Curso de Tarot e História da Arte

Todas as imagens acima representam a figura do “Mago” no Tarot, ao longo de 600 anos de História, abordados em 15 dos principais decks conhecidos. O que elas têm em comum? o que possuem de diferente e por que motivo foram retratadas desta maneira? O que representam cada um dos símbolos destes Arcanos?
Dias 21 e 22 de Janeiro acontece em São Paulo um dos cursos que eu mais gosto de ministrar, sobre tarot e seu estudo dentro da História da Arte e da Magia.
Muita gente têm escrito emails pedindo mais detalhes sobre os cursos de Tarot do Teoria da Conspiração… Bem, em primeiro lugar, se vocês estão procurando um curso para aprender a “prever o futuro”, esqueçam; podem pular fora e procurar esses milhares de “tarólogos” que tem aos baldes por ai no orkut. O Tarot é uma ferramenta simbólica, magística e de auto-conhecimento nobre demais para ser usada apenas dessa maneira tão simplória.

No curso de Arcanos Maiores, utilizo 15 tarots diferentes. Estudamos cada um dos 22 Caminhos da Árvore da Vida e sua correlação simbólica e imagética com cada Arcano do Tarot. Observe as figuras acima, do Mago. O que elas têm de semelhante? no que diferem? por quê? O que representam estes objetos? e as cores? O que eles quiseram dizer no momento histórico em que estavam?

Entendendo os símbolos utilizados no Tarot, compreendemos de uma maneira muito mais profunda a Kabbalah, a Astrologia e o próprio sistema de pensamento humano.

Começamos pelo Visconti-Sforza, do século XIII, que une a simbologia dos Trionfi renascentistas à estrutura da Árvore da Vida. Em seguida, o tradicional Tarot de Marselha (1560), Rider Waite (1909), Golden Dawn (duas versões), Tarot de Papus, Tarot Egípcio e Tarot de Thoth (Crowley), até os modernos Mitológicos e Cabalistas. Isto nos dá uma noção muito clara de como os Arcanos se desenvolveram ao longo da história da magia e da arte e quais são as principais escolas; suas diferenças e semelhanças.

Somente com esta visão de conjunto é possível compreender a magnitude do tarot e as maneiras como ele pode ser utilizado em rituais e no seu altar pessoal.

Claro que não poderia deixar de ensinar a fazer a leitura do Tarot tradicional, pelo método da Cruz Celta; mas normalmente quando se chega nessa parte do curso, a maioria dos alunos já percebeu que existem usos bem mais interessantes e poderosos do tarot do que apenas o de fazer leituras.

Dias: 21/01 Sabado – Tarot – Arcanos Maiores
Dias 22/01 Domingo – Tarot – Arcanos Menores

Local: R. vergueiro, 2949 – prox ao metro vila mariana
Horário: das 10h as 19h
Informações e valores: [email protected]

Este post tem 34 comentários

  1. Ana Paula

    MARAVILHA….Esperando esse curso em Porto Alegre!!! bjs e BOM ANO A TODOS!

  2. thiago andrade

    Não deixe de ministrar este curso no rj, por favor.

    @MDD – está programado. Mas só depois do carnaval…

  3. Lucas Ferro

    Possuo um Tarot de Marselha, comprei recentemente n sei usar ainda mas vem com um manual, e há a parte da consagração eu qeria saber se a fase da lua influenciaria em algo, pois eu iria consagrá-lo ontem mas como era lua cheia eu n sabia se devia fazê-lo.

    @MDD – Costumamos fazer as consagrações pela astrologia, então procure um dia onde a lua esteja no signo de Peixes ou Escorpião. Se puder escolher, faça na lua crescente.

  4. Lorena

    Oi Marcelo e para Curitiba voce tem algo planejado?
    Abs

    @MDD – assim que conseguir encontrar um local para 25 pessoas com lousa branca e carteiras. O pessoal do Mayhem está procurando e, com certeza, este ano teremos os cursos básicos ai em Curitiba.

    1. mINDIGÃO

      Se tiver em Curitiba vou fácil e convido outro interessado pra ir ainda!

