O Ano Novo Chinês

Clique no Banner para conhecer o Taoismo.org

Obs: este artigo foi escrito referindo-se ao ano de 2009, 2012 é o Ano do Dragão e se iniciará no dia 23 de Janeiro.

Saiba o que é o Ano Novo Chinês, suas origens e os preparativos que você mesmo pode fazer.

Em 26 de janeiro de 2009 entramos no Ano do Boi de Terra, segundo a tradição chinesa. Este ano, denominado Ji Chou em chinês, é o ano 4707 desde o Imperador Amarelo, fundador da civilização chinesa.
Esta é a festa mais importante do povo chinês e que dura 15 dias, desde a Lua Nova que marca o início do ano até a próxima Lua Cheia, quando ocorre o Festival das Lanternas. As famílias se preparam durante muito tempo para os festejos e tiram licença de seus trabalhos. A China toda para.

Suas comemorações incluem fogos de artifício, invenção chinesa, para espantar os espíritos ruins e as Danças do Leão e do Dragão para trazer prosperidade, saúde e paz. Pessoas viajam de toda parte para o jantar de ano novo, pois é uma celebração basicamente familiar. Diversos pratos especiais são preparados para esta comemoração, como a “Delícia de Buda” (Luóhàn zhai), prato vegetariano muito popular. As casas são decoradas com lanternas e muito papel vermelho em forma de ideogramas desejando prosperidade, saúde e longevidade.

Neste ano contemplamos a chegada do Boi, que é o segundo signo do ciclo de 12 anos do calendário popular chinês. O elemento de 2009 será Terra, um elemento central e firme, representado pela cor amarela e por abundância e prosperidade.

Origens
Uma antiga lenda nos conta que na China antiga existia um monstro devorador de pessoas chamado Nian. Ele hibernava durante todo o ano e a cada 12 meses ele acordava e saía caçando pessoas para comer. Por ele ser sensível a ruídos e barulhos altos, os chineses passaram a usar fogos de artifício nesta noite para assustá-lo. Também a cor vermelha lhe era agressiva, razão pela qual se utiliza muito o vermelho nas comemorações do Ano Novo. A expressão “celebração do ano novo”, em chinês, é Guò Nián, que significa literalmente “a passagem de Nian”.

Preparação
É feita uma limpeza geral na casa, chamada de Limpeza de Primavera (Qing Tun ou Sao Chu), após o 25º dia do 12º mês lunar (para nós, à partir do dia 21 de janeiro) para eliminar as energias velhas e renová-las. Escolhe-se um dia determinado e começa-se a limpeza antes do nascer do sol e termina-se antes do por do sol. Isso inclui até mesmo uma nova pintura em janelas e portas (geralmente na cor vermelha para dar sorte).

No dia 24 de janeiro há a descida do Lorde Nan Bei Dou ao mundo dos mortais, para uma inspeção nos créditos e méritos individuais que fizemos durante o ano. É o dia em que os taoístas (e chineses em geral) fazem uma auto-reflexão e criam boas resoluções de Ano Novo. Um boa hora para pararmos um pouco e pensarmos em nossas ações passadas e criarmos boas intenções para o novo ano.

No dia 25 de janeiro será a Noite de Ano Novo, no qual se reúne toda a família e se pagam respeitos às deidades e aos antepassados e se pede prosperidade, fortuna e longevidade.

 

Gilberto Antônio Silva é Parapsicólogo, Acupuntor, Terapeuta e Escritor, estudando cultura e filosofia oriental desde 1977. Como Taoísta, se preocupa em divulgar a filosofia e as artes taoístas, como I Ching, Feng Shui e Qigong, para melhoria da qualidade de vida das pessoas. Veja mais textos do autor em Taoismo.org

» Ver todos os posts da coluna Sabedoria do Tao no TdC

 

Este post tem um comentário

  1. Henrique Mota

    “Coincidentemente”, hoje é o dia em que eu resolvi botar no papel as minhas metas para o próximo ano.

    Sincronicidade, a gente vê por aqui.

Deixe uma resposta