Hellblazer – Constantine


Um dos quadrinhos que eu mais recomendo é Hellblazer , título das histórias do famoso Mago John Constantine , uma das séries mais longas da Vertigo.
Constantine foi abençoado desde sua criação , afinal foi criado por Alan Moore e mais tarde passou por outros excelentes escritores e desenhistas.
Ele apareceu pela primeira vez em Swamp Thing , o Monstro do Pântano , como personagem secundário quando o Alan Moore assumiu e mudou completamente a revista , aliás recomendo Monstro do Pântano , e ainda vou falar dessa HQ aqui.
Logo ele ganhou uma revista só pra ele com o nome de Hellblazer.
O título Hellblazer era para ser na verdade HellRaiser , mas como já existia um filme de terror com o nome foi decidido usar Hellblazer.
Na ideia original era para ser uma HQ de terror , mas o estilo fica meio como de aventura e suspense.
 
Em Hellblazer você pode encontrar muitos temas diferentes por edição , são alguns deles são : xamanismo , mitologia , voodoo , radiestesia,  I ching , projeção astral , uso de drogas para acessar outras dimensões , pactos , evocações , deuses , egrégoras , arquétipos , anjos, demônios , demônios feitos do inconsciente coletivo , sincronicidade,  histórias bíblicas  , conspirações governamentais , camelot/Merlin/Rei Arthur  , maçonaria  e muito mais.
 
A história de John e ocultismo começa antes mesmo dele nascer , pois muitos dos seus ancestrais já eram ligados com magia.
Ele é um homem loiro , fumante , adora uma cerveja de preferência Guinness e não é tão anti-herói quanto alguns textos da internet dizem , porém na maior parte das vezes acaba por envolver pessoas inocentes em suas tramas , fazendo ele carregar algumas mortes na consciência.
Constantine na maior parte das vezes usa originalidade para resolver seus problemas , e apesar de ter dons muito úteis ele os usa raras vezes  , um exemplo dessas habilidades é a Hipnose e em alguns capítulos ficamos sabendo que ele é sensitivo também.
Cada capítulo tem em torno de 26 páginas , isso sempre deixa o leitor com aquela sensação , de “Já Acabou?”.
As histórias são meio que narradas por John , uma estratégia que faz o leitor entender melhor alguns fatos , com eles sendo “explicados” , tudo com uma pitada de humor e com excelentes frases e tiradas de John.
Uma coisa que também ajuda Hellblazer ser um grande sucesso é o sistema em que os capítulos são criados , que na maior parte vezes não são relacionadas uns com os outros , isso ajuda um pouco em relação as vendas pois você não deixa de comprar uma edição porque perdeu outras , uma estratégia muito presente na editora vertigo , mas é claro que tem momentos em que uma edição tem continuação em outra.
 
Gosto de deixar claro que no universo de Constantine , basta você ter um Grimorium Verum e você pode evocar qualquer entidade e essa vai aparecer para você toda bonitinha , por isso mesmo não podemos esquecer que é um mundo de “fantasia” , apesar disso vemos conceitos ocultistas presentes tipo como a diferença entre Lúcifer e o Diabo.
 
Entre os diversos escritores e ilustradores de Hellblazer temos , Jamie Delano , Garth Ennis  , Neil Gaiman , Grant Morrison, Warren Ellis , e outros mais.
Além disso as capas de Hellblazer são verdadeiras obras de arte.
Dica : Quando for ler Hellblazer , abra o Google e procure as palavras interessantes ou nomes que não conhece você pode aprender muito assim.
 
Atualmente Hellblazer esta sendo distribuído pela Panini que assumiu boa parte das HQ´s do Brasil  , mais já passou por muitas editoras e como foi dito no começo a série é uma das mais longas já passando de 275 edições.
 
Em 2005 foi lançado o filme com o nome Constantine adaptado dos quadrinhos , foi um sucesso de bilheteria e foi feito para agradar tanto quem goste do tema Magia , como também religiosos , tanto agradou  que uma cena do final do filme foi usada em uma propaganda da igreja universal , mal sabem que o filme foi baseado em uma HQ de tema que eles repudiam (John Constantine é mesmo muito irônico).
 