  5. Pedro

    quais seriam suas chances de ministrar algum curso no interior de sao paulo?

    @MDD – Todas. precisamos apenas conseguir uma sala para 20-25 pessoas e alunos a fim de fazer o curso. Eu recomendo que você organize isso direto na parte do Mayhem de São Paulo, que fica mais fácil de juntar a galera.

    1. A.C.

      se for pra Sorocaba, é uma “mão na roda”

  6. Tittore

    Brasília tem muito campo para isso. Conheço um bar e taverna medieval que ministra cursos de astrologia e seu dono é muito ligado a ocultismo. Se tiver interesse, podemos conversar por e-mail para marcar seus cursos aqui na capital.

    @MDD – Me escreve: [email protected] que estou procurando local para organizar este tipo de curso em Brasilia. Tinhamos um mas esta complicado bater as agendas para sábado e domingo lá.

  7. Ranieri

    Marcelo, vc poderia indicar um livro básico pra estudar história da arte?Vlw!!!

    @MDD – qual período?

  8. William

    Bem, meu comentário não tem a ver com o post mas ficaria muito interessado em ver uma resposta.

    Eu estava ouvindo aquela música “Unicamente” da Deborah Blando que tocava em 1997 nas rádios quando eu era ainda criança. E hoje ouvindo com atenção a letra, percebi que tem muitas referencias ao ocultismo em geral.

    Ela comeca assim: “Vem sentir A era das águas O velho tempo terminou
    Somos filhos Da mãe natureza Ventre do total amor”
    E depois: ” Segue-se a história Herdada de Atlantis Todo começo é o caos A raça humana, eterna mutante Nasce ao plano astral.
    Raiou o sol Que haja luz no novo dia
    A voz da fé É a sombra que te guia
    Eu vou buscar No silêncio do teu mar
    Linda sereia Odoia, Iemanjá”

    Bem, acho que ja deu para identificar diversas palavras-chave. A letra inteira vale a pena ser analisada. O que voce acha Marcelo? A Deborah Blando realmente esta falando coisa com coisa? A letra ‘e bastante interessante.

    1. Dalton

      também adoraria saber informações/análise a respeito dessa música!

  9. leandro

    tio
    vc já tem data para o curso de magia pratica aqui no rio ??

    @MDD – ainda nao. É provavel que teremos o de tarot antes. Mas certeza que teremos este ano. O planejado é Runas + Magia pratica em um final de semana.

  10. Felipe

    Olá del debbio. Semana passada eu sonhei que eu estava assistindo uma aula sua e vc mandou ler o livro liber 777. Depois que acordei eu lembrei do sonho e achei q fosse o da amorc. Mas agora fui pesquisar na internet e descobri que existe outro de mesmo nome mas do aleister crowley. Achei interessante o livro e a maneira que chegou até a mim. vlw .

  11. Rodrigo M S

    Quero fazer no RJ, como agendar minha presença?

    @MDD – assim que eu tiver a data eu divulgo no blog e nas listas. Assim que passar o Carnaval, com certeza.

  12. Esthefany

    Olá Marcelo, fiquei feliz que um evento desses pode acontecer aqui em Brasília, pois a grande maioria de eventos mágicos acontecem mais no sudeste e no sul. Adorei seu site, muitos dos assuntos publicados eu ainda não conhecia, e falando nisso, um dia desses procurando sobre sincronicidades acabei encontrando uma matéria em um site, falando que Brasília possui muitas coincidências com a cidade de Akhetaton no antigo Egito, pois assim como Juscelino Kubitscheck, o faraó Amenhotep IV transferiu a capital do país para o interior e aqui também é muito quente e muito seco como no deserto. Aqui está o link do site [link]http://sincronicidademagica.wordpress.com/2011/09/10/as-sincronicidades-de-brasilia/[/link] .Acredito que isso pode ser verdade, mas o que você pensa a respeito disso? Abraços e agradeço sua compreensão.

