Mapa Astral de Allan Kardec

Hippolyte Léon Denizard Rivail (Lyon, 3 de outubro de 1804 — Paris, 31 de março de 1869) foi educador, escritor e tradutor francês. Sob o pseudônimo de Allan Kardec, notabilizou-se como o codificador do espiritismo (neologismo por ele criado), também denominado de Doutrina Espírita.
É uma pena que o espiritismo esteja infectado de tal maneira pelos ex-católicos que acabam achando que astrologia é coisa do demônio ou que é horóscopo de jornal, pois o estudo sério da Astrologia ajudaria muito a confirmar a Reencarnação.

Fez os seus estudos na Escola de Pestalozzi, no Castelo de Zahringenem, em Yverdon-les-Bains, na Suíça (país protestante), tornando-se um dos seus mais distintos discípulos e ativo propagador de seu método, que tão grande influência teve na reforma do ensino na França e na Alemanha. Aos quatorze anos de idade já ensinava aos seus colegas menos adiantados, criando cursos gratuitos para os mesmos. Aos dezoito, bacharelou-se em Ciências e Letras.
Era membro de diversas sociedades, entre as quais da Academia Real de Arras, que, em concurso promovido em 1831, premiou-lhe uma memória com o tema “Qual o sistema de estudos mais de harmonia com as necessidades da época?”.
Como pedagogo, o jovem Rivail dedicou-se à luta para uma maior democratização do ensino público. Entre 1835 e 1840, manteve em sua residência, à rua de Sèvres, cursos gratuitos de Química, Física, Anatomia comparada, Astronomia e outros. Nesse período, preocupado com a didática, criou um engenhoso método de ensinar a contar e um quadro mnemônico da História de França, visando facilitar ao estudante memorizar as datas dos acontecimentos de maior expressão e as descobertas de cada reinado do país.
As matérias que lecionou como pedagogo são: Química, Matemática, Astronomia, Física, Fisiologia, Retórica, Anatomia Comparada e Francês.
Mapa Astral
Com Sol, Lua, Mercúrio, Saturno e Urano em Libra, distribuídos entre a casa 12 e casa 1, O mapa de Kardec pode ser resumido em uma energia que entende o outro, no campo da espiritualidade e autoconhecimento. Segundo ana Lucia Vieira, “Kardec se destaca pela quantidade de planetas em Libra que teve: Sol, Lua, Mercúrio, Saturno e Urano. Todos esses planetas em Libra configuraram uma pessoa cautelosa, equilibrada e muito ponderada em suas observações. Kardec foi um pesquisador, mas antes de tudo uma pessoa com dotes estéticos e de muita elegância em sua manifestação pessoal. As pesquisas que efetuou não foram para causar revoluções em nada, simplesmente lhe inspiravam uma atitude ver coisas diferentes aparecendo na sociedade parisiense da época e que traziam dentro de si um contexto diferente da pura diversão que todos queriam dar a essas manifestações. Para um Libriano como ele, ordenar e classificar ponderadamente o que viu foi fácil e intenso, já que acabou dedicando sua vida a essa obra insana, no parecer de outros, mais racionais e colocados sob um prisma de crítica aos trabalhos espíritas que Kardec codificou“.
Vênus em Leão na casa 11 indica sua facilidade em participar e organizar tantos grupos de amigos e colaboradores, essencial para o trabalho a qual se propôs. Kardec tinha a Vênus em Leão e assim provavelmente relacionava-se com pessoas bem vistas na sociedade; buscava impor brilho a suas idéias e pautava com orgulho e brio as descobertas que percebia
Marte em Câncer; Júpiter e Netuno em Escorpião indicam uma facilidade para lidar com poder e grandes projetos, o que o ajudaria a organizar os milhares de questionários, coordenar as respostas e codificar toda a ciência do contato com o Plano Astral da maneira que fez.
Plutão em Peixes indica um ponto crítico na espiritualidade humana, o que também o auxilia em sua missão e, finalmente, Caput Draconis em Capricórnio-Aquário (Cavaleiro de Espadas), aquele que domina todo um sistema de regras a tal ponto que se torna capaz transcendê-las.

