Jesus, o Ateu e o Bombeiro


Observando a série de imagens belíssimas feitas pelo artista Stephen Sawyer e o mimimi geral dos ateuzinhos e crentes mais ortodoxos no twitter, cheguei à conclusão de que realmente é necessário um “algo mais” para que uma pessoa possa se considerar um ocultista ou alquimista.

A reclamação dos crentes católicos era que “é um absurdo que retratem Jesus fora da Cruz ou em uma situação onde ele não esteja sofrendo, porque isso seria ignorar que ele morreu pelos nossos pecados”. O mimimi dos ateus era “olha que absurdo colocarem um fantasma de Jesus guiando o bombeiro, essas coisas não existem! é um amigo imaginário do bombeiro”. Os evangélicos gostaram da imagem, mas certamente acham que ela deve ser algo literal.
Nenhum deles teve a capacidade de se aprofundar além do óbvio. Ou acreditavam naquilo literalmente ou achavam que era algo absurdo e sem sentido. Será que só um alquimista têm capacidade para se aprofundar e enxergar a beleza simbólica da imagem?
Uma das coisas que debatemos no Podcast do Descontrole (não acredito que você ainda não escutou!) foi a origem dos símbolos como forma de expressão do inefável, ou daquilo que não possui descrição. Estados emocionais ou sentimentais que estão em um patamar mais avançado de entendimento do que a língua ou símbolos.
Quando observo esta imagem, vejo um Bombeiro realizando sua Verdadeira Vontade e, como ele faz aquilo que ama, ele entra em comunhão com o Universo e se torna não um corpo, mas um veículo da realização de algo maior e mais importante, tal qual o Mago, nos Arcanos do Tarot, independente da sua religião ou falta de.
Estando diante de sua Verdadeira Vontade, o bombeiro se aproxima de Tiferet, a Beleza, e torna-se algo maior que ele, o Xristos. Esta sensação de estar completo e realizado não pode ser descrita em palavras; só alguém que ama aquilo que faz é capaz de entender isso.
É realmente uma pena que os pastores vão se utilizar de uma imagem tão bela para alimentar sua máquina de dízimos, deturpações e controle da mente das pessoas. E os ateus fundamentalistas vão se privar de uma bela inspiração artística. Resta aos ocultistas observar através do óbvio.
PS: a inclusão da Árvore da Vida na imagem foi idéia minha.

Este post tem 47 comentários

  1. jferreirabr

    Maravilha… Este mesmo brother ajudando o bombeiro, também está comigo na Adm+SuporteRedesTI e no palco/cantando/compondo, hehehehe…

    1. JULI

      E DISSE JESUS: EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA ;NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM.
      ELE LHES AMA, E NÃO QUER QUE PEREÇAM NO INFERNO PARA ONDE ESTÃO INDO . POR ISSO , ARREPENDAM-SE PORQUE ELE ESTÁ SEMPRE DISPOSTO A LHES RECEBER .
      SABEDORIA VERDADEIRA E NÃO ENGANAÇÃO DO diabo SÓ HÁ EM JESUS ! POIS ELE É O SENHOR, O ÚNICO QUE TEM TODO O PODER E NÃO HÁ OUTRO ALÉM DELE.
      FIQUEM COM JESUS CRISTO
      @MDD – adoro minhas leitoras paraquedistas…

      1. Vinícius Pedro

        o que seria de jesus sem o capslock?

  2. Felipe

    É sem dúvida uma belíssima imagem!
    Do tipo que da nó na garganta, ainda mais quando pensamos nos sacrifícios feitos por bombeiros em situações de calamidade como foi o 11/9 onde a imagem do sacrifício de Jesus certamente inspirou de fato muitos daqueles homens à se lançarem à morte de peito aberto.

  3. Glauber Correa

    Muito bom, realmente quando passamos a olhar as coisas “com olhos de ocultistas” tudo se torna mais belo, mais claro, e mais óbvio também. Só é uma pena usar esse ilustre personagem de nossa raça (Jesus, o Cristo) como Jesus Cristo (como se “Cristo” fosse seu sobrenome), pervertendo totalmente seus ensinamentos e fazendo com que a(s) igreja(s) se tornassem maior que o Cristianismo, é lastimável. Havia pensado como o DD, mas eu errei a associação com a Sephirot (pois associei a cena à Geburah). Mas realmente a associação com Thipheret é mais acertada.

