Mapa Astral de Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi (Porbandar, 2 de outubro de 1869 — Nova Déli, 30 de janeiro de 1948), mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (do sânscrito “Mahatma”, “A Grande Alma”) foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.
O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como “o caminho da verdade” ou “a busca da verdade”, também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Freqüentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).

Mapa Astral
Com Sol em Libra cravado no Meio do Céu; Lua em Leão, Ascendente em Sagitário-Capricórnio (Rainha de Moedas); Mercúrio, Vênus e Marte em Escorpião na casa 11; Júpiter em Touro e Saturno em Sagitário.
O Mapa de Gandhi é um excelente exemplo para olharmos algumas das oitavas altas de um signo que geralmente está associado a gente-ruim (risos).
Escorpião é o símbolo que traduz o arquétipo da água-Fixa, ou seja, Aspectos emocionais trabalhados no plano da praticidade. A palavra chave para esta energia é “Cuidar das coisas dos outros” mas geralmente está associada a manipular os outros e o “poder” de tomar conta dos outros é distorcido em “comandar os outros”.
Vênus e Marte em Escorpião geralmente estão associados a fêmeas-fatais e pessoas vingativas, que fazem qualquer coisa para vencer uma batalha… são as oitavas médias/baixas. Gandhi também fez o que foi necessário para vencer uma batalha, mas baseado na paz e não-violência. As altas energias de Escorpião representam o sacrifício pela humanidade (no tarot, é a carta “Morte”; Nun na Kabbalah), o conselheiro dos reis, o Merlin. Estando na Casa 11, a responsabilidade e facilidade aumenta exponencialmente.
E Urano em Câncer, a energia de tomar conta dos outros como ideal de vida, em um Trígono muito forte com seu Marte em Escorpião.
A Lua em Leão (na Casa 8) é a capacidade de vender idéias. Normalmente é encontrada em publicitários bem sucedidos ou pessoas que trabalham bem sua imagem diante dos outros. Bem desenvolvida, são pessoas que brilham sozinhas e irradiam esta luz para quem está ao redor.
Júpiter em Touro é outra energia que facilmente nos carrega para oitavas baixas, já que é uma facilidade para se trabalhar com abundância e dinheiro. Combinado com Marte em Escorpião, é muito fácil para um astrólogo inexperiente chutar que o dono deste mapa fosse um empresário do tipo Wall-street bem sucedido!
Esta é uma das belezas da Astrologia; a capacidade de perceber as facilidades e qualidades mais fortes dentro de nós mesmos e utilizá-las de uma maneira humanista. Gandhi não apenas cumpriu sua Verdadeira Vontade, mas nos dá hoje uma aula de como tratar com o poder.

Este post tem 33 comentários

  1. Vitor

    Sempre tive curiosidade de ver a análise de um mapa com Lua em Leão, tinha dúvidas sobre como se manifesta essa energia e como ela deve ser trabalhada. Me pareceu que no caso de Gandhi ela foi um elemento secundário (se outras energias fossem bem usadas, ela se destacaria naturalmente). Procede?

  2. Mariana

    Eu li “mapa astral de Gandhi” e vim esperando vários planetas em peixes. Inagina a minha surpresa. Toca a estudar esse mapa!

  3. comediante

    Assim como nós não ouvimos muitas citações do Gandhi como:
    “He (Shudra, low caste) may not be called a Brahmin (uppermost caste), though he (Shudra) may have all the qualities of a Brahmin in this birth. And it is a good thing for him (Shudra) not to arrogate a Varna (caste) towhich he is not born. It is a sign of true humility. (Young India, 11-24-1927).
    As years go by, the conviction is daily growing upon me that Varna (caste) is the law of man’s being, and therefore, caste is necessary for Christians and Muslims as it has been necessary for Hinduism, and has been its saving grace. (Speech at Trivandrum, (Collection of Speeches), Ramanath Suman (1932)).
    I would resist with my life the separation of “Untouchables” from the caste Hindus. The problems of the “Untouchable” community is of comparatively little importance. (London Round Table Conference 1931).”
    Tampouco conhecemos por quem realmente lutou pelos indianos, como foi o caso de Bhimrao Ramji Ambedkar.
    Vale ressaltar que todos os últimos verdadeiros iluminados hindus (como Ramakrishna e Ramana Mararshi) nunca lutaram contra a ocupação inglesa, eles sabiam que aquilo era um karma coletivo, que enquanto não se esgotasse seria como dar muro em ponta de faca.

