etc), e também estude numa Ordem Thelêmica séria ( sim , pois estou pressupondo uma ordem thelêmica tradicional, não essas ordens “caseiras”, aí, de fundo de quintal….vc me entende, né…).

      Vai chegar uma hora que os ensinamentos e/ou práticas (rituais) vão se chocar, ou é viável ir levando as duas vertentes (com o devido discernimento, e tals)? Na prática, dá prá conciliar, sem misturar estações, right..? é a isso que chamam “lex et nox” ? conciliar caminhos, é isso? (desculpa se a pergunta ficou confusa)

  47. otavio frois

    Caro Tio/mestre…. essa classificação é muito inexata, não acha? porque alguns classificam o caminho da mão esquerda e o da mão direita como, respectivamente, o da magia “negra” e o da magia “branca”. outros o tomam como individualismo x coletivo ou emoção x razão (sempre respectivamente). em suma: são diversos fatores utilizados como raiz de separação – e que podem colidir entre si, pois não são necessariametne coincidentes.

    na minha muy modesta opinião, a classificação não é conclusiva.. é possível que você utilize algo para o seu bem próprio (ex: cura de uma doença mediante um passe ou energia), algo que é movido pela emoção.

    na verdade eu acho que as pessoas evitam aprofundar no assunto, por ser algo inesgotável.
    Esse post (site excelente por sinal) foi um pouco além

    http://maconariaesatanismo.com.br/satanismo/satanismo-e-o-caminho-da-mao-esquerda/#more-473

    mas as dúvidas continuam. não consigo diferenciá-los.
    um grande abraço

  48. internauta

    MDD, e os cultos de Nação (ou Batuque de Nação)?
    Lado superior esquerdo, perto de Candomblé?

  49. Gustavo

    Marcelo, você pode falar do Círculo Strigoi? Vi num site que é “vampyrismo”. Vi que falava de lidar com energia. Já vi esse papo. Mas o que isso tem haver com evolução e expansão da consciência? Qual é a dessa ordem?

  50. Tiago Amaral

    A SCA não é uma ordem essencialmente martinista??

    1. paulo uszacki

      É uma sociedade aberta afins de estudos evolutivos de autoconhecimento que se eleva há evolução.

  51. Leonardo Pires

    Olha você definiu bem, viu! Essas igrejas “McDonald’s” são todas crenças parasitórias mesmo.

    O Seicho-No-Ie se enquadraria aonde?

  52. Morpheus

    MDD, poderia comentar um pouco mais sobre o que você sabe da mahikary?

  53. Golden Dawn

    Está a fazer confusão o facto da Golden Dawn ter sido colocado em mão esquerda, pois pensava que seria mão direita.

    @MDD – Tem uma maneira facil de saber: faça a pergunta mental “voce consegue imaginar os membros da ordem X fazendo uma tarde de caridade servindo sopa para mendigos na praça?” quando mais proximo de NAO a resposta, mais pra mao esquerda; quanto mais proximo de SIM a resposta, mais para a mão direita.

  54. Thiago

    Siriús Gaia seria a galera esotérica ligada a fraternidade branca, saint germain?

    @MDD – Nem de longe rsrsrsr… são os organizadores do Simposio de Hermetismo em SP.

  55. Renan

    Gráfico sutíl, ainda sim bem esclarecedor. Bacana!

  56. Lucius

    Na minha humilde opinião, a “Federação Espírita” tinha que trocar de nome para “Império Espírita”. Só ficaria faltando o Darth Sidious…

  57. Leon Espírito

    Sabe caro amigo, nunca imaginei que teu site fosse virar uma contribuição de ordeiros geograficamente organizados. Porque também não seria eu ordenizado em uma ordem comprometida com o conselho cámico oculto. Sim eu gostaria de ser o pequeno pecador, para fazer grandes mudanças, mas vocês superam qualquer ordem já criada e se eu for o velho anunciado solitário, deixa o rio correr. estou triste meu amigo nem quero mais saber de coisas estranhas . Mas tenho minha loja e estou aprimorando os estudos. E outro não tenho discípulos! e c vc souber de algo antes disso e tenha publicado é mentira, pois sou o nada. Tenho minha própria loja, rsrsrsrsr

  58. Marcela Klein

    Parabéns por tudo Marcelo! Sou professora de filosofia para o ensino médio e venho acompanhando seus posts já há algum tempo,com muito interesse.Será que terei a sorte de ser respondida quanto a “terapia do fogo sagrado”, quer dizer, se isso é uma seita tipo dessas de Saint Germain , ou “esquisotérica” ou será algo que vale à pena,o que vc acha?

  59. Marcelo

    Salve Marcelo, muito bacana…

    Mas o gráfico considera a altura em que a ordem está para determinar maior ou menor grau de evolução e expansão da consciência?

    Por exemplo, o Budismo pode propiciar maior evolução e expansão de consciência do que as ordens listadas abaixo dele, isso na faixa branca e no método do caminho do meio?

    Abraços

  60. Ikaro Fachin

    E a respeito das seitas que usam a ayahuaska onde entrariam?

  61. Tiago

    Aonde entraria a Seicho-no-ie?

  62. K.

    MDD, então aqui no Brasil é desperdício completo de tempo se filiar à DR?

  63. Ricardo

    Achei ótimo o gráfico… as doutrinas ou religiões que privilegiam o crescimento pessoal estão no topo (sejam mão direita ou esquerda)… Gostei de ver os evangélicos em geral na zona de baixo (merecem mesmo esse nível) e tb concordo com a Federação espírita na zona cinza (eles precisam acordar e se renovar)… De maneira geral achei o gráfico bem pertinente…

  64. anonimo

    Eubiose é uma teosofia brasileira. Vejo muitos os videos do Youtube do Adhemar de Ramos, não sei até que ponto o que ele conta pode ser considerado razoavelmente aceitável na minha cabeça…

  65. Asatru

    Qual a razão de Asatru está contado tão alto?
    Asatru pelo que sei não oferece assim grande caminho de desenvolvimento espiritual.
    Asatru está quase ao nível do Wicca na minha opinião.

  66. Leandro

    Olá, o fato das ordens rosacruzes estarem abaixo das ordens martinistas indicariam que as martinistas seriam mais completas ou melhores, e as segundas ainda inferiores em algo à SCA? ou tais relações não devem ser lidas assim?

    @MDD – Nao. Indicam que são ordens mais internas ou especificas das Ordens que estao mais proximas do eixo.

  67. Andre

    Como a Hare Krishnna pode estar tão bem cotada?
    Na Wikipédia encontrei o seguinte:

    Bhaktivedanta Swami prescribed four regulative principles, in relation to the four legs of dharma,[21] as the basis of the spiritual life:

    No eating of meat (including fish) or eggs (ovo-vegetarianism)
    No illicit sex. Sex allowed only if married and only to produce children to be raised Krishna conscious.
    No gambling
    No intoxication (including alcohol, caffeine, tobacco and other recreational drugs although Krishna himself is reported to have consumed betel

    O Del Debbio disse o seguinte em cima:
    “Uma Ordem de Evolução permite que seus membros estudem outras filosofias ”
    Eu acho que pior a proibição de estudar outras filosofias, são as proibições de conducta.
    E se a Hare Krishnna não permite praticar sexo, então proibe tantra e qualquer religião com um ensinamento sexual.

    E como uma religião pode ser tão evoluida se só permite Hindus entrar nos seus templos? Não seria isso uma distinção com base na raça?
    “On December 20, 2007 the Puri priests held a demonstration saying “a number of non-Hindus foreigners under the cover of ISKCON were trying to enter the temple”, which is not allowed by that temple’s tradition (only Hindus, whether Indian or foreigners are traditionally allowed in that temple).” – Wikipédia

  68. flasHQ

    Eu pessoalmente vejo o Espiritismo como caminho do meio, embora enfatize a postura de caridade, valoriza demais a educação e estudo. Mas também entendo que embora tenha muito material para estudo o espiritismo atrai muita gente que ainda se apega a ideia de fazer barganha com a espiritualidade trocando caridade por benção, e não percebem o ponto que entendo que é extremamente clara e principal na doutrina que está em cada um o controle de sua evolução espiritual. Então ela está correta na classificação mas porque o povo não tá mesmo afim de se esforçar pra ser melhor, mas ele dá tanto foco para a caridade quanto para o estudo, digo mais, o estudo levou a conclusão da impotência da caridade.

  69. Marisa

    Parabéns pelo post! Bem esclarecedor.
    Assim como muitos, também tinha algumas dúvidas em relação ao caminho da Mão Esquerda. Esse gráfico, junto com os comentários do pessoal, elucidaram várias coisas. : )

  70. douglas

    MDD nenhuma ordem satânica conseguiu chegar a parte branca da mão esquerda a que melhor se saiu foi La Vey e ficou bem explicado na parte [update] o porque de ela estar lá, mais a pergunta é, mesmo a maioria das ordens satânicas estarem na parte cinza escuro o que é bem justo nenhuma ordem satânica ao menos consegue se salvar e aparecer na parte branca?

    @MDD – Pela própria definiçao de Ordem qliphotica.

    1. André

      U.D.V: União do Vegetal, utiliza ayahuasca. A religião chamada de Santo Daime, praticada nos centros do Cefluris, e principalmente a seita ayahuasqueira praticada pelo auto-intitulado Xamã (ta mais pra Shazan) Gideon dos Lakotas, eu incluiria na seção da mão direita nos parasitas. A única vez que fui a um centro do Cefluris, ao final de uma visão, ao abris os olhos ainda na força da ayahuasca, eu via a galera que cantava os louvores com uma corrente saindo da garganta, e essa corrente ficava presa no altar.

      1. Gwydion

        Tbm fiz parte de um dos ritos na Igreja de Daime
        Procurei “ignorar” a figura Gideon dos Lakotas e me concentrar no trabalho.
        Apesar dos membros serem bastante presos a algumas crenças….”estranhas” eu pude aproveitar os benefícios do chá

      2. Fabio

        Olha só…Bem frisado por vc que frequentou o Cefluris, pois existe uma diferença entre Daime e Santo Daime…
        O Daime é uma doutrina criada por Raimundo Irineu Serra Em Rio Branco no Acre e pouquíssimas são as casas de Daime que seguem essa origem são assim chamadas linha do ALTO SANTO …
        Santo Daime foi acrescentado pelo Cefluris ( dissidência da doutrina depois da morte de Raimundo Irineu Serra, eles não acrescentaram só isso , mas tbm difundiram as praticas no meio artístico dos anos 80 ( contra a vontade daqueles que queriam manter as origens) e isso passou a acrescentar a pratica vários outros rituais ( Santa Maria, Umbanda , Mantras indianos, etc, etc, etc…
        Fui até Rio Branco onde conheci vários centros de Daime que praticam a linha do Alto Santo Tem inclusive uma que o presidente é Maçon.

  71. Croco

    Ainda bem que até agora a palavra polêmica só apareceu aqui nos comentários após a palavra “prevejo”.

    E isso é muito, muito bom. 🙂

    Os leitores do TDC já não são mais os de antigamente. Ainda bem ahahahahha

    1. Caio Paulo

      Mas a moderação deve estar comendo quente também, hehehe!!!

  72. Daniel

    Estar no mesmo caminho, porém, mais acima ou mais abaixo significa algo?
    Exemplo: Maçonaria e budismo. O budismo tá lá no topo.

    1. nox

      Não entendo pq a O.N .A está na parte de baixo e a golden dawn na de cima! lembremos o que nos diz ellie howe sobre a golden dawn! sejamos sensatos. Ao demais Anton long é um evolucionista,motivo pelo qual muitos o criticam,pois ele fere as crenças infantis e míticas. Entender o acausal pode ser tarefa difícil aos mais inocentes.

      @MDD – a ONA é uma piada de mau gosto em todos os níveis; o assombroso seria qualquer pessoa achar que ela pode ser qualquer coisa diferente de uma Ordem de aprisionamento astral. Basta estudar seus rituais para ver o x-burguer de egun neonazista que o pretenso membro está se tornando ao realizá-los. A única “sacada” que a ONA teve foi tentar se revestir com um verniz de “cool” para enganar moleques em depressão ou desajustados socialmente e angariar melhor fundos nas internets. Essa história de “vazar” o NAOS e “segredos satanicos” é uma historia da carochinha tão grande quanto os 3 covens “antiquissimos” que inventaram para justificar uma pretensa antiguidade da ordem…

  73. Marcos

    Interessante o post.
    Para falar a verdade não entendi a lógica do Método da Ordem, o que dificulta entender a “evolução” do gráfico.
    Quando uma variável (quantitativa ou qualitativa) é apresentada em um gráfico, o objetivo é tornar o seu entendimento mais claro e verificar o seu comportamento (evolução) em relação a determinados parâmetros, e acho que não foi o caso nesta sua apresentação.
    Quando as pessoas a quem esta informação é dirigida não conseguem entendê-la com clareza, é um sinal de que a ferramenta deva ser reconsiderada e aperfeiçoada. Sugiro que, se assim achar conveniente, você arrume o gráfico ou então apresente de forma clara a metodologia empregada.
    At.te

    @MDD – As pessoas que tinham de entender o recado entenderam 🙂 mas é um grafico em constante aperfeiçoamento e novas edições dele surgirão de tempos em tempos.