  4. Remy

    Quem tem alma de artista “têm capacidade para se aprofundar e enxergar a beleza simbólica da imagem”.
    😉

  5. Totonho Paixão

    Prezado,
    Não generalize… Não dá pra pegar o depoimento de um ou outro católico e dizer que todo católico tem a mesma opinião …. Não existe em LUGAR NENHUM da doutrina católica alguma conotação de que Jesus deve estar sempre ligado a sua paixão. A paixão de Cristo foi sim MUITO importante, toda a questão da destruição do EU físico e espiritual, mas não é a única passagem considerada pelo catolicismo.
    @MDD – reclama com seus amigos catolicos do twitter, que criaram o problema com os evangélicos, não comigo!
    Seja humilde e não se coloque no lugar do “único conhecedor da verdade”, isso só ajuda o seu ego a controlar você. Tantas coisas boas acontecem relativas a união das religiões e você está usando este espaço para fomentar mais discórdia? Você já se perguntou em que você somou para o universo quando fez este post?
    @MDD – Pelo contrário, não estou me colocando como único conhecedor da verdade, mas sim como único que teve capacidade para olhar a imagem e não achar que era um Jesus Literal ou um amigo imaginário. Qualquer ateu ou religioso que compartilhe desta interpretação é mais que bem vindo para se declarar alquimista também, não é exclusividade minha!!!
    Sei que não devo julgar mas estou medindo com a régua que uso para mim e para tentar te levar algo que (acredito) possa somar.
    Gosto muito do site mas dessa vez parece que você postou depois de umas caipirinhas…. rs
    @MDD – Quem levou à discussão e briga entre religiões foram os católicos, ateus e evangélicos. Eu apenas coloquei a opinião deles e a minha opinião. Um alquimista vai conseguir aproveitar toda e qualquer religião, ciência ou ceticismo porque consegue enxergar além das interpretações literais e esta é a soma. Naõ estou xingando os ateus ou crentes, mas sim as pessoas de mente fechada que se dizem ateus ou crentes.
    Um abraço fraterno!
    Paz e bem,
    Totonho

    1. Phillipe

      Engraçado as religiões, primeiro dizem que os comentários de A ou B evangélico/católico não remetem a opinião deles. Poucas linhas substanciais e vazias depois o mesmo camarada toma as dores de toda população católica/evangélica.
      Vai entender ?
      Queria ter 1/3 da paciência do deldebbio para ainda responder. rsrs.

      1. Alan J

        De fato, haja insanidade! O cidadão devia se perguntar o que a falta de bom senso e discernimento dele soma pra humanidade, mas… Em mente fechada não entra Luz. E não são essas almas perdidas que nos treinam a paciência?
        Para o MDD deve ser até gratificante no fim do dia (rs).

    2. Roberto Vasconcelos

      “Sei que não devo julgar mas estou medindo com a régua que uso para mim e para tentar te levar algo que (acredito) possa somar.”
      É isso aí, vamos medir o tamanho de nossas réguas pra ver qual soma mais! xD
      Trollagens à parte, DD sempre desmistificando. A propósito, o podcast, meu, eu caía da cadeira de tanta gargalhada! E tive um insight sobre simbologias que, estranhamente, mesmo depois de tanto tempo estudando, ainda me faltava, olha só! xD
      Hail! \m/

    3. Alex Zednik

      Independente do grau de conhecimento intelectual, cada grau de evolução do espirito está associado a uma religião, os Judeus, os Catolicos, os Ateus, os Evangélicos, os Espiritas, os Ocultistas, os Agnosticos, etc…
      Não dá pra julgar ninguém, ninguém tem a resposta.

