Os Caminhos do Taoismo

Sabedoria do Tao

capa-taoismo-webGostaria de compartilhar com vocês o lançamento de meu novo livro, “Os Caminhos do Taoísmo”. Um material que me tomou muito tempo e esforço para concluir.

É o mais abrangente panorama do Taoismo já publicado no Brasil, escrito em linguagem simples e acessível. Um material para principiantes que desejam saber mais sobre o Taoismo e referência para praticantes experientes de suas várias artes. São 330 páginas ilustradas sobre o Taoísmo em toda a sua abrangência.

Conheça a história, os Mestres, os livros e as técnicas e práticas desta cultura milenar. Desvende 3.000 anos de desenvolvimento, dos conceitos filosóficos às práticas religiosas. Esta obra abrange todo o universo da cultura Taoista, a mais influente dentro da cultura chinesa e que moldou o pensamento oriental por milênios. Uma visão de conjunto inédita no Brasil que irá ampliar seus horizontes e enriquecer seus conhecimentos.

“Os Caminhos do Taoismo” faz uma viagem pela história da China e do Taoismo, mostrando as principais tradições taoistas, seus livros e mestres. Em seguida expõe seus conceitos e fundamentos básicos, partindo para as práticas e técnicas baseadas nestes conceitos e culminando com uma exploração do mundo espiritual, da religião e da mediunidade.

Este livro aborda, entre outros temas:

– História da China e do Taoismo
– Principais livros e Mestres
– A filosofia e a religião no contexto chinês
– As principais tradições Taoistas
– Conceitos fundamentais como Tao, Te, Qi, Wuwei, Trigramas e Hexagramas
– Práticas taoistas como Medicina Chinesa, Qigong, Artes Marciais, Meditação, Alimentação e Feng Shui
– O Taoismo como religião e suas práticas
– A espiritualidade taoista, reencarnação e o mundo invisível
– Fantasmas, demônios e exorcismo
– Mediunidade taoista

Tenho certeza de que gostarão muito. E para ampliar a difusão desse conhecimento, coloquei a versão digital para DOWNLOAD GRATUITO. Basta visitar meu site (www.taoismo.org) e fazer o download.

Este post tem 13 comentários

  1. Ramon da Cruz Salgueiro

    Digno de admiração. Grande comprometimento e compromisso incontestável com a difusão de um conhecimento. Muito obrigado pelo post e ao autor pela liberação gratuita da versão digital. Antes de chegar no final eu fiquei com vontade de comprar, mas no momento não dá. Já baixei a versão digital e sem sombra de dúvidas vai fazer parte da minha biblioteca no futuro. Parabéns!

  2. repetente do mobral

    Estou lendo e é muito bom.
    Parabéns pelo trabalho.

  3. Osmar Silva

    Tive a alegria de fazer o download do e-book e fiquei impressionado com a quantidade de relações que você fez e a profundidade com que nos expõe o taoísmo. Gratidão por este maravilhoso trabalho. Sucesso!

  4. Marvio

    Muito obrigado por compartilhar essa obra.

  5. Dorival

    Parabéns pelo excelente trabalho professor e pela iniciativa em disponibilizr o livro digital de forma gratuita.

  6. Filipe

    Perdi a vontade de ler depois que ele escreveu um livro com várias afirmações falsas sobre vegetarianismo ( que nao leva a viver mais, que nao tem evidência que é melhor pra saúde, que nao tem evidencia que previne cancer) quando qualquer estudo cientifico sobre o assunto demonstra o contrário.

    1. repetente do mobral

      tua indignação é válida, porém, deixe-me compartilhar outra passada aqui do TdC.
      para você pensar a respeito. o Marcelo já falou muitas vezes que Numerologia Pitagórica é uma esquisoterice quase nível evangélico.
      porém, no livro Pitágoras – Ciência e Magia na Antiga Grécia, da Madras, do autor Carlos Basílio Conte, ele dedica quase um capítulo e com exercícios a esse assunto. e esse autor foi palestrante nos simpósios de hermetismo e deve ser maçom bem ativo e conceituado, palestrando por diversas lojas.
      agora eu peço pra ti: devemos usar tua mesma lógica para classificar esse autor?

      agora um exemplo da minha vida pessoal: meu chefe é batista e meio bitolado, daqueles que falam que a bíblia é o melhor livro e infálivel, etc e tal. além de ter muitas coisas que ele faz que um cristão não faria e eu fico de cara, mas mesmo assim, eu não deixo de admirar ele em certos aspectos e prestar atenção nele para aprender coisas úteis para minha vida, mesmo eu não concordando com ele em muitos aspectos, se eu deixar o orgulho e intolerância de lado, eu consigo aprender muita coisa.