  74. Ingrid Schepis

    Olá, MMD, muito agregador esse gráfico, tem que ter um conhecimento mínimo considerável ou até aprofundado de cada uma para conseguir situá-las dessa forma… achei interessante o local que colocou a Gnose Samaelita: Está situada na Faixa Cinza Intermediária, mas quase totalmente no Caminho do Meio com exceção do “S” que ficou no caminho da mão esquerda próximo à Igreja de Lavey. Segundo os estudiosos da linha Vaishnava (Hare Krishna) por exemplo, toda filosofia que considera o Arquiteto como somente uma Força Impessoal, é considerada na linha mayavadi (impersonalista) e portanto, quase ateísmo. O que acha disso?

  75. José Bonifácio

    Tio, desculpe se estou perguntando bobagen, mas o Rastafarianismo pode ser localizado em algum ponto deste gráfico?

  76. Rafaella Lemos

    Tio,
    onde se encaixariam o vedanta e o hinduísmo neste gráfico?

  77. Rafa

    Olha, do que sei da Igreja Messiânica ( e outras neo-xintoístas, como a Seicho-no-ie), rola uma parasitose sim.
    São extremamente devotados aos fundadores, e os membros mais jovens sequer questionam os ensinamentos. Como aquele tal de ‘jorei’, que é uma variação do reiki, mas é usado e repassado como um dogma inviolável e nem se perguntam de onde surgiu, se há outras escolas que usam variantes, etc.
    Gostam muito de reuniões que parecem com missas e cultos desses padres e pastores pop stars por aí, como nauqele sítio enorme na Guarapiranga. Fazem proselitismo também.

  78. Priscilla

    Oi Marcelo, estou com duvida do porque a UDV está mais para esquerda.. pode explicar melhor?
    Abraços.

  79. Graveth

    Ordem misantrôpica luciferiana?Rsrs fui dar uma lida sobre isso e fala sobre uma tal corrente 218 tiamat e azerate que bizarrice é essa ? não achei muitas coisas sobre mas ri dq li.

    @MDD – é mais para chorar do que para rir…

  80. enio fontes

    bem esclarecedor, no entanto gostaria que se evidenciasse e se explicitasse mais os conceitos do método da mão esquerda… ficou um pouco limitado a sua circunscrição à via seca… em contrapartida a da mão direita foi bem caracterizada com os conceitos de amor, fraternidade e caridade…

  81. Aleff

    Super divertido o gráfico.

  82. Frater A.

    Já dizia Raul: “Tem que ser selado, registrado, carimbado, avaliado, rotulado se quiser voar!”

    Sempre aquela velha prática de se apontar um dedo para o outro e três para si sem perceber.

    @MDD – como assim “sem perceber”? devemos sempre estar preparados para todas as críticas. Justamente por isso o gráfico esta marcado como “trabalho em andamento”. Temos certeza que alguma coisa sempre poderá ser adicionada, modificada, acrescentada, removida, etc… e os comentários pertinentes estao sempre sendo levados em conta. De uma maneira geral, estamos colocando apenas as ordens que tem os ‘registros, carimbos e rotulos” conhecidos, deixando maçonarias mistas e seitas mais obscuras ou impossiveis de se juntar (ex. os xamãs Aghori) e focando na realidade dos brasileiros. abs

  83. Morpheus

    Fiz a pergunta mas travou na moderação eu acho, vou repetir:

    MDD, poderia comentar um pouco mais sobre o que você sabe da mahikary?

    @MDD – Nao está travada… varios comentarios deste grafico eu segurei porque vêm com sugestoes de modificações ou inclusões e, se eu aprovo, depois cai na pagina e eu nunca mais acho o comentário (leia: eu esqueço o que eu estava separando para mexer no grafico) kkkk… entao estou deixando moderado e, conforme vou resolvendo, aprovo.

  84. Philippe

    MDD, você conhece a IEVE e a Ordem da Coroa que ficam no RJ, criadas por Xazyr I?
    Nesse esquema ela ficaria onde?

    Obrigado

  85. Shlomo

    “Uma Ordem de Evolução permite que seus membros estudem outras filosofias e é comum que façam parte de diversas destas ordens ao mesmo tempo. Já as Ordens de Aprisionamento lidam com “certezas absolutas”, “verdades inquestionáveis”, “messias únicos” e “único caminho para a salvação”, etc.”

    Zona cinza. É verdade. O judaísmo ensina que se deve estudar o máximo possível para se tornar uma pessoa melhor, mas ao mesmo tempo proíbe que se assista rituais de quaisquer outras religiões.

  86. carlos guilherme

    Então a Astrum Argentum do CALEN é válida?

    @MDD – sim.

  87. Alex

    E a conscienciologia do Waldo Vieira? Muita diferença do espiritismo do qual ele saiu?

  88. paradox

    Olá marcelo o hiduismo fica aonde nesse gráfico?E em relação a maçonaria você acha que a loja maçonica GRANDE ORIENTE que fica no recife é uma ordem maçonica voltada para espiritualidade ou ela é mais voltada para politica?

  89. Zé da Silva

    A Seicho-No-Ie poderia ser a igreja messiânica mais próxima do caminho da mão esquerda?

  90. Raphael Ramos

    Marcelo, o que seria Kolovrat?

  91. Caio

    Notei que do gráfico inicial até este o “Asatru” foi movido da posição do circulo neopagão até um ponto um tanto quanto alto. Gostaria de saber o que o levou a fazer tal alteração. Ja faz um ano que estou me dedicando ao Asatru e ainda sim não percebo quais são os limites de expansão espiritual do mesmo.

    Poderia me explicar?

  92. Elrik de Melnibone

    A Opus Dei e barra pesada assim desse tanto? Conheco um povo de la que e de boa, fiquei impressionado com essa.

    1. Anônimo

      Eu também pensava assim, até ver o depoimento do Repórter Cabrine à Maria Gabriela em entrevista… A verdade é que é uma máscara de boazinha mas extremamente hardcore por dentro… procura essa referência.

  93. Lucas

    Caro Marcelo,

    Não tem nem como, bicho. Se tu me dizes que a Igreja Católica tem defeitos, com os tem (e admite ela mesma), eu concordarei. Se me disseres que existem padres e padres, praticantes e praticantes, que cometem erros e até barbaridades, lá vou eu criticar novamente. Mas supor que isso é o comum, e tomá-lo como medida do restante, seria uma generalização grosseira. Não obstante, a Igreja Católica ficou ainda abaixo da DRAGON ROUGE [!!!] na classificação do gráfico! Como é possível?

    As pessoas em meios espiritualistas e esotéricos em geral têm o hábito — sim, já virou hábito e regra, salvo exceções que confirmam esta última — de desprezar as igrejas no geral, com uma atenção especial para com a Igreja Católica Apostólica Romana. Mas eu sempre recebo a mesma resposta quando pergunto a essas pessoas se elas leram São Tomás de Aquino e São Tomás de Aquino — que, gostem do Cristianismo ou não, foram dois filósofos que tiveram importante papel no pensamento humano e em nossa bagagem filosófica —, para dizer dois, se já tentaram seguir por alguns meses, ao menos, o Catecismo ou se, no mínimo, tentaram fazer uma leitura atenta da Bíblia.

    Dizem que a Igreja Católica é “ruim” por focar muito em pecado. Ué. Mas quem critica isso, no geral, sequer leu o que a igreja teve a dizer, no decorrer de sua história, sobre o pecado — não sabem ao menos definir O QUE é pecado, na visão da igreja — e sobre como evitá-lo. É bem interessante notar que que tanto ordens martinistas como ordens alquímicas dão atenção especial às influências planetárias (“planeta” no sentido filosófico) que se manifestam no indivíduo como virtudes e defeitos, buscando eliminar estes últimos para que os primeiros possam atuar. Ora, tais defeitos são justamente os sete pecados capitais, na visão da igreja, e, com algum estudo da doutrina, ver-se-ia que os meios de combatê-los e transmutá-los equivalem bastante aos das diversas ordens esotéricas — é só lêem o que Thomás de Aquino diz ou, se a leitura for penosa (afinal, aqui é o Brasil), ouvir algo que o pe. Paulo Ricardo de Azevedo Jr. falou sobre isso,

    A visão gnóstica do universo permite colocar tudo sob o prisma esotérico, não é? Segundo autores dessas vertentes, Jesus é um “deus” solar (representando, portanto, Tiphareth). Têm Maria representando o aspecto feminino, virginal; Deus, obviamente, como a Unidade… e por aí vai. Além disso, cada um dos arcanjos (aos quais também se reza no catolicismo) é associado a uma ou mais esferas da Árvore da Vida. Então, vejamos se entendi bem: aquele grupo de indivíduos que ora para Jesus (ou seja, conectando-se à uma poderosa e milenar egrégora solar, segundo os esotéricos), à Virgem Maria, mesmo a Deus; também a São Miguel Arcanjo — aquele mesmíssimo, embora manifestado sob outro aspecto, que os ocultistas chamam durante o Ritual Menor do Pentagrama, não é? Mikhael… — e outros; que vão a um local todo planejado com base em geometria sagrada e símbolos sagrados, que atendem a um ritual que envolve limpeza e conexão a essas egrégoras… TODA ESSA GENTE está pior do que a turminha da D.R., que evoca demônios goéticos nos primeiros graus?! Por que diabos sentar numa asana e praticar Japa com um mantra funciona e ajoelhar (que também é uma pose rituali?tica, como qualquer um que faça parte de uma ordem martinista, por exemplo, pode confirmar) e rezar o terço durante horas não funciona?

    Se me disseres que a Igreja Católica tem uma doutrina boa, uma ritualística boa, e conecta a egrégoras boas, mas que as pessoas não praticam apropriadamente, terei que apontar uma generalização. Há muita gente que não só pratica, mas aprende e evolui através da igreja. E mesmo que fosse o caso, não dá para julgar a doutrina pelo mau uso daqueles que não a compreendem ou, simplesmente, não praticam. Se fosse para se pautar por isso, as ordens thelemitas no geral tinham que ficar bem abaixo de onde estão, considerando a profusão com que auto-afirmados “thelêmicos” pululam internet afora, falando porcarias e, se têm um mínimo de conhecimento ritualístico, fazendo também besteiras. Se alguém vê aqui alguém iniciado numa ordem falando merda, culpam o sujeito e não a ordem. Com a igreja é diferente?

    Mas o que mais me surpreendeu foi o fato da Thule estar apenas ligeiramente abaixo do Opus Dei, com a diferença de situar-se à esquerda do gráfico. Thule-Gesellschaft, como tu bem o sabes (e espero que também o saiba o restante do pessoal), é aquela ordem que, segundo tu mesmo em resposta há um comentário, anos atrás, “tirou o Hitler do caminho que havia traçado antes de encarnar e distorceu sua missão, dando no que deu”, se bem me recordo das palavras. Tu estás me dizendo que essa ordem de arianismo-hyper-trevoso-esotérico encontra-se no mesmo patamar (ou buraco) em que o Opus Dei está? O objetivo do Opus Dei é, segundo eles mesmos, auxiliar os católicos a transpor os ensinamentos da igreja à vida diária em cada um de seus aspectos, com base na idéia de que cada pessoa pode, por seu esforçor, tornar-se santa — o que, engraçado, bate bastante com muito do que oferecem as próprias ordens esotéricas. Eu conheço membros dessa prelazia e eles eram pessoas inteligentes, centradas e equilibradas; em nada se pareciam com os vilões de “O Código DaVinci”. Conheci, inclusive, um indivíduo antes e depois dele passar a fazer parte e ele continuou o mesmo (e se mudou, foi adquirindo mais controle de seus impulsos e de sua vida). Eu realmente não consigo ver isso acontecendo numa prelazia que esteja no nível da Thule, pertencente a uma igreja que fica mais para o lado do baixo-umbral que a Dragon Rouge e a Church of Satan…

    Pareceu-me muito desprezo para a doutrina da qual emergiram Thomás de Aquino, Agostinho, São Thomas Merton, Nicolae Steinhardt, Chesterton… Olavo de Carvalho, Nivaldo Cordeiro… enfim, acho que para cada imbecil que, em nome do Cristianismo, fez besteira, encontraremos uma grande quantidade daqueles que, também em seu nome, realizou coisas boas e grandes.

