Brasão do Arcanum Arcanorum

O Brasão do Arcanum Arcanorum representa todo o processo de busca e trabalho com o Sagrado Anjo Guardião. A Jornada por dentro de nosso Brasão começa pelo centro, na fagulha divina, perfeita e única que habita cada um de nós. Esta fagulha é representada pela Rosa Rubra dentro da Cruz Dourada.
Desperta a Vontade do buscador de trilhar as sendas do autoconhecimento e o aperfeiçoamento próprio em benefício da humanidade, esta pequena fagulha incandesce e acende as três primeiras pétalas do Lamen Rosacruz, representadas nas três letras mãe hebraicas: Alef, Mem e Shin. Alef representa o sopro divino, Mem as águas primordiais e Shin o fogo que testará o neófito em suas provações. Os três elementos etéreos que, somados à manifestação em Malkuth dada pela encarnação do buscador, completam os Quatro Elementos primordiais da Alquimia.

Do domínio dos Quatro elementos no grau de Zelator, o buscador passa a estudar os Sete Planetas no grau de Theoricus, seu próprio Mapa astral e toda a simbologia contida nas Sete Letras duplas do alfabeto Hebraico. São elas: Resh (o Sol), Gimmel (a Lua), Beit (Mercúrio), Daleth (Vênus), Peh (Marte), Kaph (Júpiter) e Tav (Saturno), cada um com seus mistérios, poderes ocultos e cobranças pessoais no caminho da Luz.
Finalmente, o Praticus estuda as doze letras simples, que perfazem o terceiro arco de pétalas da rosa cruz hermética, estudando o Tarot, os Anjos Cabalísticos e as esferas Superiores. São Elas Heh (áries), Vav (Touro), Zain (Gêmeos), Cheth (Câncer), Teth (Leão), Yod (Virgo), lamed (Libra), Nun (Scorpio), Samekh (Sagitario), Ayin (Capricórnio), Tzaddi (Aquário) e Qof (Peixes). A Rosa Rubra agora se torna a Rosa Multicolorida e a Cruz Dourada se manifesta em Malkuth através da cruz formada pelas Quatro Torres de Vigília.
A Cruz exterior representa o Trabalho do Iniciado em sua Grande Obra, através da Alquimia, tanto interna quanto externa, e a união de cada um dos membros da fraternidade. Ao redor de cada cruz, Sete Estrelas representando os Sete Orixás que protegem nossa Ordem nos mundos invisíveis.

Este post tem 15 comentários

  1. Ramon

    Pensei que as estrelas era um Heptagrama. Duas coisas me intrigam, mas acho que você não vai responder por, provavelmente, fazerem parte dos estudos adiante dentro da Ordem. O que são as letras pequenas que acompanham o nome INRI; e porque Tiphereth fica acima de Kether na cruz?

    @MDD – As estrelas TAMBÉM formam a estrela Setenaria. Nenhum destes símbolos carrega apenas UMA definição 🙂

  2. Edmilson

    Obrigado por explicar o significado desta cruz, é a mais bonita que eu já vi, eu tinha uma ideia completamente diferente do significado dela.

  3. Ex Crucivo Quoder

    Qual a relação entre a Ordem AA e a ARLS AA? A primeira por acaso seria uma “peneira” pra admissão de iniciados na segunda ou uma coisa não tem nada a ver com a outra (exceto seus respectivos magister templi e Venerável serem a mesma pessoa)?

    @MDD – A Ordem AA foi montada por pesquisadores thelemitas, umbandistas, hermetistas, quimbandeiros, teósofos e até mesmo satanistas que mantinham este grupo de estudos na antiga ARLS Madras (uma loja Maçônica). A Ordem segue todos os preceitos da Golden Dawn, MAS, por não ser thelêmica (grande parte dos iniciados que a formaram eram sacerdotes de Umbanda sagrada, cujas entidades também eram mestres de hermetismo, inclusive algumas tendo participado da formação da Golden Dawn no Astral antes de sua manifestação física em 1888, adotamos um nome diferente para as iniciais AA (Arcanum Arcanorum ao invés de Astrum Argentum, que seria a GD Thelêmica). A ARLS Arcanum Arcanorum, 4269 é uma Loja Maçônica fundada por 22 membros do AA sob o rito Emulation (York) ligadas à Grande Loja da Inglaterra.
    Eu estar como Magister e Veneravel ao mesmo tempo foi uma coincidência… agora em Junho a Priscilla assume como Magister da Ordem e o Douglas marinheiro assume como venerável da ARLS, e eu devo ser direcionado para o conselho Consultivo do Capítulo Demolay do AA.

  4. Osmar

    Muito belo o trabalho. Há alguma diferença entre o brasão da Golden Dawn e o do Arcanum Arcanorum? Se não, isto se deve ao fato do trabalho das duas serem semelhantes no que diz respeito ao trabalho que desempenham? Obrigado.

    @MDD – Há pequenos detalhes que variam de grupo de estudos para grupo de estudos. O da GD é diferente do da Astrum que é diferente do da Arcanum, e que é diferente da do CIH, pois cada uma das Escolas trabalha com uma egrégora espiritual ligeiramente diferente (isso mais próximo de Malkuth; no Astral, as egrégoras são basicamente as mesmas).

