Beltane

2003beltane2
Beltane, Beltain ou Bealtaine é um festival de civilizações pagãs na região das Ilhas Britânicas, ainda comemorada nos dias atuais, reconhecido nas comemorações da Festa da Primavera. Devemos, entretanto, deixar claro que há uma grande discrepância entre as comemorações contemporâneas (que primam a sensualidade humana) e a comemoração em tempos remotos (que tinham um enfoque maior na fertilidade da Terra). O beltane é o mais alegre dos Sabbaths, onde as mulheres pagãs usam coroas de flores e todos dançam ao redor da fogeira.

Oposto ao festival Samhain, o Beltane é um festival da fertilidade, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, onde os pagãos comemoram o casamento dos Deuses. Durante o festival, eram acesas fogueiras nos topos dos montes e lugares considerados sagrados, sendo um ritual importante nas terras Celtas. E como tradição, as pessoas queimavam oferendas como, por exemplo, totens ou animais para que o poder do fogo fosse passado ao rebanho e, pulavam as fogueiras para que se enchessem das mesmas energias poderosas.

Representa o início do Verão e marca a morte do Inverno, sendo comemorado com danças e banquetes.

Ocorre em 1 de maio no Hemisfério Norte e 1 de novembro no Hemisfério Sul.

No filme ” As Brumas de Avalon”, relata a festividade, mas deve ser lembrada que não denota somente cenas que ferem a sexualidade da época, pois como mencionam-se em muitos textos, é a celebração da Fertilidade. A Fertilidade nesta celebração consta como o desabrochar da Primavera, com o abrir das flores, as sementes e a vida da prole considerada no Reino Animal. Uma Festa que deve ser regada de muita alegria, com danças, coroas de flores e um banquete que valoriza os alimentos da época e principalmente a fogueira, ou algo representando o fogo. Para que possamos deixar que este elemento livre-nos das doenças e que reinicie a vida, na forma primordial, simples e pura.

Este post tem 10 comentários

  1. Eduardo

    Bem, você diz que ainda é comemorado nos dias de hoje. Não exatamente. O festival de hoje apenas uma reavivação. Não tem o mesmo caráter espiritual de antigamente. São só um bando de jovens arrumando pretexto para beber e transar.

  2. jes

    Interessante esse ponto de vista sobre a fertilidade. Geralmente a associamos imediatamente aos aspectos sexuais. Mas desejar fertilidade também pode ser aplicado à mente, aos sentimentos e às relaçoes pessoais por exemplo. Queremos ter um terreno fertil para que todos esses aspectos possam crescer e dar bons frutos.

  3. Gustavo B.

    Que países realizam Beltane no hemisfério Sul? Há alguma coisa aqui no Brasil?

  4. Brian

    Atualmente, algumas ordens iniciáticas promovem as festividades de Beltane.

  5. Victor Sousa

    Devo concordar em parte com o Eduardo
    hj até tem quem o faça com seriedade, mas não em grandes comunidades

  6. beth ghimel

    Eduardo vc esta redondamente enganado qd pensa que “São só um bando de jovens arrumando pretexto para beber e transar”.O festival de Beltane(os fogos em homenagem ao Deus Belennos, Bel ), é um dos mais importantes para algumas religiões sérias. Meu grupo celebra e não fazemos orgias, bem tranzamos nem usamos o rito para enchermos a cara, deixamos isso p outras ocasiões não ligadas ao sacro oficio. Fertilidade de ideias tb é válido nesse dia. E o que vc tem contra um festival com conotação sexual? Sexo é vida. É tão sagrado qt profano,.Moço reveja seus conceitos e conhecimentos.

    1. nathalia

      Eu concordo com a beth. Afinal, eduardo, como vc acha que foi concebido? sexo é vida, a vida é sagrada e como tal merece ser celebrada da melhor maneira possível, seja como lhe convem, ou como convem a outrem. Acho que o mais importante acima de tudo é respeitar e não generalizar.

Deixe uma resposta