  4. blue

    Nossa, pensei que ele ia ter algo em câncer…
    @MDD – e ele tem. Urano, em trígono com Marte. Urano representa os ideais.

    1. Henrique Mota

      Blue, ele tem Urano em Câncer. A descrição na Wiki de Ocultismo é assim:
      “Urano demora 84 anos a percorrer sua trajetória em torno do Sol e permanece neste signo durante sete anos, representando uma influência coletiva sobre uma geração inteira. Mostra de que forma você é mais influenciado por atitudes revolucionárias na sociedade. Quando o Ascendente está em Aquário, essa influência será expressa de modo mais pessoal.
      Urano atravessou esse signo entre 1949 e 1956. Repetirá essa travessia entre 2033 e 2040. Do ângulo da política, isso trará novos conceitos de patriotismo, com tendências isolacionistas, por um lado, e novas alianças e lealdades políticas, por outro. Quanto à frente social, haverá grandes mudanças na visão pública acerca da família como unidade e desafios à concepção tradicional de família como uma instituição estável.
      Se acontecer que esta influência esteja personalizada em seu horóscopo, você terá experimentado acontecimentos dramáticos e imprevisíveis em sua formação, os quais irão, mais tarde, afetar sua atitude para com os vínculos sociais e familiares. Pode demonstrar a sua singularidade através de algum fato pouco usual ou do seu estilo pessoal em relação à própria família, em particular afirmando uma tendência para a vida em comunidade. Pode também ter habilidade para empreender, sem grande dificuldade, modificações radicais na família ou mudanças de casa repentinas.”

  5. Rafael

    Vixee… escorpião geralmente associado a gente ruim, magoou…rs
    Desculpe fazer uma pergunta quase nada a ver com o texto, mas é uma informação que não encontrei em fontes confiáveis de leitura. Em textos confiáveis, só acho a correlação dos 72 nomes divinos com arcos zodiacais. Ex: Vehuiah no arco 0-5° de Áries, o que tem lógica, pois é o primeiro nome, o primeiro impulso, algo bem ariano. A correlação da energia associada ao nome Vehuiah com o dia 25 de outubro é “viagem na maionese”, ou há uma correlação embasada em algo que não compreendi? Vejo muito associarem essa energia com a data citada…
    @MDD – É válido, mas tem de ter em mente que foi concebida uns 500 anos atrás, quando a gama de profissões era extremamente limitada. Seria necessário refazer todo o processo por conta da quantifdade enorme de manifestações possíveis de serem feitas hj em dia. Nas descrições antigas pode estar escrito “comerciante” para alguma combinação, mas hoje temos várias gamas de tipos possíveis de comércio, o que ficou mais interessante ainda, porque podemos aprofundar e desenvolver ainda mais esse fractal.

  6. Gustavo Costa

    Muito bom ! Penso em fazer o curso de astrologia agora no final do ano, o unico problema é que não tenho minha hora de nascimento para fazer o meu proprio mapa, mas é interessante do mesmo modo aprender a interpretar o que significa cada planeta e signo.

  7. Emmanuel

    E a interação das energias opostas de saturno em sagitário? como isso se dá?

  8. É, às vezes dá a pensar isso de Escorpião, um signo ruim, que mata na unha, ciumento, possessivo, controlador, armador de arapucas (de onde tirei essa última)?
    “As altas energias de Escorpião representam o sacrifício pela humanidade (no tarot, é a carta “Morte”; Nun na Kabbalah), o conselheiro dos reis, o Merlin.”
    Agora que você citou que Merlin está relacionado à energia de Escorpião, eu acho que dá para entender porque a J.K. colocou ele na Sonserina em Harry Potter. Tipo, o elemento da Sonserina é água, e é a casa dos ambiciosos, e Escorpião é um signo de água e da ambição, logo, nada mais lógico que colocar Merlin na Sonserina.