    Por fim, li os comentários daqui e parece que os leitores não entenderam um negócio, embora isso já seja unicamente com eles. O fato de uma ordem estar (no gráfico ou “na prática”) acima das outras não significa que ela seja “a” melhor ordem para todo mundo. O poeta dizia: “A estupidez, para os estúpidos, é como o mar, para os peixes.” Coloca um idiota diante de um sábio e ele, diante da sabedoria que lhe é dada, será capaz de fazer… idiotices. O contrário é válido: o sábio é capaz de extrair lições valiosas de eventos ou locais ruins. É o esforço e a sinceridade daquele que quer chegar a algum lugar, e a disposição para caminhar, não a beleza do caminho, que tira alguém de um ponto e coloca em outro. Digam o que quiserem, mas o sujeito que estiver disposto a ESTUDAR a sério e, que coisa linda, PRATICAR a sério o que ensina a Igreja Católica, se sairá bem melhor do que outro que coleciona iniciações como figurinhas e que, quando chega a hora da verdade, acaba não fazendo mais que isso.

    @MDD – Salve, Lucas. O Gráfico ainda terá modificações… inclusão, exclusão, movimentações… é um trabalho em andamento 🙂

    1. Wilson Santos

      Olá Lucas !

      Não conheço a DR, mas pelo que pude observar do gráfico e do texto que o acompanha, a questão chave aí é esta: “Já as Ordens de Aprisionamento lidam com “certezas absolutas”, “verdades inquestionáveis”, “messias únicos” e “único caminho para a salvação”, etc.”
      Imagino então que, como o DD conhece a DR, deve saber o suficiente para indicar que ela é mais aberta do que a ICAR, por isto o posicionamento das duas na vertical.
      Atenciosamente,

      Wilson

  94. Murilo Stadkowiski

    Marcelo, Ordens da esquerda se chocam com as egrégoras da direita?
    Por exemplo Espiritismo e camdonblé, ou Espiritismo e Astrum Argentum????

    @MDD – estando acima da linha cinza, todas se ajudam. Vai ter uma ou outra treta, mas só por ego do ser humano, não pela Ordem.

  95. BRRyushi

    Gostaria de saber o que significa as cores verde, verde claro, violeta, rosa e laranja….

    @MDD – São agrupamentos de ordens semelhantes.

  96. Gabriel

    DD,
    e quanto a Summit Lighthouse com sua ordem interna dos guardiões da chama e a Igreja Universal e Triunfante e os mestres que ela diz seguir… ficaria onde?

  97. Murilo Stadkowiski

    Os posts do MDD são sempre os mais comentados…. quantos milhares de leitores leem seu blog!! se vc estiver errado, quando da sua morte , terá um monte de eguns vingativos te esperando em hades ! rsrsrsrsrsrsrsrssrsrsrsrsrsrsr

    @MDD – Existem 2 possibilidades de eu estar errado… se os ateus estiverem certos ou se os crentes. Se os ateus estiverem certos, quando eu morrer acabou tudo e não tem ninguém do lado de lá porque não existe lado de lá… se os crentes estiverem certos, o Capiroto estará me esperando de braços abertos para me dar um emprego. De qualquer maneira, tudo dá certo.

  98. Guilherme

    Ainda sobre a Eubiose, vai depender de cada interpretação, pois Adhemar Ramos não era contra o Candomblé e Umbanda, com são alguns Eubiotas.

    Adhemar afirma que as entidades do candomblé e Umbanda são as mesma da Teosofia e ocultismo. Como anjos, santos, Heloins, etc.

    1. Anônimo

      Por isso que ele saiu (de lá) da Eubiose.

  99. Anônimo

    Olá, MDD
    Mandei meu comentário por celular, e não tenho certeza se chegou ou não por aí, então resolvi escrever outro, talvez mais completo (Desconsidere um dos dois, se tiver chegado).
    Já que estamos falando de Ordens Iniciáticas, conflitos, etc… o caso é o seguinte: passei por problemas graves esse fim e começo de ano, e também estou concretizando um plano importante na minha vida, que havia idealizado desde o Sefirat HaOmer. Por essa razão, achei que precisava de proteção. Não tenho muita fé para rezar para alguém além de meu próprio SAG/Self, para quem, inclusive, rezo poucas vezes. Então pensei rápido em alguma força externa que eu considerasse próxima e atuante o suficiente para me ouvir.
    Passei então a pedir proteção física e espiritual a Ogum, pois, apesar de não iniciado na Umbanda e talvez nem ser o que se chama de “filho de Ogum”, ele é uma das poucas divindades que, além de admirar muito, eu considero próximas o suficientes para direcionar uma oração. Passei a rezar, pedindo proteção para mim e os que me são caros, e firmei um compromisso com ele para quando tivesse finalizado a salvo o meu projeto.
    Aconselhado por uma amiga médium, também passei a pedir proteção e São Bento e Santo Expedito (Ogum de Ronda, segundo ela). Como eu disse, não tenho muita fé, e rezei a eles pensando mais em sua relação com Ogum.
    Não sendo iniciado, não sei se fiz da maneira certa, nem se esse tipo de compromisso se faz…
    Num fim de semana recente, cumpri uma das etapas mais importantes desse projeto. E agora é só esperar os resultados.
    Mas dias depois, numa conversa sobre isso com minha mãe, que é evangélica de uma igreja batista, mencionei rapidamente minha amiga médium (mas não falei nada sobre as orações). Ela ficou surpresa, pois disse que num culto da igreja dela, uma pessoa num daqueles momentos de êxtase que as pentecostais tem lhe revelou que eu estava “usando meios de comunicação para pedir ajuda a outros deuses”, e que só quem poderia me ajudar nessa jornada era o deus cristão, o “Deus que fez a Promessa”. E ainda disse que “Deus ainda iria revelar o oculto e o escondido” na minha vida…
    Isso me deixou realmente surpreso e fiquei sem saber o que fazer. Devo continuar pedindo proteção a essas entidades para mim e pra minha família (que tem muitos evangélicos)? Ou devo parar, pra não dar interferência? Aliás, fiz certo pedindo ajuda, sem ser da Umbanda e sem saber exatamente onde estava pisando? E quanto ao “revelar o que está oculto”, será que isso se refere aos estudos que faço sobre ocultismo? Será que os caras do lado astral da egrégora sabem desses estudos e de minhas ideias e querem jogar a merda no ventilador se eu não parar?
    Recentemente, recomecei meus exercícios da A.’.A.’., que comecei no ano passado, mas dei pause para me dedicar ao outro projeto. Devo praticá-los na casa da minha mãe, que é vizinha à igreja?
    Olha, confesso que nem tinha certeza se Ogum e os outros me escutavam, mas pelo jeito a egrégora evangélica escutou e ficou muito puta…

    @MDD – Sim… eles tem varios eguns trabalhando do lado de lá tambem rsrsrsr.

    1. Anônimo

      Vários eguns, ok. E como se livrar disso? Como impedir essas invasões, as dores de cabeça e no pescoço, como evitar que esse choque de egrégoras acabe atingindo meus parentes evangélicos, que provoque brigas “do nada” ou que me distancie deles? Às vezes tenho medo de que realmente exista uma força, eu diria, quase magnética de repulsão entre minha mente e a dessas pessoas, mesmo as que são mais ligadas mentalmente a mim…

      Existe alguma saída, digamos, LIBRIANA para isso? Será que daria pra conseguir uma boa convivência entre as duas egrégoras? Algo do tipo “fique na sua, que eu fico na minha”? Algo que não faça esses parentes serem manipulados, nem ameace minha estabilidade…

      E se não há, que providências eu deveria tomar? (Leve em conta que eu moro literalmente EM CIMA da sede da egrégora.

      Em tempo: você nem falou se tava tudo ok com o voto que eu fiz para Ogum e os dois santos…

  100. Gabriel

    Interessante é que EA Koetting esteve liderando alguma parta da ordem ONA por algum tempo nos EUA. E achei o trabalho dele muito útil em questão de espiritualidade prática, nada de parasitismo ou coisas satânicas malucas.

    @MDD – papel do otário no golpe de estelionato é sempre achar que é mais esperto que o bandido 😉

    1. Gwydion

      Não entendi os circulos e as formas ovais coloridas…
      são pra identificar ordens semelhantes?

      @MDD – Isso.

      1. Lu ;-)

        Nesse caso, não entendi porque a SCA ficou “fora do círculo” de sociedades Martinistas.

        E, na verdade, parece estar (na representação desse gráfico) “acima” das demais ordens martinistas …why???

  101. Kamila

    Estou com certa dificuldade em entender porque as Ordens Rosacruzes se encontram no Caminho da Mão Direita e não no Caminho do Meio. Nestas ordens, além da porção de caridade, também não existe uma porção de estudos?

    @MDD – em todas as Ordens existem partes de Hod e Netzach. O gráfico indica a tendência maior daquela ordem.

  102. Leandro"

    Oi Marcelo… Não se poderíamos encaixar Seicho-No-IE em alguma das definições do gráfico? Valeu…

    1. Zé da Silva

      A Seicho-No-IE não poderia ser a igreja messiânica só que no caminho da mão esquerda?

    1. Fabio

      Pra esplicar o Santo Daime tem que tbm esplicar o DAIME, pois são 2 linhas muito diferentes de trabalho.
      Não se pode generalizar.

  103. Guilherme

    Marcelo, você colocou Umbanda sagrada incluindo todas as umbandas sérias? não seria bom colocar umbanda esotérica, omolocô, etc.

    1. Mozart

      Guilherme quando o Marcelo fala “Umbanda Sagrada” ele esta sendo gentil e se referindo a Umbanda verdadeira e unica. Termos como “Umbanda esotérica”, “Umbadomble”, “sabe la o que é isso” “Umbanda traçada”e outras aberrações como diz o padre Qemedo “Non Eczistem” A Umbanda Verdadeira é uma só e depois que você encontra se surpreende.
      Infelizmente a coisa virou bagunça e todo centro passou a se auto proclama umbanda é preciso ter cuidado.
      Foi esse tipo de casa sem critério que fazia e faz qualquer negocio que forneceu farta mão de obra para a Igreja Universal e congeneres por gente desiludida.

  104. Filipe Ferreira

    Boa tarde MDD,

    Posso estar errado mas acredito que algumas igrejas evangelicas deveriam estar mais a esquerda , vide IURD e afins, mesmo porque elas não prometem um mundo melhor e nem mesmo pregam a caridade ou desprendimento e sim prometem enriquecimento o paraiso e favores e nem mesmo dó para as pessoas que, segundo elas, vão para o “inferno”. Já vi varias vezes amigos protestantes dizerem “está assim por não terem deus no coração” ao verem pessoas com dificuldades ou passando por momentos dificeis, e isso é o pensamento imbutido por seus lideres.

    Att.:

    Filipe F.

    1. Gwydion

      concordo.
      se a conquista do paraíso se da pela crença em Cristo e não pela caridade em si. Acredito que não seja muito justo coloca-la como Mão Direita

      1. Marco Antonio

        Considero certo colocá-las na direita.

        Acho que seria certo levar em conta o equilibrio no caminho, tanto da esquerda, quanto da direita. a IURD e demais evangélicas são fanáticas religiosas que proclamam experiências com o divino. acredito eu que sejam desequilibradas no caminho da mão direita. se ela fosse um pouco mais “equilibrada, ainda que na direita” ela buscaria de fato o amor ao próximo bem como a ascensão espiritual.

      2. luiz paulo uszacki junior

        Reformule sua pergunta pois cristo também é o nome dado ao adepto.

  105. Mozart

    Faltou a Seicho No Ie. Ou fui eu que não consegui encontrar ?

    1. Jordana

      Faltou sim. Você perguntou para o Marcelo, mas vou te responder, do meu ponto de vista e conhecimento.

      A Seicho-no-ie estaria no caminho da mão direita porque sua doutrina basicamente parte do princípio de unidade de todas as religiões e de que “eu e o outro somos um”. Ou seja, sem sectarismo e muita prática voltado para o lado do amor e da luz.

  106. FDA

    Aqui perto de casa tem uma tal de “Fraternidade:. Eclética:. Espiritualista:. Universal:.” Apesar da curiosidade, nunca entrei lá, me aparenta ser do caminho da mão direita… Seita esquisotérica? Dentro, acima ou abaixo da zona cinza? Abraço.

    1. Tadeu

      Eles utilizam elementos maçônicos, RC e passes mediúnicos.

  107. Ulf Machado

    Além do Asatru, há outras duas vertentes do paganismo nórdico: O Vanatru (centrados nos deuses Vanir) e Rokkatru (centrado nos deuses Jotnar (também chamados Rökkr).

    Forte abraço.

  108. leonardo

    eu tentei pesquisar pra saber o que é esse tal de Kolovrat, mas achei apenas referência a uma espécie de suástica. teria como dar um link mais específico ou alguma coisa pra gente conhecer mais? fiquei curioso, já que ocupa um lugar tão alto no gráfico.
    gracias.