  13. Matheus

    Não sei se cabe com o assunto do texto, eu conheco o blog dd já tem um ano ou dois, mas quanto mais eu leio mais confuso eu fico, tem tantas areas a abordar, egipicios, maçonaria, ocultismo, hinduismo, budismo, luciferianismo, etc
    Eu queria que pudesse me ajudar a ser uma especia de guia e me indicar livros e blogs que abordem bem o conteudo.
    Eu queria entender sobre tudo que abordei e espiritismo, gnose, viagens astrais, cabala, egipicios, maçonaria, ocultismo, hinduismo, budismo, luciferianismo, etc
    Poderia me indicar por onde começar, eu já tenho internet há 3 anos, começei com ETs, depois conspirações, ocultismo e ai vaí, mas eu só encontro coisas superficiais, eu gostaria de ter a história bruta.
    Poderia me mandar seu msn? ou algo do tipo?
    Eu queria ingressar tipo na maçonaria mas depois de ouvir umas coisas e ler sobre gnose do samael aun weor, fiquei com receio, sobre ser um escravo do umbral e tal
    Poderia me dar luz a tantos paradigmas???

    @MDD – Fritas acompanha?

  14. Rahi

    ôôô distancia..
    Um dia ainda faço esse curso..

  15. Matheus

    Na verdade eu tenho milhares de dúvidas, estou em crises de existencialismo há anos, e preciso que alguém me ajude, por que quanto mais eu procuro mais confuso eu fico!!!
    Se você pudesse tocar e-mails ou msn comigo, seria de muita ajuda!

  16. Sydnei

    Grande Marcelo,
    Se tiver aqui em Curitiba, eu vou com certeza.

  17. pedro

    Marcelo, vc teria essa imagem das cartas com uma resoluçao melhor em algum site? garavei a imagem no pc e tentei ampliar para ver os detalhes das cartas mas a resoluçao ficou muito ruim e nao deu pra ver os detalhes.

    e essas versoes do Tarot da Golden Dawn foram feitas por quem, vc sabe?

  18. valquir longarai

    CARO IR.´. BOA TARDE

    O irmão tem previsão para ministrar seus cursos iniciais em FLORIANÓPOLIS? se estiver em sua agenda gostaria de saber o valor,o horário e o local.

    @MDD – Preciso arrumar um local em Floripa. Com certeza pessoas interessadas existem por ai. Se a oficina do ir.’. tiver interesse, podemos coordenar uma palestra em loja quando eu estiver por ai para ministrar os cursos.

  19. Vinícius Silva

    Podia ter posto também o Arcano do Mago do Tarot de Mago, A Ascenção. Eu curto muito aquele Deck 🙂

    @MDD – Aquele deck é MUITO BOM. Quem fez o design entendia bastante do assunto.

  20. Sales Lopes

    MDD, como sei que a internet tem mais porcaria que assunto confiável (meio óbvio isso…), gostaria de saber qual(is) livro(s) (ou sites) você recomenda para o estudo do tarot.

    Desde já agradeço.

    @MDD – O Clube do Terô é bem bacana. http://www.clubedotaro.com.br/site/index.asp
    Vale a pena ler os artigos de lá.

  21. E.O.R.

    DD, acho que falo em nome de todos os leitores do resto do brasil, que não tem a oportundiade de receber sua visita: sera que nao teria como ministrar o curso aqui no seu blog, escrevendo o significado das cartas como vc fazia antes? ou fazer um video-blog? serio, moro em salvador, e quero muti ver seu curso.

    Pense bem, seria até melhor, assim vc atingiria um maior numero de pessoas com seus ensinamentos, do que ministrar presencialmente um curso, sem falar que vc gastaria menos tempo. Pleeeesssse.

  22. Lucimara

    Olá Marcelo!

    Há alguma possibilidade de vc vir pra Salvador?

    @MDD – o pessoal de Salvador esta organizando minha ida pra lá. Deixa passar carnaval e essas festas que a cidade começa a funcionar e marcamos os cursos. Tem gente interessada.

  23. Ramon

    Pretende fazer alguma palestra esse ano aqui no RJ ? Aguardo ansioso poder aprender com o grupo que você reúne ? Obrigado.

