Nossa própria Wikipedia

Já não é de agora que o nível da wikipedia brasileira está caindo bastante. Nos artigos esotéricos, então, a wikipedia está um lixo completo. Se não bastassem os erros crassos e viagens dos esquisotéricos, temos de conviver com trolls mudando o conteúdo a cada momento.
Este final de semana o frater Spitfire instalou nossa própria Wiki, longe das patas dos crentes, ateus e esquisotéricos.
O link está à esquerda e, a partir de agora, trarei mais referências a respeito dos posts que escrever e gostaria que os leitores que possuem blogs que passassem a usá-la como referência também.
Além disso, pretendo colocar novos verbetes a cada dia, complementando os posts que escrever e criando uma fonte confiável de referências ocultistas e herméticas.
Quem estiver interessado em colaborar, manda um email pra mim que eu libero a autorização.

Este post tem 29 comentários

  1. D

    Uhm…..
    Taí uma coisa que me intriga.
    Acredito que qualquer coisa chamada de “divindade ancestral” não passa de uma espécie de Tulpa.
    Sou considerado um ateu por isso, ou não ? Oo

  2. raph

    Muito bom, vai ficar “on top” da wiki-pt para minhas consultas na área 🙂

  3. Denise

    Bacana, muito legal

  4. Alex Avila

    Maravilha, ótima idéia.
    Tenho uma dúvida, a consulta ao conteúdo será aberta à todos ou restrita aos membros O Projeto Mayhem?
    @MDD – a consulta é aberta a todos; mas escrever nesta wiki, só quem eu confio.

  5. Rafael bts

    Muito legal!!!

  6. IagoMedeiros

    Mas não existe o Ocultura?
    @MDD – e?

  7. Victor

    Obrigado mesmo MDD, vou aprender bastante la : )

  8. Lucas Oliveira"

    Tio,
    e o Projeto Mayhem?
    Estou me coçando de curiosidade.

  9. Dufay

    Valew Marcelo ,isso vai ajuda de mais apartir de agora ,eu acompanho o blog e os textos faz tempo ,mas tive que comentar,Parabens pela iniciativa e a todos que ajudarem nela,vc poderia colocar em outras linguas tambem ,eu estou interreçado em colabora com o pouco que eu sei ,se possivel manda o e-meio ,mas se nao der nao tem problema ,ja foi um grande presente isso ja =]

  10. Thiago Habib

    É, quando eu queria ler algo sobre ocultismo em wiki, ia no http://www.ocultura.org.br!
    @MDD – Eu cheguei a colaborar um pouco lá. O problema é que abriram pra qualquer um editar, e depois de um tempo o site ficou meio abandonado. Acredito que em pouco tempo teremos absorvido todo o conteúdo do ocultura para a wiki do TdC.

    1. IagoMedeiros

      Thiago Habib says:
      24 de maio de 2010 às 22:26
      É, quando eu queria ler algo sobre ocultismo em wiki, ia no http://www.ocultura.org.br!
      @MDD – Eu cheguei a colaborar um pouco lá. O problema é que abriram pra qualquer um editar, e depois de um tempo o site ficou meio abandonado. Acredito que em pouco tempo teremos absorvido todo o conteúdo do ocultura para a wiki do TdC.
      Agora entendi!
      Sorry

    2. Thiago Habib

      Você deve conhecer o pessoal que está por trás do Ocultura, né?
      @MDD – Sim.

  11. Marina

    Uma ótima iniciativa tio MDD, assim vamos ter mais fontes de pesquisa confiaveis na internet, sem interferencia dos religiosos malucos XD.

  12. Rodrigo Polak

    Muito bom, Del Debbio.
    Achei muito interessante. Apesar de ainda estar em fase inicial, já dá pra perceber a organização de sempre.
    Parabéns pelo site e parabéns pela iniciativa. Não gosto de rasgar seda, nem quero inflar seu ego, mas está de parabéns.
    Continue disseminando cultura aos que têm olhos para ver…

  13. marques

    Agora teremos um local confiavel para pesquisar, sem o risco de deturpação de informações esquizotéricos ou fanáticos religiosos.

  14. Vinicius

    Sedentario, deldebbio.com, orkut, scribd, twitter, facebook, formspring, aquele projeto-sobre-o-qual-não-se-deve-fazer-perguntas…. agora Wiki. E ainda dizem que os Illuminati não existem… putz, valeu cara, obrigado por isso.

  15. DD, me tire uma dúvida, essa Wiki de ocultismo está hospedada no mesmo domínio daquela que era a RPGWiki?
    Se sim, então significa que qualquer coisa publicada na RPGWiki foi pro brejo, certo?
    @MDD – Nós guardamos todo o conteúdo daquela, mas tiramos ela do ar sim. Só dava para ter uma wiki por domínio e a de RPg estava praticamente morta, então foi uma troca válida. Se algum dia tivermos a oportunidade, recolocaremos a RPGWiki de volta.