  109. Guilherme

    @ Mozart disse: “Guilherme quando o Marcelo fala “Umbanda Sagrada” ele esta sendo gentil e se referindo a Umbanda verdadeira e unica. Termos como “Umbanda esotérica”, “Umbadomble”, “sabe la o que é isso” “Umbanda traçada”e outras aberrações como diz o padre Qemedo “Non Eczistem” A Umbanda Verdadeira é uma só e depois que você encontra se surpreende.
    Infelizmente a coisa virou bagunça e todo centro passou a se auto proclama umbanda é preciso ter cuidado.
    Foi esse tipo de casa sem critério que fazia e faz qualquer negocio que forneceu farta mão de obra para a Igreja Universal e congeneres por gente desiludida.”

    Como assim Umbanda verdadeira é uma só? Que bem dizer que o termo intitulado “Umbanda Sagrada” preconizada por Rubens, é a única e verdadeira?

    Puro preconceito com outras formas de manifestações da Umbanda. Isso deve ser explicado melhor, pois não me conformei.

  110. ad

    Mas fiquei meio na dúvida, já que a Igreja Anglicana e a Luterana estão onde estão e a anglicana é considerada católica tambem, tem domo dá uma luz? abraço

  111. Renan

    Marcelo, gostaria de saber aonde se enquadra a “Cultura Racional” neste gráfico. Embora eu os imagine servindo sopa para mendigos na praça da sé, penso que eles prezam bastante o conhecimento teórico e lógico da “coisa”…é um caminho do meio com evolução e expansão? ou cai na esquisoterice…

  112. Cleiton

    Oi Marcelo!Poderia me dizer alguma coisa sobre o O.I.N.A?
    ela entraria aonde nesse gráfico?

    @MDD – OINA é a Ordem dos Nove Angulos? é a mais picareta e tosca de todas, motivo de piada entre ocultistas sérios. Acho que coloquei ela no grafico.

    1. Cleiton

      Não, O.I.N.A é Organização Intenacional Nova Acrópole..
      uma escola de filosofia a maneira clássica..
      queria saber se ela se enquadra como um tipo de ordem iniciatica,se sim onde ela entraria..Desde já agradeço.

      @MDD – Ufa… que bom. quase me decepcionei com voce rsrsrsrs… A OINA me parece bem interessante. Entraria no centro, um pouco para a direita, na área da luz 🙂

      1. Anônimo

        blz, mas Tem certeza, Tio DD?? Já conferiu de perto isso?? http://seitaacropole.blogspot.com.br/
        Para mim ficaria no centro, um pouco a direita, no mesmo nível do Judaísmo Fundamentalista. Já conferi como é a mentalidade lá com meus próprios olhos. E cobram cursos meio caros como os Pró-vida da vida de conteúdos disfarçados de Filosofia, chamando desesperadamente novos coitados, digo, seguidores, é, eles não gostam que eu use aquela palavra, vamos dizer “início de religião” (para não dizer seita fascista) (fora as outros dogmas, restrições, e messianismo exagerado).
        http://critica-seita-nova-acropole.blogspot.com.br/ (esse site resume bem a real da parada)
        http://seitaacropole.blogspot.com.br/2008/11/reportagem-pepe-rodriguez.html (essa reportagem é interessante)
        http://seitaacropole.blogspot.com.br/2008/11/os-perigos-de-nova-acrpole.html – aqui tem umas roubadas e esquisoterices…

        Att.

  113. Mariane

    Teosofia e a Oneness?

  114. Renato

    Marcelo, pode falar um pouco mais sobre a Aurum Solis? É séria ou enrolação?
    Estou muito interessado em entrar para a Ordem deles, mas é confuso entender sobre ogdoádica.

    @MDD – ainda estou no PRONAOS, é muito cedo para eu poder te responder. Os rituais funcionam e os exercícios em grupo têm dado resultados, acompanhados pela minha esposa, que é médium vidente 🙂

      1. Magick

        OI, MDD! E hoje em dia, recomenda a Aurum Solis?

        1. Leandro

          E hoje em dia, em pleno 2018, o que tu podes nos informar a respeito?

          aproveitando… fazendo um paralelo com a OKRC, qual seriam as disparidades?

          Muito obrigado.

  115. Ana Cristina

    Obrigada MDD!
    Situar o Candomblé como “Caminho da Mão Esquerda” me ajudou muito a organizar em minha mente o porquê de estar nessa religião e a importância dela em minha vida, e também a entender porque parentes meus que diziam ter tanta fé nos orixás abandonaram a religião…

  116. Fabricio

    Marcelo, e o Racionalismo Cristão? Entraria num nível equiparado ao Espiritismo?

  117. Igor

    DD, pq a chama violeta não aparece aí? Eu foi me indicado para fazer a limpeza de 21 dias do arcanjo Miguel e tive experiências bem intensas. Posso dizer que vi e sei onde a chama violeta reside, ela realmente existe. Além de ter visto minha aura e os arcanjos trabalhando. O que você tem contra a chama violeta?

  118. Jurgen

    Como adentro nos mistérios da Magia do Caos?

  119. paulo uszacki

    Levanta-te e anda após lucas…….

  120. Lucas

    Del Debbio, e quanto a Grande Fraternidade Branca?

    E a Conscienciologia?

    1. Lu ;-)

      MDD, enfatizando a pergunta do companheiro Lucas, aí em cima, acho que seria uma boa vc escrever algo sobre Mestres Ascencionados e Grande Fraternidade Branca, esclarecendo sobre esses temas.

      Nunca entendi direito sua posição sobre esses temas. Mas sempre achei vc muito relutante, quanto a isso… 😉

      São movimentos sérios, é “esquisoterice”, o que é, afinal?!! No centro de Umbanda que eu frequentava, eles sempre falavam dos Mestres Ascensos (Kuan Yin, Saint Germain, El Morya, Kuthumi…) e nunca consegui entender se é uma hierarquia de seres que nunca encarnaram na Terra, se foram humanos que alcançaram a ascensão, se são seres “extraplanetários”, ou mesmo se é fantasia, enfim…dá uma ideia, aí, prá gente ficar mais seguro!!

  121. Mahamudh

    E quanto a Builders of the Adytum – B.O.T.A. O que você tem a dizer? É séria? E que coluna se enquadraria?

    1. Olá, Mahamudh. Enquanto o Marcelo não responde a sua pergunta, e sendo membro da B.O.T.A.,vou tentar ajudar. A B.O.T.A. é uma ordem hermética que ensina a Tradição Ocidental principalmente através da Cabala, do Tarot e da astrologia. A tendência é mais para o lado místico do que o mágico, e a ordem se define como uma organização religiosa. No Brasil, não existe ainda a possibilidade de formar grupos de estudo, o que levaria ao aspecto ritualístico. Existem muitas referências ao judaísmo e ao cristianismo dentro das doutrinas da ordem, mas nenhum membro é obrigado a ser judeu nem cristão. Inclusive, também existem muitas referências a doutrinas orientais (isso é uma herança da Golden Dawn). Os outros membros que eu contatei tendem a ser meio “nova era”, mas isso também não é um modelo obrigatório. Eu colocaria a B.O.T.A. na mesma posição das “Ordens Alquímicas” no diagrama do MDD. Se tiver mais dúvidas, pode me enviar um email: [email protected].

      @MDD – Valeu 🙂

      1. Mahamudh

        Obrigado isso foi muito esclarecedor. Descobri a existência da B.O.T.A a pouco tempo pois estou me dedicando ao tarot e ela sempre é uma referencia nas pesquisas.

      2. Anônimo

        Qual a diferença entre místico e mágicko?? Misticismo e Magia??

      3. Anônimo

        Tio DD, por favor me esclareça: Qual a diferença entre místico e mágicko?? Misticismo e Magia??

      4. Anônimo

        Tio DD, por favor me esclareça: Qual a diferença entre místico e mágicko?? Misticismo e Magia??

        Não dá pra progredir sem saber uma coisa tão básica, já me confundi todo no google tentando descobrir e não tem nenhuma resposta conclusiva lá.

        @MDD – Sao quase sinonimos… a diferença é que o mistico trafega mais na área do “sentir” e o magicko na área do “compreender”.

        1. Anônimo

          E entre alquímica e hermética quais as diferenças??

  122. Heitor Marques

    Essa Ordem é autentica?

    http://xxxxxx (tirei o link para não dar rank)

    @MDD – “Ordem dos templarios gnosticos”? “Alta Magia Wicca”? Preciso continuar? Digita o nome do “fundador” da ordem Ahkwetik Grashkol no google e você cai apenas nessa página picareta… Fuja para as montanhas…

  123. Laerte

    “Umbanda Sagrada”, no gráfico, designa a umbanda em geral?

    @MDD – não. Umbanda Sagrada é a Umbanda coordenada pelas entidades que trabalham junto com o Saraceni

  124. Laerte

    A “de” Saraceni?

  125. Gabriel

    MDD, Não existem ordens de satanismo e luciferanismo sérias?

    @MDD – Todas elas são sérias… Alguns Egun fora-da-lei bastante sérios, alguns magos negros sérios usam algumas centenas (ou talvez milhares) de idiotas querendo poder como pilhas energéticas. Quão mais sério dá pra ficar???

    1. Gabriel

      Realmente acredito serem situações sérias o suficiente.
      Reformulando a pergunta, então:
      Não existem ordens de satanismo e luciferanismo comprometidas com a evolução e expansão da consciência?

      @MDD – Nao. Essa “propaganda enganosa” posando de “poderosos” que vemos nesses sites mequetrefes sao muito parecidas com aqueles Telexfree da vida, ou com propagandas de modelos que, na verdade, levam a becos sem saida de prostituiçao na turquia rsrsrsrs

  126. eristodemos

    estou estudando em um grupo da gnose samaelica, e eu os colocaria exatamente onde estão no gráfico.
    em alguns pontos eles parecem os “evangélicos” do ocultismo com restrições do tipo, mulher não pode trabalhar, são contra o homossexualismo, condenam qualquer tipo de sexo q não o “natural”. Mas há muitas coisas bem embasadas e conhecimento ali, estou sendo bastante seletivo nos estudos. No final eles condenam o espiritismo, a umbanda e até mesmo estudantes solitários.

    O que me faz continuar é que nã ovejo possibilidade de haver eguns ou outras armadilhas ali.

    Teria algum conlfito de egrégoras com o A.:A.:?

    @MDD – até onde os membros do AA relataram até agora, nao 🙂

  127. Adrian Tepescu

    Você cita a Ordo Nox Magistralis, conheço pessoas muito sérias que pertencem a esta ordem, eu não pertenço, mas pelo que apreendo delas, nada depõe até agora contra eles , você os conhece?

    Adrian Tepescu

  128. Mauro Jr.

    Marcelo, não vejo nada sobre Reiki aqui. Apesar de não ser ocultista, eu acredito que seja alguma forma de magia. O que vc me diz? Abraço

  129. Raphael Ramos

    Marcelo, recentemente visitei o site do CIH e li alguns textos, achei alguns conceitos estranhos. O Frater Goya diz que reencarnação não existe, cita a bíblia pra justificar e afirma que Thelema não é conciliável com reencarnação o.o

  130. F.

    Onde ficaria Testemunhas de Jeová?

    @MDD – No fundo do poço, lado direito.

    1. luiz paulo uszacki junior

      a resposta o levou a introspecção….

    2. Sol

      É isso mesmo, já estive no fundo do poço. Anos atrás a Superinteressante lançou uma matéria sobre lavagem cerebral e identifiquei todos, TODOS os métodos nas Testemunhas de Jeová. Sair de lá é uma vitória da luz.

    3. Zions

      O que indica que as T.J. estariam do lado direito? Pertenci alguns anos a essa organização. Embora praticam proselitismo de casa em casa (porque são obrigados a entregar um relatório nominal no fim do mês, caso contrário não serão bem aceitos no grupo e não terão participação em atividades dentro da organização), não sei se estariam do lado direito do gráfico.
      Embora são registrados como entidade filantrópica, não se destacam por qualquer ação humanitária (certamente, são registrados como tal a fim de obter as isenções fiscais e outros benefícios). Há uma exceção quando ajudam eles mesmos, se forem vítimas de alguma calamidade.
      Eles não tem essa cultura de ajudar o próximo, pois consideram que a ajuda deve ser “espiritual”. Não tem ajudas voltadas para o público em geral, indistintamente de religião, raça, crença, etc.
      Possuem, de fato, muitas regras restritivas (como não participar de aniversários, não votar, não comemorar feriados e dias festivos). Em toda literatura publicada pela organização já foram listadas mais de 100 regras, inclusive muitas delas levaram a morte de milhares de membros (recusa de transfusões de sangue, recusa do serviço militar, recusa do serviço militar alternativo, recusa de votar, etc). No caso da proibição do sangue (embora argumentam que “a organização não proíbe nada”, mas sim é a “consciência do irmão”), muitas dessas regras foram mudadas à medida que a medicina criou alternativas.
      Suas reuniões são 90% estudos bíblicos (o que os colocaria do lado esquerdo), mas direcionados a interpretações vindas, única e exclusivamente, da sede mundial. Não há espaço para o desenvolvimento individual através de pesquisas e compartilhamento com outras igrejas ou denominações. São uma seita fechada dentro de uma interpretação do grupo (não se consideram evangélicos), se acham os únicos detentores da verdade.
      Provavelmente nunca vai ver as Test. de Jeová distribuindo alimentos, cuidando de creches para crianças, abrindo escolas, cuidando de pessoas doentes ou idosos. A não ser que algum fato isolado tenha boa repercussão na mídia.

