O poder do Mito

“O poder do mito” é uma inebriante entrevista com Joseph Campbell – um dos maiores pesquisadores de mitologia do século XX -, conduzida pelo jornalista Bill Moyers na aclamada série da PBS nos EUA, transmitida para o mundo inteiro e aqui no Brasil pela TV Cultura.
Veja o vídeo no excelente Blog Textos para Reflexão.

Este post tem 13 comentários

  1. André Bassi

    Eu acho incrível este “documentário”, embora ainda não tenha assistido as duas últimas partes… Aprendi muito com o Joseph Campbell!

  2. Saulo

    Importantíssimo. Muito legal, Joseph Campbell é o home!

  3. Florean

    Eu tenho o livro de mesmo nome, que transcreve toda a entrevista. Joseph Campbell é altamente recomendado a todos os estudantes (independente do que estudem).

  4. Emmanuel

    Meu ídolo!
    Tenho toda a entrevista no pc.
    O que mais me chama a atenção é que você percebe que ele não parece um simples intelectual, acadêmico, ele não demonstra só conhecimento profundo do tema, ele demonstra uma sabedoria em sua feição, modo de falar. Diferente de muitos especialistas que absorvem o que estudam somente para seus cérebros, dá pra perceber que ele também absorveu pra sua alma.
    Um velho sábio!

  5. Heres

    Muito bom mesmo!

  6. raph

    Opa, valeu, sempre que você faz isso meu contador vai nas alturas haha 🙂

  7. raph

    @Emmanuel:

    Eu penso o mesmo, é um homem que transbordava sabedoria mesmo no fim da vida. Ele morreu meses após dar a última entrevista da série… Provavelmente já sabia de sua situação, mas o jeito como falava parece que ele ainda viveria séculos – ele conseguiu viver a eternidade do momento.

  8. Tiago Simão

    Se O Poder do Mito não haveria Star Wars =)

  9. Leandro"

    As duas partes são ótimas, e aconselho a todos, que tiverem tempo, que assistam, é como um complemento, e a comparação do “software” foi brilhante… Boa postagem Marcelo.

  10. Hendrio

    É engraçado como o texto varia do acadêmico ao espiritualista sem nem ao menos percebermos a diferença!

  11. Yogo

    Foi depois de ler algumas obras do Campbell que comecei a notar que as histórias/contos/lendas/bíblias/etc., geralmente seguem algumas características.

    Assim como na Bíblia e como na mitologia grega, o Deus maior, o pai, sempre é considerado um cara severo, temido. Zeus enfrentou Cronos, e Jesus se sacrificou para que o Deus maior não acabasse com a humanidade.

  12. Felipe

    Assisti vinte minutos pela web e “tive” que comprar os dvds =]
    Obs. Só eu que notei (ou viajei né) ou ele é a “lata” do John Noble, o Dr. Bishop do seriado Fringe =]

Deixe uma resposta