Dez Conselhos de Magia Prática

Esclareço logo que: Não tenho a intenção de ensinar a ninguém como viver a própria vida. A única intenção é compartilhar lições importantes sobre compreensão de si e da vida no sentido amplo, e espero que isso venha a servir como uma fonte de inspiração para você.

Acredito honestamente que uma das melhores coisas da vida é saber que sempre podemos nos desenvolver mais e adquirir maior consciência de nós mesmos e assim expandir nossa realidade e percepção. Podemos ser melhores, mas felizes e mais sábios a hora que desejarmos. É apenas questão de escolha.

Cada uma das lições possui um valor único. Os conceitos aqui compartilhados são anotações pessoais, trabalhos de grandes pensadores e consultores de desenvolvimento pessoal e motivação.

A vida é uma conseqüência das escolhas que fazemos diariamente. A combinação dessas escolhas é que define nossa realidade e influencia nosso modo de lidar com nós mesmos e com o resto do mundo.” – Ulisses Freitas


1• Aprenda a ter consciência daquilo que é importante em sua vida e o que não é. Não desperdice seu precioso tempo e energia em coisas que não irão te levar a lugar nenhum. (Não falo de Hobbies, e sim de coisas que não possuem direcionamento). Procure entender o poder de escolha que você tem em sua vida e saiba decidir quais portas abrir e quais fechar e, assim, quando tomar um caminho errado, será humilde o suficiente para assumir seu erro e refazer as coisas com cabeça erguida.

2• Não projete sua força ou fraqueza nos outros. Elabore uma lista de todas as pessoas que você admira e as características que você admira nelas. Elabore outra lista com as pessoas que você odeia e coloque nessa lista as características que você menospreza nessas pessoas. Após isso, observe as características que você admira e também as que você menospreza e perceberá que estará olhando num espelho. As características que você deprecia são aquelas que você menos gosta em si, as que você teve/tem. As características que você admira são as que você não está permitindo desenvolver em você. Não projete isso nas outras pessoas, torne-se responsável por isso.

3• Você nem sempre irá conseguir aquilo que quer. Como Mick Jagger disse: “Você nem sempre consegue o que quer, mas se tentar, algumas vezes você encontra o que você precisa.” Olhe ao seu redor e aprenda a valorizar tudo que tem em sua vida, aprecie as coisas que você tem agora, sim você pode não ter tudo, mas algumas pessoas não tem nada.

4• Não rebaixe alguém para outra pessoa. Um Homem honrado não tem um comportamento infantil como esse. Se você tem problema com alguém, tome coragem e fale.

5• Sorria, mesmo quando tudo for tristeza. David Deida diz: “A man should lie with a hurting heart rather than a closed one”. Normalmente abraçamos o prazer e nos fechamos para a dor. Isso é um erro, pois “quando a casa cair” e só restar uma dor profunda, abrace-a inteiramente, mantenha o peito aberto. Encare diretamente seu sofrimento, sem medo, sem esperança. Aquele que se fecha para seu sofrimento próprio trava-se também para a alegria, para o êxtase, para o amor e, principalmente, para a dor e sofrimento de sua(s) parceira(s).

6• Valorize seus amigos da mesma forma que eles te valorizam, lute por aqueles que lutarem por ti, reconheça-os e defenda-os quando necessário, mas para aqueles que não fazem o mesmo por você, afaste-se, pois esses não são seus amigos e alguns nem sabem o que é amizade verdadeira.

7• Orgulhe-se de quem você é e de onde veio, pois ninguém é melhor que você e nunca será, pois cada um tem seu valor. Como homem, amigo, irmão, filho, pai e etc, você é e sempre será insubstituível.

8• Jamais compare sua vida ou seu nível de sucesso com outras pessoas, pois você não tem idéia do que eles têm feito e eles não sabem o bem que você faz e o mal que você evita fazer, compare sua vida e sucesso apenas com seu passado, tudo aquilo que já fez e deixou de fazer para chegar onde está hoje.

9• Mostre quem você realmente é sendo honesto com si mesmo e com aqueles que te cercam, não tenha medo de dizer aquilo que DEVE ser dito, aquilo que pensa e aquilo que os outros pensam, mas ninguém tem coragem de falar, mas saiba expressar-se de modo justo, seja em relacionamentos familiares, relacionamentos amorosos ou amizades, isso é realmente manifestar seu caráter, e acredite as pessoas gostam e irão respeitá-lo ainda mais por isso.