  6. TiagoMazzon

    Eu adorei os desenhos desse artista. Rendeu boas reflexões, como a citada nesse post. Achei principalmente legal a idéia de retratar o Xristos atualizado, em situações comuns da vida atual. Retrata-lo também como parte da humanidade, e não somente um algo separado, longe e difícil de entrar em contato.
    São desenhos que nos relembram que Jesus está mais perto do que imagina; talvez não literalmente, nem imaginariamente, mas sim, no interior de cada um de nós nas nossas atividades cotidianas, na forma como sentimos cada momento.

  7. Eduardo Nunes Pereira

    666, mas de qualquer forma alguns pastores estão fazendo a verdadeira vontade deles, infelizmente sejam deturpações, verdadeira vontade muitas oitavas abaixo.

  8. Phillipe

    Concordo plenamente @MDD, eu mesmo tive experiência parecida, ao trabalhar como administrador de uma indústria em minha cidade minha sentia vazio e perdido, fazia automáticamente as coisas, sem graça, após alguns meses resolvi pedir demissão e voltar a minha verdadeira profissão que é a de contabilista, a cada cálculo, cada balanço patrimonial fechado era o mesmo de comungar com os deuses, o êxtase é grande, porque tudo que é feito com vontade e boa fé gera ótimos frutos, diferente de quem faz as coisas mecanizadamente, que nada vai gerar para beneficio próprio, alheio e nem do universo que o cerca.

  9. Fernando (P.C.)

    Off-Topic:
    DD, o que você acha do livro “A Cabala”, do Papus? Recomenda?
    @MDD – Todos os livros do papus.

  10. Leigo

    DD, além do mapa astral e das 3 questoes… o que mais de coisa pratica voce recomenda pra reconhecer a VV?

  11. Rodrigo - SP

    Falando em imagem, simbolismo, iniciação, ocultismo … para reflexão :
    “Krishna, Hércules, Pitágoras, Buddha, Jesus, Apolônio e Chaitanya e suas vidas místicas. Cada um é representado com um Soter (Salvador) de origem divina, título conferido pelos antigos aos deuses, heróis e reis insignes. Todos, antes ou logo depois do nascimento, são perseguidos e ameaçados de morte (ainda que nunca sejam mortos) por um inimigo poderoso (o mundo da matéria e da ilusão), quer este inimigo se chame rei Herodes, rei Kansa ou rei Mâra. Todos são perseguidos; e finalmente se diz que, terminados os ritos de iniciação, foram assassinados, isto é, mortos em suas personalidades físicas, das quais se libertaram para sempre, depois de sua espiritual ressurreição ou nascimento.”
    HPB – A Doutrina Secreta – Vol. V

    1. Gnóstico

      Tem pessoas que usam isso como argumento Ateu , mas nunca pensam que : Não seria muita coincidencia a história de todos eles serem iguais ? claro que não , eles possuiam o mesmo conhecimento , isso tudo faz parte de um processo para iluminação , é só pesquisarem mais a respeito .
      não respondi nada pra você , só usei o assunto que você postou (:

  12. Roberto .'.

    Essa imagem me levou a uma reflexão um pouco diferente, como na música do Rush – Nobody’s Hero
    Hero — saves a drowning child
    Cures a wasting disease
    Hero — lands the crippled airplane
    Solves great mysteries
    Hero — not the handsome actor
    Who plays a hero’s role
    Hero — not the glamor girl
    Who’d love to sell her soul
    If anybody’s buying
    NOBODY’S HERO

  13. flasHQ

    O que eu vi: Jesus serviu de exemplo tão forte e presente para o bombeiro que ao fazer algo nobre como o representado ele está amparado por toda uma carga de esforço e auto-entendimento que é como se jesus (metaforicamente) estivesse com ele, afinal ele sustenta ele em sua força e entendimento para poder fazer tal trabalho…
    Ganho um doce pela minha interpretação?