Apesar disso não acredite em nada do que eu disse , vá ler Hellblazer e tire suas próprias conclusões!
Outros Textos da Coluna de Quadrinhos
Lembrando que anotei os pedidos para novas postagens e aos poucos vou colocar aqui , só quero que vocês tenham paciência , pois é apenas uma postagem por mês e agradeço aos comentários na última postagem.
 
Abraços!!
 

Este post tem 33 comentários

  1. raph

    Você tem que falar de Promethea um dia, o problema é caber num post só 🙂
    @Yuri – Tem o mesmo problema com Alan Moore hehehe , mas vou falar sim , só vai demorar um pouco!

  2. arthwr

    Pow, achei massa seu tema de postagem e a própria em si, mas tenta dar uma ajeitadinha no texto. Tirando essa falha ficou interessante, até fiquei com vontade de ler o HellBlazer, vou procurar. o/
    @Yuri – Obrigado pelo aviso realmente tinha muita coisa errada!

  3. Emerson

    Keanu Reeves não foi uma escolha muito boa para o papel de Constantine. Muito bom moço e contido, talvez tenha sido o máximo que o Hollywood pudesse mostrar pro público geral.
    @Yuri – Era pra ser o Nicolas Cage , mas depois ele pulou fora.

    1. Leon

      Nossa,Nicolas Cage ia ficar pior ainda >.<.
      Gostei do palpite do Comic Book Movie, colocando o Kevin McKidd como Jhon. o Tim Robins jovem e loiro ficaria mto bom tmb,o rosto dele é bem similar ao Jhon das capas do Tim Bradstreet.
      O filme do Keanu,apesar das gritantes alterações desnecessárias,é um bom filme no geral.Colocou vários elementos que os fãns poderiam identificar e vibrar um pouco.
      Mas acho que um reboot(ja que reboot ta na moda)com um filme 18+ seria o ideal.
      @Yuri – Concordo com você em tudo Leon , até disseram que ia sair uma continuação do filme para maiores de 18 , mas isso já faz tempoooo.

  4. Phillipe

    Tem um site que eu baixei todas as edições desta revista, não li nenhuma, falta paciencia de ver os quadradinhos, gosto mais de livros.
    @Yuri – Eu gosto dos dois , o complicado é ficar lendo no pc.

    1. Leon

      Eu baixei um pack com 175 edições e especiais.Li boa parte,mas o comecinho,apesar de ter historias interessantes,como a dos Yups negociando almas na bolsa de valores,é meio lento.Só mais pra frente começa a manter o nível.

  5. Gustavo Costa

    Otimo ! O Alan também escreveu o fim de Superman não foi ? Vou procurar comprar Hellblazer ou acessar online de alguma forma.
    @Yuri – Escreveu sim , na verdade muitos mataram o Superman , mas Alan fez algo diferente.

  6. filhão

    Alguem posta o link do download ?
    @Yuri – Olha não sei se posso colocar links para download , mas você pode achar facinho na internet para baixar!

    1. Vagner Abreu

      Olá
      O Blog V de Vertigem possui Hellblazer para Download.
      Essa e outras outras de HQ Ocultista.
      A demais, procurem compra o encadernado da Panini Comics que saiu esse mês com as 1ª histórias do Constantine… Parece que vai virar série mensal.
      PAX!

  7. Bruno Mais

    Uiá, uma coluna que faltava no portal!
    Vida longa e próspera!
    Yoa, Constantine , eu tô deixando pra ler no meu futuro Tablet/reader que desse fim de ano não passa!
    [ ]’s
    @Yuri – \m/

  8. paulo yoconbo

    Engraçado que a panini acabou de lançar um encardenado com as primeiras 6 edições ,vale apena aproveitar e comprar Né?Ainda acho melhor ler um bom e velho quadrinho impresso do que ler no computador , e ler livro então nem se fala .