10• Descubra seu propósito de vida e continue nele. Nesse tempo onde a tecnologia reina e com explosão demográfica, opções, possibilidades e escolha são milagres e ao mesmo uma agonia. Estamos vivendo em uma época em que as escolhas são simplesmente infinitas, vários objetivos, metas, influencias externas o tempo todo e isso costuma causar uma confusão mental enorme em nós, pois diante de tantas possibilidades não conseguimos fazer uma escolha e permanecer nela, muitas vezes pensamos: “Nossa! O fulano está fazendo isso, talvez eu devesse seguir esse caminho também…” E mudamos totalmente nosso rumo, por diversas vezes acabamos por nos perder. “O homem que caça dois coelhos não pega nenhum.” – Confúcio.

Retirado de: http://abcimaginario.blogspot.com.br/

Este post tem 18 comentários

  1. Fabricio

    Obrigado por compartilhar tais lições: acabaram sendo um ótimo presente de aniversário para mim.

    Grande abraço!

  2. Marco Aurelio

    Nossa, esse texto não poderia ter aparecido em melhor hora! Parabéns!!

  3. Caboclo da Mata

    Gratidão.

  4. Lorena

    Adorei o texto. Muito obrigada.
    abs

  5. Alagacone

    Precisava ter lido isso. Obrigado!

  6. Leonardo Pires de O. Silva

    Perfeito, cara.
    Terceira ou quarta vez que eu entro aqui e “acidentalmente” encontro um artigo “feito sob medida”.Parece um oráculo. Rsrsrs…
    Se fosse combinado não dava tão certo.
    Obrigado por compartilhar mais esse texto.

  7. Roberto Vasconcelos

    Nuff said. xD

  8. A.

    Apareceu na melhor hora pra mim. Hoje a madrugada foi de bad, e sinceramente, não consigo achar uma visão de futuro onde me complete. Estou vendo toda a minha geração começar a se formar, e eu já comecei e abandonei várias coisas… me sinto meio sem rumo, e me pergunto qual é a fórmula para descobrir a verdadeira vontade. Aprendi que não devo pensar muito, devo simplesmente fazer. Só é assustador pensar até onde isso irá me levar…

  9. Nats

    Acho incrível que quando me sinto “perdida” ou precisando de algum conselho, eu venho ao blog e acho uma postagem com coisas que eu realmente deveria ler/ouvir, não é a primeira vez… demais marcelo!!

  10. Roberts

    Excelente texto!

    com relação ao segundo conselho….. uma vez me peguei “pensando mal” de uma pessoa por um de seus defeitos para pouco tempo depois descobrir que aquele defeito era meu também… :/ true story…

  11. Fauno

    Gratidão Pela luz!!

  12. Eduardo

    Grato, veio no momento segundo, minuto, hora, dia, mês e ano certo! 🙂

  13. Felipe

    Ótimos conselhos D.D, principalmente o 8, muito profundo apesar de não parecer à primeira vista pois às vezes ficamos comparando o salário com o do colega de repartição, o carro com o do vizinho e nos sentindo injustiçados…

    Legal ver que a maturidade iniciática que você está conquistando cara, continua mandando esses textos pra nós.

    Um TFA

  14. Marcio Homem.´.

    Pílulas de Sabedoria… Já há uma colecao de pequenos livros com esse título, mas nao me ocorre um mais adequado. Parabéns, Marcelo, pela simplicidade e concisao do texto.

  15. Gabriel

    Fiquei matutando o conselho 6, mais precisamente na passagem que diz ”mas para aqueles que não fazem o mesmo por você, afaste-se, pois esses não são seus amigos e alguns nem sabem o que é amizade verdadeira”.
    Não sei se enquadra no que a passagem diz mas foi algo que me veio a cabeça.

    Penso que as vezes exigimos algo da pessoas que elas não possuem, algo que temos, que fazemos e por termos e fazermos achamos que elas devem ter e fazer também. As pessoas agem, pensam e são diferentes umas das outras e não podemos esperar que ajam, pensem e sejam da mesma maneira que nós mesmos. E isso não significa que gostem mais ou menos da gente, elas simplesmente gostam, mas cada um do seu jeito, cada um demonstra do seu próprio jeito, As concepções de amor e amizade não são as mesmas para todos e creio que não haja um jeito certo de amar ou gostar.

    Bom, espero ter ao menos contribuído com algo e espero também que outro possa contribuir com algo pois não sei se esse é um caminho bom de se pensar.

    Valeu!

  16. Renan Braga

    Não há relação unicamente para com a magia prática, mas para várias aspectos da vida! Se existisse botão de curtir já estaria apertado. =]

  17. Jessé Bispo

    Sempre Bem vido esses sabios conselhos. Em nossa caminhada, as vezes nos sentimos ou nos vemos tao presos a essa materia, que acabamos por nao acessarmos essas verdades que aprendemos de longas eras, e nos voltamos, como o porco para o lamacal, nos alimentando e refletindo as ilusoes que nos prende.

Deixe uma resposta