  16. Vinicius

    Hoje é Dia da Toalha, Tio Marcelo, não há nada que voc~e queira falar? Tipo o segredo do 42, ou se devemos entrar em pânico?

  17. MaxRaven

    Engraçado como são as coisas, conheci o trabalho do Deldebbio sobre RPG a alguns anos atras, achei muito “real” para o que eu já sabia e descartei, pois considero ainda hoje (apesar de não jogar mais por falta de companheiros) o RPG uma atividade lúdica, um passatempo e até usava como ferramenta para despertar a imaginação em algumas pessoas com este “sentido” travado, então preferia sistemas com mais ficção. Frequentando feiras sobre o assunto tive a oportunidade de conhecer o Marcelo pessoalmente, conversei uma horinha com ele no stand da editora, mas nunca imaginei o manancial que informação que estava reservado para o futuro.
    Anos depois, em uma pesquisa, me deparo com um texto escrito no S&H, assinado por um nome que não me era estranho, ao pesquisar melhor vi quem era e acabei chegando neste, acompanho, indico a leitura deste para conhecidos e amigos e usava também como ponto de apoio em meus estudos, comparando informações veiculadas aqui com outras disponíveis na rede ou em escritos afim de chegar as minhas próprias conclusões e muitas vezes me pego pensando numa coisa:
    Como seria muito mais fácil para toda a humanidade evoluir se tivessemos condições de conversar mais abertamente com as pessoas, enfim, se pudessemos em nosso dia a dia levantar pelo menos uma ponta do véu ou melhor, se desse para viver e interagir na sociedade sem precisar usar tantas mascaras.
    Uma pena não ter como ser assim, tanto tempo desperdiçado.
    Em vista disso, parabéns ao Marcelo e a quem estiver colaborando, de minha parte vou usar muito e indicar para quem realmente tiver interesse de estudar a serio. Para falar a verdade já desconfiava que algo assim estava a caminho, só não imaginava a forma.
    Espero sinceramente que a edição e adição de conteúdo continue sendo criteriosa e seleta ao longo do tempo. Enfim, obrigado.
    E que as luzes d’Aruanda os ajudem no que for necessário.

  18. nezumi

    muito boa a ideia MDD,muito boa mesmo,ainda to pra saber oque é o project mayhem .
    descobri a pouco que o daemon que jogava bastante tem participação sua.vlw por tudo

  19. Rodrigo

    O seu projeto Mayhem tem algum ligação ou inspiração com o Mayhem Project do Filme Fight Club ou é uma mera coincidência de nomes?

  20. Vinicius Lira

    Um cara comentou sobre o Fulcanelli e você falou já tinha informações sobre ele na Wiki. Fui dar uma olhada e vi, no finalzinho do artigo, que ele havia conseguido transmutar 100g de chumbo em ouro. Pra granda maioria das pessoas, essa prática nada mais é do que o simbolismo para a transmutação da alma. Entretanto, não consegui entender porque a especificação das 100g e a forma como foi escrita indicava que ele realmente havia conseguido fazer essa transmutação material.
    O ponto que eu quero chegar é: Afinal, a Wiki vai tratar de assuntos ocultos de forma prática, decritiva, ou os artigos também serão compostos de trechos simbólicos? Vai ficar por nossa conta destinguir o simbólico e o não-simbólico (assim como já acontece nos posts do tdc)?
    @MDD – No caso do Fulcanelli (e também de Spencer Lewis), segundo relatos, eles conseguiram mesmo transmutar Pb em Au. O problema é que os elementos que se gastam na transformação fazem com que este processo não seja rentável.

    1. MaxRaven

      Em um documentário exibido pelo History Channel ano passado sobre a historia da alquimia um químico mostrou como é feito em laboratório a transmutação, mas também mostrou a conta e não dá lucro, em muitos casos dá é prejuízo, pois quem precisa de grandes quantidades acaba obtendo mais barato, nem que seja comprando minas para exploração.

    2. Edson Santos

      No caso de Harvey S. Lewis foi Zn

  21. TheV3n0m

    Salve DD,
    Parabéns pela iniciativa, realmente você está disposto a mudar as coisas.
    Fico feliz por existirem pessoas como você !
    Se precisar de ajuda estarei dispoto.
    Um abraço fraternal !
    The V3n0m .’.

  22. evandroML

    bora criar um logotipo legal? quem manja?
    @MDD – Estou aceitando todas as sugestoes.

  23. Acauã

    Marcelo,
    parabéns pelo Wiki, estou revisando os cursos de tarot através dele.
    Abraços

  24. Deborá

    Perfeito, ótimo.

Deixe uma resposta