Mapa Astral de Will Eisner

Dia 6 de Março é aniversário do fantástico Will Eisner, outro artista genial!
Filho de judeus imigrantes, Eisner nasceu no Brooklyn, Nova York, onde passou sua juventude. Enquanto estudava no Instituto DeWitt Clinton, no Bronx, colaborou com Bob Kane na revista da escola. Em 1936 entrou para a equipe da revista WOW What a Magazine!, dirigida por Samuel Iger. Nesta revista Eisner criou diversas histórias: a série de aventuras Captain Scott Dalton; a história de piratas; The Flame, onde assinava com o nome de “Erwin”; a história de espionagem Harry Karry (com o pseudônimo de Bill Rensie) , entre outras. No ano seguinte, com o fim da revista WOW, Eisner fundou com Iger o Eisner-Iger Studio, onde trabalharam grandes nomes das histórias em quadrinhos como Bob Kane e Jack Kirby. Até 1939, Eisner criou diversas séries como a história de piratas Hawks of the Seas.
Ao fim da década, Eisner e Iger dividiram sua sociedade. Iger passou a ser diretor de publicações da editora Fiction House, e Eisner passou a criar quadrinhos para a Quality Comics Group. Criou o personagem Doll Man e os personagens da série Falcão Negro, ambientada na 2a Guerra Mundial. Dali, começou a produzir histórias no formato de 16 páginas do suplemento dominical dos jornais, onde apareciam sempre três histórias de várias páginas cada uma. Sua estréia foi em 2 de junho de 1940, e no princípio incluía The Spirit, Lady Luck e Mr. Mystic.
Mapa Astral
Com Sol e Marte em Peixes, Lua em Leão, Mercúrio e Vênus em Aquário-Peixes (Rei de Taças), Júpiter em Touro-áries (Cavaleiro de Ouros) e Saturno em Câncer, o mapa de Will indica alguém ao mesmo tempo espiritualizado, extremamente original, carismático e com energia para colocar a mão na massa e fazer as coisas acontecerem. Seu planeta mais forte é Vênus em Peixes-Aquário, com nada menos do que 7 Aspectações Fortes.
A combinação de Lua em Leão e Saturno em Câncer traz uma facilidade para as artes gráficas e de imagem (veja em comparação com Heitor Villa-Lobos que tem a Lua em Câncer também, direcionando esta habilidade para a música). Além de sua carreira como quadrinista, Eisner ensinou Técnicas de Quadrinhos na Escola de Artes Visuais de Nova York, e escreveu obras fundamentais na criação de histórias em quadrinhos: Os Quadrinhos e a Arte Sequencial (Comics and Sequential Art) e A Narrativa Gráfica (Graphic Storytelling).
As energias de Mercúrio e Vênus levam Eisner para o campo da Originalidade Aquariana. Um de seus trabalhos mais importantes foi dar o status de Graphic Novel aos quadrinhos, utilizando-os para contar histórias complexas e interessantes e não apenas como desenhos para crianças.
Esse aspecto de praticidade Will Eisner conta que sempre preferiu trabalhar com editoras pequenas, de forma que ele pudesse falar diretamente com o editor, e não ter que marcar audiências.
Uma curiosidade é que Will Eisner era fascinado pela Astrologia (a profana) e chegou a escrever um livro sobre Signos Solares: A Astrologia Divertida.

Este post tem 14 comentários

  1. Ernani

    Marcelo, tenho reparado em “arquétipos” de pessoas, na aparencia e no comportamento… Sempre consigo achar umas 2-3 pessoas que sem encaixam no mesmo “arquétipo”: Tem fisionomia parecida, falam e se movem de maneira parecida.
    Já me perguntei se tem algo a ver com as energias que da pra ler na astrologia, e agora que vi esse livro onde tem umas caracteristicas fisicas, tenho um pouco mais de interesse sobre o assunto.
    Pode me dizer algo sobre o assunto?
    @MDD – No comportamento OK, porque a maioria das pessoas é ego puro, portanto, deixa apenas o SOL se manifestar e acabam se comportando como os estereotipos das revistas de horóscopo, mas fisicamente eu nao sei dizer…

    1. Leon

      Eu tmb ja reparei nisso.Ja comentei com outros,mas não pareceram perceber a mesma ligação que eu percebi.
      Um exemplo disso,são os atores Thomas Haden,Jon Cryer e Lee Evans:
      http://oi41.tinypic.com/34hdqg2.jpg
      Os três tem o mesmo perfil:Orelhas grandes,queixo quadrado,labio inchado e cara de bobo.Não tem como saber como é a personalidade de cada um mas,os papeis que eles interpretam são praticamente os mesmos: O cara bobo,sem traquejo social e totalmente Loser.