  7. Filipe

    Só para complementar, recomendo isso ao autor, além de que estude a respeito das consequencias economicas nefastas do comer carne http://ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/1579-pesquisas-apontam-beneficios-da-dieta-vegetariana-para-a-saude.html

    http://veja.abril.com.br/noticia/saude/vegetarianos-vivem-mais-diz-pesquisa

    http://www.segundasemcarne.com.br/2012/08/09/comer-menos-carne-ajuda-a-combater-a-fome-diz-oxfam/

    Esse livro sobre vegetariasmo rechado de informações equivocadas e desmentidas por estudos sérios me tiraram qualquer vontade de ler outros livros desse autor.

    1. Gilberto

      Prezado Filipe.
      Sou forçado a tecer algumas considerações rápidas sobre seu comentário, com a permissão do moderador. Esse não é o fórum ideal para isso e nem vou entabular uma interminável discussão inútil sobre esse tema, que já abordei com amplitude em uma de minhas obras.
      Não sei a qual livro você se refere, pois as várias “afirmações falsas” que citou são frases muitas vezes usadas em sinopses e divulgação, não são usadas nos livros. Tenho duas obras em que falo sobre esse assunto: “26 Dicas de Saúde da Medicina Oriental” e “Vegetarianismo: Opção ou Obrigação?”, ambas colocadas à disposição gratuitamente para download. Acho estranho ter enviado esses links quando eu analisei esse material na obra sobre vegetarianismo e detalhei cada argumento. Não tenho certeza se realmente leu algum destes livros, completa e cuidadosamente, pois jamais fui contra o vegetarianismo. Para esse trabalho mergulhei em dezenas de estudos e pesquisas científicas para dizer o que eu digo, e que NÃO tem nada contra o vegetarianismo. Desafio você ou qualquer outra pessoa a encontrar uma passagem em qualquer de meus 14 livros que diga para as pessoas não serem vegetarianas. Pelo contrário: o indiquei para vários pacientes quando tive consultório. Esse livro sobre vegetarianismo propriamente dito termina com um capítulo inteiro com dicas para uma melhor divulgação dessa alimentação. Não sou nem nunca fui contra os vegetarianos. Sou, e sempre serei, contra o dogmatismo e o fanatismo dos que querem impingir um determinado tipo de pensamento ou alimentação para toda a Humanidade como a única aceitável e possível. A espécie humana é plural e existe em uma infinidade de níveis físicos e espirituais e o mínimo que devemos fazer é respeitar as escolhas de cada um. Quando se sai pregando que os vegetarianos são superiores espiritualmente, vivem mais e vão salvar o planeta apenas e simplesmente porque não comem carne, podem e devem ser questionados. “Vegetarianismo: Opção ou Obrigação?” trata exatamente desse tema: o fanatismo vegetariano. Cada pessoa deve comer, sentir, agir, pensar e orar como achar melhor para ela, sem a imposição externa do que quer que seja. Concluo com um trecho deste meu livro citado, no capítulo “Vegetarianismo e Saúde”, que por coincidência está baseado no assunto dos links que enviou:

      “O vegetariano é saudável?
      Minha resposta é… SIM! Com certeza. Desde que se tenha algum cuidado com sua alimentação. Acredito até que o vegetariano SEJA MAIS SAUDÁVEL QUE A MÉDIA DAS PESSOAS. Surpreso? Eu disse que nada tinha contra o vegetarianismo… Mas essa
      saúde toda não vem do simples fato de não comer carne. Este é o segredo da coisa. Ser vegetariano é muito mais do que se alimentar apenas de vegetais, é toda uma cultura, um modo de vida. O vegetariano em geral toma mais cuidado com a procedência de
      seus alimentos, procura os integrais e orgânicos, faz atividades físicas com mais frequência, procura artes que combinam corpo e mente como yoga e tai chi chuan, procuram estar mais em contato com a natureza, são mais filosóficos/religiosos, mais preocupados com o meio-ambiente e o planeta, bebem e fumam muito menos, se é que o fazem. É todo um pacote”.

  8. Geison

    Parabéns pelo trabalho. Sou acupunturista e gosto muito de estudar a cultura chinesa. Sua obra ficou bem abrangente e com qualidade!

  9. Hellyaz

    O livro é sensacional. Recomendo. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco, e parabéns pelo cuidado e dedicação, que fica nitido que vc teve em toda a obra.
    Existe algum centro Taoista sério no Rio Grande do Sul?

    1. Gilberto

      Agradeço as palavras gentis, Hellyaz. O trabalho de divulgação do Taoismo é enorme mas feito com muito carinho e sempre pensando em vocês que se interessam pelo assunto. Infelizmente não tenho indicações no RS, mas sugeriria a você que pesquisasse na internet e visitasse os lugares pessoalmente, procurando sentir o ambiente e as pessoas. Nosso coração é o melhor guia. Um abraço.

  10. Gilberto

    Agradeço as mensagens de todos e peço desculpas por ter demorado na resposta. Esse livro está chegando agora a 45.000 downloads diretos, o que é muito mais do que eu jamais sonhei. Isso só me incentiva a prosseguir nesse trabalho, sempre que possível deixando o material livre para compartilhamento e download gratuito. E este ano deve sair mais um. Conhecimento para uma vida melhor. Um abraço.

Deixe uma resposta