  131. F.

    – A umbanda tem várias e várias vertentes, ela ficaria ali agregada com o candomblé e a quimbanda?

    – Quando se participa de várias egrégoras, pode ser que os iniciados/participantes misturem as duas, ou levem conhecimentos de uma para a outra… Mesmo que sejam egrégoas de expansão da consciência, isso não traria problemas?

  132. Ana Beatriz

    Não tenho nada a favor do cristianismo, pelo contrário, concordo plenamente que os evangélicos estejam onde estão no gráfico. Mas Islã acima da igreja católica não tem por onde. E não estou confundindo Islã com islamismo fundamentalista não, vi que esse está lá embaixo. Estou falando do Islã mesmo. Tudo nessa religião, desde seu fundador até suas doutrinas e métodos empregados para converter os “infiéis” são exatamente o oposto de evolução e expansão de consciência. Mesmo não gostando do cristianismo, se formos comparar Jesus com Maomé chega a ser vergonhoso. Maomé era mentiroso, violento, assassino, pedófilo e polígamo. Suas últimas palavras antes de morrer foram para amaldiçoar todos os cristãos e judeus. Se o fundador era desse nível, o que esperar da religião fundada por ele? Nem mesmo o Sufismo deveria estar lá em cima (apesar de ser uma religião esotérica e não exotérica), porque bebe da mesma egrégora do Islã.

    1. Acauã Silva

      Será que os mulçumanos não dizem o mesmo dos cristãos?

      1. Ana Beatriz

        Com certeza os muçulmanos falam coisas horríveis sobre os cristãos, mas não entendi sua mensagem. Meu texto não representa a opinião de uma cristã sobre os muçulmanos, porque eu não sou cristã. Como antropóloga, eu examino as várias religiões de forma imparcial, e não pratico ou sigo nenhuma delas. Tudo que eu falei sobre Maomé não se trata de apologia anti-islã, são dados históricos e comprovados.

        1. Acauã Silva

          Quiz dizer que em comparação com nossas bases cristãs não seria visto da mesma forma que lá sua crítica? Por exemplo, as virtudes que contemplamos aqui não são as mesmas que lá. Aqui a compaixão e muito mais bem vista que a coragem, ao contrário de lá. Você disse que Maomé era violento, mas sua agressividade era egóica sem propósito? Do nosso ponto de vista pode ser violento, mas na sociedade de lá é visto assim? Não faço nenhuma crítica a sua pessoa, mas na minha opinião, nossa visão (sociedade com base cristã) pode ser etnocentrista, pois não existe análise sem ponto de vista.

          1. Anônimo

            A Ana Beatriz já não saberia das diferenças de significado e suas disputas a representação do mesmos símbolos em diferentes culturas e nações dos diferentes países por ser antropóloga e estudar Antropologia que é o estudo do bixo Homem e sua Cultura, Acauã Silva??

    2. Ian Gil

      Penso que talvez tu estejas falando de uma forma muito generalista de ambas essas religiões, Ana Beatriz, porque tanto o Cristianismo quanto o Islamismo são muito vastos, e possuem também doutrinas e ensinamentos muito bonitos. Nem só de parasitismo vivem ambas essas religiões – um bom exemplo, do lado cristão, é a Ordem Martinista e a SCA, e do lado muçulmano, os sufis e outros místicos e estudiosos muçulmanos do Século VIII (como Abu Mashar, Ibn Ezra, Marshallah, entre outros). Tua ideia de Maomé parece estar muito fundamentada com base nos valores ocidentais modernos, e não na cabeça de um ser humano que viveu nos anos 600, mais ou menos.

      Best regards.

  133. Euclides da Silva

    Pesquisei sobre o termo Kolovrat e entendi que se trata de cavaleiro medieval russo,como Skinheads russo.Refere-se também a uma espécie de Illuminati russa.

  134. Naruto

    Onde se enquadraria a Igreja do Evangelho Quadrangular… ouvi dizer que lá eles fazem uma espécie de espiritismo mas no molde evangelico, tipo, eguns = demonios e tals e por ai vai, isso é verdade?

    1. Thiago

      Ela é pentecostal como qualquer outra igreja evangelica, portanto…aprisionamento e parasitismo no caminho da mão direita.

      O que os evangelicos tem é o “mover do espirito santo”, que no meu entendimento é a mesma coisa de quando o guia incorpora no medium.

      1. Naruto

        Foi essa a impressão que tive quando minha tia relatou um tal curso de quebra de maldição que ela fez, em que inclusive eles prendem os tais “demonios” e depois entregam a Jesus, isso me pareceu muito com o que li num livro sobre apometria do Ramatis pelo médium Norberto Peixoto.

        Muito obrigado!!

  135. jferreirabr

    MDD,
    a S.C.A. mencionada lá no canto superior direito é do site “http://www.sca.org.br” ?
    Obrigado, Paz Profunda.

  136. Arthwr

    Marcelo DelDebbio,

    Percebi com bastante constância em seus tópicos, referência a evolução e o processo evolutivo da alma etc. Como se lida com isso, se a própria palavra e conceito de evolução foi inventando recentemente, na modernidade, vide Darwin e outros?

    Grato.

    1. Fr. M.

      Amigo Athwr,

      Nem a palavra nem o conceito de evolução foram inventados recentemente.

      Ocorreu que Darwin usou essa palavra para descrever como as espécies de seres vivos se desenvolvem. Quando alguém fala em evolução espiritual, está usando a palavra “evolução” no sentido de melhora ou progresso, o que não corresponde ao sentido da palavra dentro das teorias científicas que você citou. Evolução das espécies, no sentido científico, não significa “melhora progressiva das espécies” e sim “mudança e adaptação constante, nem sempre para melhor”.

      Espero ter ajudado um pouco com a sua dúvida.

      1. Ramon

        Tanto que na nossa “evolução” criamos tantos facilitadores pra vida que nosso corpo ficou mais frágil.

      2. Rev.Breno

        A evolução Darwiniana se aplica mais a conceitos de egregora e memes/forma mental do que no sentido mais positivista de progressão

  137. W

    As igrejas Anglicana e Luterana seguem praticamente a mesma doutrina da ICAR e demais igrejas evangélicas (Bíblia, Jesus como salvador, céu e inferno, etc.), só por serem “limpas” elas se enquadram como ordens de evolução?

    1. Jr

      As Igrejas Anglicana e Luterana possuem um discurso e embasamento teológico muito diferente da ICAR e da maioria das igrejas protestantes. Só por crer na Bíblia, em Jesus e no céu e inferno não significa identidade teológica com as outras igrejas.

  138. Arthur Lopes

    Seria interessante colocar uma terceira dimensão nesse gráfico… revelando o nível de animismo existente nessas ordens? >:

  139. Pedro

    Olá Marcelo!

    Existe alguma ordem xintoísta, séria, no RJ? Tenho interesse em conhecer o xintoísmo!

    Grande Abraço

  140. Franco-Atirador

    Onde fica a Arcanum Arcanorum?

    @MDD – Ordens Alquímicas.

  141. Allan

    Curioso… Achava que a Golden Dawn era de Mão Direita. Por outro lado também achava que a FRA, por carregar os preceitos Thelêmicos, ficava na Esquerda.

    Na verdade isso me fez refletir que na realidade nenhuma ordem fica o tempo absolutamente todo em uma mão específica. Apesar de cada ordem ter sua referência inicial (esquerda/direita/centro), haverão momentos e momentos e elas se adequarão aos momentos de uma maneira ou de outra, conforme o que for melhor para o momento.

  142. Luis Carlos

    Marcelo DD, e a Rosacruz Aurea(Lectorium)? Pelo que pude perceber , toda associação com QUALQUER Ordem ou religião não é permitida. Acreditam que o único caminho de salvação é o seu método. No ínicio, parecem que são bastante ecleticos e tolerantes, mas quem de fato entra nessa ordem é obrigado a, praticamente, ROMPER cada vez mais, com os laços do mundo profano. Seu circulo de amigos, suas leituras, a observancia e vigilancia dos superiores vão te cercando por todos os lados , para que o objetivo de sua vida seja FREQUENTAR e TRABALHAR nos templos e acampamentos dedicando muito tempo de sua vida à ESCOLA. Embora os livros de seu fundador sejam muito bons e esclarecedores, o método quase se assemelha com uma lavagem cerebral.

    @MDD – Sim, é basicamente o mesmo problema da Gnose do Samael e do pro Vida do Charuri… o problema são os discipulos e nao o metodo…

  143. André

    Interessante notar a Igreja Luterana como promovendo mais evolução de consciência do que a ICAR. Não conheço a fundo a teologia luterana, mas ao menos os cultos não são muito diferentes das missas católicas, a não ser pelo fato de todos os fiéis tomarem sua dose de vinho, e não somente o pastor, hehe… (talvez por oferecer a “fórmula completa” da eucaristia, e não somente a metade, como ouvi o Frater Goya no mais recente podcast dos Adeptus…)
    Me chamou atenção também a presença do Asatru no gráfico. No caso foi considerado o panteão nórdico completo (com deuses Vanir e os gigantes) ou somente os Aesir?

  144. Renan Flores

    Olá Marcelo!
    Achei bem interessante o gráfico, porém tive duas dúvidas, vamos a elas:

    1-Vi que wicca e xamanismo estão listadas mais acima do que a maçonaria e demolay e bem mais à direita do que o grupo bruxaria/neopaganismo (onde geralmente são classificadas), isso significa que são mais iluminadas/expansivas/evolutivas que maçonaria/demolay e mais “úmidas” que bruxaria/neopaganismo? Ou não há distinção de intensidade entre ordens dentro de um mesmo quadro?
    Se sim, gostaria que tu pudesses explanar um pouco mais a respeito.

    2-O Kemetismo (qualquer um, mas o Ortodoxo, principalmente), ficaria(m) onde na sua opinião?

  145. William

    “@MDD – Depende… nas ordens de evolução geralmente os iniciados fazem parte de 2, 3, 5, 10 ordens sem problemas…”

    MDD, então um membro da Igreja Anglicana ou da Igreja Luterana pode frequentar quaisquer outras ordens de evolução de qualquer um dos três caminhos sem problemas? Na maçonaria e RC eu até vejo, mas poderá até mesmo Umbanda, Candomblé e ordens orientais? Não haverá choque de egrégoras?

    @MDD – cara, se existe eu não tenho visto atingir as pessoas que frequentam essas duas instituições, pelo contrário.

    1. mayara

      Beeeeeeem

      Eu Sou da Amorc, e ja passei por muitas religiões. Frequento a Umbanda porque fui criada la dentro desde de criança e me “batizei” no hare krisna. Claro que os devotos não sabem da Umbanda, mas na Umbanda os velhos sabem e não tem problema algum, pelo contrario, entendem meu estudo.

      Certas coisas dependem mais de você. De certo um evangelico vai ter enorme dificuldade de ser crente e ir na AMORC ou maçonaria por exemplo…é relativo.

      1. Anonymous

        A Amorc se utilizou de alguns emprestimos e se esqueceu mencionar a fonte do mesmo.

        O Lamen da AMORC foi tomado por emprestimo da OTO que embora ele tivesse carta patente do Reuss no VII GRAU assim como 33, 90 96 de Memphis e Misraim, nao acredito que lhe fosse permitido usar esse Lamen em sua propria organizacao. Se ele tinha esse poder nao e do meu conhecimento. Esse fato e desconehcido da grande maioria dos membros;

        A Cruz Rosa Cruz tambem foi tomada por emprestimo apenas que desta vez foi da Ordem Hermetica da Golden Dawn, assim como os titulos dos graus em sua versao mais moderna que sao na sua maioria identicos aos da A.A.(apenas o titulo), muito embora alguns autores sugiram uma existencia muito anterior, o que e assunto para um enciclopedia inteira.

        A Extrema Antiguidade da Ordem (3000 anos ou mais) nao condiz com o fato da mesma ter sido fundada em 1915, fato este que e documentado, portanto a dita origem no egito e mitologica enao pode ser tomada fato historico.

        As tecnicas de respiracao foram tomadas por emprestimo da Yoga.

        As Grandes Ciencia ocultas como Astrologia, Alquimia e Theurgia por algum motivo desconhecido tambem nao constam do curriculo de ensinamentos desta Ordem.