  5. Arkanox

    Adorei o “E.’. V.’.” heuehueuhehuueh…

  6. Vinicius

    A Arcanum Arcanorum tem associação com a Maçonaria? Seus membros teriam alguma “facilidade/vantagem” para ingressar também na Maçonaria?
    Obrigado.

    @MDD – A Ordem Hermética não. Porém, 31% dos membros do AA são Maçons, demolays ou membros da AMORC, então se algum membro quiser fazer parte destas outras Ordens, acredito que conseguiremos fazer a ponte de contato entre os membros para facilitar um primeiro passo. Claro que dependerá exclusivamente da dedicação de cada um para ser aceito, pois cada Ordem opera sob seu próprio conjunto de regras, taxas e filiações.

  7. TTMarques

    Olá MDD, obrigado pela breve explicação sobre o estandarte. Gostaria de saber se a AA possui sede física ou caso não tenha se vocês tem a intenção de algum dia criá-la.

    @MDD – Temos um Templo onde a Loja se reune e alguns terreiros para as praticas espirituais por enquanto. Mais para a frente, com certeza teremos templos fisicos proprios para os rituais hermeticos (por enquanto os fazemos nos terreiros).

  8. Alagacone

    Marcelo, qual o motivo da estrela acima da cruz ser maior que as outras seis?

    @MDD – Ela representa Oxalá.

  9. SolarMarte

    Enquanto eu praticava um dos exercicios da Arcanum Arcanorum percebi que para se ter um maior sucesso na realizaçoes dos exercicios e em outros trabalhos tambem, ter sempre o corpo carregado com energia vital , o prana assim dizendo, facilita e muito a realizaçao deles. E em muitos livros e artigos que li sempre dizem que o prana esta ao nosso redor e que pela respiraçao e tecnicas dela conseguimos aumentar o fluxo e carregamento de prana em nossos corpos. Minha duvida é: existem outras formas de conseguir o prana sem ser pela respiraçao?

  10. Renan Lucas

    Esses graus espirituais (do tipo Zelator,Theoricus,Practicus,etc…) são apenas títulos que os homens dão para os homens ,ou tem alguma relevância no plano superior? Enfim digo,não adianta a pessoa receber broches e emblemas dos homens,se não existir uma MUDANÇA interna no individuo,do contrário estará alimentando o EGO com honrarias. Somente ser ”bonzinho” não resolve os problemas do mundo como diria o cara do Luz da Serra.

    @MDD – O AA nao tem comendas, titulos publicos, broches, carteirinhas ou qualquer distintivo outro que não sua consciencia com voce mesmo. Atingir os graus da ordem depende de se conseguir realizar os exercícios anteriores, de modo que é bastante claro quem possui ou nao determinado grau. “Sucesso é a tua prova”, como jah disse Crowley.

    Eu queria entender sobre a iniciação,se é apenas uma cerimônia formal diante dos homens (igual no casamento,por exemplo) ou tem ”poderes celestes” assistindo e fiscalizando quem entra e quem sai ,quem esta se iniciando e quem caiu no abismo (de daath) ,enfim espero que tenha entendido a minha pergunta,se eu não fui cético o suficiente para ousar dize-la.
    Estou aqui na humildade para pergunta-lo @MDD.

    @MDD – O único juramento que temos no AA é feito para o SAG, não para a Ordem, e é um juramento bem poderoso que não depende da instituição. Basicamente, voce estara dando permissão ao SAG para abrir as portas e fazer as cobranças karmicas devidas, a fim de acelerar sua evolução espiritual. Não depende de mim, não depende do grão mestre, não depende de ninguém a não ser você com seu espelho…

  11. william

    olá mdd e qual a possibilidade de um iniciante virtual do aa acessado por aqui de um dia participar da aa arls?

    @MDD – Toda. Mas precisará passar por todos os tramites de seleção e iniciação da Maçonaria.

  12. Naurë

    Salve, tio Marcelo. Pegando carona na sua resposta do último comentário…
    Eu estou na mono 1. Ao realizar o exercício de concentração, com a chama da vela, tenho um pouco de dificuldade.
    Mas por várias vezes ao meu olhar no espelho (dai a conexão com o comentario) me vejo em estado de alta concentração…
    Já me disseram que não é muito bom, pois posso ver no espelho algo que não queira… Mas me sinto muito atraída pela energia que vem espelho e o faco muitas das vezes sem notar… O que diz em relação a isso?

  13. Stelmo

    O GOB é uma loja maçonica, a AA é filiada, ou seja, é parte integrante. Quem faz parte da AA pode se dizer maçon por ser filiado a uma ordem maçonica?

    @MDD – De maneira nenhuma. A ARLS Arcanum Arcanorm é uma loja maçonica formada por membros da Ordem hermetica arcanum Arcanorum. Ser um membro do AA (o que quer dizer estar além do grau de Zelator) indica apenas que a pessoa faz parte da Ordem Hermetica AA.

    1. Stelmo

      Zelator vem depois de probacionista?

      @MDD – Sim. “probacionista” significa que a pessoa ainda nao foi aceita na Ordem, e está sendo testada.

Deixe uma resposta