Este post tem 11 comentários

  1. Nats

    Acho que esse é uma das categorias que eu mais gosto no TdC, os mapas astrais.
    E dois dias seguidos com os mapas de dois mestres que admiro tanto é bom demais!!

  2. Barbara Brum

    esperava ha bastante tempo esse mapa! valeu!

  3. Leonardo Marques

    Buenas…
    Comecei a poucos meses em um C.E. onde o patrono da casa é o Dr. Lacerda (já ao Oriente Eterno), e como praticamente (creio eu como recém adentrando os estudos do espiritismo) todas as casa mais sérias tem seus estudos iniciais nas obras de Kardec, estamos vendo o seu Evangelho, e já vimos o livro dos Médiuns, logo na sequencia será o livro dos Espiritos, e assim o ciclo reinicia, e nas turmas em outro dia, tem mais três obras dele também, enfim, está tudo no cronograma de estudos, suponho eu pela Federação, e para trabalhar na casa, eles normalmente permitem após uns 3 anos e meio, após ter visto os evangelhos entre outros que não tive interesse de me aprofundar a conhecer pra tentar controlar a gula intelectual, mas retomando o assunto, percebo que sua existência alavancou os estudos e a própria sociedade Espírita (que não considero religião) e em sua última vinda a terra, como Allan Kardec, provavelmente ele adiquiriu o mérito de adentrar em suas diversas sociedades, entre ela a Maçonaria correto? Pois bem, e vida passada viveu entre Druídas, como tem uma citação na Wikipédia se não me engano, mas então a veridadeira dúvida. 1) Ele por muito tempo permaneceu com sua mediunidade desaflorada, e encerrou como um grande médiun, ou foi muito mais além, justamente por em outra vida já ter sido um iniciado, como fica sua cituação em reencarnações, ele provavelmente vai dar passos ainda maiores e sempre torna a ser um iniciado na próxima vida?
    2) Ele tem seu sol, lua, mercúrio, e outros em Libra, e foi um decodificador, pois desvendou mistérios e os apresentou a sociedade, mas eu achava que os ascendentes em Gêmeos utilizavam muito mais destas funções, justamente pela sua capacidade em línguas e comunicação, etc, eu tenho Asc, marte, júpites e NS em Gêmeos, e sol, mercúrio, vênus e NN em Peixes, enfim, sinto muito a necessidade de coomprieender as coisas e repassá-las, além de muito apegado ao meu lado espiritual do que ao lado ritualístico, apesar de sentir interesse, qual é voltado para esta área de codificar e decodificar, e divulgar, como podemos trabalhar esse lado mais apurado como esse exemplo o fez, sem acesso a grandes escolas, não ser um revolucionário, mas sim um iniciado e ainda trancender além destas barreiras?
    Que a Luz do Divino Reparador dos Mundos prossiga iluminando teu caminho.

  4. Diego

    Fico me questionando se o Kardec conhecia e a aceitava a Astrologia Hermética. Porque em seus trabalhos ele “refutou” a Astrologia, mas o mesmo espantalho de Astrologia que hoje em dia é refutado pela classe científica, como apontar a questão das constelações e o fenômeno da precessão…
    Claro que isso não muda nada seus méritos. Eu o admiro bastante..

  5. Juan

    Marcelo, ( ou quem quiser/puder ajudar) geralmente eu vejo mais comentários sobre a energia de capricórnio em cavaleiro de espadas (mista). Eu não consigo entender o que esse energia representa sozinha no entanto, a maioria das pessoas diz uma energia pratica, ambiciosa competitiva, voltada a estabilidade e etc. No entanto, apesar de ter Sol, urano, netuno e nodo norte em capricornio eu não me enquadro nenhum dos aspectos já falados obre essa energia. Com leão no ascendente e tudo dito acima na casa 5 é natural que não sinta isso? É algo um pouco confuso, porque a tendência é que, com o acumulo de planetas a energia seja mais forte. No mais, achei interessantissimo o lado pedagogo de allan, que eu não conhecia.