        Em Geral e uma ordem de pessoa bem intecionadas mas que nao possuem informacoes historicas suficiente e creem-se os verdadeiros rosacruzes.

  146. João Vitor

    E o Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento, é valido?

    1. T.'.A'.'

      João Vitor
      O Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento ja esta la no grafico!
      esta como CECP (Cir.Eso.Com.Pen.) ao lado d. Arcanum Arcanorum!
      (^- ^ )

  147. Keisy

    @MDD, na imagem o Budismo parece figurar na liderança das ordens evolutivas,pois nenhum outro está na mesma linha visual que ele. Então, pode-se concluir que ele é a ordem mais evolutiva de todas ou essa colocação foi apenas uma questão de acomodação dos nomes na figura? Vlw ae!

  148. Vitor Hugo

    Deldebbio preciso muito de sua ajuda, vc poderia me dizer por favor o nome de algumas Ordens Iniciáticas Católicas aqui no Brasil??

    Quero seguir a vida monástica e preciso escolher a ordem que vou entrar antes que os encontros vocacionais comecem.

    Se vc puder citar algumas Ordens daqui do Brasil e dizer quais são as melhores para eu escolher eu agradeceria muito, minha vida depende disso e eu preciso do seu conselho, muito obrigado.

    @MDD – Para entrar em qualquer ordem iniciática católica, voce primeiro precisa ser ordenado padre. Ou pode entrar para a Opus Dei, cuja prelazia permite a entrada de leigos.

    1. Valdinei Adriano

      Boa noite!
      Embora atrasado, mas também existem as “Ordens Novas” Católicas, que são fundamentadas no Movimento Carismático (uma espécie de pentecostalismo católico), e são dirigidas por leigos, tais como o Shalom, a Árvore da Vida etc. Existe também a Canção Nova, dirigida por Padre, mas permite a entrada de leigos. Nestas instituições a pessoa pode se consagrar e ficar a disposição ou ter a sua vida normal e seguir as orientações da comunidade, chamam isto de comunidade vida e comuidade aliança. Veja: http://www.comshalom.org/ , por exemplo.
      Valdinei Adriano

  149. Gleisson

    Boa noite, Marcelo. Desculpe mas não concordo com um detalhe do quadro. A Igreja Batista é tida como “Aprisionamento e Parasitismo” e as Igrejas Luterana e Anglicana como “Evolução e expansão da Consciência”, sendo que todas essas são igrejas protestantes históricas. Justamente aquelas que estimularam a livre interpretação da bíblia por cada crente, sem se submeter aos dogmas e imposições da Igreja Católica Medieval. Para tanto, a Bíblia foi traduzida a partir do latim por Lutero, e o restante da história você já conhece.

    Mais tarde, acho que lá pelos idos da década de 50, não tenho certeza, foi que surgiu o movimento Petencostal, composto pelas igreja Assembéia de Deus, Deus É Amor, Amor de Deus…

    Só mais recentemente surgiram as tão temidas seitas Neopetencostais, formadas pelas igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional (não lembro de que) e todas essas outras que pregam a Teoria da Prosperidade, que nada tem de bíblico, compram horários na TV em todos os canais e cujos pastores-donos encontram-se envolvidos em tanta maracutaia.

    Quantos escândalos você já vu na TV ou jornais sobre as Igrejas Protestantes Históricas? São igrejas que crescem a passos lentos, sem alarde, sem marketing televisivo, de forma séria. Não costuma haver fanatismo ou gritaria nos cultos. Os pastores passam por uma formação de 04 anos em seminário, ao contrário das seitas neopetencostais, em que crentes se tornam pastores da noite para o dia. Frequentamos escolas dominicais e estudamos de forma séria o conteúdo bíblico, justamente para não nos deixarmos enganar por apelos do tipo que assistimos na TV.

    Nós mesmo não gostamos mais de sermos chamados evangélicos, para não sermos confundidos com essas seitas. Preferimos o temo protestantes. Da mesma forma que você não gosta de ser comparado com os astrólogos de jornais, que também não são sérios.

    Enfim, acho que houve falha na classificação. Fico triste, mas respeito.

    1. Jessé Bispo

      Amigo Gleisson, acredito que por motivo de algum tipo de ligacao com a Igreja Batista, nao importa qual, vc ficou triste com essa classificacao.
      Sou teologando (Faculdade Cenecista, que e nao confessional, apesar de crista, e que apresenta uma otima metodologia cientifica, estudando as tradicoes da humanidade e as manifestacoes religiosas e suas influencias na sociedade) e fui criado no meio de protestantes (Pai e varios tios e primos pastores). Conheco dezenas de igrejas, pois nasci no meio. O que quero dizer com isso, e espero que vc entenda, e que tenho certa condicao de lhe dizer que a afirmacao do Mestre MDD esta imensamente correta. Fico impressionado cada vez que vejo o seu grafico. Sou membro de algumas, e tenho contatos com varias outras Ordens iniciaticas, frequento a igreja Anglicana, Trabalhei na Luterana (tenho fotos nestas 2 ultimas comunidades em minha pagina no face que nao me deixa mentir), minha esposa e membro da Igreja Batista desde crianca (tendo feito discipulado e teologia basica na mesma, professora da EBD…enfim, pode acreditar meu irmao, a Igreja Batista, apesar de ser considerada historica, foi a primeira, juntamente com os Anabatistas, a se radicalizar e se voltar doutrinariamente contra as igrejas historicas mais antigas. Digo ate que ela e a “Mae” dos evangelicos atuais, provavelmente a primeira Igreja “evangelica”. Uma igreja seria, sem duvida, mas aprisionadora para o espirito com certeza.Tem ate uma linha muito forte dentro da Igreja Batista, nao academica, que diz ser a sua origem, a apostolica ,ininterruptamente, se mantendo relativamente oculta ao longo da Historia devido ao poder temporal da ICAR, ou seja, exclusivista.
      Pra vc entender o que digo, vou te dar um exemplo, o pastor da comunidade Luterana a qual estava ligado, sabia que eu era membro e ligado ao gnosticismo, FRA, Rosacruz, estudos budistas etc., e nunca criou problema comigo, ao contrario, me designava para fazer discurso e liturgia leiga na mesma, em sua ausencia. Na igreja Anglicana que frequento, varios pastores sao macons e rosacruzes abertamente. Outros frequentam e sao apaixonados pela Umbanda, nao sao dogmaticos. Ao contrario, sao inclusivistas. Outros grupos Anglicanos, como a Igreja Celta Crista que e ligado a esta oficialmente, considera Jesus um Mago, estudam Magia (radiestesia, chacras, magnetismo, visualisacao, jatos de luz, e varias artes e ciencias alternativas, trabalhando de Mantos com Capuz, vela, fogueira…)Agora me diga por favor, alguem poderia fazer o mesmo na Igreja Batista? So vale falar a verdade!!! (Minha esposa esta de olho hein!). Pax Vobis.

      1. Foi uma colocação muito refrescante a resposta serias um sonoro SIMMMMM, pois se não onde fica o livre arbítrio do ser humano , e outra a busca deve ser pessoal, lembre-se moises foi um magi e josé usava hidromancia , esta na biblkia ok um abraço

  150. João

    MDD, o que tu pode me dizer sobre UDV, shamanismo e drogas enteógenas? Qual a tua opinião sobre esses assuntos (e queria saber se algum personagem histórico importante no meio ocultista tem alguma relação com isso, talvez Jesus)? Abç

  151. Gustavo

    MDD quando será atualizado esse incrível gráfico?

  152. Jessé Bispo

    Ah, estava me esquecendo amigo Gleisson. Nao se esqueca de que a Igreja Adventista do Setimo Dia (aprisionadora ate os ossos), e considerada tb, uma Igreja Historica, e, que mesmo assim, em contrapartida, e considerada pelos Batistas e pela maioria esmagadora das igrejas evangelicas, simplesmente como uma seita.

    1. Gleisson

      Caro Bispo Jessé (desculpe a brincadeira, eh eh eh). Acho que você se referiu à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, os mórmons. Parece que eles seguem uma versão um pouco diferente da Bíblia. Isso dá margem a interpretações muito diferentes para alguns textos. Mesmo católicos e evangélicos, que possuem divergências denominacionais enormes, seguem a mesma versão traduzida da Bíblia (com exceção aos evangelhos apócrifos, que não estão incluídos na Bíblia protestante). Já li a Bíblia Católica para confrontar os textos sobre condenação a adoração de imagens, por exemplo, e estão todos lá. Mas não li a “versão mórmon”. Estou me baseando no pouco que li a respeito.

      Enfim, como sempre digo, é apenas uma opinião. Bom dia a todos…

  153. Jessé Bispo

    Caro amigo Gleisson,
    Nao sei a respeito de quem, vc acha que me confundi ao fazer referencia.
    Como, pra mim, nao ficou bem claro, reafirmo o que escrevi e explico mais, para que vc compreenda o que quero dizer.
    Se vc se refere aos Anglicanos, eles sao realmentes abertos. Vc pode acabar de assistir uma Missa Anglicana e na saida da Igreja, ver os irmaos(fumantes) acenderem seus cigarro ou se surpeender ao receber o convite do reverendo para ir ao um bom lugar tomar uma cerveja e papear.
    Quanto aos catolicos, eles nao adoram imagens. Eles veneram, e diferente.
    Quanto aos Mormons, eles utilizam qualquer versao protestante da Biblica. Muitos utilizam a Joao Ferreira de Almeida. Eles somente nao acreditam como Sagrado, o Livro Cantares de Salomao. Quanto aos apocrifos, Joseph Smith nao os abracou como canonicos, porem incentivou positivamente sua leitura e meditacao. O que difere em suas doutrinas, e que eles aceitam tambem como sagrado, o “O Livro de Mormom”(o mais perfeito livro pra eles, ja que acreditam que a Biblia esta mutilada), “Doutrinas e Convenios”, “Perola de Grande Valor” (livro esoterico e de cunho monista), a revista “A Liahona” e mais o “Profeta vivo” e “Os 12 Apostolos vivos”. Por isso eles sao tao diferentes. Eles ja estiveram oficialmente ligados a Maconaria. Seus varios lideres foram macons, inclusive seu fundador, Joseph Smith, que recebeu alguns graus na mesma. Sua Igreja e iniciatica. Fora as Igrejas, eles possuem alguns Templos pra iniciacoes (investidura) que ocorrem 1 ano apos o batismo e apos a entrevista com o Bispo local. Se o candidato foi uma pessoa assidua, e moralmente digna, podera receber a iniciacao, com palavra de passe, juramento, bencao, e outros segredos. E somente a partir dai, sera um Mormom, um irmao de fato.
    Quanto aos respeitaveis Batistas, lembre-se que eles, ou algumas Igreja Batistas, ja receberam em seus pulpitos e ajudaram a sustentar, o famigerado “Tio Chico” com seu “testemunho” doentio, megalomaniaco e psicopata. O mesmo “Tio Chico” nao passaria nem perto da Anglicana e Luterana, que sempre o desprezou como farsante. E enquanto a Igreja Luterana e Anglicana considera o “Movimento Milerita” que deu origem aos “Adventistas do Setimo Dia” e as “Testemunhas de Jeova”, como movimento legitimo de reavivamento cristao (sem se preocuparem com os erros de interpretacao do livro profetico de Daniel feito por William Miller, o originador do movimento, por considerar que as falhas nas interpretacoes sempre vao ocorrer.), todas as outras Igrejas Evangelicas, incluindo a Batista, considera esse Movimento como falso, nao sendo comentado nem feito a minima referencia em suas “Historia da Igreja Crista.”
    Digo isso para vc ver a diferenca de postura e mentalidade dos que participam de tais egregoras e tire suas conclusoes.
    No mais, se eu souber estamos as ordens.
    Um abraco e muita Luz em seu caminho.

    1. Paulo

      Só um adendo: na Igreja Luterana é normal também, em confraternizações, os membros tomarem bebidas alcoólicas. Muitos, inclusive, são fumantes.

  154. Fabiana

    Todas essas ordens têm egrégoras?

    @MDD – Sim.