  9. Felipe Genuino

    Ola dd. Pelo q eu jah li aqui e no wiki, os planetas sao energias que funcionam na casa/signo em que se encontram no mapa astral de um individuo. Ou seja, essa determinada combinacao se manifesta mais facilmente com essa energia. Mas, caso nao haja planetas na combinacao casa/signo, e possivel, pela sua vontade, um individuo escolher uma energia para usar nessa combinacao? Eh possivel “ativar” um signo sem planetas?
    @MDD – Sim, mas a pessoa será feliz? Esse é o ponto… eu poderia deixar minha profissão de autor e editor de livros para ser contador auditor da receita federal? mesmo nao tendo lhufas de energias em touro? poderia… depende do salário… eu surtaria em menos de uma semana? Provavelmente! qualquer um pode fazer qualquer coisa… o mapa indica as áreas que possuem harmonia com sua Verdadeira Vontade. Tanto que geralmente, quanto mais realizada é a pessoa, mais o mapa é “perfeito” e quanto mais ferrada na vida a pessoa, mais “nada a ver com ela” é o mapa. E isso está embasado em 1400 mapas feitos e comentados na hospitalaria, então está bem acima de qualquer dúvida razoavel a respeito desta correlação.

    1. Felipe Genuino

      Entendo. Então, isso ajuda muito a sabermos onde (Casa/signo) estamos nos metendo, se essa área é compatível ou não com nosso mapa.
      obs: Então um marte/escorpião pode ser mais da paz, ou é isso só para mahatmas?

  10. Marco Saavedra

    Marcelo, encontrei esse site de ceticos. Sao de estudantes da USP que estao precisando de orientação espiritual. Eu nao tenho bagagem teorica suficiente pra ajuda-los de forma que eles consigam ser tocados, mas talvez voce consiga fazer alguma coisa.
    @MDD – Não sou proctologista para fazer com que os ateus sejam “tocados”… a verdade é que não tenho mais paciencia pra entrar nem em ateus.net nem em jesus.net porque são fanatismos idênticos. Hermetismo não é proselitista. as portas estão abertas, quem tiver capacidade entra.

  11. Ana Ramos

    Sei que não é de seu feitio fazer mapas de pessoas vivas, mas seria possível um mapa do Nelson Mandela, também? (Mvezo, 18/07/1918). É um dos maiores exemplos que tenho de tolerância e da vontade de levar seu país a superar um trauma histórico e não valer mão de uma vingança que lhe seria tão fácil…
    @MDD – Me avisa perto do aniversário dele, eu costumo postar os mapas no dia do aniversário da pessoa, como uma homenagem. No caso do mandela, acho que tudo bem dele estar vivo, ele já provou para o mundo que está realizando sia verdadeira Vontade kkk

  12. Leonardo

    MDD, porque o percentual de mulheres aqui é tão baixo se comparado aos homens?
    @MDD – hmmmm nao sei, mas em feiras esquisortericas o percentual é invertido. Se alguem tiver dicas para trazer mais mulheres para ler o blog, sou todo ouvidos.

    1. Felipe Genuino

      Hehehe Começa a postar sobre como se modela o corpo energéticamente, como atrair mais prosperidade (diga-se grana), como desenvolver a energia da sensualidade, essas coisas que o Gasparetto faz… Talvez assim venha mais mulheres para o blog.

      1. sharleston

        amarração tântrica do aleister crowley.
        bateria recordes.

