Mapa Astral de Heitor Villa-Lobos

Mapa Astral de Heitor Villa-Lobos

Heitor Villa-Lobos foi um maestro e compositor brasileiro. Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista, ao qual incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas.

O Mapa Astral de Villa Lobos traz Sol em Peixes, Mercúrio e Marte em Peixes-Áries (Rainha de Bastões), Vênus em Áries, Lua e Saturno em Câncer e Júpiter em Escorpião. Seu Planeta mais forte é Urano em Libra, com nada menos do que 8 Aspectações Fortes. Vemos que a maneira dos Ideais de Villa Lobos de compreender ao próximo reverberaram em todo o seu Mapa, o que refletiu por todo o grande trabalho de sua vida.
O Sol em Peixes indica a essência espiritual/filosófica, que é trabalhado em conjunto com uma Lua em Câncer (a “Lua de Mãe”), somava ao mesmo tempo características de educador (Saturno em Câncer) e talento para as artes (que se manifestou através da música), de maneira a abranger e divulgar a cultura de outras pessoas que o cercam. Tanto o jeito de pensar quanto a maneira como ele direcionava sua vontade encontram reforço nessa energia de aconselhar e escutar os outros (Rainha de Bastões, a energia do guerreiro espiritual)

De Temperamento Inquieto (Vênus em Áries) empreendeu desde cedo escapadas pelo interior do Brasil, primeiras etapas de um processo de absorção de todo o universo musical brasileiro.
Apoiado pelo Estado Novo, Villa-Lobos desenvolveu amplo projeto educacional, em que teve papel de destaque o Canto Orfeônico, e que resultou na compilação do Guia prático (temas populares harmonizados).

Para segurar e equilibrar toda esta estrutura, Júpiter em Escorpião, a facilidade de se lidar com poder e com as posses dos outros. No caso de Villa-Lobos, estas “posses” eram a cultura e todo o universo musical que o rodeava.

Este post tem 7 comentários

  1. Emmanuel

    Até então pensava que tendo um planeta, por exemplo, no fim casa 3, pode-se dizer que ele atua de certa forma tanto nas experiências da casa 3 como da 4, pois considerando que o mapa não é algo estático mas em movimento ele estaria “entrando” na casa seguinte.

    Porém, os signos em relação as casas se movem em sentido horário, assim, esse planeta no fim da casa 3 estaria, na verdade, se saindo da casa 4 e se distanciando dela.

    Esse meu pensamento tá certo ou to confundindo tudo?

  2. Mateus Rizério

    Marcelo, você bem que poderia postar o mapa astral da Semana de Arte Moderna.

  3. Moscavich

    Adoro Villa Lobos! Realmente, como dizem, se fosse norte americano ou europeu estaria no hall da fama da música erudita.

  4. Alan Johnny

    Caput Draconis em Leão-Virgem teria qual significado dentro do que o Villa Lobos viveu?

    @MDD – Nao sei responder, precisaria ver uma biografia dele pra responder… leão-virgem é o Rei de Ouros, o “Rei Trabalhador”, aquele que mesmo mantendo a majestade nao tem problema algum em trabalhar muito, cuidar de suas criações.

  5. Mariana

    Faltou falar no ascendente em áries-touro, o “gente que faz”, e caput draconis em leão-virgem, o rei trabalhador, que coloca a mão na massa.

    Duas perguntas:

    1-) “somava ao mesmo tempo características de educador (Saturno em Câncer) e talento para as artes”. Qual exatamente é a característica do mapa dele que denota talento para as arte? Saturno em câncer? Por quê?

    @MDD – A combinação de Lua e Saturno em Câncer, ainda mais com o tanto de energias em Peixes que ele tem, leva para uma pessoa que “sente” e “tem empatia” com o universo ao seu redor. É muito comum ver artistas ou pessoas que gostam muito de arte e música com estas combinações.

    2-) Você pode discorrer um pouco mais sobre peixes-áries, a Rainha de Bastões?

    @MDD – A Rainha-Conselheira. A Energia de Binah/Yin trabalhando no nível Espiritual. Seria um “peixes mais agressivo/líder” ou um “ariano mais espiritualizado e menos instintivo”, “um conselheiro espiritual”… acho que estas palavras-chaves devem te ajudar. Esta é a mesma energia do Ascendente (cúspide da casa 1-12)

  6. Rafael

    Uma observação Heitor Villa-Lobos nasceu no dia da Música Clássica.

    Outro que nasceu em no dia 5 de março foi o ex-guitarra do Red Hot Chili Peppers. John Frusciante nascido em Nova Iorque. Sei que é costume não fazer mapas de pessoas vivas mas esse é um caso de artista que quase morreu graças aos seu experimento com drogas. Ele alegou que usava as substâncias para facilitar o contato com espíritos. Deixo a sugestão para ano que vem ae da para fazer um comparativo com mapa do Heitor. Ver as os atributos comuns a ambos e as diferenças.

Deixe uma resposta