  9. paulo yoconbo

    Engraçado que a panini acabou de lançar um encadernado com as primeiras 6 edições ,vale apena aproveitar e comprar Né?Ainda acho melhor ler um bom e velho quadrinho impresso do que ler no computador , e ler livro então nem se fala .
    @Yuri – Claro que vale a pena!

  10. André Ricardo C. Pereira

    E Monica vai rolar? Desde os primórdios a turma do Mauricio coloca temas ocultistas disfarçados de histórias infantis….

    @Yuri – Pensei que ninguém ia falar isso….
    Bom dependendo do que você entende por ocultismo pode ter sim , nunca se sabe.
    Mônica Jovem também?

    1. flasHQ

      é verdade, sempre rola anjos, demônios e vida fora da matéria (fantasmas) de uma forma simplista e natural!

  11. IndoMitus

    Bah, Constantine é nota 10, só perde pro meu favorito que é a HQ Lúcifer do Gaiman, muito parecido no estilo e até o personagem lembra um pouco o Constantine.
    Eu gostei do filme do Constantine, é BEM diferente da HQ, começando pelo ator moreno e terminando por um Lúcifer moreno também, xenofobia capilar dos produtores.
    Turma da Mônica ocultista, wtf?! Esse seria um post MUITO interessante, nunca percebi nada e lia direto quando criança.
    @Yuri – “xenofobia capilar” adorei e concordo.

  12. André Ricardo C. Pereira

    Puxa, ainda não li a Mônica Jovem (tmb confesso que faz tempo que não leio a clássica).Mas vai saber? Existem Invisíveis onde menos se espera…
    Fraternalmente,

    @Yuri – Pois então André , agora falando sério , também faz um tempão que eu num pego numa revistinha da TdM , mas já me mandaram algumas imagens que tem na internet de umas histórinhas onde chegam perto do tema.
    Tem até um da Magali que ela faz projeção astral e outro onde se fala de reencarnação , mas num passa disso , o resto que eu vi são de sites evangélicos, vendo coisas que eles querem ver ou de blogs que colocam isso pra atrair visistas e quando você entra lá num tem nada de mais.
    Mas nunca se sabe né…

    1. Leon

      Essa historinha da Magali fazendo projeção astral é famosa,tem até uma versão em “audio” no You Tube:
      http://www.youtube.com/watch?v=sK_lqNcJ6aI
      É bacaninha até.
      @Yuri – É essa mesmo , a pessoa que escreveu entendeu um pouco de projeção astral.

  13. karen

    o/ maassa Y 😀
    @Yuri – \o

  14. flasHQ

    Abordará mangás? poderia fazer uma matéria geral sobre como é presente a filosofias encarnacionistas neles ou falar em especifico de títulos como Fullmetal Alchemist, Shaman King ou as animaçõs como princesa Mononoke e etc… Ou não faz parte de seus interesses?
    @Yuri- Mangás vão ser abordados sim , só tem que esperar um pouquinho porque só tenho uma postagem por mês, aqui.
    Se você quiser indicar mais alguns eu agradeço.

    1. Leon

      Acho que o Mangá mais rico em Ocultismo,Mitologia,Religião e Filosofia de um modo geral,é o Shaman King.O Hiroyuki Takei demonstra um conhecimento altíssimo sobre esses temas,e sabe colocar de modo criativo no manga.
      “Tudo ficara bem” -Yoh Asakura

  15. TheV3n0m

    Valeu Yuri,
    Só para registrar, Contantine aparece no 1º número de Sandman, e mesmo o Senhor dos sonhar considerava Contantine um mero mortal, antes de conhecer John.

    @Yuri- o Sandman também aparece em Hellblazer , acho que mais de uma vez , lembro de uma que o John está cantando “Enter Sandman” e vemos o Sonho indo embora.
    Depois em Sandman entendemos a história.

  16. Roberto .'.

    Yuri, você que é entendido de quadrinhos, qual seria a continuação cronológica do Hellblazer: Original Sins??? Ouvi dizer que era The Devil You Know, está correto? E se está, aonde diabos eu acho para comprar???

