Dia de Maria Madalena

Antiga celebração de Maria Madalena, na França.
Nesta data mulheres de todos os lugares peregrinavam a uma gruta e, diante de um altar, pediam à Santa que lhes ajudasse a arrumar namorados ou maridos.
Segundos os evangelhos Gnósticos, Maria Madalena era a companheira de Jesus, conhecida como Maria Lúcifer, na acepção correta deste nome (Lúcifer como doador da luz). Após a morte de Jesus, Maria Madalena tornou-se a líder dos Gnósticos, competente e respeitada, até que o Apóstolo Paulo proibiu a participação das mulheres na Igreja para liderar, oficiar ou ensinar, transformando a igreja aberta de Jesus em uma instituição patriarcal e exclusiva.
Madalena foi morar na França, perto de Marselha.
Lá se estabeleceu em uma gruta, levando uma vida eremita, curando e ajudando pessoas.
A gruta onde Maria Madalena morava costumava abrigar antigos rituais de fertilidade dedicados à Deusa

Este post tem 4 comentários

  1. Henrique Estrêla

    Marcelo,
    Os seus últimos posts tem trazido informações que aguçam a minha curiosidade e
    como consequência pesquiso no blog e surpreendo-me a cada post relacionado que encontro. Em se tratando deste post, posso considerar esta imagem como um dos símbolos que são apresentados no curso de “Simbolos e Imagens da Alquimia”?
    Se sim, obviamente que saberei o significado da pomba atrás de Maria Madalena.
    Apenas mais um questionamento: A mão esquerda dela tem dois dedos unidos voltados para cima, o que pode representar, na imagem, algo que aponte para baixo?

  2. DaniPepper

    Uma das figuras que mais admiro e a que mais sofre com a deturpação dos crentes… 🙁 . Agora posso dedicar um tempo nesse dia para admirar sua história. Obrigada tio DD por postar :D.

  3. Daniela Reis

    Até hoje vemos o costume de representar uma santa em uma gruta, na igreja católica, na igreja aqui perto, dedicada a santa Luzia, tem uma gruta artificial logo na entrada, do lado esquerdo, com uma imagem da Santa dentro dela, e já vi o mesmo em outras pela capital, geralmente dedicadas a alguma santa chamada Maria.

    1. luiz

      é mesmo, aqui tbm tem. acho q os católicos fazem “práticas mágicas’ sem saber. Aliás, até os crentes fazem. vi um video q enquanto uma leva enorme de evangelicos entrava em um templo pastores ficavam na porta fazendo “passe” que eles chamavam de algum outro nome de jesus. era engraçado pq eles passavam as maos sobre o corpo “retirando” as energias, mas era muito rápido, tipo um ou dois segundos.

      hm

      percebe q a madalena é sempre ruiva? igual venus.

Deixe uma resposta