        1. gabi*

          Tá certinha a visão de mulheres da galera aqui hein…

    2. Rafael

      Poxa Marcelo, claro que vc sabe como trazer leitoras, sem precisar de dicas!
      A Árvore da Vida está em todos, mas uns pendem mais para algumas características que outros… as características ditas “femininas”, são chamadas assim porque a maioria das mulheres tem esse lado mais desenvolvido, e são mais atraídas por ele, a priori, não?! (não preciso explicar ao professor…)
      O site é bem “Hod” e a princípio, a maioria das mulheres se inclina mais a “Yesod” e “Netzach”, por isso, creio, gostam tanto das “feiras esquisotéricas”. Elas permitem contato, fazer, experimentar uma “jogadinha de tarot” e um “bruxedo”…rs
      Creio que se você explorar mais o “misticismo devocional” vai ser um chamativo… Mas espero que não esqueça seu lado forte: Seu lado “Hod” é que lhe mantém longe de ser “esquisotérico” e é o que pode trazer o equilíbrio necessário a essas pessoas também, as tornando mais completas, apesar de, a priori, terem outras preferências… Talvez uma participação mais ativa de colunistas mulheres explorando o lado “místico” de forma mais “devocional e experimentativa”, ajude…
      OBS: não vejam meu comentário como machista. É só uma colocação das energias predominantes na maioria das mulheres, a princípio. No caminhar da vida, todos desenvolvemos tanto características ditas femininas (suavidade, intuição) e masculinas (energia “ariana”, intelectualização crua, etc), apesar de nos incilnarmos mais a umas que a outras.
      Abração e desculpe os pitacos…

      1. Douglas

        Talvez uma mudada na parte visual também fosse importante para atrair o público feminino. E falaí, DD, duvido que você não conheça alguma pessoa com muitas características de Netzach ou de Yesod para fazer uma coluna por aqui?

  13. Luciane

    Acredito que tenham muitas mulheres que acompanham o blog, mas, não sei se estou errada, ou se isso só acontece comigo, mas os homens tem uma facilidade de entender certas coisas.
    Enquanto eu demoro um tempo para entender os homens ja pegaram o espirito da coisa.rsrs
    Mas deve ser algo comigo.

  14. Vinicius

    Del Debbio, gostaria que você postasse e comentasse o Mapa Astral de Charles “Lucky” Luciano (24 de novembro de 1897) que entrou para a história como um dos maiores mafiosos dos Estados Unidos (ao lado de Al Capone e Joe Bonanno), sendo o fundador da Commission, o órgão “diplomático” responsável pelo sucesso da máfia até os dias de hoje. O que me faz sugerir que você comente são duas coisas que considero interessantes:
    1. ele não foi um cara com potencial que debandou pro “lado negro” como o Hitler ou um líder espiritual desviado como Saddam Hussein, que você já comentou por aqui. Considerando que a máfia, o tráfico, e outros “negócios” são atividades bem mundanas, sem idealismo, sem liderança política idealista ou metas mais existenciais, acharia interessante ver seu comentário sobre o mapa de um “vilão” (sempre entre aspas) desse tipo, mais materialista e onde entra a questão da Verdadeira Vontade em casos assim (por que alguém escolheria isso, o que ele poderia ter sido, etc etc).
    2. Jogando no astrodienst, verifiquei uma quantidade absurda de planetas em Sagitário no mapa dele, talvez o que chamam de “Stellium”. Isso me faz pensar que sem dúvida pessoas nascidas nesse momento deveriam ter algo especial (no sentido de especializado na energia). Gostaria de ver você comentando isso também.

  15. Rahi

    Marcelo, em poucas palavras, que tipos de diferença se costuma ter nas aspectações de escorpião entre as pessoas que em geral desenvolvem-se nas oitavas manipulativas e luxurientas, para as que em geral alem de se sacrificarem pelos outros, abdicam até da sexualidade para uma alcançar uma espiritualidade mais plena?
    Alias, isso remete a outra coisa. Sexualidade e espiritualidade divergem em varios textos, mas tambem é o caminho do poder oculto.
    Seria então essa a diferença de uma pessoa trancendida e uma que se ilude com os poderes?
    Uma luz é bem vinda
    Obrigado, legal a analise desse mapa

  16. Guilherme

    Dizem, que A Doutrina Secreta de Blavatsky era livro de “cabeceira” de Gandhi. Só que ele “meteu o pau” nos teósofos Anne Besant e C.W. Leadbeather, dizendo que desvirtuaram os conhecimentos de H.P.B.
    Vc conheçe algo sobre isso MDD?