  14. Então para acabar com qualquer discução vou revelar a verdade sobre o desenho!
    A verdade é que aquele de branco não é Jesus. Aquele ali é loiro demais pra ser Jesus. Aquele de branco é o Chuck Norris (pode conferir aqui http://www.google.com.br/search?um=1&hl=pt-BR&biw=936&bih=542&tbm=isch&sa=1&q=chuck+norris&oq=chuck&aq=1&aqi=g10&aql=&gs_sm=e&gs_upl=104063l105594l0l107485l5l4l0l0l0l0l562l1234l2-1.1.0.1l3l0) Jesus nunca sairia por aí pegando na mangueira dos outros!
    Mas o outro sim é Jesus! Sabiamente disfarçado de bombeiro.

  15. reginaldo

    Logo que comecei a ler o post, associei a imagem ao símbolo dos Templários. OS 2 cavaleiros e um cavalo. A união do Bombeiro físico com o “bombeiro espiritual” na busca conjunta de um objetivo único…
    Ainda não sou alquimista, mas eu chego lá!

  16. Flávio

    Legal,
    O sentimento trazido por essa imagem é estranho, um homem cercado pelo fogo completamente indefeso a não ser por sua mangueira e roupas, fraco, vulnerável, só. A sua esquerda e a frente o fogo é agressivo, maldito fogo, pode ser parte do processo natural da de renovação da floresta, mas provavelmente não, atrás o fogo chega sorrateiramente por baixo, a floresta parece estranha, turva, não se sabe o que há nas árvores, o que ele protege, parece inevitável o fogo alastrar-se.Coragem Homem!!!
    Mas há esperança :), tem um x-men simbólico capaz de dar forças além da sua capacidade, não sente o fogo ou a ausência de oxigênio (afinal é um simbolo de coragem e compaixão), ajuda a sustentar a mangueira e toca no ombro (o que é importante para quem percebeu a forma) dando também o apoio fraternal e emocional, suas vestes brancas, alvas mais que a neve remetem ao simbolo universal do mestre espiritual, sempre impecável e brilhante, mesmo na fumaça não uma mancha ou uma ruga de preocupação no rosto sério.
    Outro detalhe importante é que não há personagem central, ambos são a dicotomia do apoio moral nenhum está centralizado na imagem, mesmo estando o bombeiro em primeiro plano indicando estar próximo a quem vê.
    O conflito está nossa ideia pré-concebida do fogo como destruidor, do risco de exercer esta profissão heroica, do fogo no ponto cego aproximando-se pela esquerda, embora o Jesus esteja lá emanando calma e determinação.
    O que a imagem quer passar “emocionalmente” é claro pra qualquer um.
    Não precisa de um QI acima de 80.
    Mas devido a estupidez humana o que ela acaba passando no inconsciente coletivo já se transformou no velho jargão: Jesuis salvia irmão.
    O deusu tá sempri cunosco, aleluia. Mesmu quando nois tá discosta pra ele.Ô GLÓRIA.
    O que há de realmente “poderoso” tá fora da minha capacidade, não consigo rastrear além do óbvio, e nem quero, vai que eu fico uma semana sem dormir 🙂
    Abraços.

  17. Emmanuel

    pergunta fora do assunto…
    nos 4 elementos terra, água e ar geralmente quase sempre representam as mesmas coisas em diferentes autores ou sistemas, mas o fogo já vi muitos significados diferentes, de qualquer forma, geralmente é representdo como o espírito, mas quando se menciona o 5º elemento também costumam dizer que é o espírito. afinal o fogo representa o quê? e o 5º elemento?
    @MDD – o Fogo representa “Luz”, o Ar pode representar o “Invisível”, depende da cultura que voce esta estudando. Mas tem de enxergar atrás da cortina e ver que são apenas símbolos para os quatro pilares: Matéria, Razão, Emoção, Espírito (e Transformação, que permeia tudo).

  18. Marcos

    Onde anda a essência Crística nos dias de hoje?