      1. Ernani

        É, é exatamente disso que eu estou falando.

        1. Sergio

          Eu sempre percebi isso e sempre comentei as semelhanças que algumas pessoas tem entre si. Características físicas muito próximas… um exemplo muito claro: http://jornale.com.br/angel/wp-content/uploads/2011/01/sidneyceara.jpg (Ceará e o Sidney Magal) e um mais interessante ainda, os atores Javier Bardem e Jeffrey Dean Morgan http://ll-media.tmz.com/2009/03/25/0324_bardem_morgan-1.jpg.
          Esses são alguns exemplos de celebridades, mas na rua, a toda hora eu noto e faço comparações. Curioso.

  2. Gustavo

    Olá Mdd,
    Há algum tempo você fez um post sobre o Gunther Sachs e o livro dele de estatística na astrologia. Lá você comentou de uma relação dos signos que mais se interessavam em astrologia. Será que dava pra mata minha curiosidade? =D
    @MDD – Peixes e Aquario, por motivos óbvios kkkk. Mas o livro dele trata mais de signo solar.

    1. Mary

      Que motivos óbvios???
      @MDD – Lê a descrição basica de todas as 12 energias e imagine quais seriam as que se interessariam mais por esoterismo? Fica faltando só Escorpião mas acho que na população não-ocultista escorpião se manifesta mais em pessoas que atuam como conselheiras ou cuidando das coisas dos outros quando se fala de signo solar.

  3. Arlison Silva

    Oi MDD. Tudo tranquilo? Tenho sol em Escorpião e me interesso por Astrologia desde que fiz meu mapa no Astro. Enfim, acabei de recomendar seu site e a coluna do sedentário para uma mente curiosa. Espero que continue com o trabalho.

  4. Mozart

    Pessoal comecei a virar fã de Will Eisner lendo os gibis do Spirt publicados pela antiga Rio Gráfica Editora atual Globo na década de 80. É uma aula para quem gosta de desenho. Sombra, enquadramento, esta tudo ali. E pela profundidade das historias é impossível ele não pertencer a uma ordem iniciatica,

  5. Alfredo Carvalho

    @Mozart
    Pertencer a uma ordem iniciática não faz de você um criador de histórias profundas.
    Criar histórias profundas faz de você um criador de histórias profundas.
    rsrsrs
    =P

  6. Alexp

    Marcelo, boa noite!
    Situação complicada: tenho um grande amigo que está à beira do abismo com o uso de cocaína. Resolvi traçar seu mapa (só tenho a data – 02/03/1984), e descobri que o cara tem simplesmente Sol, Lua e Mercúrio em Peixes. Sendo os planetas mais fortes o Sol e Mercúrio, com 8 aspectações cada. Estamos tentando de tudo, muita conversa, amor da família, ele até tem frequentado um Centro Espírita, por vontade própria, mas não consegue se curar dessa “doença”!
    Acha que se eu fizer o mapa completo dele e tentar chamá-lo pra conversar em particular, em algum momento de sobriedade, explicando o mapa, posso piorar as coisas? É muito complicado para alguém com essas características no mapa assimilar algo da Astrologia, ainda mais quando está usando drogas?
    @MDD – Salve. O mapa pode dar uma boa pista do porque seu amigo tem esta tendência para “fugir da realidade” mas está usando esta energia nas oitavas baixas. Não sei até que ponto ele não vai usar este conhecimento que você passar para ele como uma desculpa para continuar fazendo o que faz. Ele terá consciencia para compreender as forças que possui e usar isto para ajudar a si mesmo?

    1. Alexp

      Salve!
      É, meu medo é realmente esse. Assim como a maioria dos viciados, ele já arrumou as mais mirabolantes desculpas pra justificar o uso da droga. Tenho receio de que o mapa sirva como uma muleta definitiva para ele.
      Interessante como podemos usar o autoconhecimento para justificar nossos erros, como se não tivéssemos responsabilidade sobre eles ou certo poder de escolha.
      Com sua observação, acho que vou somente aproveitar o que aprendi sobre ele através do mapa para melhorar meu discurso e as conversas, na tentativa de ajudá-lo.
      Grande abraço e muito obrigado!

  7. Rodrigo

    Olá Marcelo.
    Gostaria de sugerir para que comentasse o mapa astral da atriz Hedy Lamarr.
    Abração.

Deixe uma resposta