  17. Lorena

    Acredito que muitas mulheres leêm o blog. Mas talvez não se manisfetem tanto como os homens. Como o próprio Marcelo disse anteriormente a porta esta aberta, quem quiser / se interessar – que entre.

  18. Jackeline

    Se este site atraiu tantos homens sem ter pornografia, não deve ser tão difícil assim atrair mais mulheres!
    É só colocar algum texto com o título “Almas Gêmeas”,garanto que vai aparecer um monte de doidas por aqui. rsrsrs
    Mas acho que esse não é o tipo de leitoras que você quer atrair.

  19. Priscila

    Engraçado, eu também tenho Marte em Escorpião, além de Sol e Vênus em Áries, o que levaria a essa imagem de fêmea fatal, super independente, vingativa, disposta a tudo para vencer e com energia adicional para isso; acontece que eu sou o exato oposto disso, detesto liderar, sou devagar quase parando e tenho imensa dificuldade de finalizar os meus projetos, além de uma personalidade totalmente low-profile. Tem alguns (poucos) aspectos do meu mapa astral que realmente não batem comigo.

  20. D

    Eu, pessoalmente, vejo isso ainda como imcompatibilidade energética.
    Toda conversa que eu já tive com bruxas, até hoje, foi pouco ou nada voltada para a instrução intelectual, e muito ligada a sentir, tocar, intuir.
    Infelizmente, talvez por carga kármica coletiva, a situação está sim bem polarizada, e não foram os últimos 100 ou 200 anos de inversão de papeis e hermafrotização que conseguiram gerar um número expressivo de pessoas equilibradas no nosso meio.
    Homens ainda não entendem os meios femininos, mulheres ainda não entendem os meios masculinos (em casos gerais e maioritários).
    Para isso, será necessário termos ainda muitos séculos de uma sociedade francamente “hermafrodita” (no sentido de que ambas as energias serão desenvolvidas por ambos os sexos), o que é dificílimo, pois é algo novo ou antigo demais – as energias femininas estão adormecidas nos homens, e as masculinas nas mulheres, e as egrégoras mais poderosas hoje em dia (as dos arquétipos masculino/feminino) não conseguem fazer o intercâmbio.
    Se você for tentar conciliar as energias arquetipais da grande egrégora masculina com as energias arquetipais da grande egrégora feminina, todos os choques energéticos da “guerra dos sexos” vão acontecer dentro de você, te quebrar, e te jogar na lama.
    A egrégora dos Baphomets é diferente da união das egrégoras masculina e femina. É um terceiro caminho que está ainda em sua fase embrionária.

  21. Ana

    Oi, Marcelo.
    Dúvida de principiante: o fato de as casas estarem alinhadas com o signo relacionado (ex: casa I – Áries) propicia o desenvolvimento de tal energia ou nada a ver?
    @MDD – casas e signos são coisas distintas.

  22. Alecrim

    Sobre as mulheres: nada a ver, eu estou aqui há 2 anos, lendo tudo, inclusive os comentários, e detesto a corrente esquisotérica. Eu acho que, talvez, as mulheres comentem menos…

  23. Alecrim

    MDD, o que você acha do livro “O instinto geométrico” – o processo astrológico a partir de Kepler – de Horst Ochmann? Tô na página 7 e com vontade de jogá-lo pela janela.
    @MDD – Nao conheço.

  24. Alan ramos

    Um lembrete: este mapa não está na Wiki de ocultismo.

  25. Yuri

    Boa tarde, Marcelo!
    Uma mapa de uma personalidade interessante pra conpor o mes de outubro seria a do mestre do Bruce Lee, Yip man.

Deixe uma resposta