  6. Emmanuel

    @MDD – Ascendente representa as energias de Malkuth, ou o Plano material. Mostra a energia que a pessoa veio desenvolver no Plano material. Começa a se manifestar por volta dos 30 anos, quando a pessoa deve estar mais próxima das energias do Ascendente do que do próprio signo solar.
    Não seria o próprio sistema de casas que representaria Malkuth? A energia de cada signo se desenvolvendo nas 12 áreas da vida nesse Plano Material. Por que apenas a cúspide da casa 1?
    E por que por volta dos 30 anos?

    1. D

      Dois motivos possíveis :
      1 – Observação empírica.
      2 – Ciclo dos planetas. Todos os planetas passam pelo signo em que estavam quando você nasceu de tempos em tempos. Saturno, o planeta relacionado à Maturidade, à Sabedoria, à Missão de Vida e assuntos do tipo dá uma volta a cada 27-30 anos. É de se esperar que, nesse período, você esteja mais preocupado com “construir um futuro” do que “experimentar o presente”. Considerando que todos os outros planetas principais de personalidade (sol, lua, mercúrio, vênus, marte, júpiter) já vão ter completado suas voltas, é possível que a conclusão psicológica seja : “Eu já experimentei a mim mesmo o suficiente para desejar melhorar algo”. Sendo esse “algo” mais ou menos determinado pelo seu Ascendente, que dá uma influência sutil naquilo que te atrai e te interessa. Em outras palavras, você passa a dar mais importância para o Ascendente do que para o Signo Solar – você vive mais (e adequa sua personalidade e sua forma de viver) o que deseja construir do que o que você é.

      1. Emmanuel

        Obrigado pela resposta, D. Alguns esclarecimentos…
        1- Que tipo de observação empírica você está se referindo? Pergunto isso porque em astrologia as pessoas tendem a explicar que “algo é assim porque eu já observei”, e isso, embora não deixe de ser uma opinião válida, não é bem empírico. Observações desse tipo são muito passíveis de erro.
        2- “Sendo esse “algo” mais ou menos determinado pelo seu Ascendente”.
        O que diz que esse algo é determinado pelo ascendente?
        “você passa a dar mais importância para o Ascendente do que para o Signo Solar – você vive mais (e adequa sua personalidade e sua forma de viver) o que deseja construir do que o que você é.”
        Suponho que esse “construir” se deve pela associação do Ascendente com Malkuth, certo?! Mas volto a perguntar, todas as casas não têm o propósito de manifestar as energias dos planetas-signos na vida, em Malkuth? Se for nesse sentido de “construir”, por que não a casa 10? Casa de Capricórnio, signo cardinal de terra… muito a ver com construir, dar forma/estrutura (Saturno).

  7. Matheus

    Na sua opinião pessoal, Chico Xavier foi a reencarnação de Allan Kardec?

  8. Alfredo Carvalho

    Olá Marcelo, há dois dias atrás eu postei um comentário aqui que até agora está pendente de aprovação. Pergunto novamente: qual a fonte de onde você tirou o horário de nascimento de Allan Kardec? Abraço.
    @MDD – Do Astro. “Marcello Borges quotes a Brazilian biography with data from the B.C. The biography was written by Zeus Wantuil of the Federação Espírita Brasileira (“Brazilian Spiritist Federation”) “Birth certificate of Hyppolite Léon Denizard Rivail or Allan Kardec, his nom de plume, states that he was born at 19h of the eleventh day of vindimiary on the XIII year of the Republican Calendar. Since the XIII year started September 1804, Kardec was born October 3, 1804″ at 7:00 PM, as we saw. Also, his Baptismal record endorses this interpretation, now in more simple terms and not in the complicated Revolutionary calendar wording”.

  9. Mazzarin

    Aguarda a muito tempo este mapa, obrigado!
    Se puder faça um do José Herculano Pires, ele estudou muito a ciencia espirita depois de kardec.

Deixe uma resposta