  155. Bianca

    Sobre a Nova Acrópole, você sabe alguma coisa, MDD? É verdade que o título de “escola de filosofia” é só fachada e que possui uma instituição neo-nazista em seu circulo interno? Encontrei em sites estrangeiros várias referências a isto e em vários meios diferentes: livros, jornais, e até em um grupo de estudos sobre anti-semitismo ligado à universidade hebraica de Israel. Entretanto, não se acha nada do gênero em sites nacionais, e quando se encontra é logo retirado do ar. Inclusive um site escreveu uma carta se retratando, dizendo que uma mulher da Nova Acrópole de Brasília veio até sua cidade bater um papo e tal… O que pode me dizer sobre isto? Conheci algumas pessoas que frequentavam e elas realmente não me pareciam de boa índole…

    1. P Jr.

      Olá Bianca! Quais os fatos que fundamentaram tais argumentos?! Não os conheço! Percebe-se que tais acusações sempre apontam para a má interpretação da Doutrina Secreta de HPB, obra bastante estudada em Nova Acrópole e em diversas outras instituições de estudos esotéricos. É preciso estudá-la para entendê-la, não há outro caminho, sob pena de condenar algo que na verdade ignora. Segundo a doutrina secreta, atualmente só há uma raça. E todos os seres humanos pertencem a ela. Além do mais, segundo a Doutrina Secreta todos proviemos da mesma fonte, o que ela chama de UNO, mas que vivemos a heresia da separatividade, pensamos que estamos desunidos, pois só olhamos para a multiplicidade e para as diferenças. Como isso pode ser racista?! Ainda, um dos princípios da Escola de Filosofia é a Fraternidade, ou seja, formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor. Além do mais, a Escola está presente em mais de 50 países e é composta por pessoas das mais variadas etnias, classes sociais e crenças. O foco é no que nos une e não no que nos separa, basta você frequentar qualquer escola por um tempo e tirar suas próprias conclusões. Você pode antes pesquisar nos sites da própria escola sobre suas atividades, mas nada se compara a experimentar por si própria o clima de fraternidade e amizade e amor ao ser humano que há na Escola.

  156. Bianca
  157. Alan

    MDD, sugestão, acho legal contribuir, entre “Seitas esquisotéricas” e “Neo-ateísmo”. Cabala de Laitman. Só eles sabem a “kabbalah verdadeira”, mais ninguém……. E rola um parasitismo pela minha experiência, galera fica meio bitolada também.

    1. Zugaikotsu

      Ia sugerir isso, também. Estudei por um tempo e tenho material sobre outras coisas tambem, sobre a politica nos klis, por exemplo, que vc n pode nem mudar de cidade pq o grupo esta acima de tudo.

  158. Oliver

    Marcelo, preciso de um conselho. Fui criado na Igreja Evangélica, mas quando cresci passei a descordar de muitas coisas lá e hoje me afastei completamente. Através desse seu blog eu conheci a AMORC. Fui no site oficial, me interessei por ela e requisitei as monografias da Câmara Externa. Esse dias atrás as monografias chegaram, li um pouco da primeira, mas não me senti à vontade para ir adiante. Entenda, eu acabei de sair de um sistema opressor (evangelho) que prega um deus cruel e contraditório e agora que estou livre eu estou com um pensamento tipo “eu sou meu próprio Deus e meu próprio Diabo”. A AMORC fala muito sobre isso, um contato com o Criador, Ser Superior e no momento (não que eu tenha virado um desses ateus de internet e tenho criado uma aversão à Deus) eu quero focar e mim mesmo e não em algo externo. A AMORC também fala sobre o despertar do potencial humano, o que me interessa bastante. Então a pergunta é: seria adequado/vantajoso eu entrar na AMORC e adotar só uma parte de sua filosofia, aquela que me interessa?

    @MDD – Faz os exercicios do AA. Eles sao mais internos do que os da AMORC, entao.

  159. André J.

    Olá, Marcelo!
    Você já disse mais de uma vez que não quer ser o guru de ninguém. Li uma entrevista sua (só não lembro em que site) em que você diz que, se tivesse que escolher uma religião específica para seguir, seria o Budismo Tibetano. Sei que é algo pessoal, mas poderia nos contar o porquê desta preferência?

  160. Lucas

    Olá Marcelo, parabéns pelo site.
    Venho de espírita kardecista e estudo o espiritismo faz alguns anos e sinto falta de algo que não sei explicar. Gostaria de saber se existe uma ordem iniciática que mais se assemelha ao espiritismo que me de esse algo a mais que eu busco.

    abraço

  161. Eduardo Silveira

    Caro Irmão Marcelo,

    Estive recebendo uns email de uma tal Irmandade xxxxxxxx, voce já ouviu falar? É mais uma das picaretagens que tem por ai? Eles cobram 99,00 reais por modulo para se tornar um membro.

    @MDD – nessa altura do campeonato vc ainda precisa me perguntar? kkkk

  162. ana gomes

    Marcelo,gostei muito desse texto,seria possível futuramente,pra quando vc tiver tempo,uma explicação ,ou resumo,na sua visão pra cada ordem citada?Fiquei em dúvidas sobre o luciferianismo(não esse que envolve satanismo no meio,como algumas ordens fazem),pelo que eu já estudei sobre(alguns livros da madras sobre isso,os pilares de tubalcaim,por exemplo),se enquadraria na esquerda e na parte de evolução e expansão de consciência.Tá certo a minha visão? abraços!

  163. Rogério

    Boa tarde
    Marcelo, teria como fazer alguma associação dessa tabela com a passagem para o Novo AEon? Como por exemplo, qual delas é “corrente morta”?

  164. Melissa

    A Organização Internacional NOva Acropole que é uma escola de filosofia, é considerada uma dessas “ordens, escolas iniciaticas, instituições ” acima?
    Obrigada

  165. Cliff

    Marcelo, como é que se escolhe o nome iniciático?

    @MDD – geralmente o Astral escolhe para voce durante o periodo de probacionista.

  166. Heraclito

    Caro Ir. Marcelo,

    Estive pesquisando na internet sobre os Elus Cohens e achei bem pouco material disponível. Tem alguma área na A.A. que toca nos ensinamentos deles? Vi osite: http://www.ordrereauxcroix.org/ e gostaria saber se tem alguma ligação com a sia ordem? Abraços.

  167. Alan Basilio

    Oi MDD, boa noite!

    Não entendi como a OTOA se encaixa como ordem satânica. Poderia explicar o porque? OTOA é OTO + Vodou Gnostico (tipo Umbanda), não faz sentido.

    1. Leandro Silvério

      O gráfico não está dividido por Ordem satanica ou não satanica, está dividido por direita, meio, esquerda… a esquerda é passiva e introspectiva, voltada para a evolução individual(explicando de forma tosca seria um tipo de evolução egoística). Mas lembre-se que bem e mal, direita e esquerda, luz e trevas, são sempre dois lados da mesma moeda… suas extremidades se tocam!

  168. ric

    alguma atualização?

    só uma curiosidade qual a origem de seu sobrenome? tem algum significado?
    saberia me dizer se há alguma produção acadêmica nacional sobre textos herméticos? tipo mestrado e doutorado, pois tenho interesse e seguir meus estudos nesta direção me profissionalizando na área, sei que tem cadeiras de filosofia hermética nos cursos universitários do exterior.
    e parabéns pelo seu trabalho! referencia internacional!

  169. Thomas Ary

    Olá Marcelo!
    Sempre fui extremamente cético(daquele tipo: só acredito vendo,sentido,etc.) inclusive já fui QUASE ateu…mas depois de começar a ter algumas experiências (espontâneas) comecei a me questionar sobre o visível,o invisível…então fui atrás de informações para tentar entender/ver as possíveis explicações para oque estava acontecendo comigo. Li em fontes que se interessam pelo assunto e foi ai que conheci a Umbanda e o Espiritismo onde agora frequento(mesmo eu não tendo nenhuma religião, e nem dogmas específicos) e estou a um ano no Espiritismo ‘estudando’ a teoria e ano que vem será também a prática dos fenômenos abordados no “curso”do centro que vou; Mas nesse meio tempo li também sobre as ordens iniciáticas com seus conhecimentos “fechados”/para iniciados nas mesmas, li como sendo os estudos(sobre o ‘além da matéria’) muito mais antigos(e tradicionais) em relação as religiões atuais,etc. Quando li informações do tipo/exemplo:
    Livro: Manual Rosacruz(AMORC)
    Autor: Harvey Spencer Lewis
    …a explicação espírita de vários fenômenos é errônea, e que as comunicações recebidas do Cósmico ou por meio do corpo psíquico de pessoas vivas não são sempre oque parecem ser para os espíritas.”
    …”Oitavo Grau: Os verdadeiros fatos a respeito dos chamados princípios e fenômenos espíritas são revelados.”
    E em outras linhas de ‘estudos’ informações do tipo: Cascões dos desencarnados, impossibilidade de comunicação com os ‘mortos’, e etc.
    Enfim…
    Gostaria muito por favor da sua opinião pessoal em relação a isso tudo, pois para mim está bastante confusa essa situação no momento e acho complicado eu ou qualquer pessoa ceder tempo e energia a uma possível, não necessariamente superstição mas a uma incompleta ou quem sabe mesmo até inexata interpretação sobre determinadas manifestações e fenômenos naturais.
    E aproveitando gostaria de perguntar também sobre as ordens mistas/ritos celestiais(quais são e as ainda existentes) que vi você comentando em uma entrevista, nas quais tenho interesse, por me identificar mais com a proposta ”unissex” delas; E surgindo oportunidade, participar futuramente da que me for acessível.
    Agradeço Marcelo desde já pela atenção a mim e a todos!
    Thomas Ary.

  170. Lucio

    Os Skull and Bones não contam?

  171. Sólom

    @MDD já ouviu falar do “Temple of Lux”? Pode nos dizer mais a respeito?

  172. Thomas Ary

    Marcelo
    Uma dúvida:
    Por favor! Oque significa quando você lê as perguntas, modera e permite elas serem expostas publicamente aqui no blog, mas não as responde ou não faz nenhum comentário sobre.

    @MDD – Significa geralmente que estou com umas 400 perguntas acumuladas e sem tempo, mas que a pergunta é bacana, mas ou é algo básico que a leitura dos textos do TdC vai solucionar ou é complexa demais para responder em um ou dois paragrafos. Ai aprovo pois geralmente algum leitor já responde e eu aprovo embaixo.

  173. Nina

    Também gostaria de saber a respeito da temple of lux.

    Acompanho a página deles no face e pesquisei no google imagens as fotos que eles divulgam como sendo do templo deles. Descobri que as fotos são da masonic lodge london e também da igreja da cientologia na Europa.

    A foto que eles divulgam como sendo de uma reunião entre os mestres da ordem,supostamente ocorrida em Madrid no dia 30/09/15, é na verdade uma foto de uma matéria jornalística publicada em 2012, na qual aparece William Franklin “Billy” Graham Jr, um pregador batista americano, e nada tem a ver com a ordem temple of lux.

    A ordem está aceitando candidatos para afiliação e o valor de contribuição é de 250 reais mensais. Alegam que ainda não possuem templo no Brasil, mas possuem em Portugal. Não achei nada a respeito dessa ordem em outros Países, inclusive Portugal.

    @MDD – Só o fato deles falsificarem fotos no site já diz MUITA coisa, nao?!?!?!

  174. Nina

    Também gostaria que explicasse pq considera asatru como sendo do caminho da mão esquerda.

    Grata.

  175. marcelo

    Fui criado na Igreja Católica, mas quando cresci passei a descordar de muitas coisas lá e hoje me afastei completamente, ja frequentei algumas igrejas evagelicas mas não encontrei uma ainda que me preenchesse
    https://youtu.be/fi9fwfnlqKw

  176. Anônimo

    Pelo que entendi o melhor caminho para seguir pelas Ordens é em forma de Z ao contrário, vindo das mais Altas do RHP, para as mais Altas do LHP, daí pras mais altas do RHP da linha debaixo, abaixo, daí indo para As Mais Altas do LHP da linha de baixo, em geral das mais Altas RHP às mais baixas RHP antes da zona cinza, daí para as do meio mais altas até a zona cinza, e das LHP mais altas até a zona cinza…
    Assim se diminui os riscos, enriquece os conhecimentos, alcança-se mais resultados e sucessos como única possibilidade, e proteção contra quaisquer males, mantendo a qualidade de vida e saúde e bem-estar, equilíbrio, homeostase e harmonia…

    Obrigado pelas informações.

    Estou errado?? Onde??

    Att.

  177. Luís leite

    E a comunhão esotérica do pensamento? É válida? Eles cobram pelo ingresso e mais uma anuidade, é normal?

    1. Felipe

      Luís leite, o circulo esotérico da comunhão do pensamento (CECP) esta no gráfico como CECP (provavelmente).
      Algumas ordens pedem contribuições maiores (OTO, CECP, Eubiose…) que outras (AMORC, FRA, Aurum Solis, Colégio dos Magos…) e a ainda as que não cobram taxas, pelo menos não logo de cara(Arcanum Arcanorum, Fraternidade Rosacruz Cristãos Místicos…)

  178. Caroline Franco Noronha

    Sobre Universo em desencanto, chega a ser algo a se considerar? sempre que leio algo sobre nunca consigo reconhecer se é uma seita, uma ordem, uma religião…Agradeço o infográfico.

  179. Victor R+C

    Saudações DD, existe alguma filial da Societas Rosicruciana no Brasil? desde já agradeço. Fraterno abraço

  180. T.'.A'.'

    Marcelo
    …E as outras Umbandas(as esotericas e exotericas) sem ser a sagrada ‘do’ Rubens
    Onde se encontram no grafico?
    pr fvr! brgd!!