    @Yuri – Você deve tar falando das revistas em forma de livro que vem com várias edições juntas , a sequencia é essa mesma , no Brasil o “Demônio que você conhece”.
    A ordem é essa no inglês : Original Sins , The Devil You Know , The Fear Machine , The Family Man , Rare Cuts , Dangerous Habits , Bloodlines , Fear and Loathing , Tainted Love , Damnation’s Flame , Rake at the Gates of Hell , Son of Man , Haunted , Setting Sun e Hard Time.
    Fonte : “Wikipédia.ing”
    Procurei onde vende mais não encontrei a sequência , apenas o Original Sins vendendo lá na Panini , pode ser que alguém aqui saiba onde vende , então fica ligado nos comentários , caso eu descobrir e demorar eu te mando um e-mail!

  17. César

    Tem um filme que é considerado o verdadeiro filme do Hellblazer por alguns fãs, o nome é Coração satânico (Angel Heart, 1987) e o personagem parece muito com o Constatine.
    O trailler para quem se interessar:
    http://www.youtube.com/watch?v=DTC9Lt3hiWo

    1. Libano

      Não vi o filme mas pelo trailer dá pra perceber uma semelhança grande entre os personagens hehehe

  18. Luiz A

    Constantine é praticamente onipresente no universo Vertigo…
    Na série livros de Magia, se não me engano, logo no começo de série, Constantine faz uma participação devéras perturbadora!
    Falando nisso, esta série também merece pra lá de um post, não?
    Parabéns Yuri, vida longa a coluna!
    @Yuri – Livros de Magia vai aparecer sim!
    Mas por enquanto dá uma lida no resumo das 4 primeiras edições.
    Livros de Magia
    Abraços!

  19. Remy

    Conheci ele na revista Monstro do Pântano – O Celestial e o Profano.
    Monstro do Pântano… Eu lia as revistinhas na minha infância quando foram lançadas pela editora abril. Depois fiquei muitos anos sem ler nada. Isso até alguns anos atrás, quando comecei a lembrar sem parar do homem-vegetal. Lembrava todo dia mas não entendia porquê. Um belo dia vou a banca e encontro a série à venda. Que intuição, heim?!
    vou aguardar o próximo post…
    @Yuri – Bota intuição nisso rsrsrs , muitas vezes isso ocorre comigo também.

  20. Artemis Hécate

    Interessante e perfeitamente detalhado, pois às vezes uma palavra abre um leque de conhecimento o que p/os buscadores tem sempre gostinho de quero mais…
    Abençoado seja Yur!

  21. Vinícius Pedro

    pretende falar sobre preacher?
    @Yuri – Pretendo sim!

  22. Sérgio Silva

    Cara, também conheci Constantine na revista do Monstro do Pântano e quanto ao filme, também achi que a interpretação do Keanu Reeves foi muito contida e tensa. Faltou o humor característco de Constantine. O único momento em que se reconhece algo do personagem das HQ’s é o gesto que ele faz para o Diabo no final do filme.
    Também gostei desse espaço e das resenhas. Voltarei a ler mais coisa por aqui.

    @Yuri – Sem Bem Vindo Sérgio!
    Realmente o filme não agradou muito quem leu a HQ , dizem que vem uma continuação do filme , quem sabe dessa vez ele venha mais relacionado a HQ!

  23. Hanna

    Oi, Yuri! Grande post! Dá vontade de reler!
    “Além disso as capas de Hellblazer são verdadeiras obras de arte.”
    Tim Bradstreet!
    Yuri, os trabalhos desse cara são geniais, altamente realistas! #fã
    Os personagens do Hellblazer também são realistas, e vão mostrando toda uma bagagem. Você percebe o detalhamento, mesmo em poucos quadros.
    O teu convite para ler e ir pesquisando no Google as palavras da HQ, maravilhoso! Aprendizado.
    Vale a pena todo mundo aqui (re)ler o John!

Deixe uma resposta