  19. Andre

    Sou bombeiro, e antes de esta nessa função era cetico. Porem o contato com a morte e sofrimento de outras pessoas, e situaçoes de risco que ate hj me pergunto com sai me mostraram que tem algo mais.
    Se fizer uma busca rapida pela net se acha varias imagens de bombeiros junto a anjos ( espiritos de luz) e no meu entender e mais ou menos isso que acontece. E fato de se colocar Jesus junto a um bombeiro é uma forma de mostra que nunca estamos sozinhos.
    Como dizem Caju & Castanha na musica “Dia do Bombeiro”:
    “Um acidente de carro bombeiro vai ajudar
    Na esperança de vida Jesus também está lá”

  20. Henrique Vieira

    Boa noite!
    Realmente é muito bonita a imagem e seu significado. Ao vê-la adicionada da árvore da vida que o MDD colocou no canto rapidamente compreendi o significado proposto, da representação da verdadeira vontade do bombeiro.
    Porém, refletindo sobre a imagem eu acabei considerando outra interpretação, que não exclui a primeira. A imagem de Jesus auxiliando o bombeiro me lembrou das entidades que auxiliam as pessoas durante seus ofícios, como no caso de médicos que recebem auxílio espiritual durante a execução de procedimentos cirúrgicos.
    Abraços!

  21. Ricardo

    Obviamente que essa imagem é simbólica né DD… vc tá zoando que teve gente que achou que a) é literal; b) não deveria ser, pq Jeshua só pode aparecer SOFRENDO; ou c) não deveria ser feita, pq é um mito que não foi comprovado etc etc.
    Só sendo muito BURRO ou CEGO (ou ter se auto-cegado) pra ver que é uma imagem representando a união entre a Verdadeira Vontade do bombeiro com o Divino – mesmo que a pessoa não use esse palavreado que nós conhecemos.
    Basta ver essa ilustração e sentir. Não precisa nem entender, basta compreender.
    (Esclareço que não sigo o twitter e me mantenho bem longe de discussões céticas-salsinhas e evangélicas-cegantes.)

    1. Ricardo

      Completando o pensamento, se o autor quisesse ser menos óbvio, ele podia colocar o bombeiro em sua função somente com uma luz irradiando do seu coração (ou chakra cardíaco).
      Aposto que muitos iriam se sentir inspirados pela imagem sem nem saber porquê… 😉

  22. Varlei

    Muito bela a imagem, com certeza!
    Outra coisa que me veio na cabeça Tio, você deve possuir um exercito de amparadores, mentores e seguranças no astral né? Deve ter muita gente interessada em te ferrar, seja você ou a família né?
    Afinal, eu sou um dos que você guiou nesse caminho e deve ter muita gente fula da vida.
    Adianta nas minhas mentalizações, no culto no Lar que faço eu desejar proteção para ti e para teus entes queridos? Estou sempre fazendo isso à todos aqueles que já me ajudaram em algo.
    Paz Profunda!

  23. Gustavo Costa

    Otima imagem !
    Vai haver outras que não retratem necessariamente Tiferet ?
    Abraço

  24. Álvaro

    Outra imagem deste artista que rende uma boa discussão é a “Calvary”.
    Abraços.

  25. AD&D

    É um Apana Mudra na mão do bombeiro ali?

  26. César

    Só tem que tomar cuidado com essa história de “é tudo simbólico” e pronto acabou, não vai além do simbolismo.
    Porque como a gente aprendeu naqueles textos do tio DD, o simbolismo representa algo que também está em outro plano, e essa egrégora também influencia, embora não do jeito que os crentes acham.
    Nem literal (deuses barbados que controlam o mundo) nem imaginários (que só existem na cabeça de quem pensa). Procede ?

  27. nikollas:.

    São lindos desenhos mesmo.
    Quando vi no UOL (acho), fiquei imaginando quanto tempo eles apareceriam por aqui. =)

  28. Fabricius

    Seria correto dizer então que Jesus, nessa pintura, poderia retratar a força a seu favor que pessoa recebe do universo quando está diante da sua Verdadeira Vontade?