  24. Luiza

    Tambem estou interessada no curso de tarot e sou de Salvador-BA.

    @MDD – O pessoal do Mayhem-BA esta arrumando uma sala. Acredito que este ano mesmo teremos os cursos basicos ai.

  25. Robson

    Quando teremos um curso aqui no RJ?Estaemos aguardando!!!

  26. Zenir Benites dos Santos

    Gostaria de saber quando o curso de taro e a Historia da arte sera ministrado no RJ. gostaria muito de ser avisada por e-mail. obrigada!!!!

  27. Hermes

    Marcelo gostaria que me solucionasse uma dúvida que me surgiu , existem várias ramificações de baralhos , cada um com uma simbologia e certas funções diferentes alguns conhecidos afirmam que o tarot não passa de uma ferramenta simbólica e de interpretação pessoal , e outros afirmam aquela máxima que “não e você que escolhe o baralho e sim o baralho que escolhe você ” devido a energia que se dispõe ao baralho e também a afinidade com o mesmo .

    Então se eu utilizar dois baralhos diferentes para fins diferentes me atrapalharia em alguma coisa ?

    @MDD – Em nada.

    Tem alguma previsão ou ideia de um curso destes aqui no ES ?

    @MDD – tentarei marcar com o pessoal para o segundo semestre.

    Desde já agradeço paz profunda a todos.

  28. Vinicius

    Olá tio Marcelo gostaria de saber se esses emails de pessoas que ofecem serviços de visualização do futuro, números da sorte etc é verdade ou é tudo pernada. Eu tenho recebido direto emails de Tereza, Paula e outros dizendo que tem algo muito importante prestes a se realizar na minha vida e q eu n posso perder esta oportunidade… é confiável? Teve uma, a Paula, que me disse que quando rejeitam os serviços de conhecidos dela ela acaba sendo chamada pra aconselhar a pessoa a aceitar o serviço… Estou curioso quanto a isso…

    @MDD – Santa Ingenuidade, Batman… são TODOS picaretas, sem nenhuma exceção.

  29. eristodemos

    ola marcelo,

    adquiri a pouco tempo um tarot lançado pela editora madras, o da golden dawn.
    só que dessas “artes” que vejo no site, quase nenhuma bate, não que sejam opostas (o louco pro exemplo é representado como uma criança com um lobo na coleira sentado num campo). tenho um outro tarot, mas é um bem “popular”, segue a linha do tarot de marsella, mas é pequeno e de impressão ruim, além de q tem um arcano a mais (o mundo se eu não me engano não tem numeração).

    Outra coisa que percebi foi que em alguns decks a correspondencia do arcano com a letra hebraica varia de uma casa ou seja: um arcano tem sempre a mesma letra do arcano subsequente no outro deck. teria algum tipo de correspondencia apenas dentro do deck ou as energias se confundem assim mesmo?

    @MDD – o Tarot da Golden dawn da Madras é uma republicação da versão original da GD, feitas com um desenhista muito fera. Os símbolos tratam das mesmas energias, mas com um ponto de vista iniciático. Este tarot era feito apenas para membros da GD e reflete muito dos ensinamentos da Ordem. Eu trato do tarot da GD no curso de tarot, explicar cada uma das diferenças dos 78 arcanos em um comentário seria impraticável.

  30. Elisa

    Tenho um tarot de Marselha há anos, mas nunca o consagrei. Existe alguma previsão de curso em BH? Aqui em Minas, conheço algumas pessoas que teriam interesse em fazer o curso.

  31. Silva

    MDD qual sua opinião a respeito do Nei Naiff?

    @MDD – Gosto muito dele; é um tarologo que não é deslumbrado e tem os pés no chão em suas pesquisas históricas e livros, tratando com bastante seriedade do assunto. Há uns três ou quatro textos dele aqui no blog, sobre a parte histórica do tarot. Seu livro com curso de tarot é muito bom. Minha única divergência com ele é a respeito dos Arcanos da Força e Justiça, que ele usa o padrão Marselha e eu acho que o padrão cabalístico é o mais correto 🙂

Deixe uma resposta