  181. Manuel Portela

    Excelente ilustração, consegui ter uma visão geral do que já percorri na minha “Jornada do herói” particular!

  182. Wesley

    Olá,
    O que significa as cores laranja e verde no gráfico?

    Obrigado.

  183. Bruno

    MDD, onde ficaria a Vril Brasil? Fiquei curioso/surpreso porque vi a Thule ali na parte de vampirismo, e a mantenedora de ambas é justamente a mesma da Golden Dawn, existe relação entre essas ordens e o nazismo como se lê por aí?

  184. Ramos

    Aonde você incluiria neste gráfio o Temple of the Vampire (TOV)?

  185. Vagner Mt

    Muito boa o gráfico, então eu poderia pertencer a uma ordem de mão direita e outra do caminho do meio? Exemplo:. Espiritismo+cabala judaica, ou ( budismo, taoísmo)?

  186. Vagner

    Poderia ser espírita e pertence ao asatru?

  187. Em duvida

    Na minha opinião quanto a pertencer a mais de uma ordem, depende do trabalho que é feito nela.
    Recentemente entrei em choques de energias por estar desenvolvendo a mediunidade em um lugar e fazendo uso ritualístico do Ayahuasca em outro. As energias começaram a se cruzar e a me afetar fisicamente, então aconselho ver quais são as finalidades, egrégoras e praticas.

  188. Gabriel

    Boa tarde. Onde se encaixaria a Self-Realization Fellowship do Yogannanda?Penso que ela fique na mesma linha da Eubiose, mas, não obtive uma certeza. Outra, a Seicho-No-Ie estaria enquadrada na mesma linha/altura que a Umbanda Sagrada?

    1. Gabriel

      Aqui vou eu, responder minha própria pergunta.
      Vi muitos comentários da galera dizendo que a Seicho-No-Ie é uma “Messiânica” da mão esquerda. Ledo engano. A Messiânica e a Seicho-No-Ie só são semelhantes em um nível superficial, aparente. Quando você se aprofunda, a IMMB para mais uma ICAR, já fui adepto de lá e pulei fora assim que percebi. A Seicho-No-Ie é um tanto adversa a isso, o “ensinamento-Mor”, na SNI, é de que o Homem é Filho de Deus e o foco lá é o desenvolvimento profundo da Mente através de estudos aprofundados, leituras de sutras, orações e meditações pessoais. A SNI é muito semelhante a maioria das correntes do Budismo. Não há culto ao fundador, ele mesmo se colocava como mero mensageiro dA Verdade e os adeptos não caíram no tropeço de idolatrá-lo. Sou adepto de lá, no momento. Tendo em vista todos esses pontos, eu diria que a Seicho-No-Ie é predominantemente na mão esquerda. Lá também não há grandes sectarismos, os próprios preletores frequentemente recomendam a leitura de outras obras espiritualistas em geral. Eu colocaria a SNI na exata mesma posição do Xintoísmo.
      A única semelhante, na prática, entre a SNI e a IMMB (Igreja Messiânica Mundial do Brasil) é que ambas são Neo-religiões japonesas, fora isso…

      Sobre a Self-Realization Fellowship, eu a colocaria como mão esquerda. Mas, não conheço muitos adeptos de lá. O único que conheci também era membro da AMORC e era uma pessoa extremamente mente aberta e receptiva que me garantiu que a SRF também o era. Sobre a visão que me foi passada, eu a colocaria na mão esquerda e bem lá em cima, porém, não posso formar uma base pessoal ainda.

      Tenho uma ressalva sobre o Espiritismo. Eu o colocaria como caminho do meio, porque isso é muito pessoal. Minha época de Espiritismo foi quase que 100% mão esquerda. Eu me esforçava ao máximo pra me analisar a partir dos pontos de reforma íntima apresentados nos livros básicos (Kardec) e fazia um trabalho pessoal de comparação dos livros de André Luiz com Kardec. Minha prática de caridade se resumia em ir ao centro nos domingos dar passe nas reuniões públicas do centro e doar uma quantia em dinheiro para seu funcionamento.

      Eu diria que o Espiritismo em si (ideia de Kardec) é um caminho do meio. Enquanto o “Chiquismo” (espiritismo a lá xavier) é um caminho predominantemente da mão direita.
      Faria, também, uma ressalva: Incluiria ai nesse gráfico a Conscienciologia, fundada pelo Waldo Vieira, como um caminho predominantemente da mão esquerda. Ressaltando o ponto de que, mesmo na Conscienciologia, seria possível puxar para o caminho do meio ou mesmo pra mão direita se o objetivo maior do adepto fosse o amparo extrafísico.

      Espero este conhecimento que compartilho possa ajudar alguém em sua caminhada.

      Paz Profunda.

  189. Gabriel

    Frater DD, boa tarde. Você conhece o Soberano Colégio dos Magos Praticantes? Sabe me dizer se é uma Ordem séria e que vale a pena?

    Muito obrigado.
    Paz profunda!

  190. Ben-Hur

    Marcelo, qual seria a posição no gráfico da Ordo Saturni (ordosaturni.com.br), uma ordem thelêmica herdeira da Fraternitas Saturni?

  191. cristiano

    interessante que no topo estão algumas religiões, acima de todas as ordens esotéricas

  192. Lucio

    Realmente só consigo pensar que seu dedo escorregou e arrastou Asatru para uma posição alta.

    @MDD – Rsrsrsrs. Preciso refazer este gráfico mais atualizado. Já passaram quase 9 anos.

    1. Leandro

      hahaha…

      Não precisa refazer o gráfico, mas qual recolocações tu farias?

      desde já muito obrigado.

    2. Bruno

      Seria interessante.

    3. Alagacone

      Seria muito bom!!!

    4. Alagacone

      Gratidão!!!

    5. C.M

      Eis que eu, um praticante de paganismo nórdico tenho que concordar. Até pelo motivo que tanto o Ásatrú Vanatrú quanto o Odinismo entram no circulozinho de neopaganismo. Muito do que o Ásatrú era foi baseado na Wicca Gardneriana, pelo fato de haver pouca informação a respeito e quando tinha era restrita (O estudo do Gronbech tem mais de 80 anos, mas a tradução é recente). Com o surgimento de maior interesse na fé antiga veio o rigor academico, mas ai muitos grupos ja haviam solidificado tradições em cima de certos conceitos a ponto de rejeitar práticas fundadas em reconstrucionismo.

      A maioria dos praticantes que tem preocupação em reconstruir a tradição (com especial rigor histórico e acadêmico) normalmente vão se identificar simplesmente como Heathens (o termo é genérico mas se aplica) ou que praticam Fórn Sídr (antigo costumo). É um estudo pra vida toda, vira e mexe tem coisa nova.

  193. Renata

    Muito interessante essa divisão!

    Acho que o Espiritismo está um pouco no lugar errado. Pelo que eu entendi da explicação, ele deveria estar no Caminho do Meio, já que o Espiritismo foca muitíssimo no estudo e foca muitíssimo na caridade. Espiritismo é estudo estudo estudo e caridade caridade caridade 😀 São milhares de livros para estudar, começando pelos cinco do Kardec. 🙂

    1. cristiano

      o espiritismo está no lugar certo. Caridade é um traço do caminho da mão direita. Também tem um pouco do ascetismo na renúncia aos prazeres materiais, um pouco de dogma implícito e muito, mas muito mesmo, moralismo.
      Essas características permeiam todas as vertentes do espiritismo, até o kaderkcismo mais puro.
      E estudo está presente em qualquer caminho de um andarilho sério.

      1. Renata

        mmmm.. É que eu entendi que o caminho do meio era um meio-termo entre os dois (estudos e caridade). E o Espiritismo, pelo menos o Kardecista, é bem isso mesmo. Muito foco no estudo + caridade.

        Como alguém disse num comentário aí embaixo, no Brasil existe o “Chiquismo” (que é o Espiritismo focado no Chico Xavier.) Esse sim, segundo o comentário, seria bem coluna da direita. Mas o Espiritismo do Kardec, o original, foca muito mais no estudo, na ciência, no auto-conhecimento. E alguns capítulos falam também da caridade. Por isso, entendi que seria no caminho do meio. 🙂 Depende muito de como a pessoa estuda e no que ela foca. 🙂

        Acho. Desculpe se eu estiver errada kkk

        1. cristiano

          eu posso estar errado, mas acho um bom indicativo a moralidade. Quanto mais amoral, mais pra esquerda, quanto mais moral e cheio de regras sobre como se deve viver, o que se pode ou não fazer, mais pra direita

  194. cristiano

    Com o que eu aprendi eu colocaria o budismo mais para o lado do caminho da mão direita e o taoísmo mais no centro. Embora Buda achasse ter descoberto o caminho do meio, sua visão ainda continha resquícios do caminho da mão direita, isso sem contar com diversas ramificações do budismo que praticamente caminham na direção da direita. Acredito que Lao Tsé foi muito mais preciso em descrever o caminho do meio. Apesar do liberalismo do taoísmo enganar a primeira vista, ele ensina o liberalismo com moderação, o que acredito ser exatamente a essência do caminho do meio

  195. Felipe

    Boa noite!
    Como ficaria o falun gong/Falun dafa?
    Acho a filosofia bonita e para mim, que já pratiquei kung fu e Chi Kung, os exercícios são muito interessantes. Todavia, no livro da prática, percebo um número exagerado de regras que podem aprisionar…

  196. Costumo dar uma olhada nessa tabela para usar como referência. Uma sugestão que deixo é a inclusão de correntes antigas com alguma cor que diferencie.

    Bem, no caso, observei que Thelema está do lado LHP e que quase tudo a ver com Cristianismo está do lado RHP.

    Christo lembra uma conexão com o Self de Jung, que ainda falta ler muito. A Besta em cada um talvez fosse a Sombra. O livro de Jung chama-se Aion – Estudos do Si Mesmo.

    É que acabei de encontrar no Google uma site que une as duas coisas. Eu, que entendo nada de nada, não tenho como julgar esse “Cristianismo Thelêmico”. MHP? Aparece no Google.

    Já fui muito preconceituoso com toda a espiritualidade no passado. Quase toda. Péssimas informações ajudam.

    Hoje, essa coisa de Novo Aeon é muito nova, mudança de época. Dizendo de um modo vulgar, perdoem-me, toda essa vanguarda lembra-me a ideia de “última bolacha do pacote”. De um modo triste.

    Aqui, http://www.nitcult.com.br/formulas.htm encontrei algo sobre os três últimos Aeons. Ordens Thelêmicas seriam LHP e as únicas.

    Haveria caminhos nesse Aeon para RHP e MHP? A maioria das instituições R+C visíveis floresceram em torno de 1904-1906 e.v.

    A linha R+C de Max Heindel parece-me ser bem Cristã e surgiu, como contam, entre 1909-1911 e.v. H. Spencer Lewis surge com sua linha mais egípcia em sequência, segundo parece-me, tivera feito parte da O.T.O. pré-Crowley, Mestre Huiracocha também surge com sua linha e estudos anteriores na O.T.O.

    Se não me engano, vi no site da F.R.A. menção à Vontade da pessoa, Thelema, mesmo. Não me lembro quem menciona a transição de Aeon.

    A iniciação ao culto de Mithra envolvia o que chamavam Tauroctonia. Não sei o quanto durou ou como se transmutou, mas persistiu por um tempo depois da Era de Touro. É isto? A Tauroctonia foi absorvida pela ICAR como pão e vinho. Mas é o que chamam de fórmula do deus morto? A fórmula de Osíris já estava correndo um Aeon antes?

    O que tento questionar é se realmente o LHP de Crowley seria a última palavra no topo da evolução.

    Agora gostaria de um comentário meu de caráter simbólico especulativo: segundo o dicionário de nomes https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/martin/ o nome Martin remete a Mars, Martis, Deus Romano da Guerra. Que remete a Martin Luther, um dos estopins da Reforma Protestante e ao nome (sobrenome) de Louis-Claude de Saint Martin, e a escola que leva seu nome. Sei lá. A conexão foi entre Marte (romano) e Horus (Egípcio). Apenas coincidência.

    No momento sou filiado a nada. Apenas lendo tudo o que posso para ao menos ser menos ignorante e preconceituoso, com décadas de atraso. Como eu ainda não tenho percepção multidimensional em tempo de escrita, desculpem qualquer entendimento aleatório e o anonimato. O texto é bem direto.

    Agradeço a qualquer um que responda e levante novas dúvidas.

    Sim, eu não leio TDC sozinho de madrugada. Já puxaram a minha perna comigo acordado. ME-DO.

  197. Emanuela

    Fiquei curiosa onde ficariam as TJ’s Testemunhas de Jeová

    1. Samuel

      Ficaria na mão direita, em aprisionamento e parasitismo. Att.

Deixe uma resposta