  29. Paulo

    Agora a minha interpretação:
    Vejo Oxalá (fé, divino) servindo de guia para o humano (espírito em evolução) controlar seu fogo (Xangô, justiça, instinto), com o equilíbrio da água (Oxum, amor, paz). Yin e Yang em sintonia através do divino. Somos caminhos para “Deus”, assim como “Deus” nos faz caminho.
    É por aí pessoal =]

  30. Takeru Nid

    o cristianismo como sempre tentando apagar incêndios.
    obs: 520
    5 + 2 + 0 = 7
    Seth é o deus de tudo que não presta no Egito.
    Não tem nada a ver o que eu disse?
    muito menos essa imagem aí

  31. Lucas B.

    Eu tenho uma repulsa, um tipo de pré-conceito, de imagens que ilustram/trazem/contém Jesus. Acho que acabei pegando isso das igrejas católicas e centros Kardecistas, que as idolatram.
    Na verdade eu não usei mais de cinco segundos para entender a imagem e já comecei a ler o texto. Só quando terminei de ler o texto que realmente voltei e meditei sobre a imagem. Que legal, para mim ela têm até mais sentido e significado do que está escrito. Eu a senti, e isso foi muito bacana. E principalmente, estou revendo esta minha mania de ignorar imagens que têm Jesus. Como é bom aprender e apesar de tudo estar aberto para novas experiências. Grande parte disso aprendi por aqui… valeu Marcelo.

  32. Priscila

    Um dos maiores presentes dessa existência (pelo menos para mim) é ter a certeza de que isso é real e pode acontecer com qualquer mortal que tenha fé, do tamanho de um grão de mostarda.

  33. João

    Como vocês podem ter tanta certeza assim que é um carpinteiro que tá ajudando esse bombeiro . Certamente é o grande Brahma que está guiando essa pessoa . Brahma não admite que as pessoas venerem outros deuses,obviamente falsos,por isso vocês queimarão eternamente no inferno por não denunciarem essa blasfêmia .
    @MDD – Putz… ateu querendo se passar por crente é o fim da picada de ridiculo kkkk Estuda mais sobre Brahma antes de comentar…

    1. Ian Gil

      Cara, BRAHMA pra mim é aquela cerveja (aliás, ruim pra cacete… Preferia o guaraná deles).

    2. Pequeno gafanhoto

      João, eu sou bombeiro a 13 anos, e vou compartilhar uma coisa com vc, se vc cagar para o que eu vou falar tudo bem, posso conviver com isso, (acredite, nem é uma pretensão minha trazer a vc o estalo de Vieira c/ o meu comentário) MAS na hora que o está tudo derretendo a sua volta vc tem duas opções, usa o que tem a seu favor ou foge e se lamenta. Tudo vibra, vc concordando com isso ou não, eu acredito que sim, Algo está comigo, pq não aceito ir para o Hel. Jesus, Exu Caveira, a Grande Bule de Chá Celestial vão me ajudar a ser merecedor de entrar nos portões de Valhala, eu aceito o preço e obviamente aceito ajuda. Fechar os olhos é uma opção temporária. Boa sorte em seus incêndios. Nos vemos no Ragnarok, eu, vc, Tio Marcelo e qualquer outro ser que teve a absurda despretensiosidade de ler até aqui. 🙂

  34. Mariana

    Kamelot – Center of the Universe
    http://www.youtube.com/watch?v=3wRreoNRGwk
    Move slowly
    Beyond the colors of my eyes
    Move slowly
    Into the corners of my mind
    Rising like the Pegasus
    Each and every one of us
    Released
    Islands in the sea of dreams
    Always searching harmony
    And peace
    All we find
    Reject our mind
    Don’t you wonder why
    If the war by heavens gate released desire
    In the line of fire someone must have known
    That a human heart demands to be admired
    Cause in the Center of the Universe
    We are all alone
    Show me sign of paradise
    A place we all would like to go to
    Tell me what to sacrifice
    So there’s a chance for me to want you
    All I find
    Reject my mind
    And I wonder why
    If the war by heavens gate released desire
    In the line of fire someone must have known
    That a human heart demands to be admired
    Cause in the Center of the Universe
    We are all alone
    I have a tale to be told won’t you listen tonight
    Follow me into the core of the fountain of light
    Try to imagine that hope is our ship for the soul
    (Over the ocean the quest of your life lies ahead)
    Maybe together we’ll find there’s a place for us all
    (Follow the star in your mind, sail along sail along)

Deixe uma resposta